Senti um in-direta agora! Rsrsrsrs...
Bom realmente não gosto de falar nesse assunto porque pra mim foi lição aprendida, e as vezes algumas pessoas interpretam mau quando contamos esse tipo de experiência. Mas vamos lá...
Eu tive sim sérios problemas da primeira vez que turbinei meu motor. Aliás, já faz 3 anos que venho mudando setup e acerto do carro. A história é longa e não dá pra detalhar agora, mas em suma é assim, primeiramente meu setup era bi-turbo. Antes mesmo de conseguir um acerto descente tive 2 pistões com canaleta quebrada. Então já parti logo para peças forjadas já que precisei abrir o motor e substitui-las.
Depois tive problema com as 2 turbinas, e decidi mudar o projeto por conta da complexidade e do custo, foi ai que parti para a .50. Com ela me diverti bastante mas travou em pouco tempo por causa de uma cagada do mecanico que ligou a linha óleo nela e usou silicone.
Agora estou no terceiro setup de turbina(GT35) e posso dizer que foi até agora o melhor em todos os sentidos. Por conta de todas essas mudanças eu também decidi instalar um piggyback da Greddy para não ficar mexendono chip toda vez...
Como disse antes, já desisti de acertar o carro com a VANOS, e sofri muito até descobrir que toda a causa do meu problema era ela.
Como já foi dito aqui, muito se aprendi com erros e tentativas, e a brincadeira é cara. As outras 2 BM's que montei não tiveram problema de motor até agora, e inclusive uma delas foi pela segundo vez em um drift day domingo(07/07/2013). E nenhuma delas é forjada, apenas a minha.
Lucas, só fiz assim, pois não sabia se você tinha algum motivo específico para não divulgar a informação que você confiou em mim.
Levantei isso, pois infelizmente em nosso fórum tem muitas pessoas que não possuem qualquer conhecimento técnico e podem ler determinadas mensagens e assumir como regra.
Então, é importante dividirmos todos os problemas também..
Eu já quebrei vários motores.. já quebrei pistão, biela, câmbio.. Já tive problemas em motores aspirados também.. a partir do momento que você saiu do especificado pela montadora, você sempre terá riscos de problemas.. nunca será trouble-fee.. e aí envolverá o conhecimento e experiência do engine builder em tentar minimizar ou até mesmo eliminar (bem difícil) esse(s) risco(s).
Já perdi muito dinheiro... Então, por isso, experiências ruins (e as boas também) também é importante dividir.
E o VANOS que você está culpando, é assunto para um tópico enorme que eu nem vou citar aqui...
te garanto que se você usasse o VANOS da forma correta, só iria trazer vantagens..