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[DIY] Acessando menu escondido no Climate Control BMW E36

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lipecardozo:
Fala pessoal!
Devido as nossas curiosidades a gente acaba achando coisas interessantes ehhehe

Descobri que nas E36 que possuei o ar condicionado digital existe um menu escondido que é facilmente acessado.
Para acessar é só apertar o botão AUTO + Desembaçador traseiro simultaneamente. Pronto, o menu está acessado e ai é só navegar por ele através dos botões + e -.
Para sair do menu é só apertar AUTO + Recirculador simultaneamente ou simplesmente desligando a ignição.

Lá dentro existem algumas informações como temperatura interna na cabine, temperatura no evaporador, temperatura dos cores do dual-zone, temperatura externa, velocidade...
Aqui está a lista completa:
Test number    

Function
Test 1 - Interior Temp Sensor
Test 2 - Exterior Temp sensor
Test 3 - Left Heater Core Sensor
Test 4 - Right Heater Core Sensor
Test 5 - Evaporator Temp Sensor
Test 6 - Engine Speed Input
Test 7 - Road Speed Input
Test 8 - "Y" Factor Value . . . Não faço idéia o que seja haha
Test 9 - Fresh Air Flap Position in % (99.5% Max.)
Test 10 - AUC Sensor Voltage (if equipped)
Test 11 - Battery Voltage
Test 12 - Software Version

São coisas bobas mas que um dia pode servir para alguma coisa como monitorar a temperatura no evaporador para descobrir algum problema no compressor ou até mesmo diferenças nos núcleos do dual-zone indicando problema na válvula do ar quente.
Lembrando que isso só é possível nas E36 com ar condicionado digital! Por motivos óbvios...

Infelizmente não encontrei nada relativo para os modelos E46, o que é uma pena.
Única coisa que sei que dá pra fazer nas E46 no módulo do ar condicionado é trocar a unidade de medida de Celsius para Farenheit.
Caso alguém queira fazer ou testar, basta apertar os botões AUTO + Desembaçador dianteiro. Para desfazer é só apertar novamente.

Bom, é uma bobeirinha mas é legal ter o conhecimento. Um dia poderá ser útil :D

Valeu galera!

Nobru:
Acabei de fazer os testes e o meu é exatamente conforme descrito! Muito maneiro!!! Parabéns pela iniciativa.
Uma coisa que eu sempre quis saber era a temperatura da cabine! Hehehehe

Outras 2 coisas me chamaram a atenção:
Test 2 estava marcando 40. Quanto o temp do OBC estava marcando 25 graus celsius. Será que está certo?
Já o teste 3 e 4 estavam com valores diferentes... 65 e 76 e depois começaram a variar, mas sempre mantendo a proporção! Isso é ruim?
Grande abraço!!!

lipecardozo:

--- Citação de: Nobru em Junho 01, 2016, 09:25:11 pm ---Acabei de fazer os testes e o meu é exatamente conforme descrito! Muito maneiro!!! Parabéns pela iniciativa.
Uma coisa que eu sempre quis saber era a temperatura da cabine! Hehehehe

Outras 2 coisas me chamaram a atenção:
Test 2 estava marcando 40. Quanto o temp do OBC estava marcando 25 graus celsius. Será que está certo?
Já o teste 3 e 4 estavam com valores diferentes... 65 e 76 e depois começaram a variar, mas sempre mantendo a proporção! Isso é ruim?
Grande abraço!!!

--- Fim de citação ---
@Nobru A minha também marcava uma temperatura bem alta no test 2, acredito ser um sensor diferente do utilizado no computador de bordo.
Nos testes 3 e 4 pra mim era igual ao seu, aparecia temperatura bem alta e diferente um do outro e com isso o dual temp do ar condicionado não funcionava tão perfeitamente, era bem lento. O seu é assim também?
Tenho amigos que fizeram testes comigo e o deles apareciam temperaturas bem baixas, igual ao setado no ar condicionado para cada lado.
Talvez seja indício de um problema nas válvulas de ar quente (comum) lá no cofre, mas como vendi antes, não pude tentar comprar uma outra pra testar. O dual funcionava mas não era tão preciso, demorava um pouco pra esquentar o lado direito quando solicitado no módulo do ar condicionado.

Nobru:

--- Citação de: lipecardozo em Junho 02, 2016, 07:19:24 am ---@Nobru A minha também marcava uma temperatura bem alta no test 2, acredito ser um sensor diferente do utilizado no computador de bordo.
Nos testes 3 e 4 pra mim era igual ao seu, aparecia temperatura bem alta e diferente um do outro e com isso o dual temp do ar condicionado não funcionava tão perfeitamente, era bem lento. O seu é assim também?
Tenho amigos que fizeram testes comigo e o deles apareciam temperaturas bem baixas, igual ao setado no ar condicionado para cada lado.
Talvez seja indício de um problema nas válvulas de ar quente (comum) lá no cofre, mas como vendi antes, não pude tentar comprar uma outra pra testar. O dual funcionava mas não era tão preciso, demorava um pouco pra esquentar o lado direito quando solicitado no módulo do ar condicionado.

--- Fim de citação ---

Lipe,
Confesso que nunca fiz o teste.
Vou fazer quando estiver saindo do trabalho e falo aqui.

marcelozao:
Opa, testando !!! Valeu Lipe !

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