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Pneus Slicks

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Passos:
TIPOS
Os pneus de competição são fabricados para uso em dois tipos de piso; Seco (Slick) e Molhado (com sulcos para escoamento da água da chuva). Este segundo tem melhor eficiência quando o piso apresenta poças d´água. Em pistas ligeiramente úmidas é aconselhável o uso de pneus para piso seco (Slick). Em alguns países há ainda a produção do pneu chamado "intermediário" usado quando as poças d´água são pequenas e com pouco volume de água. Há ainda os pneus para Rally que têm a sigla "R" para indentificá-los acrescidos do composto.

Sendo assim temos:

S - Seco (Slick)

M - Molhado (Rain)

R - Rally


COMPOSTOS
O composto é basicamente a dureza da borracha do pneu. A dureza sempre resulta na seguinte equação: Borracha mais dura=Maior durabilidade e Menor aderência e o oposto para as Borrachas (compostos) mais macias. Os pneus Pirelli, fabricados no Brasil, têm uma nomenclatura dos compostos própria para a América Latina, não tendo nenhuma relação direta com os compostos da Pirelli Europa.

Na Europa os pneus são identificados pela letra "D" (dry - seco) e "W" (wet - molhado) com as numerações dos compostos de 2 e 3 os mais duros, até 6 e 7 os mais macios.

TIPO/COMPOSTO
Sendo assim os Tipos e Compostos são identificados conforme os exemplos abaixo:

S-2: Pneu para pista seca (S) mais duro/Maior durabilidade/Menos aderência

M-10: Pneu para pista molhada (M) mais macio/Menor Durabilidade/Maior aderência

Passos:
Dicas Técnicas

Aderência X Calibragem

A - Na situação "A" a temperatura do pneu está mais alta nas extremidades da banda do que no centro. Isto mostra que a banda não está tendo o contato ideal com o piso. Para a solução é aconselhável encher mais o pneu. Caso o pneu esteja próximo da calibragem usual experimente encher de 2 em 2 libras.

B - Na outra situação "B", a temperatura do pneu está mais alta no centro da banda do que nas extremidades. O sintoma mostra que o pneu está com a calibragem acima do ideal. Neste caso é aconselhável esvaziar o pneu. Da mesma forma, estando o pneu com a calibragem usual, experimente esvaziar de 2 em 2 libras.

Notas:

1 - Esta situação só é válida quando a cambagem estiver adequada, proporcionando o assentamento perfeito da banda à pista.

2 - Se o objetivo é ter menor aderência para melhorar o equilíbrio do carro, opte pela calibragem acima do ideal, nunca abaixo.

Passos:
Calibragem mínima e ideal

O volume de libras colocadas nos pneus vai depender de vários fatores, porém existem valores mínimos, aonde abaixo dos quais o pneu perderá eficiência ou correrá risco de deformações.

CALIBRAGEM ABAIXO DO NORMAL

Os pneus, com a calibragem abaixo do normal poderão afetar as estruturas internas (não visíveis) nas laterais do pneu (Flancos).

Esta deformação interna, mesmo que o pneu seja recalibrado para a prova, fará com que estes fiquem comprometidos no decorrer da corrida, podendo sofrer; furos laterais, deformações e/ou mesmo a perda da eficiência em função do não funcionamento ideal dos movimentos nos flancos.

Passos:
Cambagens - Tipos
A cambagem é a inclinação das rodas em relação à pista. Para melhorar a aderência o alinhamento normalmente é feito com a cambagem Negativa (vide abaixo). A cambagem Neutra ou Zero e a Positiva em geral são usadas para diminuir a aderencia dos pneus, pemitindo que o carro escorregue.




Superaquecimento e Bolhas nos Pneus
Com o novo piso do Autódromo de Interlagos, que tem maior grip (maior aderência), surgiram alguns problemas de super aquecimento nos pneus de compostos macios  provocando o aparecimento de bolhas. Os pneus com compostos "macios" (S12) usados na Formula 3, Spyder Race e outros protótipos até 2.0 litros, são produtos que devem ter maiores cuidados com aquecimento. Devem ser observados o set-up (alinhamento) e primeiro uso do pneu. Um carro que esteja com o alinhamento, com cambagem ou caster exagerados, poderá provocar o super aquecimento dos pneus e causar bolhas.

Aquecimento Prévio
Quando o pneu for novo é necessário dar uma seqüência de no máximo 3 voltas sob máxima performance e deixar o mesmo esfriando para utilização no dia seguinte.


Renato Lopes - Eng. Pirelli - Dez-07
Fonte: http://www.corsaracing.com.br/corsapneus/

marcellom50:
negativa EVER.

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