Autor Tópico: SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit  (Lida 4721 vezes)

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Online: Julho 04, 2015, 02:45:52 pm »
Por um mistério, tipo daqueles que rondavam a Cinira Menezes a época do Roque Santeiro, o amplificador e o Changer do meu carro abriram o bico, sem barulho, sem aviso prévio, sem distorção anterior, sem nada.

Não resta muito o que fazer senão consertar e instalar algo la que seja como o original.

O que fazer?
Qual radio posso instalar?
Qual radio é compatível?
Que fiação meu carro possui?
Qual a compatibilidade entre os sistemas.

Confesso estava ja desacreditado na possibilidade de resolver isso sem muito mexer.

Felizmente a necessidade faz a ocasião e ajuda a trazer a solução.

Então:

Essa é a configuração do amp Alpine HiFi


X605   Description   Wire Size and Color
5   Fuse 41 - 30A                   2.5 RT/GN
38   RADLV+, Left Front Input+   0.75 Yellow/Red
30   RADLV-, Left Front Input-   0.75 Brown/OR
9   RADRV+, Right Front Input+   0.75 Blue/Red
17   RADRV-, Right Front Input-   0.75 Brown/OR
37   RADLH+, Left Rear Input+   0.75 Yellow/Black
29   RADLH-, Left Rear Input-   0.75 Brown/OR
8   RADRH+, Right Rear Input+   0.75 Blue/White
16   RADRH- Right Rear Input-   0.75 Brown/OR
26   GROUND   2.5 Brown
10   ANTENNA   0.5 White
33   HLV+, Left Front Tweeter+   0.5 Yellow/Red
34   HLV-, Left Front Tweeter-   0.5 Yellow/Brown
40   MLV+, Left Front Mid-Range+   0.5 White
39   MLV-, Left Front Mid-Range-   0.5 Blue/White
4   TLV+, Left Front+   1.5 Blue/White
3   TLV-, Left Front-   1.5 Blue/Brown
31   MTHL+, Left Mid-Range+   0.5 Yellow/Black
32   MTHL-, Left Mid-Range-   0.5 Yellow/Brown
2   LH+, Left Rear+   1.5 Yellow
1   LH-, Left Rear-   1.5 Brown
11   HRV+, Right Front Tweeter+   0.5 Blue/Black
12   HRV-, Right Front Tweeter-   0.5 Blue/Brown
42   MRV+, Right Front Mid-Range+   0.5 Green
41   MRV-, Right Front Mid-Range-   0.5 Blue/Green
23   TRV+, Right Front+   1.5 Blue/Red
22   TRV-, Right Front-   1.5 Blue/Brown
13   MTHR+, Right Mid-Range+   0.5 Yellow
21   MTHR-, Right Mid-Range-   0.5 Blue/Yellow
25   RH+, Right Rear+   1.5 Blue
24   RH-, Right Rear-   1.5 Brown

Front Tweeters  - 35 Watts (4 Ohms)
Front Midrange  - 35 Watts (4 Ohms)
Front Woofer     - 40 Watts (2 Ohms)
Rear Door Midrange - 35 Watts (4 Ohms)
Rear Deck Woofer    - 40 Watts (2 Ohms)

JA o HK tem a seguinte configuração:

X605   Description   Wire Size and Color
5   Fuse 41 - 30A   2.5 RT/GN
38   RADLV+, Left Front Input+   0.75 Yellow/Red
30   RADLV-, Left Front Input-   0.75 Brown/OR
9   RADRV+, Right Front Input+   0.75 Blue/Red
17   RADRV-, Right Front Input-   0.75 Brown/OR
37   RADLH+, Left Rear Input+   0.75 Yellow/Black
29   RADLH-, Left Rear Input-   0.75 Brown/OR
8   RADRH+, Right Rear Input+   0.75 Blue/White
16   RADRH- Right Rear Input-   0.75 Brown/OR
26   GROUND   2.5 Brown
10   ANTENNA   0.5 White
33   HLV+, Left Front Tweeter+ (HLV&MLV)   0.5 Yellow/Red
34   HLV-, Left Front Tweeter-   0.5 Yellow/Brown
40   MLV+, Left Front Mid-Range+ (HLV&MLV)   0.5 White
39   MLV-, Left Front Mid-Range-   0.5 Blue/White
4   TLV+, Left Front+   1.5 Blue/White
3   TLV-, Left Front-   1.5 Blue/Brown
31   MTHL+, Left Mid-Range+   0.5 Yellow/Black
32   MTHL-, Left Mid-Range-   0.5 Yellow/Brown
2   LH+, Left Rear+   1.5 Yellow
1   LH-, Left Rear-   1.5 Brown
11   HRV+, Right Front Tweeter+ (HRV&MRV)   0.5 Blue/Black
12   HRV-, Right Front Tweeter-   0.5 Blue/Brown
42   MRV+, Right Front Mid-Range+ (HRV&MRV)   0.5 Green
41   MRV-, Right Front Mid-Range-   0.5 Blue/Green
23   TRV+, Right Front+   1.5 Blue/Red
22   TRV-, Right Front-   1.5 Blue/Brown
13   MTHR+, Right Mid-Range+   0.5 Yellow
21   MTHR-, Right Mid-Range-   0.5 Blue/Yellow
25   RH+, Right Rear+   1.5 Blue
24   RH-, Right Rear-   1.5 Brown

7   SUB_ON, (X18774-2)   0.5 WS
19   TAA, Speedometer Signal (X18774-7)   0.35 SW/GN
20   TAA, Speedometer Signal to instrument cluster   
6   SUB_IN+, Out+ to subwoofer amp (X18774-1)   0.5 GN
14   SUB_IN-, Out- to subwoofer amp (X18774-6)   0.5 BL/GN
15   RKL, Spacial Sound Button   

Sendo o conector identico para ambos, ja vislumbro a possibilidade de instalar no mesmo chicote que tenho precisando somente rotear o "sub" de 6x9.


Panje66

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 82
  • 325i E36
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #1 Online: Julho 04, 2015, 02:55:47 pm »
Pedro tenho aqui um Changer encostado, só precisa ver para qual modelo/ano serve exatamente. Vou tirar fotos do mesmo e do part e te mando, se te servir  pode ficar com ele.
« última modificação: Julho 04, 2015, 02:57:05 pm por Panje66 »

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #2 Online: Julho 04, 2015, 03:01:30 pm »
Em tese, poderia fazer o seguinte:

1) adquirir deste vendedor o conector HK para acrescentar no chicote original do carro.
(foi dele que eu comprei o chicote 6 pinos alpine + conector de 3 e adicionei no E36 com o CD43 e interface Dension Ice Link).



Adquirir a ponta do conector porque acho o que esta na mala do meu carro ja era, tanto para o CD quanto para o amp... ou compro o cabo todo mesmo.




Comprar o amplificador novo... tenho 1 de 2 opções






Comprar uns alto falantes porretas tipo MB QUART, BEYMA, que casam com o crossover do amplificador (que é ativo).



Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #3 Online: Julho 04, 2015, 03:02:37 pm »
Pedro tenho aqui um Changer encostado, só precisa ver para qual modelo/ano serve exatamente. Vou tirar fotos do mesmo e do part e te mando, se te servir  pode ficar com ele.
Pedro tenho aqui um Changer encostado, só precisa ver para qual modelo/ano serve exatamente. Vou tirar fotos do mesmo e do part e te mando, se te servir  pode ficar com ele.

Muito obrigado !

Tudo custa caro ! e ainda nem cheguei no Radio !!!

Olhe o fundo dele... se tiver a entrada de 6 + 3 que é o padrão alpine acertei na loteria.

Abraço
Pedro

Panje66

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 82
  • 325i E36
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #4 Online: Julho 04, 2015, 03:04:40 pm »
Assim que chegar em casa, tiros as fotos e te envio.

