Aleluia!
Hahahahaha, consegui finalizar o post sobre a conversão SMG x Manual, espero que seja bem explicativo e que ajude a quem precise.
Vamos ao que interessa, começando pela lista COMPLETA de TODAS as peças originais necessárias para o trabalho.
- Lista de peças OEM p/ conversão:
Locking pin.....................................................................23 11 1 222 979
Compression spring.......................................................23 31 1 228 393
Sealing Cover.................................................................23 12 7 527 439 (x2)
Lock Ring........................................................................07 11 9 934 624 (x2)
Locking pin.....................................................................23 31 1 224 130
Compression spring.......................................................23 11 1 222 720
Repair kit, locking...........................................................23 31 7 506 947
Input cylinder clutch.......................................................21 52 6 758 820
Hex Bolt..........................................................................07 11 9 902 997
Self-locking hex nut........................................................07 12 9 922 705
Hex Bolt with washer.....................................................07 11 9 912 955
Securing pin...................................................................21 52 1 159 047
Circlip.............................................................................07 12 9 904 567
Grommet........................................................................21 52 1 156 082 (x2)
Hose..............................................................................21 52 1 163 714
PLUG-IN PIPE.................................................................21 52 1 164 394
Clip.................................................................................34 34 1 163 565
OUTPUT CYLINDER CLUTCH............................................21 52 6 775 924
Bracket...........................................................................21 52 1 162 306
SCREW PIPE...................................................................21 52 2 282 355
Clutch Pressure Hose.....................................................21 52 2 228 101
Gasket ring.....................................................................21 52 2 228 103
PRESSURE SWITCH.........................................................21 52 2 227 211
SHIFTING ARM.................................................................25 11 2 227 893
BUSH BEARING OVAL.......................................................25 11 7 507 695
Bearing bolt.....................................................................25 11 7 529 079
Bearing, shifting arm.......................................................25 11 1 222 015
Shift lever........................................................................25 11 7 527 255
Bearing, shift lever..........................................................25 11 1 220 600
Rubber boot....................................................................25 11 1 221 700
Selector rod.....................................................................25 11 2 228 055
Securing clip....................................................................25 11 7 571 899 (x2)
Gearshift rod joint ..........................................................25 11 1 222 688
Lock Ring.........................................................................25 11 1 222 451
Dowel pin.........................................................................23 41 1 466 134
CLUTCH PEDAL.................................................................35 31 1 158 659
Rubber pad.......................................................................35 21 1 108 634
Securing pin......................................................................21 52 1 159 047
Bush bearing....................................................................35 21 1 158 290 (x2)
Circlip................................................................................07 12 9 904 567 (x2)
Return spring....................................................................35 21 1 158 489
Grommet...........................................................................35 41 1 113 728
Pin for over-centre helper spring......................................35 31 1 159 046
Circlip................................................................................07 12 9 934 916
Compression spring..........................................................21 52 2 227 764
Bracket, compression spring.............................................35 31 1 161 719
Pin for over-centre helper spring......................................35 30 1 164 844
Clutch pedal stop buffer...................................................35 31 1 152 237
Cap...................................................................................35 31 1 153 896
Knurled bolt.......................................................................35 41 1 159 345
Cover.................................................................................35 41 1 156 142
Hex nut..............................................................................07 11 9 921 077
LEATHER BOOT WALK-NAPPA.............................................25 11 1 434 322
INSERT SHIFTER COVERING................................................25 11 1 222 169
ILLUMINATED LEATHER SEARSTICK KNOB...........................25 11 2 228 742
CABLE SHIFTING KNOB ILLUMINATED.................................61 12 2 231 560
Bracket f shifting arm bearing.............................................41 12 8 246 251
Agora abaixo vou tentar descrever resumidamente, o processo de conversão do sistema SMG para manual, em uma M3 E36 Evolution, utilizando o câmbio original de 6 marchas.
Primeiramente se vc for mandar fazer o serviço, é aconselhavel levar o carro para alguma oficina especializada em BMW, isso facilita muito o processo de desmontagem/montagem, não existem grandes mistérios, é praticamente tudo plug and play, mas conhecimento nunca é demais, caso alguém queira “meter a cara” e fazer vc mesmo, creio que o semi-tutorial ajudará muito.
Fotos das peças utilizadas:
Desmontagem:
- Carro no elevacar
No cofre do motor recomendo retirar o MAF e a mangueira que fica entre ele e o Airbox, para evitar de forçar quando for retirar o câmbio, visto que a parte de traz do motor desce alguns centímetros.
Voltando para baixo do carro.
