Autor Tópico: Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação  (Lida 73244 vezes)

MatheusS50

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Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Online: Abril 02, 2010, 11:43:37 pm »
Muitos enxergam apenas os motores BMW 6 cilindros, ou de maior número de cilindros, devido a tradição da BMW nesses motores (principalmente os 6 cilindros)...  Mas muitos esquecem que a BMW possui excelente motores 4 cilindros, capazes de gerar alta potência específica com durabilidade e simplicidade na preparação.

Farei uma cronologia dos motores BMW 4 cilindros que marcaram a história de desenvolvimento da BMW nessa gama de motores:


Motor M10:

[url=http://img682.imageshack.us/img682/3285/m10e.jpg][/URL]


O motor M10 foi desenvolvido pelo Alex Von Falkenhausen, um brilhante engenheiro que tinha com hobbye competições automobilísticas e motocicletas trial.
No começo da década de 60, a BMW necessitava um novo motor, para equipar a nova geração de veículos que iria surgir (como por exemplo: 1502, 1602 e 2002...). Necessitavam de um motor com capacidade cúbica reduzida, com foco em economia e dimensões compactas (em um carro com motor longitudinal, um bloco baixo e curto permite uma frente mais recuada e de ângulo mais fechado, possibilitando melhor cx). Dizem que foi requisitado ao Alex um motor de apenas 1.300cc, mas ele entregou um motor com capacidade cúbica inicial de 1.500cc.

A grande sacada, é que o Alex foi visionário.. dentro das dimensões de bloco que podia trabalhar, ele fez uma base para o molde de fundição com distância entre cilindros e base para virabrequim capazes de até 95mm de diâmetro de pistões e curso de até 88mm respectivamente(apesar do foco dele ser dimensões ainda menores, pois tinha como target extrair 2 litros com uma configuração super-quadrada).

Com isso, a BMW foi capaz de criar os modelos 1802 e 2002, incluindo a versão sobrealimentada desse último, que no começo da década de 70 foi capaz de extrair 170hp(@5.800rpm) de potência com 2 litros de deslocamento volumétrico.
Como referência, em plena década de 90, o Tempra Turbo com os mesmos 2 litros e gerenciamento eletrônico (o 2002 Turbo utilizava injeção mecânica de combustível, sem qualquer tipo de gerenciamento eletrônico da mistura e atraso de avanço por pressão positiva, por isso usava apenas 6,9:1 de taxa de compressão), rendia 165hp.  

Porém, o 2002 Turbo foi muito criticado devido o enorme turbo lag da turbina KKK utilizada na época, na qual tinha rotor de inércia considerável e dimensões consideráveis da carcaça do compressor e da caixa quente. O comportamento lembra muito um turbo adaptado, com entrada repentina de pressão positiva acima dos 3.000rpm e um crescimento abrupto da curva de torque e potência, permitindo até sobre-esterço quando se enchia a turbina em curvas.

O motor M10 também foi sucesso na versão naturalmente aspirada, no qual em pistas rendeu mais de 220hp com carburadores horizontais, inclusive em versões de rua preparada pela Alpina na época.  

Mesmo sendo um motor antigo, o motor M10 tem algumas vantagens estruturais que ainda o preserva no ranking de bons motores a se preparar nos dias atuais (incrível como um projeto tão antigo é capaz de render "frutos" consideráveis em dias atuais):

-Distância entre cilindros de 100mm, que permite uso de pistões até 95mm de diâmetro com segurança, permitindo assim configurações super-quadradas sem comprometer a capacidade cúbica como em motores de cilindros próximos (a velha escolha: cursar o vira para ganhar cc e perder giro ou encurtar o vira para ganhar giro e perder cc???)
-Fundição de bloco com reforço estrutural de fábrica, permitindo uso de PME´s absurdas no interior dos cilindros sem gerar problemas de trincas
-O cabeçote do M10, mesmo sendo OHC (over head camshaft), possui dutos de admissão em ângulo para menor restrição do fluxo e câmaras hemisféricas, além de já ser cross flow (admissão do lado oposto ao escape)
-Mancais reforçados

Portanto, mesmo sendo um motor antigo, ainda é uma ótima base para preparação.

