Autor Tópico: [DIY] Conversão cambio SMGI para Manual 6speed  (Lida 3372 vezes)

M3EVO

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[DIY] Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Online: Janeiro 03, 2014, 10:58:00 pm »
Aleluia! :yes:

Hahahahaha, consegui finalizar o post sobre a conversão SMG x Manual, espero que seja bem explicativo e que ajude a quem precise.

Vamos ao que interessa, começando pela lista COMPLETA de TODAS as peças originais necessárias para o trabalho.

- Lista de peças OEM p/ conversão:

Locking pin.....................................................................23 11 1 222 979
Compression spring.......................................................23 31 1 228 393
Sealing Cover.................................................................23 12 7 527 439 (x2)
Lock Ring........................................................................07 11 9 934 624 (x2)
Locking pin.....................................................................23 31 1 224 130
Compression spring.......................................................23 11 1 222 720
Repair kit, locking...........................................................23 31 7 506 947
Input cylinder clutch.......................................................21 52 6 758 820
Hex Bolt..........................................................................07 11 9 902 997
Self-locking hex nut........................................................07 12 9 922 705
Hex Bolt with washer.....................................................07 11 9 912 955
Securing pin...................................................................21 52 1 159 047
Circlip.............................................................................07 12 9 904 567
Grommet........................................................................21 52 1 156 082 (x2)
Hose..............................................................................21 52 1 163 714
PLUG-IN PIPE.................................................................21 52 1 164 394
Clip.................................................................................34 34 1 163 565
OUTPUT CYLINDER CLUTCH............................................21 52 6 775 924
Bracket...........................................................................21 52 1 162 306
SCREW PIPE...................................................................21 52 2 282 355
Clutch Pressure Hose.....................................................21 52 2 228 101
Gasket ring.....................................................................21 52 2 228 103
PRESSURE SWITCH.........................................................21 52 2 227 211
SHIFTING ARM.................................................................25 11 2 227 893
BUSH BEARING OVAL.......................................................25 11 7 507 695
Bearing bolt.....................................................................25 11 7 529 079
Bearing, shifting arm.......................................................25 11 1 222 015
Shift lever........................................................................25 11 7 527 255
Bearing, shift lever..........................................................25 11 1 220 600
Rubber boot....................................................................25 11 1 221 700
Selector rod.....................................................................25 11 2 228 055
Securing clip....................................................................25 11 7 571 899 (x2)
Gearshift rod joint ..........................................................25 11 1 222 688
Lock Ring.........................................................................25 11 1 222 451
Dowel pin.........................................................................23 41 1 466 134
CLUTCH PEDAL.................................................................35 31 1 158 659
Rubber pad.......................................................................35 21 1 108 634
Securing pin......................................................................21 52 1 159 047
Bush bearing....................................................................35 21 1 158 290 (x2)
Circlip................................................................................07 12 9 904 567 (x2)
Return spring....................................................................35 21 1 158 489
Grommet...........................................................................35 41 1 113 728
Pin for over-centre helper spring......................................35 31 1 159 046
Circlip................................................................................07 12 9 934 916
Compression spring..........................................................21 52 2 227 764
Bracket, compression spring.............................................35 31 1 161 719
Pin for over-centre helper spring......................................35 30 1 164 844
Clutch pedal stop buffer...................................................35 31 1 152 237
Cap...................................................................................35 31 1 153 896
Knurled bolt.......................................................................35 41 1 159 345
Cover.................................................................................35 41 1 156 142
Hex nut..............................................................................07 11 9 921 077
LEATHER BOOT WALK-NAPPA.............................................25 11 1 434 322
INSERT SHIFTER COVERING................................................25 11 1 222 169
ILLUMINATED LEATHER SEARSTICK KNOB...........................25 11 2 228 742
CABLE SHIFTING KNOB ILLUMINATED.................................61 12 2 231 560
Bracket f shifting arm bearing.............................................41 12 8 246 251

Agora abaixo vou tentar descrever resumidamente, o processo de conversão do sistema SMG para manual, em uma M3 E36 Evolution, utilizando o câmbio original de 6 marchas.

Primeiramente se vc for mandar fazer o serviço, é aconselhavel levar o carro para alguma oficina especializada em BMW, isso facilita muito o processo de desmontagem/montagem, não existem grandes mistérios, é praticamente tudo plug and play, mas conhecimento nunca é demais, caso alguém queira “meter a cara” e fazer vc mesmo, creio que o semi-tutorial ajudará muito.

