Autor Tópico: Retrofit [COM SUCESSO] dos Paddles F30/F20  (Lida 8808 vezes)

bruno.x2

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Retrofit [COM SUCESSO] dos Paddles F30/F20
« Online: Junho 18, 2013, 09:58:46 pm »
Como muitos sabem estamos no processo de fazer o retrofit dos paddles, seguindo um texto gringo, essas são as etapas:

- VO change 205 to 2TB and CODE the SVT tree
- make your DIY cable from slip ring to FEM module

Esses dois últimos, é se você não comprou um volante completo com os paddles:

- get the new connecting cable inside the steering wheel with 2 paddles plugs
- and, of cos., a pair of shift paddles and a new steering wheel which able to place the paddles

Pra fazer o coding:

Bom para codar usando E-Sys, voce precisa do cabo (OBDII>ETHERNET) como este e do E-sys completo:

Cabo no Ebay:
http://www.ebay.com/itm/BMW-Interface-Cable-eSys-Coding-F-Series-Ethernet-to-OBD-e-Sys-ISTA-ICOM-F30-F10-/181050641467?pt=Motors_Automotive_Tools&hash=item2a27758c3b&vxp=mtr

http://www.bimmerfest.com/forums/attachment.php?attachmentid=327721&d=1338756381 (renomeia pra .torrent e siga todas as instruções, os psdzdata que vem junto com esse torrent não funcionou no meu carro, e eu peguei um que o GustavoRV havia baixado).

Após conectado, o cabo ficará sem IP mesmo e mesmo assim irá funcionar, abra o E-Sys selecione o arquivo final F020 (nao é o F020-Direct).

Ai usamos esse tutorial pra codar:

Expert Mode->Coding, Read Vehicle Order, Read (VCM or SVT (dependendo da versao do E-sys)), Save the xml, Edit

FA-Editor, right click FA, calculate FP, goto SALAPA-Element, changed 205 to 2TB, apply, calculate FP, save

return to Export Mode->Coding, Load the xml, right click on FA, activate FA, Read (VCM ou SVT (dependendo da versao do E-sys)), single click on the root SVT then click Code button

Ai vai liberar o Sport+, esse coding é o único necessário pro retrofit dos paddles segundo o maluco de honk kong.
« última modificação: Junho 20, 2013, 11:37:31 am por mphx2 »
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jabe36

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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #1 Online: Junho 18, 2013, 09:59:30 pm »
_amanhã se vc puder poste umas fotos.

bruno.x2

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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #2 Online: Junho 18, 2013, 10:01:33 pm »
O cabo deve ir do FEM ao slip ring, detalhes:

pino 3 of A83*2B connector (conectores com fios coloridos) no slip ring para pino 5 of A173*7B connector no FEM

O slip ring fica no volante e o FEM fica na porta do passageiro:



« última modificação: Junho 19, 2013, 05:50:36 pm por mphx2 »
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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #3 Online: Junho 18, 2013, 10:02:50 pm »
Algumas fotos podem ser encontradas aqui:

http://www.bimmerfest.com/forums/showpost.php?p=7616011&postcount=88


_amanhã se vc puder poste umas fotos.

Vou sim João!
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Antonio Freire

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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #4 Online: Junho 18, 2013, 11:35:54 pm »
Boa sorte Bruno!!!!!
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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #5 Online: Junho 19, 2013, 11:22:09 am »
É bem tranquilo mudar o FA do carro pelo Esys, só tenho curiosidade para ver como é esse cabo que vai do slip ring da direção para o FEM.
Que versão do Esys e do PSdZdata você tá usando, Bruno?
Eu tenho o 3.22.5 e o 49.3, se precisar.
Abs.

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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #6 Online: Junho 19, 2013, 11:26:54 am »
É bem tranquilo mudar o FA do carro pelo Esys, só tenho curiosidade para ver como é esse cabo que vai do slip ring da direção para o FEM.
Que versão do Esys e do PSdZdata você tá usando, Bruno?
Eu tenho o 3.22.5 e o 49.3, se precisar.
Abs.

O cabo é um fio qualquer mano!

O carro tá lá internado, vou ficar a tarde lá enchendo o saco e tomando cerveja ahhahah
Eu usei essa versão mesmo do Gustavo mano! valeu!

Att.
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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #7 Online: Junho 19, 2013, 12:36:06 pm »
Boa Bruno!!! Enche a lata  :cheers:  e conta tudo pra nós. A expectativa é GRANDE!!!  :theman:
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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #8 Online: Junho 19, 2013, 01:21:12 pm »
Algumas fotos podem ser encontradas aqui:

http://www.bimmerfest.com/forums/showpost.php?p=7616011&postcount=88




Tá me parecendo muito fácil fazer esse chicote, os terminais parecem os que tinham no rádio do Jetta, quando troquei pelo modelo com touch precisei inverter alguns fios do plug auxiliar e os conectores são extremamente parecidos.
Tomara que seja como estou pensando.
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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #9 Online: Junho 19, 2013, 02:20:59 pm »
meu carango todo arreganhado!