- Retire as proteções plásticas inferiores do motor/câmbio
- Retire a parte central do escapamento (entre os coletores e o abafador final, não esquecendo de desplugar as 2 sondas)
- Retire o isolamento metálico que protege o cardan do calor do escape
- Retire o eixo cardan (marque as posições da furação para não correr o risco de desbalanceamento)
-Retire a barra estrutural inferior do motor
- Desconecte o cabo de acionamento do câmbio que vem da alavanca de marchas (1 cabo somente)
- Desconecte todos sensores do câmbio (são 2)
- Desconecte as 3 mangueiras do óleo hidráulico do SMG (ficam ao lado do câmbio)
A partir dai utilize um suporte para escorar a parte de traz do motor por baixo, assim pode-se retirar o suporte de alumínio de fixação do câmbio onde ficam localizados os 2 calços de borracha.
- Retire os parafusos de fixação do arranque (2)
- Retire os parafusos de fixação do câmbio no motor (9)
- Retire o câmbio
-Caixa de câmbio fora
- Retire o sistema hidráulico de acionamento das marchas do câmbio
Agora com o carro baixo novamente, volta-se para o cofre para retirar a bomba do SMG.
- Desconecte o plug master redondo da bomba SMG
- Desconecte as 4 mangueiras do hidráulico
- Retire as 2 porcas que fixam a bomba no carro
- Bomba SMG fora
-Cofre sem a bomba (não reparem na sujeira, depois tem fotos com tudo limpo)
- Abra o compartimento das centrais eletrônicas
- Retire a central do SMG (superior)
No meu caso eu retirei tudo do SMG, sistema mecânico e eletrônico, não retirei somente o chicote do cofre do motor, que é pequeno, porém é ligado junto no chicote principal do carro, ou seja, eu teria que abrir todo chicote e achar fio por fio, arriscando a mexer em algo que não devia, então deixei o chicote do SMG no lugar, ele não aparece.
- Feche o compartimento das centrais
Para finalizar a retirada das peças do SMG do cofre, retire os 4 canos/tubos, de metal, que vem debaixo do carro (câmbio) até o cofre do motor (bomba), eles passam por traz do motor, com paciência e cuidado se consegue retirar sem problemas e sem estragar nada, eles são compridos e cheios de voltas, se precisar forçe cada um deles um pouco para conseguir retira-los.
- Tubos a serem retirados na parte superior esquerda da foto.
Agora vamos para dentro do carro.
- Retire o computador de bordo
- Retire o console central do isqueiro e botão SMG
- Levante a coifa da alavanca de marchas para ter acesso aos parafusos que a fixam no carro
- Desconecte os plugs da alavanca, são 3 ou 4, não lembro exatamente
- Retire a alavanca, puxando com cuidado o cabo de acionamento que vai pra baixo do carro, ele passa por um furo no túnel perto da alavanca
- Console limpo sem as peças do SMG
- Peças fora
Agora vamos retirar algumas peças no pedal do acelerador.
- Retire a parte inferior do painel, que fica acima dos pedais.
- Retire o potenciômetro do acelerador, não se precisa mais dele, pois é usado somente para informações do SMG, o pedal fica inclusive mais leve
- Potenciômetro fora
- Retire tb o sensor que existe atrás do pedal do acelerador, fixado no assoalho, serve tb somente para o SMG
Pronto, a partir de agora não existe mais nada do SMG no carro, pode-se começar a montar as peças novas.
Começando pelo mesmo local.
- Instale o parafuso “batente” do acelerador, atenção para regulagem da altura, peça para alguém acionar as borboletas no cofre até a posição de máxima aceleração, e então dentro do carro faça o ajuste da altura ideal do batente.
Agora é a vez do pedal da embreagem, cilindro e demais peças miúdas dos mesmos.
Ao lado do pedal do freio vc verá o local de instalação do pedal de embreagem, já existem todas as esperas, furos, passagens e etc, idem pro cilindro do pedal.
Existem 2 furos prontos para passagem da mangueira e do tubo do fluído de freio (para embreagem) pro cilindro do pedal
- Retire o feltro anti-ruído que fecha ambos, já existe um pontilhado para destacar.
Essa parte é chata e precisa paciência, passar o tubo rígido que sai do clindro do pedal e vai pro cilindro no câmbio, faça pelo lado de dentro do carro ou por baixo do carro, como ficar melhor, eu passei de dentro pra fora.
Depois de passar o tubo, coloque a borracha de vedação nova no buraco da parede corta fogo e conecte o tubo no cilindro interno, mas ainda sem fixar o cilindro no suporte dos pedais.
Faça a mesma coisa com a mangueira que vem do reservatório de fluído (cofre) para o cilindro interno, o furo na parede corta fogo é logo acima do outro anterior, passe a mangueira (eu fiz de dentro pra fora tb), coloque a borracha de vedação e conecte no cilindro interno.