Abaixo o spec do motor M10 na configuração do 2002 Tii (há dezenas de variações do motor M10, por isso, o spec abaixo é apenas uma referência dessas):
Spec M10 da 2002 Tii
Diâmetro dos pistões: 89mm
Curso do virabrequim: 80mm
Capacidade cúbica: 1990cc
Taxa de compressão: 9,5:1
Potência: 130hp @ 5.800rpm
Torque: 18kg.f/m @ 4.500rpm


Motores M40:

Apesar de eficiente e ter equipado várias gerações de BMW,  o M10 provavelmente não preenchia todas as necessidades de um 4 cilindros atual, pois a grande distância entre cilindros da mesma forma que traz benefícios para futuros acréscimos de capacidade cúbica, traz a desvantagem do bloco de maior dimensão e peso, que se torna inútil quando se deseja um motor de menor capacidade cúbica (ou seja, você tem um bloco longo e pesado e não usufrui desse volume de fundição quando seu desejo é puco deselocamento volumétrico).
Sendo assim, o 4 cilindros de menor dimensão surgiu na forma do M40. Com distância entre cilindros de apenas 92mm, era um motor compacto e originou assim as versões 1.6 litro e 1.8 litro das primeiras E30 316i(99hp*) e 318i(116hp*), que já contemplavam a tão necessária injeção eletrônica. Possuia ainda cabeçote de comando simples e apenas 8 válvulas.
O M40 inaugurou também o cárter de alumínio aletado, que o intuito não é de alívio de massa, mas sim dissipação de calor do óleo lubrificante.
*A potência pode variar conforme spec do local a ser exportado



Motores M42/M44:

O M42 é basicamente o M40 com cabeçote multiválvulas e coletor de admissão variável. Apesar do berço não ter sido as pistas (como o S14, que será comentado abaixo), o cabeçote do M42 possui câmaras pentroof e válvulas de admissão de 33mm e escape 30,5mm (mesmas medidas do 6 cilindros M50) que se torna uma ótima base para preparação, com excelente volume de porta, propagação de chama rápida nas câmaras (permitindo trabalhar com alta taxa de compressão e avanço de ignição com risco de detonação contido).
Nas primeiras versões do M42 as hastes de válvulas ainda eram de 7mm, posteriormente migrou para 6mm em algumas versões e 100% 6mm no M44. E obviamente, quantor menor a espessura da haste de válvula, menor é a restrição ao fluxo.
O M44 é uma evolução do M42, no qual teve a cilindrada aumentada de 1.8 litro para 1.9 litro através de maior curso e diâmetro nos pistões, e também a modificação na atuação do coletor de admissão variável que passou a mudar a passagem dos dutos 600rpm antes que o M42, melhorando a distribuição de torque em baixo e médio regimes. Portanto, a mudança do M42 para o M44 não foi aumento de potência, mas sim a distribuição da mesma por toda a curva, aumentando sua percepção nas faixas de giro que realmente interessam ao proprietário comum. Como equipou carros relativamente pesados, como a E36, um motor com má distribuição de torque e potência em baixo e médio regime, é negativamente percebido com frequência por qualquer usuário.
O M44 também já conta com sensor de massa ao invés do sensor do tipo VANE, que é extremamente restritivo e menos preciso que sensor de massa. Teve mudança em todo valvetrain, utilizando molas de válvulas cônicas (que atuam com menor pressão em baixo lift e progressão de pressão conforme aumenta o levante, igual o valvetrain dos M52/S52) e também adotou balancins roletados para reduzir atrito.
Porém, teve a desvantagem de migrar do virabrequim forjado de 8 contra-pesos para o virabrequim fundido de 4 contra-pesos. Apesar do segundo ser mais leve, para preparações o primeiro seria ideal em termos de balanceamento dinâmico e rigidez estrutural. Por isso a parte de baixo do M42 é a preferida para preparação.

