Autor Tópico: Câmbio Automatico BMW 325i 1994 coupé com problema  (Lida 2050 vezes)

EdSan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1527
  • Carregando...
    • Email
Re:Câmbio Automatico BMW 325i 1994 coupé com problema
« Resposta #25 Online: Abril 26, 2012, 01:10:11 am »
Até 1994 algumas BMW tiveram que modificar o numero do chassi no documento brasileiro(modelos que não vieram da Alemanha/EUA) pois a Regino importava carros até do cazaquistão e temos carros com 2 numeros distintos, o que está no documento é o numero brasileiro e não vai servir pra cotação de peças, pra isso tem que ver o original que está no carro.

Tanto a 325i qt a 328i tem cambios de 5 marchas, quase todos o 5HP18, é mais provável que essa coupe 1994 seja esse. As que vieram com câmbio de 4 marchas GM foram as primeiras de 1991/1992 americanas.

Conheço pelo menos 3 confrades aqui do bimmerbrasil que compraram carros baratos que sairam muito caro depois, ou seja, estão tendo um trabalhão para botar o carro em dia mas não quer dizer que ficarão bons depois ou que tb não prestem mais, só que entre ter muito trabalho e gastos com a "renovação" do carro eu prefiro comprar pelo preço justo de uma inteira e com as manutenções preventivas mantê-la sempre nova. Tenho sempre em mente que não existe negócio da China, tudo tem seu preço, ou vc paga logo ou vai pagar depois.

Não existe uma verdade absoluta, vc pode pegar uma bomba e desmontá-la e ser feliz com ela sem problemas mas se essa bomba explodir em suas mãos vai ser difícil e dolorido pra se desfazer do prejuizo.

 :yes:


ftonello

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 408
Re:Câmbio Automatico BMW 325i 1994 coupé com problema
« Resposta #26 Online: Abril 26, 2012, 04:34:58 pm »
Vlw pela dica...mas me preocupou uma coisa...
Esse negócio de adulterar o VIN pela regino. Provavelmente deve ser o caso desta aqui..
E pelo que vi no parabrisa tem uma parte no lado esquerdo embaixo que estava tampada...
Você percebe que tem uma janelinha como tem nos outros carros.
É onde fica o numero de série..
Eu pesquisei o carro e não tem multa nem registro de roubo ou sinistro. o licenciamento está em dia. só tem IPVA atrasado.
Agora....nesse caso...posso ter problemas na hora da transferência por causa desses números????
O que eu preciso saber sobre a documentação de importação dela?

Abs.


EdSan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1527
  • Carregando...
    • Email
Re:Câmbio Automatico BMW 325i 1994 coupé com problema
« Resposta #27 Online: Abril 27, 2012, 02:29:53 am »
Não se preocupe com a situação dela, a minha primeira bimmer 1993 tb era assim, inclusive no documento dela só tinha IMP/BMW. Só tem que atentar na hr de procurar peças pelo chassi, o número que vale para o ETK é o que está gravado no carro.

ftonello

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 408
Re:Câmbio Automatico BMW 325i 1994 coupé com problema
« Resposta #28 Online: Abril 27, 2012, 09:25:12 am »
Ok Edsan,  tks pela ajuda.

Agora seguinte.
É possivel usar um EGS de uma outra E36 (4portas, convertible ), que tenha o mesmo câmbio.
Ou tem que reprogramar? Sei que os números do modulo devem bater...mas e o software dentro...como faz para reprogramar?
O CARSOFT 6.5 faz isso?
Alguem já trocou o módulo EGS?


Baratto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3786
    • Autopeças Monarka LTDA
    • Email
Re:Câmbio Automatico BMW 325i 1994 coupé com problema
« Resposta #29 Online: Abril 27, 2012, 09:30:40 am »
Ok Edsan,  tks pela ajuda.

Agora seguinte.
É possivel usar um EGS de uma outra E36 (4portas, convertible ), que tenha o mesmo câmbio.
Ou tem que reprogramar? Sei que os números do modulo devem bater...mas e o software dentro...como faz para reprogramar?
O CARSOFT 6.5 faz isso?
Alguem já trocou o módulo EGS?



Bom dia amigo... eu acredito que se o cambio é o mesmo e o carro é o mesmo é possivel a utilização do módulo mas isso vou deixar para nossos confrades confirmarem, uma coisa que eu posso lhe afirmar é que o CARSOFT 6.5 não consegue programar absolutamente nada, apenas faz a leitura e apaga códigos de erro, para programar vc vai precisar de um scanner programador que vc encontra na maioria das oficinas Especializadas nesse tipo de carro...abraço


E36 328i Mpack Sedan 1996 AlpineWhite III
E36 318ti Compact 1996 HellRot

Tópico de Apresentação: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2186.0

E-Shop Bimmersouth:
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_110425803

ftonello

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 408
Re:Câmbio Automatico BMW 325i 1994 coupé com problema
« Resposta #30 Online: Abril 27, 2012, 03:21:48 pm »
Ótimo obrigado pela resposta.
Fico no aguardo de alguém que saiba sobre isso.
grato
Flávio

ftonello

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 408
Re:Câmbio Automatico BMW 325i 1994 coupé com problema
« Resposta #31 Online: Abril 30, 2012, 05:04:01 pm »
Nao é adulterado...isso é coisa da Regino que mudou o VIN dos carros que importou nos docs! vc precisa pegar o chassi bmw q fica embaixo da churrasqueira do para brisa...com aquele vc consegue as especificacoes corretas do carro

Tá lá o número EJ72471 - 325i coupe fabricada 03/1994 cambio AT 5 marchas. A5S 310Z

Mas tem outra etiqueta com o numero de série de uma BMW 320i tbem. Isso é normal?



ftonello

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 408
Re:Câmbio Automatico BMW 325i 1994 coupé com problema
« Resposta #32 Online: Maio 02, 2012, 04:36:57 pm »
O chefe da oficina da concessionária Agulhas Negras confirmou que o numero de chassis válido é o que está cadastrado no porta malas.
Disse que, quando a Importadora Regino trouxe o carro para o Brasil, devido a diferença da norma ISO de numeração de chassis, foi necessário remarcar o carro.
Ele acabou ficando com dois números o de fábrica e o orginial.
Disse que não há problema nenhum com o carro, e que isso é normal nessas BMW desses anos.
O estranho é que o número do chassis atual é de uma BMW mas 1998 320i.
Alguém confirma isso.

Grato.




esteves

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 429
Re:Câmbio Automatico BMW 325i 1994 coupé com problema
« Resposta #33 Online: Maio 03, 2012, 08:19:35 am »
O chassis alemão é o que termina com EJ72741 que vc citou (gravado inteiro na base do vidro dianteiro, ld passageiro). O chassi da mala é "válido" para registro no Brasil, Detran. Imagino que usando esse da mala é que por acaso está batendo com 320 98.

ftonello

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 408
Re:Câmbio Automatico BMW 325i 1994 coupé com problema
« Resposta #34 Online: Maio 03, 2012, 09:37:27 am »
O chassis alemão é o que termina com EJ72741 que vc citou (gravado inteiro na base do vidro dianteiro, ld passageiro). O chassi da mala é "válido" para registro no Brasil, Detran. Imagino que usando esse da mala é que por acaso está batendo com 320 98.

Exatamente.
Segundo a concessionária Agulhas Negras(SP), isso é normal.
O carro tá ok de documentos e o dono atual realmente informou que quando foi comprar o carro tirou o decalque do porta malas.
Acredito que não seja problema.

Att

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:Câmbio Automatico BMW 325i 1994 coupé com problema
« Resposta #35 Online: Maio 20, 2012, 09:57:44 pm »
O cambio 5HP18 é feito pela ZF, tem 5 marchas, o gringo que ocupava o omega é o 4LE30.

A manutenção é fácil, se não tem indicação no painel, a falha é mecanica, sugiro começar pelo seletor que 90% dos casos estraga.

Consertar o cambio não é mais um bicho de 7 cabeças, afinal o tempo passou, o projeto não é novidade e se o reparo for troca dos discos, voce pode comprar as peças isoladamente, caso seja algum solenoide, também podem ser adquiridos em separado.

Tem uma empresa que vende o manual em português:
http://www.brasilautomatico.com.br/si/site/0000

Em São Paulo a PAT PAULICEIA também conserta com o primor.

A questão do Chassi era a seguinte: os carros tinham um chassi duplo, 1 brasileiro e 1 alemão porque o sistema, naquela epoca, não comportava a numeração. No inicio, remarcavam também a torre do amortecedor, depois ficou so dentro do carro, isso não significa nada nem deprecia o carro.