Fotos das peças utilizadas:




Desmontagem:

- Carro no elevacar


No cofre do motor recomendo retirar o MAF e a mangueira que fica entre ele e o Airbox, para evitar de forçar quando for retirar o câmbio, visto que a parte de traz do motor desce alguns centímetros.

Voltando para baixo do carro.

- Retire as proteções plásticas inferiores do motor/câmbio

- Retire a parte central do escapamento (entre os coletores e o abafador final, não esquecendo de desplugar as 2 sondas)







- Retire o isolamento metálico que protege o cardan do calor do escape

- Retire o eixo cardan (marque as posições da furação para não correr o risco de desbalanceamento)

-Retire a barra estrutural inferior do motor

- Desconecte o cabo de acionamento do câmbio que vem da alavanca de marchas (1 cabo somente)

- Desconecte todos sensores do câmbio (são 2)

- Desconecte as 3 mangueiras do óleo hidráulico do SMG (ficam ao lado do câmbio)


A partir dai utilize um suporte para escorar a parte de traz do motor por baixo, assim pode-se retirar o suporte de alumínio de fixação do câmbio onde ficam localizados os 2 calços de borracha.

- Retire os parafusos de fixação do arranque (2)

- Retire os parafusos de fixação do câmbio no motor (9)

- Retire o câmbio





-Caixa de câmbio fora









- Retire o sistema hidráulico de acionamento das marchas do câmbio


Agora com o carro baixo novamente, volta-se para o cofre para retirar a bomba do SMG.

- Desconecte o plug master redondo da bomba SMG


- Desconecte as 4 mangueiras do hidráulico


- Retire as 2 porcas que fixam a bomba no carro

- Bomba SMG fora


-Cofre sem a bomba (não reparem na sujeira, depois tem fotos com tudo limpo)


- Abra o compartimento das centrais eletrônicas


- Retire a central do SMG (superior)





No meu caso eu retirei tudo do SMG, sistema mecânico e eletrônico, não retirei somente o chicote do cofre do motor, que é pequeno, porém é ligado junto no chicote principal do carro, ou seja, eu teria que abrir todo chicote e achar fio por fio, arriscando a mexer em algo que não devia, então deixei o chicote do SMG no lugar, ele não aparece.

- Feche o compartimento das centrais

Para finalizar a retirada das peças do SMG do cofre, retire os 4 canos/tubos, de metal, que vem debaixo do carro (câmbio) até o cofre do motor (bomba), eles passam por traz do motor, com paciência e cuidado se consegue retirar sem problemas e sem estragar nada, eles são compridos e cheios de voltas, se precisar forçe cada um deles um pouco para conseguir retira-los.

- Tubos a serem retirados na parte superior esquerda da foto.



Agora vamos para dentro do carro.

- Retire o computador de bordo

- Retire o console central do isqueiro e botão SMG

- Levante a coifa da alavanca de marchas para ter acesso aos parafusos que a fixam no carro

- Desconecte os plugs da alavanca, são 3 ou 4, não lembro exatamente

- Retire a alavanca, puxando com cuidado o cabo de acionamento que vai pra baixo do carro, ele passa por um furo no túnel perto da alavanca

- Console limpo sem as peças do SMG


- Peças fora


Agora vamos retirar algumas peças no pedal do acelerador.

- Retire a parte inferior do painel, que fica acima dos pedais.

- Retire o potenciômetro do acelerador, não se precisa mais dele, pois é usado somente para informações do SMG, o pedal fica inclusive mais leve


- Potenciômetro fora


- Retire tb o sensor que existe atrás do pedal do acelerador, fixado no assoalho, serve tb somente para o SMG



Pronto, a partir de agora não existe mais nada do SMG no carro, pode-se começar a montar as peças novas.

Começando pelo mesmo local.

- Instale o parafuso “batente” do acelerador, atenção para regulagem da altura, peça para alguém acionar as borboletas no cofre até a posição de máxima aceleração, e então dentro do carro faça o ajuste da altura ideal do batente.


Agora é a vez do pedal da embreagem, cilindro e demais peças miúdas dos mesmos.

Ao lado do pedal do freio vc verá o local de instalação do pedal de embreagem, já existem todas as esperas, furos, passagens e etc, idem pro cilindro do pedal.