Com opção de preparação aspirada, é possível aumentar a capacidade cúbica do M42/M44 para quase 2 litros utilizando pistões de 86,4mm (pistões da M3 3.2-S52 americana) e virabrequim de M42. Mas há ainda a opção de stroker utilizando o virabrequim da versão M47 diesel (88mm de curso). A vantagem nesse caso é a melhor distribuição de torque em baixo regime e ganho de capacidade cúbica, porém, se perde em balanceamento dinâmico, além de piorar r/l e aumentar velocidade média dos pistões. Então, é preciso estudar o foco da preparação antes de partir para um stroker.
Também é uma ótima base para preparação sobrealimentada, com conjunto móvel capaz de resistir PME (pressão média efetiva) consideráveis, tendo exemplos com mais de 300hp rodando no exterior ainda nos pistões e bielas originais.

Specs M42B18
Diâmetro dos pistões: 84mm
Curso do virabrequim: 81mm
Capacidade cúbica: 1796cc
Taxa de compressão: 10:1
Potência: 140hp @ 6.000rpm (spec de 1992)
Torque: 17,5kg.f/m @ 4.500rpm

Specs M44B19
Diâmetro dos pistões: 85mm
Curso do virabrequim: 83.5mm
Capacidade cúbica: 1896cc
Taxa de compressão: 10:1
Potência: 138hp @ 6.000rpm
Torque: 18kg.f/m @ 4.300rpm




Motores da divisão Motorsport:


Motor S14:

Nascido para as pistas, o irmão menor do S38 foi um sucesso na DTM a bordo da M3 E30, competindo de forma acirrada com a Mercedes EVO e seu 4 cilindros de cabeçote Cosworth.
O S14 de pista tinha algumas preciosidades que o modelo de rua não foi contemplado, como sistema de cárter seco e throttle bodies do tipo slide (ou seja, quando 100% abertas, a restrição em cada runner de admissão era nula, ao contrário das borboletas convencionais que o flap e o eixo da mesma sempre restringirá uma parte da área de fluxo do runner mesmo quando 100% aberto).
A potência estimada no S14 de pista em seu último ano de desenvolvimento foi de 370hp, ultrapassando os 9.000rpm de pico. Considerando 2,5 litros de deslocamento volumétrico, o S14 rendia nada mais nada menos que 148hp/litro, isso naturalmente aspirado.. na pressão atmosférica..sem qualquer sobrealimentação. Como referência, o Gol 1.0 Turbo precisou de sobrealimentação para atingir 112hp/litro. Seria o mesmo que tirar o turbo e ainda fazê-lo render 36hp mais.
 Mesmo assim, as versões do S14 de rua possui grande proximidade ao motor de pista, com conjunto de partes móveis capazes de sustentar rotação elevada sem risco de quebras e cabeçote de alta vazão nos dutos de admissão e escape (principalmente a versão EVO, que possuia dutos de admissão de maior vazão, além de válvulas maiores).  
Infelizmente, no Brasil esse motor é raríssimo e adaptação do cabeçote de S14 no bloco de M10 também não é tão simples e viável. Portanto, quem tem um S14 em mãos, tem uma jóia rara capaz de gerar alta potência sem apelar para sobrealimentação.
Specs S14 M3 E30
Diâmetro dos pistões: 93.4mm
Curso do virabrequim: 84mm
Capacidade cúbica: 2302cc
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 195hp @ 6.750rpm
Torque: 23,5kg.f/m @ 4.600rpm

Specs S14 M3 E30 EVO I
Diâmetro dos pistões: 93.4mm
Curso do virabrequim: 84mm
Capacidade cúbica: 2302cc
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 200hp @ 6.750rpm
Torque: 24,4kg.f/m @ 4.750rpm

Specs S14 M3 E30 EVO II
Diâmetro dos pistões: 93.4mm
Curso do virabrequim: 84mm
Capacidade cúbica: 2302cc
Taxa de compressão: 11:1
Potência: 220hp @ 6.750rpm
Torque: 25kg.f/m @ 4.750rpm

