Autor Tópico: Alguns UPS na X3 Motorsport  (Lida 3996 vezes)

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Alguns UPS na X3 Motorsport
« Online: Agosto 08, 2012, 11:07:27 am »
Pessoal, tudo bom ?

Resolvi dar uma apimentada na X3 para ter um pouco mais de agilidade, afinal trata-se de um carro com 2 toneladas. O motor dela é um N52B25, 2.5 litros com valvetronic, muito bom por sinal. Originalmente ela tem 218cv e 25,5 de torque. O que farei é bem simples, consiste na instalação dos seguintes itens:

- Filtro Inbox K&N - Instalado
- Bomba de combustível nova - Aguardando chegada ( Comprada com o Luciano Neto )
- Burger Tuning Powerbox - http://www.beckermotorsport.com.br/products/bms-power-box - Na mão, aguardando instalação da bomba

A expectativa é atingir 230cv e 28 de torque, além do remapeamento do acelerador eletronico.

Vou documentar a instalação da Powebox, é relativamente simples. Ela serve para motores N51, N52 e N53




Qualquer andamento e novidade, vou postando aqui.

Abraços !

Alex Viana

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 392
  • 325 E90 - 2006
    • Email
Re: Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #1 Online: Agosto 08, 2012, 12:13:22 pm »
Opa, esse topico me interessa...
Becker os motores sao iguais, certo (325 E90)?

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #2 Online: Agosto 08, 2012, 02:22:45 pm »
eu tenho uma dessas tb , mais a minha é x3 sport de 3,0 litros
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re: Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #3 Online: Agosto 08, 2012, 03:05:44 pm »
Opa, esse topico me interessa...
Becker os motores sao iguais, certo (325 E90)?

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2

Fala Alex !

A 325 E90 tem "dois" motores. As fabricadas em 2006 e 2007 usam o N52B25 (2.5l) igual ao da minha X3. A partir de 2008 já passaram a vir com o N52B30 (3.0l), semelhante ao da 330i, porém com o coletor de admissão com apenas dois estágios em vez de três como na 330i, e também diferenças no coletor de escape.

Tanto o N52B25 quanto o N52B30, na 325i, rendem 218 cv, porém o N52B30 tem mais torque.

Essa preparação serve perfeitamente para qualquer motor N51, N52 ou N53, independente da litragem.

Abraços !

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #4 Online: Agosto 08, 2012, 03:06:58 pm »
eu tenho uma dessas tb , mais a minha é x3 sport de 3,0 litros

Show de bola, e pelo ano a sua deve usar o M54B30, mesmo motor da 330i E46, que é um puta motor :)
Dá pra fazer maldades com esse motor viu ! rsrs

Abraços !

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #5 Online: Agosto 08, 2012, 03:13:12 pm »
o carro é muito gostoso
mais infelizmente ele é blindado
fico imaginando o tesao de carro que deve ser uma sem blindagem
mais aqui em sp sem blindagem nao da pra ter
entao , paciencia
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #6 Online: Agosto 19, 2012, 02:45:25 pm »
Pessoal, bomba na mão, quarta a X3 vai para a troca de óleo, filtros e a bomba, e sábado começam os trabalhos com a BMS Powerbox !

raphaelcvaz

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 149
Re:Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #7 Online: Agosto 20, 2012, 03:34:08 pm »
Pessoal, bomba na mão, quarta a X3 vai para a troca de óleo, filtros e a bomba, e sábado começam os trabalhos com a BMS Powerbox !

Boa sorte com o projeto!

Abraços !

rafapfeifer

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4954
    • Email
Re:Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #8 Online: Agosto 22, 2012, 05:21:17 pm »
observando.. hehehe

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #9 Online: Agosto 22, 2012, 10:14:14 pm »
Sábado a tarde tudo dando certo a Powerbox estará instalada !

Eric

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1152
Re:Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #10 Online: Agosto 23, 2012, 08:45:19 pm »
Ricardo,boa noite,
voce mesmo vai instalar o powerbox?se a resposta for sim,poderia postar as etapas e detalhes?

 :yes:

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #11 Online: Agosto 24, 2012, 01:11:09 am »
Ricardo,boa noite,
voce mesmo vai instalar o powerbox?se a resposta for sim,poderia postar as etapas e detalhes?

 :yes:

Olá Eric, sim, eu mesmo vou instalar.

Não tem segredo não, basta abrir a tampa da central e identificar os fios corretos. No sábado vou tirando as fotos e posto aqui no tópico !

Aqui o manual de instalação: http://burgertuning.com/instructions/powerbox.pdf

Abraços !

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #12 Online: Agosto 24, 2012, 08:30:55 am »
Se eu fosse vc eu levava num Eletrecista bom , se vc soltar algum fio li errado já era , nunca mais esse carro vai ligar
Outra coisa nao esquece pelo amor de deus de desligar a bateria antes e deixar um tempo que eu nao sei qual e  antes de mexer , porque tem carro que os módulos ficam energisados um tempo ainda
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #13 Online: Agosto 24, 2012, 08:59:25 am »
Ricardo, tenho algumas perguntas sobre a Power Box:

   - posso fazer mapas da ecu customizados e substituir os "originais" da Powerbox?
   - consigo modificar a power box para trabalhar com outros motores?

