Autor Tópico: Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)  (Lida 1512 vezes)

PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)
« Online: Março 21, 2016, 08:03:08 pm »
Amigos,

Hoje estive com o Bruno Panzza da Panzza Motors. Passei o meu carro no novo Dinamômetro deles para testar a potência com filtro original vs com filtro K&N Inbox. O Bruno está fazendo esse serviço de graça em Curitiba, basta você dizer que viu essa mensagem no Fórum. link do Forum BMW(http://www.forumbmwbrasil.com.br/viewtopic.php?f=3&t=9509)

Voltando ao teste, desde que comprei a 118i 2014, comprei o Filtro K&N Inbox antes mesmo do carro chegar. No entanto, depois que peguei o carro, tive a impressão várias vezes de que parecia que o carro ficava mais fraco com o Filtro(até cheguei a postar isso aqui no Fórum). Entrei em contato com muita gente sobre isso e a maioria sempre me falou que achava difícil o carro perder potência trocando o filtro original por um K&N. Pois bem, hoje fiz o teste.

Meu carro sempre foi abastecido com Podium desde zero. No último mês, resolvi fazer um teste com a Grid, mas como estou rodando pouco com o carro, nesse meu último tanque eu enchi com Podium. Ou seja, no teste podemos considerar que tem 80% Podium e 20% de Grid.

O teste foi feito com o novo dinamometro da Panzza Motors, que segundo o Bruno(um dos sócios), tem uma calibragem mais acertada do que muitos dinamômetros que desvirtuam demais a potência(para cima). Tanto que o Panzza oferece para quem quiser, pode levar o carro lá que ele passa no Dinamometro sem custo. É só falar que viu a mensagem no Fórum. Só não fique triste se você sair de lá com uma potência aferida menor do que em alguns dinamometros "milagrosos", segundo ele.

Vamos aos resutlados:


O carro foi medido 3 vezes com cada filtro. As 3 primeiras medições foram feitas com o Filtro Original, esperamos uns 20 minutos para esfriar e fizemos mais 3 medições com o Filtro K&N Inbox.

A linha vermelha é com o Filtro Original: Vieram 206,3 cv(torque de 24,96 kgf) no motor e 171 cv na roda.
A linha verde é com o Filtro K&N: Vieram 195,3cv (torque de 24,08 kgf) no motor e 162 cv na roda.

Como eu suspeitava, o meu carro perde(mais de 10 cvs) ao colocar o Filtro K&N Inbox  :confused: . Segundo o Panzza, isso se deve à programação original e várias outras coisas que, principalmente nesses carros mais novos, pode comprometer o desempenho ao invés de melhorá-lo. A eletrônica faz ajustes para proteger o motor.

É isso, quis compartilhar para acabar com aquele mito de que Filtro Esportivo, na pior das hipóteses deixa o carro com a mesma potência. Nem sempre, no meu caso, houve perda de mais de 10 cvs.  :puto:
« última modificação: Março 21, 2016, 08:04:38 pm por PilotMartyMcFly »

Garrafa

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 887
Re:Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)
« Resposta #1 Online: Março 22, 2016, 08:00:09 am »
Legal isso, parabéns pela "pesquisa" Pilot. Faz tempo que você diz que o carro fica mais fraco com o k&n, aí está a prova.

Bota um piggyback e resolve o problema sem ter que vender o filtro.. hehe....


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Re:Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)
« Resposta #2 Online: Março 22, 2016, 08:23:43 am »
Legal isso, parabéns pela "pesquisa" Pilot. Faz tempo que você diz que o carro fica mais fraco com o k&n, aí está a prova.

Bota um piggyback e resolve o problema sem ter que vender o filtro.. hehe....


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Pois é Garrafa, de tanto que eu falei isso, digo que me senti "aliviado" depois do teste. E muita gente(que mexe em preparação) me disse que perdas não haveria ao colocar um filtro menos restritivo inbox, no minimo a potência ficaria a mesma.

O problema também é que o ronco e barulho da turbina ficam mais evidentes com o Filtro, o que pode confundir achando que está andando mais.






lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)
« Resposta #3 Online: Março 22, 2016, 10:50:57 am »
Bem legal esse tira-teima! Muito mais interessante ainda é a perda de potência com um filtro que deveria dar mais potência hehehehe
Tem vídeo das puxadas?
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Re:Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)
« Resposta #4 Online: Março 22, 2016, 02:26:31 pm »
Bem legal esse tira-teima! Muito mais interessante ainda é a perda de potência com um filtro que deveria dar mais potência hehehehe
Tem vídeo das puxadas?
Não gravei meu caro. Como foi a primeira vez que eu passei o carro em um Dinamômetro, fiquei mais preocupado se aquelas "amarras" iriam conseguir segurar o carro do que com qualquer outra coisa. Nem lembrei de gravar ou tirar foto. :lol:

Sei que talvez seja difícil de acreditar, mas é real, perdeu potência. Repare que no momento do teste com o Filtro Original, ainda estava com temperatura 1ºC acima, ou seja, condição um pouco pior. Passou antes de mim um Cooper S, que já estava com o Filtro K&N e escape, mas o dono nunca teve curiosidade de passar antes com o Filtro Original e depois que viu o meu carro, já ficou encucado também.

Colocar só o filtro sem fazer nenhum remap é correr o risco de estar perdendo potência no carro como o meu.