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #5 Online: Julho 04, 2015, 03:05:28 pm »
Bastaria adquirir o amp e usb do HK e fazer uma rota para esses fios

7   SUB_ON, (X18774-2)   0.5 WS
19   TAA, Speedometer Signal (X18774-7)   0.35 SW/GN
20   TAA, Speedometer Signal to instrument cluster   
6   SUB_IN+, Out+ to subwoofer amp (X18774-1)   0.5 GN
14   SUB_IN-, Out- to subwoofer amp (X18774-6)   0.5 BL/GN
15   RKL, Spacial Sound Button   

Tenho dúvida se preciso ainda assim acrescentar o do velocímetro uma vez que o meu sistema, mais simples, não contempla isso !

A rota do velocímetro é para os sistemas que são alimentados pela linha K e por isso não precisam de código no radio uma vez que a codificação esta no carro...

Estou com a coluna F&*() quem pode me ajudar?! Alguem ?!

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #6 Online: Julho 04, 2015, 03:09:24 pm »
E aí instalar um kit bluetooth para conectar o iphone/ipod no radio original...





Espero que fique demais !

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #7 Online: Julho 04, 2015, 06:32:22 pm »
Bastaria adquirir o amp e usb do HK e fazer uma rota para esses fios

7   SUB_ON, (X18774-2)   0.5 WS
19   TAA, Speedometer Signal (X18774-7)   0.35 SW/GN
20   TAA, Speedometer Signal to instrument cluster   
6   SUB_IN+, Out+ to subwoofer amp (X18774-1)   0.5 GN
14   SUB_IN-, Out- to subwoofer amp (X18774-6)   0.5 BL/GN
15   RKL, Spacial Sound Button   

Tenho dúvida se preciso ainda assim acrescentar o do velocímetro uma vez que o meu sistema, mais simples, não contempla isso !

A rota do velocímetro é para os sistemas que são alimentados pela linha K e por isso não precisam de código no radio uma vez que a codificação esta no carro...

Estou com a coluna F&*() quem pode me ajudar?! Alguem ?!
O speedometer é aquela funcionalidade que faz o som aumentar quando a velocidade aumenta?
O meu funciona isso. Meu amp é o segundo da sua foto, que possui o dissipador.
Uma diferença que tem no chicote do HiFi para o Alpine são uns pinos na ponta dele. No HK tem e nos HiFi não, que é justamente a ligação dos subs e módulo dos subs.
Acho que a maior diferença entre os dois é a ligação do sub e do spatial, que dá uma puta diferença legal no som.

Outra coisa, o módulo da coupé é diferente da sedan. Atente-se a isso quando for comprar o AMP.

Acompanhando esse tópico porque muito me interessa.
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #8 Online: Julho 04, 2015, 08:32:51 pm »



entao, perguntei nos outros foruns e recebi a resposta que o conector é identico... a diferenca é que no HiFi tem menos ligacoes.








Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #9 Online: Julho 04, 2015, 08:35:31 pm »
o spatial que por regra fica desativado ate voce fechar o circuito.

alem disso o amp do sub é identico contudo no coupe ambos estao em uma peca unica enquanto no sedan estao separados... me pergunto o que pode ter acontecido com o meu... agua do basculante inferior entrou na cabine ou vazou pela tampa do porta malas? ou foi eletrico mesmo ja que tudo vazou hunft hunft.

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #10 Online: Julho 04, 2015, 08:44:21 pm »
nao consegui fazer o WDS funcionar e estou me baseando, por hora, nesse esquema.




Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #11 Online: Julho 04, 2015, 08:47:25 pm »
Laid out as follows
(Pin location on connector) (wire color code) (function)

Radio Main Plug X18126 (quadloc)

Pin 1 blue/black - RH Rear loudspeaker +
Pin 5 brown/orange - RH rear loudspeaker -
Pin 2 black/red - RH front loudspeaker +
Pin 6 brown/orange - RH front loudspeaker -

Pin 3 yellow/red - LH front loudspeaker +
Pin 7 brown/orange - LH front loudspeaker -
Pin 4 yellow/black - LH Rear loudspeaker +
Pin 8 brown/orange - LH rear loudspeaker -