Agora é só passar o fio e pronto!




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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #10 Online: Junho 19, 2013, 05:42:09 pm »
AE PESSOAL FUNCIONOU LINDAMENTE!!!!!

PODE SEGUIR O TUTORIAL QUE É TUDO EXATAMENTE COMO TÁ.

QUANDO FOR LIGAR O FIO NO CONECTOR NAO LIGA O O FIO DIRETO NO CONECTOR USA UM CONECTORZINHO, DIRETO NO FIO NAO FUNCIONOU.

UHHUUHUH AGORA EU TENHO QUE ESPERAR O AIRBAG AHAHAH PRA SOH POR E CURTIR! :D
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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #11 Online: Junho 19, 2013, 05:52:43 pm »
queremos imaaagens!! videos!!!!

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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #12 Online: Junho 19, 2013, 05:53:53 pm »
queremos imaaagens!! videos!!!!

Mano, testamos, funcionou e já voltei com meu volante inteiro pq estou sem airbaaaag! ahahahha imagina a bad q eu fiquei, como o cara tinha cobrado soh 5 hs e ficamos o dia inteiro lah nem quis abusar.... e ainda vou voltar lah pro cara trocar os volantes, as fotos sao essas ai mesmo, pode ir firme, F20/F30 confirmados!

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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #13 Online: Junho 19, 2013, 08:20:44 pm »
Parabéns Bruno!!!!!!!!! :theman:

Estou embarcando nesse momento pra Miami, mas na próxima quarta já estarei de volta. Vai te preparando aí que vou encher teu saco...hehehe

Parabéns garoto!!!
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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #14 Online: Junho 19, 2013, 10:09:47 pm »
cara.. uma curiosidade... essas mudancas nao vao tirar a garantia do carro?
Quer me conhecer melhor??
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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #15 Online: Junho 19, 2013, 10:27:39 pm »
Aeeee! Parabéns!!  :theman:

Você tirou alguma foto de onde vai o cabo nos conectores, e do "conectorzinho" que você teve que usar?

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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #16 Online: Junho 20, 2013, 07:09:16 am »
Aeeee! Parabéns!!  :theman:

Você tirou alguma foto de onde vai o cabo nos conectores, e do "conectorzinho" que você teve que usar?

Amigo,

Aqui o slip ring (o que deve ser mexido é o conector com cabos coloridos), existem 3 conectores, 1 pequeno com 2 fios, um grande com 2 fios, e outro grande com alguns fios (é este):



O conectorzinho, é um pedaço de metal que envolve a ponta do fio, geralmente o pessoal solda isso, mas o maluco nao soldou nao. rsrs

E aqui o conector do FEM, é EXATAMENTE igual o mapa dos conectores do FEM que eu postei:



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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #17 Online: Junho 20, 2013, 07:40:54 am »
cara.. uma curiosidade... essas mudancas nao vao tirar a garantia do carro?

Cara isso é um FIO que está nos lugares certos, se algo acontecer no meu carro eles tem que provar que isso causou o problema, praticamente impossível. Se der um curto no volante sei lá, ai é outra história, mas se o motor der uma pane, nao tem relação nenhuma uma com a outra.
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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #18 Online: Junho 20, 2013, 11:24:06 am »
Valeu, Bruno!

Acho que o mais perigoso em relação à garantia não é nem o fio, mas a reprogramação do VO.
E eu quando fui ativar o 2TB, estava conversando com um americano que manda muito do Esys e tal, e ele tinha me recomendado sempre programar com o carro ligado (todo mundo fala pra não deixar o carro ligado, mas é por risco de alteração na voltagem do sistema - só que o cara me explicou que esse risco não existe se o cabo que você está usando é bem isolado, e por outro lado o risco de acabar a carga da bateria é muito maior, então, se você não tiver uma fonte externa, é melhor deixar ligado mesmo).

Mas o cara não sabia que eu ia mexer no módulo "DEM" da ECU (que é o do gerenciamento do motor e câmbio) e essa é a única que não dá pra alterar de jeito nenhum se o carro estiver ligado, porque aí dá erro e ele não aceita as alterações.
 
Resultado: apagou o módulo da minha ECU, e todas as luzes de emergência do carro apareceram! Fiquei com o c* na mão! hahaha
E aí nem voltar do 2TB para o 205 adiantou, eu tive que reinserir a ecu apagada para o carro voltar a funcionar normal. Só que até descobrir tudo isso foram quase 6 horas fuçando no programa e no carro!

Agora tá tudo normal, mas quando levar o carro na revisão é bem capaz que apareça um erro no log da ECU. E mesmo se não aparecer, dá fácil para a concessionária detectar a alteração no VO.

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Re:Retrofit dos Paddles F30/F20
« Resposta #19 Online: Junho 20, 2013, 11:27:45 am »
Valeu, Bruno!

Acho que o mais perigoso em relação à garantia não é nem o fio, mas a reprogramação do VO.
E eu quando fui ativar o 2TB, estava conversando com um americano que manda muito do Esys e tal, e ele tinha me recomendado sempre programar com o carro ligado (todo mundo fala pra não deixar o carro ligado, mas é por risco de alteração na voltagem do sistema - só que o cara me explicou que esse risco não existe se o cabo que você está usando é bem isolado, e por outro lado o risco de acabar a carga da bateria é muito maior, então, se você não tiver uma fonte externa, é melhor deixar ligado mesmo).

Mas o cara não sabia que eu ia mexer no módulo "DEM" da ECU (que é o do gerenciamento do motor e câmbio) e essa é a única que não dá pra alterar de jeito nenhum se o carro estiver ligado, porque aí dá erro e ele não aceita as alterações.
 
Resultado: apagou o módulo da minha ECU, e todas as luzes de emergência do carro apareceram! Fiquei com o c* na mão! hahaha
E aí nem voltar do 2TB para o 205 adiantou, eu tive que reinserir a ecu apagada para o carro voltar a funcionar normal. Só que até descobrir tudo isso foram quase 6 horas fuçando no programa e no carro!

Agora tá tudo normal, mas quando levar o carro na revisão é bem capaz que apareça um erro no log da ECU. E mesmo se não aparecer, dá fácil para a concessionária detectar a alteração no VO.


Ah, mas isso é outra coisa também que não me assusta e aliás eu vou deixar avisado que tá programado e não pode mexer. Mas como disse, se der algo no motor ou na própria transmissão, eles tem que prover um laudo DETALHADISSIMO do porque.

Faz firme ai ;)

E como re-inseriu a ECU? Bom procedimento pra voce fazer o DIY aqui no fórum!
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Re:Retrofit [COM SUCESSO] dos Paddles F30/F20
« Resposta #20 Online: Junho 20, 2013, 11:31:27 am »
Sabe o que é o melhor? É o sentimento de dever cumprido pagando 1/3 do valor que a ccs tinha me proposto e ainda tudo funcionando perfeitamente.

E sem precisar abrir meu carro por um bom tempo, meu c* fica na mão direto, tem que tirar o painel embaixo do porta-luvas inteiro uns 39403834 parafusos, todas as travas etc, se quebra uma travinha pronto, ja comeca a barulheira dentro do carro. eheheh

« última modificação: Junho 20, 2013, 11:37:52 am por mphx2 »
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Re:Retrofit [COM SUCESSO] dos Paddles F30/F20
« Resposta #21 Online: Junho 20, 2013, 06:54:05 pm »
Vídeo dos paddles funcionando:

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GustavoRV

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Re:Retrofit [COM SUCESSO] dos Paddles F30/F20
« Resposta #22 Online: Junho 20, 2013, 10:24:16 pm »
Pessoal, ai vai meu retrofit antes e depois também. Eu e o Bruno fizemos praticamente tudo juntos, sofremos juntos e agora é só alegria heheh

118 Sport antes: volante sport e idrive básico


118 Sport depois: volante F30 M Sport e idrive full


O volante é sensacional, pegada grossa, macia e couro liso. E os paddles, era meu sonho ter nesse carro, tive no meu carro anterior e usava direto para retomadas e reduzidas. Agora posso dizer que o carro está com outra pegada, muito melhor!



Kiudog

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Re:Retrofit [COM SUCESSO] dos Paddles F30/F20
« Resposta #23 Online: Junho 20, 2013, 11:07:11 pm »
Pessoal, ai vai meu retrofit antes e depois também. Eu e o Bruno fizemos praticamente tudo juntos, sofremos juntos e agora é só alegria heheh

118 Sport antes: volante sport e idrive básico


118 Sport depois: volante F30 M Sport e idrive full


O volante é sensacional, pegada grossa, macia e couro liso. E os paddles, era meu sonho ter nesse carro, tive no meu carro anterior e usava direto para retomadas e reduzidas. Agora posso dizer que o carro está com outra pegada, muito melhor!

Desculpa minha ignorância, mas o que difere o idrive básico do full? É que o aparato mais tecnológico dos meus carros é o sistema de freios abs....
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

marcusfmsouza

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Re:Retrofit [COM SUCESSO] dos Paddles F30/F20
« Resposta #24 Online: Junho 21, 2013, 08:44:27 am »
Desculpa minha ignorância, mas o que difere o idrive básico do full? É que o aparato mais tecnológico dos meus carros é o sistema de freios abs....


Posso ate estar falando titica Kiudog mas acho q ele aproveitou e trocou alguma coisa na tela pq a tela ta mt maior na segunda foto