Autor Tópico: EXISTE CODIGO DE ERRO PARA TPS?  (Lida 617 vezes)

Amorim04

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 260
  • M3 (E36) US SPEC - stock
    • Email
EXISTE CODIGO DE ERRO PARA TPS?
« Online: Setembro 16, 2012, 03:25:00 am »
Olá pessoal.
Tenho uma M3 E36 americana, e recentemente me deparei com um problema (apos remover alarme do carro) onde o carro ficava oscilando em lenta (ligava indo pra 1500rpm depois oscilanva indefinidamente entre 1000 e 2000 se eu desse uma aceleradinha... ...coisa bem estranha.

Eu consegui resolver (ou maquiar) o problema, mechendo na borboleta do acelerador, porém julgo que tal problema seja em decorrencia do TPS que é o sensor de posição da borboleta de aceleração...
entretanto, o E36 possui computador de auto analise de bordo... se meu tps tivesse ruim não era para acusar no computador de bordo?

Valew
BMW - M3 (USA) 1995 (A Venda)
VW SANTANA 1993 (A Venda)
MMC ECLIPSE 1995 (VENDIDO!)
CITROEN C3 2010 (VENDIDO!)
CORVETTE C3 L81 1981 TARGA- (VENDIDO!)
FIAT 500 (Daily)
MITSUBISHI ASX


MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:EXISTE CODIGO DE ERRO PARA TPS?
« Resposta #1 Online: Setembro 16, 2012, 09:03:00 am »
Olá pessoal.
Tenho uma M3 E36 americana, e recentemente me deparei com um problema (apos remover alarme do carro) onde o carro ficava oscilando em lenta (ligava indo pra 1500rpm depois oscilanva indefinidamente entre 1000 e 2000 se eu desse uma aceleradinha... ...coisa bem estranha.

Eu consegui resolver (ou maquiar) o problema, mechendo na borboleta do acelerador, porém julgo que tal problema seja em decorrencia do TPS que é o sensor de posição da borboleta de aceleração...
entretanto, o E36 possui computador de auto analise de bordo... se meu tps tivesse ruim não era para acusar no computador de bordo?

Valew


Tem sim código de falha específico para TPS, que é o 1216. Seu carro é OBD I, mas por ser incluso nas regras americanas de sistemas de diagnóstico a bordo, ele emite código de falha pela luz de advertência do motor. Portanto, você mesmo consegue ler a memória de falhas do mesmo e confirmar.

Ou, pode ir a moda antiga.. medir a resistência do TPS em função da posição da borboleta e verificar se está dentro do range correto. Estando ok, nem precisa desconfiar mais do mesmo. Sensor não é uma caixinha de surpresa, é apenas um componente que através de uma resistência variável em função de uma condição, gera um retorno de tensão variável para a ECU identificar em qual condição está operando o motor. Se o retorno está correto, não é o causador do problema.

A ECU detecta como anomalia, sensores com a resistência rompida (open circuit) ou então com range muito fora do usual.. Portanto, ainda assim não é algo 100% seguro para confiar.. já que um sensor com a resistência fora do range especificado para aquela condição, mas ainda estiver dentro do range total, a ECU não interpretará como anomalia.



O seu OBC tem função de check control somente... ele não tem qualquer ligação com a memória de falhas da ECU.. não confundir. Nunca ele irá mostrar falhas em sensores, com exceção do sensor de temperatura externa e sensor de níveis do líquido de arrefecimento... water reservoir do limpador e etc.. sensores não ligados a ECU.



Abraços,


P.S: Leia a minha resposta no seu outro tópico. Mas mesmo assim, primeira coisa é remover esse alarme..


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

Amorim04

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 260
  • M3 (E36) US SPEC - stock
    • Email
Re:EXISTE CODIGO DE ERRO PARA TPS?
« Resposta #2 Online: Setembro 16, 2012, 05:04:16 pm »
Pelo que tudo indica não é o alarme original.

Eu despertei para a possibilidade de ser o TPS porque ao acelerar a REV do carro fica oscilando, mas de uma maneira periódica... (quase uma senoide) 1000 ~~ 2000 ~~ 1000 ~~ 2000, o motor não chega a morrer, nem tão pouco faz qualquer barulho que eu julgue "anormal", após fazer um pequeno ajuste na borboleta o problema passou e ficou com 800rpm constantes  :doido: :doido: mas fiquei com isso na cabeça.

Durante o processo, não acendeu nenhuma luz do Check engine, e o unico codigo de erro que o meu computador de diagnóstico diz é "Falha de Luz de matricula" referente ao led queimado (dead pixel kk) no meu spoiler trazeiro...
BMW - M3 (USA) 1995 (A Venda)
VW SANTANA 1993 (A Venda)
MMC ECLIPSE 1995 (VENDIDO!)
CITROEN C3 2010 (VENDIDO!)
CORVETTE C3 L81 1981 TARGA- (VENDIDO!)
FIAT 500 (Daily)
MITSUBISHI ASX