- Agora com ambos conectados pode-se parafusar o cilindro no suporte dos pedais.
- Instale o pedal (utilize graxa branca em todas as buchas ou pontos onde houver atrito, para evitar ruídos e desgaste das peças plásticas)
- Instale as molas de retorno e pressão do pedal
- Coloque o pino que fixa o cilindro no pedal
- Coloque todos os pinos e suas chavetas para fixar essas peças
Pronto, pedal e cilindro de embreagem instalados nos seus devidos lugares.
Peço desculpas pelas poucas fotos dessa parte do processo, são muitas peças miúdas e fiquei concentrado montando, só fui lembrar de tirar fotos depois de pronto.
Agora voltando para o cofre do motor, localize o reservatório de fluído de freio, é o mesmo da embreagem, fica do lado do motorista ao lado da caixa de fusíveis.
Ele possui uma saída “cega” na lateral para receber a mangueira que vai pro pedal.
- Esvazie o reservatório para poder trabalhar sem sujar o cofre com fluído de freio.
- Ligue a mangueira que vem do cilindro do pedal, a qual foi instalada por dentro do carro, ela passa por traz do hidrovácuo
Agora vamos para a desmontagem adaptação do câmbio.
- Retire os parafusos que fixam a capa seca ao restante do câmbio, são 8 senão me engano.
- Retire a capa seca
Cuidado ao retirar a capa seca pois existem 4 anéis e 2 pinos, peças muito pequenas, que ficam em um dos garfos do câmbio, eles podem sair do lugar na hora da desmontagem, guarde-os para a montagem.
Abaixo foto da parte interna da capa seca original.
Rolamento necessário, porém não vendido pela BMW, mas consegue-se em casas especializadas, suas medidas são:
22x8x7mm
Agora vamos preparando a capa seca para o serviço de usinagem.
- Retire o parafuso alen que fixa o acionador interno
- Retire o acionador (cuidado com a pressão da mola)
- Retire a última peça
- Instale o rolamento novo no acionador
Agora vamos para a parte de usinagem, essa etapa requer MUITA precisão.
Essas são as medidas que devem ser seguidas para a usinagem.
- Capa seca em trabalho.
Existe um pino que precisa ser fabricado, não tem para vender, ele é idêntico ao pino já existente no acionador interno, a foto abaixo mostra onde ele é instalado e como fica.
- Capa seca pronta.
Agora montamos as peças novas na capa seca já usinada e pronta.
Nas peças novas que foram compradas, existem 2 pinos de aço, um deles é totalmente liso e o outro tem uma marca circular na ponta, esse fica no furo superior, mais perto da borda da capa seca.
Existem tb 2 molas, as quais vão instaladas dentro desses pinos acima, uma mola mais fina e uma mais grossa, a mais grossa fica no furo inferior e a mais fina no furo superior, mais perto da borda da capa seca.
- Instale os 2 tampões e suas chavetas, nos furos onde foram colocados os pinos e as molas, é necessário o uso de uma ferramenta para pressionar as molas e conseguir empurrar até o fundo os tampões.
- Monte de volta o acionador interno, com a sua mola e etc, processo inverso da desmontagem
- Coloque o parafuso alen de volta para fixar o sistema
Pronto, a capa seca está pronta para voltar para o câmbio.
Coloque de volta os 2 pinos e as 4 arroelas pequenas que falei anteriormente, ficam instaladas na ponta de um dos garfos, utilize graxa para mante-las no lugar sem risco de cair na hora de montar a capa seca no câmbio, MUITA atenção nessa hora.
- Utilize cola, silicone, algum formador de juntas, para montar a capa seca e não ter vazamentos
- Aperte todos parafusos da capa seca
- Caixa de câmbio pronta para voltar pro lugar
Agora voltando para trabalhar no carro novamente.
É preciso fixar uma peça no assoalho do carro, na parte do túnel, essa peça serve para segurar a bucha de borracha do trambulador que vai ser instalada a seguir.
Pode-se soldar, rebitar, aparafusar, como achar melhor, eu preferi usar parafusos de aço, pois a solda corre o risco de queimar algo internamente do carro e rebites não tem tanta força quanto parafusos.
- Local onde vai fixada a peça
- Peça nova
- Furando a peça nova
- Peça no lugar instalada e com a bucha de borracha nova no local
- Instale a borracha cilíndrica de vedação da alavanca interna
Agora já podemos instalar a caixa de câmbio de volta no carro, eu aproveitei e fiz a troca do retentor do virabrequim, estava bom mas já tem seus 14 anos, como a caixa está fora é a hora certa para isso, aproveitar a mão de obra, igualmente fiz com a embreagem e rolamento, tudo novo para não ter dor de cabeça em seguida.
- Retentor novo original
- Instalado no lugar
- Instale o volante do motor e embreagem de volta (utilize trava rosca nos parafusos do volante)
- Instale a caixa de câmbio de volta
- Aperte todos parafusos da caixa no motor (9)
- Aperte os parafusos do arranque do motor (2)
- Faça a montagem do trambulador novo
- Instale o trambulador montado na caixa de câmbio
- Fixe o trambulador na bucha de borracha presa no assoalho
- Ligue de volta os plugs do câmbio
- Instale o suporte de alumínio de fixação do câmbio
- Coloque o óleo novo do câmbio (furo na lateral da caixa)
- Instale o cilindro de embreagem do câmbio
- Encaixe a mangueira do cilindro do câmbio no tubo rígido que vem de dentro do carro (instalado anteriormente)
- Faça a sangria do sistema de embreagem, completando com fluído de freio dot4 o reservatório
- Instale o eixo cardan (utilize as marcas feitas na desmontagem para evitar vibrações)
- Instale o defletor de calor de alumínio
- Instale a parte central do escape
- Ligue os plugs das 2 sondas
- Instale a barra estrutural inferior
- Instale as proteções plásticas do motor e câmbio
Pronto, carro 100% montado na parte inferior.
Voltando agora para dentro do carro.
Agora vamos montar o restante do console central e demais peças da alavanca de câmbio.
Como eu comprei uma manopla iluminada, é necessário um chicote adaptador para faze-la funcionar, sem precisar cortar nada do carro.
- Desligue o plug do botão de intensidade de luz do painel
- Ligue o chicote novo nesse plug original que foi desligado, e ligue a ponta do chicote novo de volta no botão de intensidade
- Passe o chicote novo por traz do painel e leve até o local onde fica a alavanca de câmbio
- Coloque de volta a parte inferior do painel acima dos pedais, é necessário um corte no local onde fica o pedal de embreagem, já tem uma marca pré estabelecida.
- Utilize fita de espuma para enrolar os plugs que sobraram da alavanca do SMG, são 3 ou 4, passe essa espuma e depois coloque em algum local atrás do painel, ficarão lá sem incomodar.
- Instale o console novo do isqueiro
- Instale o computador de bordo
- Passe o fio da manopla pela borracha de vedação e coifa de couro nova
- Prenda com uma cinta plástica o fio para não ficar solto
- Coloque a espuma isolante no lugar
- Coloque a coifa e a manopla
Agora a última parte antes de ligar o carro.
É necessário uma pequena alteração em um relé para poder dar arranque no motor, como originalmente existia a bomba do SMG, quando ela estava OK mandava um sinal para esse relé, que por sua vez libera o contato para o arranque, se ele não estiver imantado vira-se a chave a nada acontece.
O relé fica localizado na caixa de fusíveis, no cofre do motor.
É esse que está com a presílha vermelha em cima.
- Retire ele do lugar, abra a sua tampa plástica, vc verá a parte interna, faça essa modificação abaixo
Consiste em nada menos que soldar o contato, deixando ele sempre ligado, com isso a ignição do carro fica sempre recebendo o OK, como se a bomba do SMG estivesse ligada, é a única “gambiarra” que precisa ser feita de todas as alterações, sendo bem feita fica perfeito.
Monte de volta a mangueira do Airbox e o MAF, de uma última verificada em tudo, se está tudo OK.
Ligue o motor, faça as marchas com o carro no ar ainda para verificar se tudo está correto, seguindo esses passos tudo funcionará 100%, mas sempre é bom efetuar alguns testes.
O painel de instrumentos eu não mexi, deixei o original, quem sabe mais além se conseguir um de M3 alemã eu troco, mas por enquanto está perfeito assim.
Pronto, agora vc já tem uma M3 E36 Evolution manual de 6 marchas, é só botar pra rua e curtir a caranga, posso dizer que é uma das melhores coisas que pode-se fazer nesse carro.
Aproveitei e instalei umas pedaleiras de alumínio na minha, visual muito bacana.
Cofre limpo e sem mais o SMG
Interior pronto
É isso ai pessoal, espero que tenha ficado o mais completo e explicado possível, alguma cosia sempre esquecemos de mencionar, mas qualquer dúvida estou a disposição.
Inclusive se alguém tiver interesse em fazer a conversão, posso oferecer o serviço, tenho oficina própria muito bem montada e capacitada com ferramental de ponta, quem quiser fazer o serviço no mesmo padrão, com qualidade, capricho e certeza de funcionamento 100%, entre em contato comigo.
Posso conseguir o kit completo de peças entregando o carro pronto e funcionando, ou posso oferecer somente a montagem caso a pessoa queira comprar as peças em separado, fica a critério de cada um.
Grande abraço e vida longa as nossas Bimmers!