Existem 2 furos prontos para passagem da mangueira e do tubo do fluído de freio (para embreagem) pro cilindro do pedal


- Retire o feltro anti-ruído que fecha ambos, já existe um pontilhado para destacar.

Essa parte é chata e precisa paciência, passar o tubo rígido que sai do clindro do pedal e vai pro cilindro no câmbio, faça pelo lado de dentro do carro ou por baixo do carro, como ficar melhor, eu passei de dentro pra fora.

Depois de passar o tubo, coloque a borracha de vedação nova no buraco da parede corta fogo e conecte o tubo no cilindro interno, mas ainda sem fixar o cilindro no suporte dos pedais.

Faça a mesma coisa com a mangueira que vem do reservatório de fluído (cofre) para o cilindro interno, o furo na parede corta fogo é logo acima do outro anterior, passe a mangueira (eu fiz de dentro pra fora tb), coloque a borracha de vedação e conecte no cilindro interno.

- Agora com ambos conectados pode-se parafusar o cilindro no suporte dos pedais.

- Instale o pedal (utilize graxa branca em todas as buchas ou pontos onde houver atrito, para evitar ruídos e desgaste das peças plásticas)

- Instale as molas de retorno e pressão do pedal

- Coloque o pino que fixa o cilindro no pedal

- Coloque todos os pinos e suas chavetas para fixar essas peças

Pronto, pedal e cilindro de embreagem instalados nos seus devidos lugares.



Peço desculpas pelas poucas fotos dessa parte do processo, são muitas peças miúdas e fiquei concentrado montando, só fui lembrar de tirar fotos depois de pronto.

Agora voltando para o cofre do motor, localize o reservatório de fluído de freio, é o mesmo da embreagem, fica do lado do motorista ao lado da caixa de fusíveis.

Ele possui uma saída “cega” na lateral para receber a mangueira que vai pro pedal.



- Esvazie o reservatório para poder trabalhar sem sujar o cofre com fluído de freio.

- Ligue a mangueira que vem do cilindro do pedal, a qual foi instalada por dentro do carro, ela passa por traz do hidrovácuo


Agora vamos para a desmontagem adaptação do câmbio.

- Retire os parafusos que fixam a capa seca ao restante do câmbio, são 8 senão me engano.

- Retire a capa seca



Cuidado ao retirar a capa seca pois existem 4 anéis e 2 pinos, peças muito pequenas, que ficam em um dos garfos do câmbio, eles podem sair do lugar na hora da desmontagem, guarde-os para a montagem.

Abaixo foto da parte interna da capa seca original.


Rolamento necessário, porém não vendido pela BMW, mas consegue-se em casas especializadas, suas medidas são:
22x8x7mm


Agora vamos preparando a capa seca para o serviço de usinagem.

- Retire o parafuso alen que fixa o acionador interno

- Retire o acionador (cuidado com a pressão da mola)


- Retire a última peça


- Instale o rolamento novo no acionador





Agora vamos para a parte de usinagem, essa etapa requer MUITA precisão.

Essas são as medidas que devem ser seguidas para a usinagem.


- Capa seca em trabalho.













Existe um pino que precisa ser fabricado, não tem para vender, ele é idêntico ao pino já existente no acionador interno, a foto abaixo mostra onde ele é instalado e como fica.


- Capa seca pronta.




Agora montamos as peças novas na capa seca já usinada e pronta.

Nas peças novas que foram compradas, existem 2 pinos de aço, um deles é totalmente liso e o outro tem uma marca circular na ponta, esse fica no furo superior, mais perto da borda da capa seca.


Existem tb 2 molas, as quais vão instaladas dentro desses pinos acima, uma mola mais fina e uma mais grossa, a mais grossa fica no furo inferior e a mais fina no furo superior, mais perto da borda da capa seca.


- Instale os 2 tampões e suas chavetas, nos furos onde foram colocados os pinos e as molas, é necessário o uso de uma ferramenta para pressionar as molas e conseguir empurrar até o fundo os tampões.



- Monte de volta o acionador interno, com a sua mola e etc, processo inverso da desmontagem


- Coloque o parafuso alen de volta para fixar o sistema

Pronto, a capa seca está pronta para voltar para o câmbio.