Pin 9 Wht/red/yellow - I-bus
Pin 10 Black - Telephone mute
Pin 11 white - Tel on

Pin 12 brown - Radio ground Ground point (gnd)
Pin 13 White - Antenna supply (remote)
Pin 14 Grey/Red - Nighttime illumination signal Light module
Pin 15 Vi/white - Terminal 30 Fuse F56 (+12v battery)
Pin 16 red/green - Voltage supply terminal R Unloader relay, terminal R (+12v ignition)


Radio Plug X13321 (white)

Pin 1 - Not used (line out, left)
Pin 3 - Not used (line out, GND)
Pin 7 - Not used (line out, right)

Pin 2 white/brown - Ground CD changer
Pin 8 white/blue - Positive left CD changer
Pin 9 white/red - Positive right CD changer

Pin 4 - Not used VCR Right, in)
Pin 5 - Not used VCR Left, in)
Pin 6 - Not used VCR GND, in)

Pin 10 - TV/Video module Right
Pin 11 Yellow - TV/Video module Left
Pin 12 Blue/yellow - TV/Video module Gnd

Radio Plug X13598 (black)

Pin 1 blue/brown - + Cassette/CD right On-board monitor
Pin 2 blue/brown - - Cassette/CD right On-board monitor
Pin 7 Yellow/black - + Cassette/CD left On-board monitor
Pin 8 yellow/brown - - Cassette/CD left On-board monitor

Pin 3 - AUX In left
Pin 4 - AUX In Right
Pin 10 - AUX In GND

Pin 5 Blue/yellow - Audio AF+ Navigation module
Pin 11 yellow - Audio AF- Navigation module

Pin 6 black - Telephone In +
Pin 12 yellow - Telephone In -

Pin 9 - Nav Bus


Amp Connector -- The Connector is laid out as follows

13_21 __ 34_42
12_20 __ 33_41
11_19 __ 32_40
10_18 __ 31_39
09_17 __ 30_38
08_16 __ 29_37
07_15 __ 28_36
06_14 __ 27_35
_ 05 _____ 26
_ 04 _____ 25
_ 03 _____ 24
_ 02 _____ 23
_ 01 _____ 22


Speakers

34 - yellow/brown - front left tweeter -
33 - yellow/red - front left tweeter +
39 - blue/white - front left mid-range -
40 - white - front left mid-range +
3 - blue/brown - front left woofer -
4 - blue/white - front left woofer +


12 - blue/brown - front right tweeter -
11 - blue/black - front right tweeter +
41 - blue/green - front right mid-range -
42 - green - front right mid-range +
22 - blue/brown - front right woofer -
23 - blue/red - front right woofer +

--

32 - yellow/brown - rear left tweeter -
31 - yellow/black - rear left tweeter +
1 - brown - rear left speaker -
2 - yellow - rear left speaker +

21 - blue/yellow - rear right tweeter -
13 - yellow - rear right tweeter +
24 - brown - Rear right speaker -
25 - blue - rear right speaker +


HU speaker out

9 - brown/orange - rear right - AF radio from HU
8 - blue/black - rear right + AF radio from HU

29 - brown/orange - rear left - AF radio from HU
37 - yellow/black - rear left + AF radio from HU

17 - brown/orange - front right - AF radio from HU
16 - black/red - front right + AF radio from HU

30 - brown/orange - front left - AF radio from HU
38 - yellow/red - front left + AF radio from HU

HK Amp

5 - red/green - terminal 30 from fuse F41
10 - white - antenna switching signal from HU
15 - yellow/black - from spatial sound button on dash
20 - black/white - speedometer output from instument cluseter control module
26 - brown - ground to chassis

HK amp to Sub

6 - green - + positive activation for subwoofer from HU
14 - blue/green - - negative activation for subwoofer to sub amp pin 6

7 - white - subwoofer switched to sub amp pin 2
19 - black/green - speedometer signal to sub pin 7

Subwoofer Amp --

6_7_8_9_10
1_2_3_4_5

1 - green - + positive activation from amp pin 6
6 - blue/green - - negative activation from apm pin 14

2 - white - subwoofer switched from amp pin 7
7 - black/green - Speedometer output from amp pin 19

4 - brown - ground to chassis
5 - red/green - Terminal 30; power from fuse F41


codigo das cores:

braun BR = brown
blau BL = blue
rot RT = red
gelb GE = yellow
grau GR = gray
schwarz SW = black
weiss (weiß ) WS = white
grun GN = green
orange OR = orange
rosa RS = pink
violett VI = violet

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #12 Online: Julho 04, 2015, 08:52:55 pm »
confirmando que esses sao os pinos que acionam o amplificador do sub

Pin   Function
~~~~~ ~~~~~
6     SUB_IN +
14    SUB_IN -
19/20 TAA : Speedo O (output), vehicle speed.
7     SUB_ON

Panje66

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 82
  • 325i E36
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #13 Online: Julho 05, 2015, 12:11:45 am »
Pedro. o Part do Changer é  65126913389.

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #14 Online: Julho 05, 2015, 01:12:34 pm »
entao

achei os conectores do chicote... novos... em em kit de 20 por 20.71 dolares






Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #15 Online: Julho 05, 2015, 11:54:24 pm »
Então... resolvi sair a busca de peças...








O chicote depois vi que foi do CI... em tese não compatível, mais vamos esperar chegar para realmente ver..



lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #16 Online: Julho 06, 2015, 02:03:34 pm »
O AMP que eu disse é o módulo, não o módulo do sub, que fica acoplado ao subwoofer (1 em cada modelo, coupé ou sedan).

No aguardo de mais informações.
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #17 Online: Julho 06, 2015, 03:35:48 pm »
Pedro, qual o modelo da sua Bimmer?

Algumas E46, normalmente 320 e 323, vieram com Alternador de 90 amp.
Ja tive problema com isso, qualquer "coisa" roubando energia extra faz o cambio AT travar.
É bizarro, mas com queda de energia em função do alternador fraco, o cambio at entra em modo de proteção.

No mais, a maioria das Bimmer veio com alternador de 140 amp.
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


marcelozao

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 266
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #18 Online: Julho 06, 2015, 08:51:31 pm »
Acompanhando toda a saga, quando a bimmer voltar da troca de suspensão, vou ou correr atras do cd43 ou colocar um dvd pioneer que tenho aqui (mas uso com o display baixado, gosto apenas da sonoridade e de poder aproveitar os shows que tenho).
BMW 328i 1996

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #19 Online: Julho 06, 2015, 09:48:26 pm »
Pedro, qual o modelo da sua Bimmer?

Algumas E46, normalmente 320 e 323, vieram com Alternador de 90 amp.
Ja tive problema com isso, qualquer "coisa" roubando energia extra faz o cambio AT travar.
É bizarro, mas com queda de energia em função do alternador fraco, o cambio at entra em modo de proteção.

No mais, a maioria das Bimmer veio com alternador de 140 amp.

Não sei qual a potencia do alternador desse carro porque ainda (e felizmente) não deu defeito.

Mais olhei o manual do proprietário e a bateria recomendada é de 75 amperes.

Como não tive problema com a antiga, do mesmo tamanho, imagino que a terceira, uma heliar, seguira pelo mesmo tempo (3-4 anos)

Abraços
Pedro

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #20 Online: Julho 06, 2015, 10:58:08 pm »
Não sei qual a potencia do alternador desse carro porque ainda (e felizmente) não deu defeito.

Mais olhei o manual do proprietário e a bateria recomendada é de 75 amperes.

Como não tive problema com a antiga, do mesmo tamanho, imagino que a terceira, uma heliar, seguira pelo mesmo tempo (3-4 anos)

Abraços
Pedro

Falei do Alternador e não da bateria.
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #21 Online: Julho 06, 2015, 11:26:00 pm »
entao
lhe disse nunca deu defeito nem me dei ao trabalho de saber

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #22 Online: Julho 17, 2015, 08:03:56 am »






Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #23 Online: Julho 17, 2015, 08:04:51 am »
entao chegou um amplificador novo! recebi dos correios um telegrama para pagar imposto, provavelmente dos demais itens que comprei

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:SOM E46 - do Fim ao início - Retrofit
« Resposta #24 Online: Julho 17, 2015, 09:42:38 am »
Desistiu do Harman?
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv