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som E36 desmistificado

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Pedro:
Vou reproduzir aqui uma resposta ao post do HISSA que reclamava de distorção excessiva no som dele...

Existem basicamente 3 tipos de instalação de som nos E36

1. radio + 4 alto falantes
2. radio + 10 alto falantes Alpine
3. radio + 10 alto falantes Harman Kardon

Como diferenciar os modulos: modulo alpine (aço e preto ou preto/preto); modulo Harman Kardon (tira laranja na lateral com o logo HK e modelo etc....) quando instalado o modulo Harman Kardon, o auto vinha com uma tecla no console central que tem 2 alto alantes para mudar o tipo de som de normal para "spatial".

Qual o seu radio? 1 display = alpine, 2 displays = alpine 1/2/3 (são 3 interfaces diferentes) ou pioneer 1/2/3 (também foram fabricados 3 modelos).

Admitindo que voce tem um sistema de som alpine, amplificado alpine e alto falantes audio-10, com 2 vias na traseira 4" e 1" é tres vias na dianteira 5 1/4, 3" e 1" vamos a solução:

1. voce substituiu os alto falantes trazeiros por bravox e distorcem... claro que isso pode acontecer, simplesmente porque os traseiros originais de 4" não tinham a sensibilidade de um bravox novo, e isso se compensava pela perda na resposta de frequencia, falavam pouco e baixo...

2. voce instalou os bravox de 5" na dianteira e o som distorce, bem, dependendo do alto falante que voce instalar ele vai distorcer mesmo, porque se o amplificador for alpine (preto/preto) ele não gosta de imã pesado e alta impedância, o amplificador traseiro joga uns 15 watts RMS e ponto final.

3. ligar o alto falante direto no rádio, NEM PENSAR, porque ele não tem potência para isso.

4. por isso, disse ha pouco tempo, que instalei um BEYMA porque ele não tem peso pesado, é extremamente sensivel (mais alto) e aceita pouca potência...

5. a questão da diferença do som radio / cd é a seguinte: o projeto de som original deste carro contemplava um atenuador de ruído que elimina praticamente todo e qualquer sinal FM a partir de 10k para atenuar o nível de ruído proveniente do motor.

6. O grande calcanhar de aquiles deste sistema esta na sub-amplificação do rádio (média de 5 watts RMS por canal com a 10% de distorção harmonica em 1k) que força, e muito, o amplificador. Este problema permaneceu no sistema base americano que tinha o ALPINE C-33, agora com controle automático do volume interligado ao velocimetro (vc acelera e ele aumenta....)

7. Esse atenuador deixava de funcionar quando voce seleciona CD porque o sinal do CD Player era mais forte... por isso há uma grande disparidade de qualidade e volume entre o radio / cd que voce tanto percebeu que ligou o IPOD.

8. Somente com a segunda geração do sistema, é que o rádio recebeu um upgrade para 15watts RMS, agora no rádio C43, um tóca-fitas com 1 display igual ao alpine C33 no entanto este vinha com a inscrição "BMW BUSINESS", projeto bem sucedido, introduzido a época do Z3 e evoluiu para o CD-43 para contemplar um cd na frente no lugar do toca-fitas e um cd de mala, ocasião em que o amplificador também recebeu um upgrade para 25 watts RMS x 10 canais.

9. Na europa, o C33 evoluiu para o CD33, mesmo rádio, mesma potência só que não controla cd de mala, não tem 2 displays (caracteristica dos rádios BMW de luxo) e possui ainda atenuação no FM para depois evoluir para o CD 43...

10. Um bom ponto de partida seria voce postar aqui o modelo de alto falante que voce colocou para a porta.

11. Como disse antes, há uma remota hipótese (que aconteceu comigo) do seu alto falante antigo ter queimado alguns diodos do seu módulo, não tem reparo, não tem conserto, invista uns 50 dolares para comprar um Harman Kardon usado mesmo e o problema esta resolvido.

12. De qualquer forma, uma coisa que voce poderia fazer é comprar o adaptador BMW - ALPINE para instalar um par de 6x9 na traseira que vai adicionar, e muito, a presença de graves, desde que voce coloque um 6x9 de boa qualidade, pois, os originais, não obstante terem apens 30W RMS em 2 ohms, eles eram considerados "subwoofers" para a época e foram construídos para trabalhar com certa rigidez.

13. Outra coisa, voce não misturou os fios na hora de ligar não né??? (os de dentro são pares e os de fora são pares) porque se voce tiver feito isso, pode sim dar distorção em qualquer frequencia, vez que esses amplificadores não foram feitos para serem chavados, voce não pode misturar os canais, tem que ligar cada canal em um alto falante.

Pedro:

MatheusS50:
Fala Pedro!

O meu rádio quando faço o teste do fabricante, escreve apenas "ALPINE".. olhando para a foto do interior do meu carro lá no tópico de apresentação, você consegue me dizer qual setup de som veio em meu carro? 

O botão do console que vc se refere seria aquele que fica entre os botões para acionar o vidro elétrico?
A minha tem um botão preto entre os botões esquerdos do vidro elétrico..eu nunca tinha testado, pois na minha cabeça era um botão de desativar o vidro elétrico traseiro afim de evitar que crianças abram acidentalmente.. mas pelo que pude perceber, ele não tem essa função.


Abraços,


Matheus

Passos:
a minha M5 vem com 10 auto falantes.... mas eu tirei o suporte dos twetters e vi que estavam vazios, hahaha, entao algum antigo dono ja fez o belo serviço de remover e ferrar o som todo...

Pedro:
passos, desde que o chicote esteja na porta voce não tem o que se preocupar, da para refazer facil  ;)

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