Coloque de volta os 2 pinos e as 4 arroelas pequenas que falei anteriormente, ficam instaladas na ponta de um dos garfos, utilize graxa para mante-las no lugar sem risco de cair na hora de montar a capa seca no câmbio, MUITA atenção nessa hora.


- Utilize cola, silicone, algum formador de juntas, para montar a capa seca e não ter vazamentos

- Aperte todos parafusos da capa seca

- Caixa de câmbio pronta para voltar pro lugar

Agora voltando para trabalhar no carro novamente.

É preciso fixar uma peça no assoalho do carro, na parte do túnel, essa peça serve para segurar a bucha de borracha do trambulador que vai ser instalada a seguir.

Pode-se soldar, rebitar, aparafusar, como achar melhor, eu preferi usar parafusos de aço, pois a solda corre o risco de queimar algo internamente do carro e rebites não tem tanta força quanto parafusos.

- Local onde vai fixada a peça


- Peça nova


- Furando a peça nova



- Peça no lugar instalada e com a bucha de borracha nova no local


- Instale a borracha cilíndrica de vedação da alavanca interna



Agora já podemos instalar a caixa de câmbio de volta no carro, eu aproveitei e fiz a troca do retentor do virabrequim, estava bom mas já tem seus 14 anos, como a caixa está fora é a hora certa para isso, aproveitar a mão de obra, igualmente fiz com a embreagem e rolamento, tudo novo para não ter dor de cabeça em seguida.

- Retentor novo original


- Instalado no lugar



- Instale o volante do motor e embreagem de volta (utilize trava rosca nos parafusos do volante)


- Instale a caixa de câmbio de volta









- Aperte todos parafusos da caixa no motor (9)

- Aperte os parafusos do arranque do motor (2)

- Faça a montagem do trambulador novo

- Instale o trambulador montado na caixa de câmbio

- Fixe o trambulador na bucha de borracha presa no assoalho


- Ligue de volta os plugs do câmbio

- Instale o suporte de alumínio de fixação do câmbio

- Coloque o óleo novo do câmbio (furo na lateral da caixa)

- Instale o cilindro de embreagem do câmbio

- Encaixe a mangueira do cilindro do câmbio no tubo rígido que vem de dentro do carro (instalado anteriormente)


- Faça a sangria do sistema de embreagem, completando com fluído de freio dot4 o reservatório

- Instale o eixo cardan (utilize as marcas feitas na desmontagem para evitar vibrações)

- Instale o defletor de calor de alumínio

- Instale a parte central do escape

- Ligue os plugs das 2 sondas

- Instale a barra estrutural inferior

- Instale as proteções plásticas do motor e câmbio

Pronto, carro 100% montado na parte inferior.

Voltando agora para dentro do carro.

Agora vamos montar o restante do console central e demais peças da alavanca de câmbio.

Como eu comprei uma manopla iluminada, é necessário um chicote adaptador para faze-la funcionar, sem precisar cortar nada do carro.

- Desligue o plug do botão de intensidade de luz do painel


- Ligue o chicote novo nesse plug original que foi desligado, e ligue a ponta do chicote novo de volta no botão de intensidade



- Passe o chicote novo por traz do painel e leve até o local onde fica a alavanca de câmbio


- Coloque de volta a parte inferior do painel acima dos pedais, é necessário um corte no local onde fica o pedal de embreagem, já tem uma marca pré estabelecida.

- Utilize fita de espuma para enrolar os plugs que sobraram da alavanca do SMG, são 3 ou 4, passe essa espuma e depois coloque em algum local atrás do painel, ficarão lá sem incomodar.



- Instale o console novo do isqueiro

- Instale o computador de bordo

- Passe o fio da manopla pela borracha de vedação e coifa de couro nova



- Prenda com uma cinta plástica o fio para não ficar solto

- Coloque a espuma isolante no lugar


- Coloque a coifa e a manopla



Agora a última parte antes de ligar o carro.

É necessário uma pequena alteração  em um relé para poder dar arranque no motor, como originalmente existia a bomba do SMG, quando ela estava OK mandava um sinal para esse relé, que por sua vez libera o contato para o arranque, se ele não estiver imantado vira-se a chave a nada acontece.

O relé fica localizado na caixa de fusíveis, no cofre do motor.

É esse que está com a presílha vermelha em cima.


- Retire ele do lugar, abra a sua tampa plástica, vc verá a parte interna, faça essa modificação abaixo


Consiste em nada menos que soldar o contato, deixando ele sempre ligado, com isso a ignição do carro fica sempre recebendo o OK, como se a bomba do SMG estivesse ligada, é a única “gambiarra” que precisa ser feita de todas as alterações, sendo bem feita fica perfeito.

Monte de volta a mangueira do Airbox e o MAF, de uma última verificada em tudo, se está tudo OK.
Ligue o motor, faça as marchas com o carro no ar ainda para verificar se tudo está correto, seguindo esses passos tudo funcionará 100%, mas sempre é bom efetuar alguns testes.

O painel de instrumentos eu não mexi, deixei o original, quem sabe mais além se conseguir um de M3 alemã eu troco, mas por enquanto está perfeito assim.

Pronto, agora vc já tem uma M3 E36 Evolution manual de 6 marchas, é só botar pra rua e curtir a caranga, posso dizer que é uma das melhores coisas que pode-se fazer nesse carro.

Aproveitei e instalei umas pedaleiras de alumínio na minha, visual muito bacana.


Cofre limpo e sem mais o SMG





Interior pronto





É isso ai pessoal, espero que tenha ficado o mais completo e explicado possível, alguma cosia sempre esquecemos de mencionar, mas qualquer dúvida estou a disposição.

Inclusive se alguém tiver interesse em fazer a conversão, posso oferecer o serviço, tenho oficina própria muito bem montada e capacitada com ferramental de ponta, quem quiser fazer o serviço no mesmo padrão, com qualidade, capricho e certeza de funcionamento 100%, entre em contato comigo.

Posso conseguir o kit completo de peças entregando o carro pronto e funcionando, ou posso oferecer somente a montagem caso a pessoa queira comprar as peças em separado, fica a critério de cada um.

Grande abraço e vida longa as nossas Bimmers!





« última modificação: Dezembro 10, 2015, 02:59:24 pm por Felipe_Baratto »
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Re:Step to Step - Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #1 Online: Janeiro 06, 2014, 05:05:35 pm »
Parabéns Mr. M!  :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Tomei a liberdade de criar um topico exclusivo e fixo para esse material q assim como o Passos falou é de extrema contribuição para o forum e merece ser fixado!

 :yes:


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Re:Step to Step - Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #2 Online: Janeiro 06, 2014, 06:23:28 pm »
Muito Bom mesmo  :palmas:

Acho que o confrade Abreu poderá contribuir bastante com a construção deste tópico.

Parabéns e isso prova que não é impossível converter um carro auto em manual.

Bob

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Re:Step to Step - Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #3 Online: Janeiro 06, 2014, 06:54:00 pm »
Náo é a toa que vc é idolatrado no clube do marea..
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YuriB

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Re:Step to Step - Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #4 Online: Janeiro 16, 2014, 11:23:17 am »
tem ideia do valor da conversao matheus?

Andre

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Re:Step to Step - Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #5 Online: Janeiro 16, 2014, 11:49:16 am »
tem ideia do valor da conversao matheus?

seria bom informar mais ou menos quanto fica a conversão.porque quando aparecer uma evo a venda o interessado já tem ideia do quanto vai gastar no swap. e tambem pra termos ideia do valor da bomba nova/ swap

///Rodrigo

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Re:Step to Step - Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #6 Online: Janeiro 16, 2014, 12:10:38 pm »
Amigo:

Digo sem medo nenhum de errar: você realmente é um gênio! Deus abençoe!

 :theman:

M3EVO

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Re:Step to Step - Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #7 Online: Janeiro 16, 2014, 10:30:00 pm »
tem ideia do valor da conversao matheus?
seria bom informar mais ou menos quanto fica a conversão.porque quando aparecer uma evo a venda o interessado já tem ideia do quanto vai gastar no swap. e tambem pra termos ideia do valor da bomba nova/ swap
Amigos, eu cheguei a colocar uma base de valores aproximados, mas foi no outro tópico.

Mas pra efeito de conhecimento fica na faixa de:

- Peças na faixa de R$3.5k a R$4.5k, tudo novo e vindo de fora, pode variar dependendo do valor do dollar e dos impostos.
- M.O. na faixa de R$2k a R$2.5k, incluindo toda desmontagem do sistema SMG e demais peças, instalação de todas as peças novas, serviço de usinagem da capa seca do câmbio, montagem completa e etc.