Abraco

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #14 Online: Agosto 24, 2012, 01:24:54 pm »
Se eu fosse vc eu levava num Eletrecista bom , se vc soltar algum fio li errado já era , nunca mais esse carro vai ligar
Outra coisa nao esquece pelo amor de deus de desligar a bateria antes e deixar um tempo que eu nao sei qual e  antes de mexer , porque tem carro que os módulos ficam energisados um tempo ainda

hehehehe Fica tranquilo Constantino, não é minha primeira vez que mexo em ECU...  ;) Mas valeu pelo toque da bateria, sempre desconecto ela sim !:)

Abraços !

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #15 Online: Agosto 24, 2012, 01:28:27 pm »
Ricardo, tenho algumas perguntas sobre a Power Box:

   - posso fazer mapas da ecu customizados e substituir os "originais" da Powerbox?
   - consigo modificar a power box para trabalhar com outros motores?

Abraco

Fala Abreu,

- posso fazer mapas da ecu customizados e substituir os "originais" da Powerbox?
R: Na Powerbox não, ela é um produto entry-level (de entrada).

- consigo modificar a power box para trabalhar com outros motores?
R: Quais motores ? Ela é específica para N51, N52 e N53 apenas. Para outros motores, precisamos ver primeiro qual motor, e buscar algo adequado, ou ainda, dependendo do seu objetivo, mais recomendado ainda um remap, como o Matheus faz e muito bem, ou a troca por uma ECU aftermarket, como Motec.

Abraços !

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #16 Online: Agosto 24, 2012, 04:59:14 pm »
Ricardo,

Meu desejo seria ter na M3 algo parecido com o iDrive ou sistema da Ducatti Multi-estrada que ao toque de um botao eu conseguisse alterar o mapa da ecu inclusive com o carro andado....

Ai eu teria 2 mapas: Cidade e Pista.

Na Motec eh possivel ter 2 mapas mas para troca-los eh necessario um flash na ecu via botebook...

Vc ja viu alguma solucao assim no mercado? Eu acho que a Fuel Tech faz, mas nao quero coloca-la... Para mim ou eh uma ECU original ou a Motec...

Na minha M3 tinha uma gabiarra... Ao acionar o Nitro uma segunda EPROM era energizada, mas o risco de queimar a Ecu é gigante e o Matheus retirou para mim...

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #17 Online: Agosto 24, 2012, 08:17:44 pm »
Abreu, sei que o Unichip Q+ tem a opção para um módulo Bluetooth que permite a troca de mapas via aplicativo de celular. A Powerbox que vou instalar na X3 permite a seleção dos mapas via acelerador (segura com chave no contato por 4 seg, entra em modo de programação, aperta o acelerador conforme o número do mapa).

Só que no caso da Powerbox a seleção de mapas é assim:
Map 0 - Disables BMS Power Box (Stock)
Map 1 - 30% throttle remapping, performance tuning on
Map 2 - 60% throttle remapping, performance tuning on
Map 3 - 100% throttle remapping, performance tuning on
Map 4 - 30% throttle remapping, performance tuning off
Map 5 - 60% throttle remapping, performance tuning off
Map 6 - 100% throttle remapping, performance tuning off
Map 7 - throttle remapping disabled, performance tuning on

Vou procurar alguma outra piggyback que permita essa seleção "on-the-fly" e te falo !

Abraços !

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Alguns UPS na X3 Motorsport
« Resposta #18 Online: Setembro 15, 2012, 01:36:46 am »
Pessoal, atualizações, vamos lá.

Iniciei a instalação da Powerbox, removendo as capas que dão acesso à ECU. No caso da X3 não é preciso remover o suporte do filtro do ar condicionado.




Aqui desconectando a parte de cima do chicote



Chicote "quase" todo desconectado... Explico o "quase" mais abaixo



Iniciando a conectorização. A Powerbox tem os conectores de interfaceamento muito bem construídos, facilitando o trabalho. Para o acabamento, eu sempre uso cânulas termoretráteis, além de fazerem o isolamento, também promovem um ótimo acabamento.




Bom, agora o quase... Diferente das ECUs dos sedãs Série 3 E90, onde a ECU é do lado direito, e fica deitada, na X3 E83 LCI a ECU fica em pé e do lado esquerdo... e tem um conector que só é possível desconectar se remover a ECU inteira do suporte. Só que para remover a ECU inteira do suporte, eu preciso desmontar o próprio suporte... kkkk

Então, como já era quase noite, optei por desconectar o que dava, conferir o manual quanto às sequências de conexão dos fios, testar a conectorização, e montar a ECU sem a Powerbox, mas já sabendo exatamente como liga-la no meu carro, e já tranquilo quanto à instalação da mesma.

Como semana passada não consegui mexer com isso, e não sei se esse fds conseguirei, assim que eu tiver uma brecha de tempo faço o processo completo, tiro as fotos e atualizo aqui !

É isso, abraços !!