Olha, na minha opinião, os niponicos abrem mão de acabamento e conforto em pró de uma direção mais racing, e quando digo racing é isso mesmo que quero dizer, pois em termos de direção esportiva as BMs ainda são mais presentes,
tá, deixa eu explicar melhor isso:
Japoneses ( 300, 350, 370, NSX, Supra, e afins ) = Chassi ( digo, plataforma do monobloco ) mais baixa / bancos colados no assoalho do carro / painel e canaleta central elevados, linha de cintura extremamente altas, enfim, tudo de forma a colocar o motorista num estilo cockpit ( por isso racing )
em termos de mecânica, os japoneses via de regra, pela configuração do motor, são fracos em baixo regime e potentes em alto, ou seja, prioriza-se potência máxima e não torque, pois como falei, racing, pista, velocidade, final, estilo japa de ser...
o tunel de marchas é ruidoso, escuta-se o giro do cardã passando pro dentro do carro, algo inadimissível numa BMW,
pra tirar o desempenho destes carros, só mesmo em alto regime,
já as BM, vcs sabem;
torque em baixa, estilo mais senior, linhas não muito afiadas, acabamento mais nobre,
enfim,
coisas completamente distintas,
é coisa de estilo,
se você está numa fase da vida em que busca chamar a atenção pela estética e também pela esportividade ao dirigir, e se tem boas estradas com curvas a vontade e retas para esticar as marchas, vá de Nissan,
já se você vai rodar meio daily ou ainda assim fazer bastante trechos dentro de uma cidade com trânsito, vá de BMW.
Minhas percepções, de quem acabou de sair de uma M3 ( mesmo que E36 é uma //M ) pra um 300zx ( mesmo que não sendo Nismo, é da família ZX ).