Ao meu ver um valor super aceitável, visto que normalmente as Evos quando vão a venda não tem um valor muito maior do que de uma Euro normal, por questão da má fama do câmbio e por muitas vezes já estar com problemas, então com esse investimento deixa-se o carro perfeito para o uso novamente e totalmente exclusivo, M3 Evolution 3.2 6 marchas manual, depois de pronto o carro não tem preço, vale o que o dono pedir.

Abs!
Amigo:

Digo sem medo nenhum de errar: você realmente é um gênio! Deus abençoe!

 :theman:
Obrigado meu querido!

Abs!
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Andre

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Re:Step to Step - Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #8 Online: Janeiro 16, 2014, 10:53:03 pm »
nossa legal. pensei que fosse mais caro

RafaelRR

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Re:Step by Step - Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #9 Online: Janeiro 26, 2014, 03:14:20 pm »
muito gringo isso… sempre tive medo das e36 3.2 porque sempre só aparece SMG. Agora já da pra negociar com mais calma. Mesmo assim da uns 8K de investimento pra "mecanizar" um SMG.

Ja tinha visto os alemães trocarem o cambio direto, até porque la é facil, na padaria tem esse cambio 6 speed na prateleira… hehe


Parabéns pelo DIY!!! Extremamente útil.


Será que na e46 tem a mesma manha? Porque vira e mexe trombo com uma SMG II barata por causa do cambio maluco.

Danilo80

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Re:Step by Step - Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #10 Online: Abril 15, 2014, 10:47:17 pm »
Meus parabéns pelo tópico. Sem dúvida vale a pena a conversão e a informação é muito útil para avaliar melhor as E36 M3 EVO.

Alguém sabe dizer se é possível colocar o câmbio da E46 M3 em uma E36 M3 Euro?

O que precisaria ser feito?

Abs

RafaelRR

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Re:Step by Step - Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #11 Online: Abril 16, 2014, 02:59:31 pm »
Meus parabéns pelo tópico. Sem dúvida vale a pena a conversão e a informação é muito útil para avaliar melhor as E36 M3 EVO.

Alguém sabe dizer se é possível colocar o câmbio da E46 M3 em uma E36 M3 Euro?

O que precisaria ser feito?

Abs


precisa do volante do motor, kit de embreagem (plato, disco e rolamento) e cardã personalizado

bernardo774

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Re:Step by Step - Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #12 Online: Abril 23, 2014, 09:19:56 am »
Meus parabéns pelo tópico. Sem dúvida vale a pena a conversão e a informação é muito útil para avaliar melhor as E36 M3 EVO.

Alguém sabe dizer se é possível colocar o câmbio da E46 M3 em uma E36 M3 Euro?

O que precisaria ser feito?

Abs
Se os dois cambio forem 5 marchas, se trata do mesmo.
Não tem o porque de trocar.
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Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
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jabe36

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Re:Step by Step - Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #13 Online: Abril 23, 2014, 09:31:50 am »
_ele quis dizer cambio da m3 e46.

Glauco

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Re:[DIY] Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #14 Online: Maio 29, 2014, 02:39:46 pm »
Eu sempre ouvia falar nessa possibilidade, mas nunca tinha visto na prática.
Pôxa, grande trabalho!
Muito bacana

diegopinadk

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Re:[DIY] Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #15 Online: Setembro 07, 2015, 05:35:55 pm »
Puta trabalhoso este Swap !! Porem realmente vantajoso e prazeroso ! Parabens !!
BMW 325 IS COUPE , KIT ///

jrgandolpho

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Re:[DIY] Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #16 Online: Setembro 14, 2015, 10:02:34 pm »
 @M3EVO , essa conversão pode ser feita nos SMG das E46 tb? M3 e 330?


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Carlos Jr

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Re:[DIY] Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #17 Online: Setembro 15, 2015, 08:10:51 am »
Cara, como disseram parabens pelo swap.

Tirou a pulga a atras da orelha de muita gente!!!

Zé Paulo

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Re:[DIY] Conversão cambio SMGI para Manual 6speed
« Resposta #18 Online: Outubro 05, 2015, 11:41:30 pm »
Parabéns pelo belo topco detalhado e muito bem explicado, confesso que ja estava desanimando e prestes a vender minha m3 Evo, porem já mudei de idéia, agora é correr atrás das peças pra fazer a conversão. :theman: