Autor Tópico: AUDIO E39 + Upgrades populares  (Lida 1653 vezes)

Pedro

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AUDIO E39 + Upgrades populares
« Online: Abril 02, 2011, 01:29:31 pm »
No BMW E39 (série 5) voce pode ter alto falante de 5.25"/130mm no tampão traseiro (quando tem DSP) versus alto falante nas portas em todos os modelos que não contemplam DSP.

Na frente, repete-se a formula 5.25"/130mm nas portas dianteiras que estão encapsulados em uma caixa selada de plastico (embora raro, existem modelos que não tem a caixa) acrescidos de um midrange de 1.5" (que mais parece um tweeter)  perto da maçaneta e um tweeter de 0.75" perto do suporte do espelho.

O amplificador pode ter 10 ou 12 canais - woofer dianteiro, mid/tweet, woofer traseiro, mid trasiero - e internamente cada canal é separado para só "empurrar" a banda que o alto falante original deve tocar. Isto causa a quem vai fazer um upgrade um problema (e isto acontece com todos os BMW's que possuem este tipo de arquitetura no som, mais neste modelo é pior do que X5 e E46). O pequeno medio toca uma gama estranha de frequencias, não só é dificil achar um alto falante que toca esta gama de frequencia corretamente, como é quase impossivel encaixar um que se acomode la. Sabe-se que o medio da DYNAUDIO, MOREL, DLS, HERTZ, ECLIPSE, etc... são largos demais para encaixar neste lugar. Um tweeter pode até encaixar lá mais nem tudos encaixam e mesmo assim voce não teria um alto falante tocando frequencia médias que são uma das mais importantes notas para todo ouvido comum humano.

Uma vez filtrado pelo amplificado OEM, não pode ser juntado denovo sem que haja a diminuição do sinal para que passe por outro amplificador em um processo que considero mais torturoso do que simplesmente substituir o amplificado original.

A Bavarian Soundwerks vende alto falantes em kit com instruções de como encaixar os midwoofers e tweeters no seu carro mais eles, infelizmente, para o E39 não tem nenhum substituto medio para o caror.

Então depois de muito pensar cheguei a convição que se voce trocar tudo menos o amp, vai ter 2/3 de melhora no som que eventualmente é bem melhor do que o que aí esta.

Uma das razões que levou a BMW a fazer este tipo de projeto foi a de elevar a imagem do som estereo ao nivel do olho e isto foi possivel pela adição de um tweeter mais robusto por esta arquitetura cujo trunfo é impedir - o que de fato acontece - a destruição do sistema por abuso.

Existem outros 2 aspectos que voce deveria considerar......

Os alto falatnes da porta são encapsulados em plastico pela BMW justamente para tentar extrair mais graves deles... por anos o maior alto falante utilizado pela BMW foi o de 5.25" (vide e36 e modelos anteriores) e a bem da verdades estes pequenos não tocam notas graves com nenhuma autoridade digamos assim, então quando voce instala um alto falante em uma caixa selada voce de fato consegue extrair um pouco mais de graves em uma certa nota após um determinado volume, da mesma forma de que retira determinadas frequencias que não são desejaveis.

Se voce esta pensando em instalar um alto falante diferente cuja fabricação não contempla a caixa selada, vai alterar algumas caracteristicas do som e isto é o que acontece quando se instalam muitos alto falantes de bancada no E39, os medio graves (em especial vozes) tem um som anazalado ou super enfatizado, e os graves ficam finos, o ideal seria mesmo o de instalar um alto falante feito para casa mais aí dificilmente achariamos um tweeter que combina.

Quando se pensa no projeto do E39 deve se estudar muito o tipo de alto falante que será utilizado. Encaixe é um problema - como dito muitos não encaixam. O weeter tem que ser bem chato e fino no diametro para entrar no espaço OEM.

Dito isto, os set's que melhor se encaixam são os Hertz HSK130 e os DLS UP5. Com qualquer um voce tem os melhores - e mais honesto - resultados com a utilização do amp com a equalização interna. o Zapco Digital Reference  corta um pouco os medios e aumenta um poucos os graves emboa ainda assim continue a filtrar notas baixas que realmente não há como tocar.

Os alto falantes traseiros não ajudam na questão do grave também. Os que estão no deck traseiro desapontam mais ainda (algo surpreendente) valendo lembrar que em alguns modelos existem ainda cavidades da BMW para que toquem medios e graves. Eu particularmente odeio os decks traseiros e ja gosto dos alto falantes da porta traseira, pois estes sim podem melhorar muito mais (ou ao menos fazer menos mal ao sistema como os do tampão traseiro fazem no que diz respeito ao palco e imagem do som).

Respondendo a sua pergunta, existem basicamente 3 níveis de upgrade para este carro:

NIVEL 1 - substituir todos os alto falantes, deixando o AMP original, algo que pode ser feito PNP e o melhor e mais balanceado substituto é o kit da Bavarian Soundworks.

Nivel 2 - Substituir os frontais com um kit componente 2 vias e adicionar um amplificador. Como o deck trasiero não ajuda na qualidade do som, deixaria estes originais. Esta alteração importa em gastar algo entre 800-1000 reais, basta adicionar um bom aplificador decente (tem que ser bom ne?) de 50 watts por canais e um par de componente tal como o DLS ou AVINCAR (só nos EUA) orçamento este que pode ser aumentado para uns US600 se voce optar por um AMP da série DC e um set de alto falantes Hertz.... quer mais? bem por US 900 voce instala um kit componente DLS UPS + AMP de 100 watts por canal (variante da série DC) isto fora os cabos RCA que não podem ser vagabundos senão pegam interferencia na certa.

NIVEL 3 - adicionar um SUBWOOFER, afinal de contas, a BMW não nos deu nenhuma opção de ganhar mais graves senão isso. Notem que fosse este carro um X5 ou M3 daria para melhorar o som sem acrescentar um SUB mais no E39 não há previsão na carroceria para instalação de qualquer outro alto falante. O tamanho que resolve seria um de 10 polegadas, instalado em uma caixa fechada de fibra de vidro que seria acarpetada (fica quase que identico) e seria montado no suporte da bateria com adaptação - e instalação - de alguns parafusos. Após instalada, a caixa poderia ser movida para acesso a bateria e demais lampadas traseiroas. Um sub assim não custa caro, a caixa pode custar porque depende de mão de obra especializada, -N materiais e um amplificador (neste caso um de 4 canais para rodar 2 na frente e o resto no SUB).

Casbarros

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Re:AUDIO E39 + Upgrades populares
« Resposta #1 Online: Abril 02, 2011, 02:29:12 pm »
Caro Pedro.

Vou acompanhar seus posts, pesquizando o que você já escreveu. O set de meu Marea quem fez foi o Sepacheco, do Clube do Marea e Som Auto Forum. Ficou excelente, com kit 2 vias (pezinhos), 1 sub, 1 capacitor de 1F e 2 amplificadores. Este som foi transplantado para um Vectra, que é o veiculo do dia a dia.
A E-39 é para ser usada em passeios e viagens, já que devo morar em Recife por alguns anos e lá será a base para eu conhecer em detalhes o Nordeste.
Um bom som no carro é indispensável para mim.

Abraços e obrigado pela contribuição.

Antonio Sá

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Re:AUDIO E39 + Upgrades populares
« Resposta #2 Online: Maio 15, 2011, 09:52:15 pm »
Casbarros,

Dá o endereço e o telefone do Sepacheco.

abs,

Antonio

Antonio Sá

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Re:AUDIO E39 + Upgrades populares
« Resposta #3 Online: Maio 15, 2011, 09:54:22 pm »
Falando em up grades, na minha E39 instalei uma interface ipod da BSW (www.bavariansoundwerks.com).

abs,

///Murta

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Re:AUDIO E39 + Upgrades populares
« Resposta #4 Online: Maio 23, 2011, 01:00:10 pm »
Belo site para ups de som!

Pedro

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Re:AUDIO E39 + Upgrades populares
« Resposta #5 Online: Maio 30, 2011, 12:11:58 am »
é verdade ja comprei muito na www.autotoys.com e na www.installer.com eles são muito bons, abraços Pedro

Casbarros

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Re:AUDIO E39 + Upgrades populares
« Resposta #6 Online: Julho 15, 2011, 05:33:00 pm »
Casbarros,

Dá o endereço e o telefone do Sepacheco.

abs,

Antonio

Caro Antonio, me perdoe a demora.

O Sepacheco é do Clube do Marea de do Auto Forum. Se cadastre e passe um mensagem para ele.
Gente fina e educada.

Abraços.