Specs S14 M3 E30 EVO III
Diâmetro dos pistões: 95mm
Curso do virabrequim: 87mm
Capacidade cúbica: 2467cc
Taxa de compressão: 10,2:1
Potência: 238hp @ 7.000rpm
Torque: 24,5kg.f/m @ 4.750rpm


Motor S42:

A versão Motorsport do motor M42 surgiu para competir na STW alemã, teve modificações expressivas para atingir uma performance invejável de 310hp de potência naturalmente aspirado.
Utilizava borboletas individuais na admissão, tuchos mecânicos e sistema de cárter seco. O limitador de giros por regra do regulamento era limitado a 8.500rpm, por isso, não se sabe até que ponto era possível a BMW aumentar ainda mais a eficiência volumétrica desse motor, mas que mesmo limitado a esse giro, atingiu impressionantes 155cv/litro.
Isso mostra o quanto o M42 pode ser preparado mesmo mantendo a admissão atmosférica.
Specs S42 - estimados
Diâmetro dos pistões: 86.5mm
Curso do virabrequim: 85mm
Capacidade cúbica: 1998cc
Taxa de compressão: 12:1
Potência: 310hp @ 8.000rpm





Por Matheus Almeida para o BimmerBrazil
« última modificação: Abril 03, 2010, 12:05:02 am por MatheusS50 »
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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #1 Online: Abril 03, 2010, 02:07:28 am »
materia fenomenal! parabens pelo trabalho Matheus, nao li ineira ainda mas to gostando muito!

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #2 Online: Julho 05, 2010, 02:37:15 pm »
ta explicado pq esses m10 serviam bem para a brabham tirar seus 1000 e tantos hp, com parede como ele tem, é possivel abusar da pressão sem risco do bloco abrir o bico, mtu bom.
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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #3 Online: Julho 07, 2010, 12:33:23 pm »
legal saber q podemos pegar uma 318 ti de 1300 kg... tração trazeira e 15 mil reais... e deixar com mais de 300 cv....

marcellom50

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #4 Online: Julho 07, 2010, 01:59:49 pm »
Com MUITO investimento sim amigo Rafa, mas mesmo assim é mais em conta pegar uma 6 cil.
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MatheusS50

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #5 Online: Julho 07, 2010, 06:03:43 pm »
Pelo que eu ví (apesar que discutir peso declarado dos carros pela montadora é como discutir sexo dos anjos) as Compact 4cil manual possuem um peso a seco em torno de 1230kg. Sendo que a mesma compact também câmbio manual em torno dos 1300kg. E como referência, a minha 325i que possui câmbio manual e carroceria sedan pesa 1360kg.

A diferença de peso parece pequena, mas em termos de comportamento dinâmico é notório..e  devemos lembrar que a transmissão, cubos e semi-eixos das 4cil são de menor massa e atrito agregado quando comparado as 6cil. Por isso, a tendência é que as 4cil também percam menos potência na transmissão e demais itens de atrito, assim como menor inércia do conjunto.

Certamente o 6cil tem um potencial bem maior em termos de potência final, assim como uma potência inicial mais alta sem qualquer modificação, mas quem procura equilíbrio e performance dinâmica, não dando atenção apenas para performance em reta, as 4cil podem render ótimos frutos...

Um M42/44 com coletor de admissão da primeira versão, stroked e rebored para 2.1 litros (pistões de 86mm e vira de M47), taxa, álcool, cabeçote retrabalhado para extrair todo seu potencial mesmo mantendo a área de válvula original, escape livre e por fim uma reprogramação decente da EPROM para corrigir a curva de avanço e a mistura na nova configuração, não duvido que chegue perto dos 100cv/litro ainda nos comandos originais.



Abraços,


Matheus
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Adembar

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Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #6 Online: Setembro 18, 2010, 12:10:48 am »
as Compact 4cil manual possuem um peso a seco em torno de 1230kg. A diferença de peso parece pequena, mas em termos de comportamento dinâmico é notório..e  devemos lembrar que a transmissão, cubos e semi-eixos das 4cil são de menor massa e atrito agregado quando comparado as 6cil. Por isso, a tendência é que as 4cil também percam menos potência na transmissão e demais itens de atrito, assim como menor inércia do conjunto.

Boa noite MatheusS50

Gostei de ler este tópico, inclusive imprimí a parte que me interessou, para acrescentar no meu acêrvo de informações, que estão junto com o manual no porta-luvas.

Assim que eu trocar o Chip, te aviso.

Grande abraço
Fique com Deus
Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. (Salm 37.4)

sergiocastro

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #7 Online: Novembro 24, 2010, 12:21:37 am »

Um M42/44 com coletor de admissão da primeira versão, stroked e rebored para 2.1 litros (pistões de 86mm e vira de M47), taxa, álcool, cabeçote retrabalhado para extrair todo seu potencial mesmo mantendo a área de válvula original, escape livre e por fim uma reprogramação decente da EPROM para corrigir a curva de avanço e a mistura na nova configuração, não duvido que chegue perto dos 100cv/litro ainda nos comandos originais.


Fala Matheus!

Então, vc como está mais por dentro de preços e formas de consegui peças, quanto seia o investimento ($$) em peças pra esse projeto?

Abs

MatheusS50

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #8 Online: Novembro 29, 2010, 09:06:48 am »
Fala Matheus!

Então, vc como está mais por dentro de preços e formas de consegui peças, quanto seia o investimento ($$) em peças pra esse projeto?

Abs

Olá Sérgio!

O preço das peças varia muito.. principalmente do vira de M47 que como será um item usado (novo é perto de proibitivo), pode variar absurdamente de uma loja de peças usadas para outra. Mas já ví um vira desses vendendo por 200 dólares, e ainda tinha medida standard nos munhões e sem riscos..

O mais caro das peças são os pistões caso compre forjados custom spec.. mas tudo questão de pesquisar e fazer a somatória..


Abraços,


Matheus
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sergiocastro

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #9 Online: Novembro 29, 2010, 02:26:06 pm »
Olá Sérgio!

O preço das peças varia muito.. principalmente do vira de M47 que como será um item usado (novo é perto de proibitivo), pode variar absurdamente de uma loja de peças usadas para outra. Mas já ví um vira desses vendendo por 200 dólares, e ainda tinha medida standard nos munhões e sem riscos..

O mais caro das peças são os pistões caso compre forjados custom spec.. mas tudo questão de pesquisar e fazer a somatória..


Abraços,


Matheus

Fala Matheus!

Então, com relação aos pistões eu tinha pensado mesmo em usar um forjado de 86mm que é mais fácil de se encontrar.

Oq vc acha de somente trocar os pistões (86mm ou colocar até um um pouco maior) aumentar a taxa, álcool, coletor de escape e escape novos (2,1/4´´ ou 2,5´´), uma reprogramação da eprom e um trato no cabeçote?

Minha intenção seria de ganhar de uns 30 a 40 cavalinhos ou se possível chegar perto dos 200cv, mas ai já acho que é muita viagem...  rsss

Abs
« última modificação: Novembro 29, 2010, 02:30:52 pm por SérgioCastro »

marcellom50

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #10 Online: Dezembro 02, 2010, 03:59:21 am »
Para aproveitar a graça ja inclui um par de comandinhos mais parrudinhos. Não vai matar sua lenta e vai dar mais utilidade ao novo fluxo do seu cabeçote, aproveitando-o melhor.
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sergiocastro

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #11 Online: Dezembro 02, 2010, 01:21:56 pm »
Para aproveitar a graça ja inclui um par de comandinhos mais parrudinhos. Não vai matar sua lenta e vai dar mais utilidade ao novo fluxo do seu cabeçote, aproveitando-o melhor.

Tinha pensado nisso tb, mas não encontrei nenhum no e-bay, por isso não incluí no "projeto"
Mas se souber de algum que se encaixe...  rss

abs

marcellom50

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #12 Online: Dezembro 02, 2010, 02:02:39 pm »
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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #13 Online: Dezembro 02, 2010, 03:38:27 pm »
Como to chegando agora no forum , e aprendendo sobre BM, me veio uma dúvida.

Esses motores 2 litros de 150 que estão vindo nas 320 novas, e na 120, que rendem 150 cvs, são derivados desses motores? ou é um novo projeto?

MatheusS50

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #14 Online: Dezembro 02, 2010, 07:05:59 pm »
Fala Matheus!

Então, com relação aos pistões eu tinha pensado mesmo em usar um forjado de 86mm que é mais fácil de se encontrar.

Oq vc acha de somente trocar os pistões (86mm ou colocar até um um pouco maior) aumentar a taxa, álcool, coletor de escape e escape novos (2,1/4´´ ou 2,5´´), uma reprogramação da eprom e um trato no cabeçote?

Minha intenção seria de ganhar de uns 30 a 40 cavalinhos ou se possível chegar perto dos 200cv, mas ai já acho que é muita viagem...  rsss

Abs

Sim, a idéia é excelente..  só os pistões que não são simples assim, além do diâmetro, tem que checar a altura de compressão, mapeamento das cavas para correto valve clearance e diâmetro de pino.

mas no Ebay da para comprar pistões JE Custom spec. Se você montar com taxa de compressão elevada e rodar no etanol, já te dará o fôlego em baixa e médio regime para utilizar comandos com maior duração e levante (que derrubam a distribuição do torque e potência em baixa e médio regimes).

Sem trocar comandos, é possível sim chegar perto dos 200hp.. Com um C20XE que tem 2 litros de deslocamento apenas, cheguei aos 164hp nas rodas nos comandos originais e na injeção eletrônica original (no qual fiz remapeamento). A principal preparação era o cabeçote e o enquadramento dos comandos para maior overlap.

Mas pense que você atingindo os 100cv/litro que seja, já são 190hp.. potência do 6 cilindros em um carro mais leve. Se trocar os comandos, aí passa essa barreira facilmente..


Abraços,


Matheus
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marcellom50

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #15 Online: Dezembro 02, 2010, 07:06:52 pm »
é um projeto novo amigo, mas sempre mantem algumas peculiaridades da marca. Esses motores 2.0 litros das novas bmw tem 170hp.
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MatheusS50

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #16 Online: Dezembro 02, 2010, 07:10:49 pm »
Como to chegando agora no forum , e aprendendo sobre BM, me veio uma dúvida.

Esses motores 2 litros de 150 que estão vindo nas 320 novas, e na 120, que rendem 150 cvs, são derivados desses motores? ou é um novo projeto?

Não..  são completamente diferentes.. os N46 das E92 e E87 atuais, são todos inteiramente novos, desde fundição de bloco, até design do cabeçote, portas de admissão e escape, valvetrain (que inclusive já utiliza valvetronic, eliminando a necessidade das borboletas de admissão.. só possui borboleta por questão de segurança, mas fica aberta 100% do tempo) e VANOS atuando em ambos comandos. São motores extremamente eficientes e com ótima distribuição de torque em baixos e médios regimes.. Acredito terem mais um perfil "street" do que uso esportivo, ao contrário dos M42/M44..

Mas como referência.. andei em uma Z4 com motor N46, e te digo que os 150hp impressionam para o tamanho e massa do carro (sabe quando você subestima?). A curva de torque é bem prematura e é bem agradável de se utilizar no dia a dia.

Acredito que para o público convencional, a BMW acertou na mosca no desenvolvimento do N46..  mas no momento estamos sem motor 4 pot para substituir o saudoso S14.. e até mesmo os M42/44 que tinha uma vocação bem mais esportiva, apesar da pior distribuição de torque e o maior consumo/emissões.


Abraços,


Matheus
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sergiocastro

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #17 Online: Dezembro 02, 2010, 10:00:43 pm »
Sim, a idéia é excelente..  só os pistões que não são simples assim, além do diâmetro, tem que checar a altura de compressão, mapeamento das cavas para correto valve clearance e diâmetro de pino.

mas no Ebay da para comprar pistões JE Custom spec. Se você montar com taxa de compressão elevada e rodar no etanol, já te dará o fôlego em baixa e médio regime para utilizar comandos com maior duração e levante (que derrubam a distribuição do torque e potência em baixa e médio regimes).

Sem trocar comandos, é possível sim chegar perto dos 200hp.. Com um C20XE que tem 2 litros de deslocamento apenas, cheguei aos 164hp nas rodas nos comandos originais e na injeção eletrônica original (no qual fiz remapeamento). A principal preparação era o cabeçote e o enquadramento dos comandos para maior overlap.

Mas pense que você atingindo os 100cv/litro que seja, já são 190hp.. potência do 6 cilindros em um carro mais leve. Se trocar os comandos, aí passa essa barreira facilmente..


Abraços,


Matheus

Obrigado pela ajuda Matheus!
Bom, veja se entendi direito, eu usaria um pistão na medida std apenas com maior taxa?
Ou eu iria taxar pelo retrabalho do cabeçote?

E quanto aos pistões da M3 3.2 (S52 - 86,4mm) que vc citou no primeiro post, será que ficaria ruim?

E os comandos vc tem alguma sugestão?

Só mais uma pergunta, vc faz esse trabalho no cabeçote na sua oficina? Pois aqui no RJ é um pouco difícil de arrumar esse tipo de trabalho "especial".

abs

É pra já.

para M44:
http://store.vacmotorsports.com/categories.aspx?Keyword=m44

Para M42:
http://store.vacmotorsports.com/categories.aspx?Keyword=M42

Tenha um bom divertimento.

Abraços

Obrigado Marcelo!

Ajudou bastante, mas olhando esse comando fiquei com outra dúvida.

Seria viável adaptar os tuchos mecânicos? Ou ficaria muito investimento pra pouco rendimento? (Essa vc tb pode responder Matheus! rss)

Abs
« última modificação: Dezembro 02, 2010, 10:04:08 pm por SérgioCastro »

MatheusS50

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #18 Online: Dezembro 02, 2010, 10:23:30 pm »
Obrigado pela ajuda Matheus!
Bom, veja se entendi direito, eu usaria um pistão na medida std apenas com maior taxa?
Ou eu iria taxar pelo retrabalho do cabeçote?

E quanto aos pistões da M3 3.2 (S52 - 86,4mm) que vc citou no primeiro post, será que ficaria ruim?

E os comandos vc tem alguma sugestão?

Só mais uma pergunta, vc faz esse trabalho no cabeçote na sua oficina? Pois aqui no RJ é um pouco difícil de arrumar esse tipo de trabalho "especial".

abs

Obrigado Marcelo!

Ajudou bastante, mas olhando esse comando fiquei com outra dúvida.

Seria viável adaptar os tuchos mecânicos? Ou ficaria muito investimento pra pouco rendimento? (Essa vc tb pode responder Matheus! rss)

Abs

Depende do vira que vc utilizar, se irá fazer stroker ou não.. os pistões de M3 3.0 (S50US) tem altura de compressão diferente da 3.2 (S52)..

Quanto ao comando, esse é um item muito crítico para a preparação e não pode ser escolhido a esmo.. tem que verificar certinho o blueprint final do seu motor, do que pretende para o mesmo, assim como sua tolerância ao deslocamento de torque e potência para os regimes mais elevados..

Sobre o trabalho no cabeçote.. faço sim.. é um trabalho bem artesanal e demorado..  o motor do Passos por exemplo tem um cabeçote feito por mim.. isso mostra como um bom conjunto pode render ótimos frutos em um motor aspirado..


Em relação aos tuchos mecânicos, se vc não pretende andar em pista e não pretende passar dos 8.000rpm, pode se manter os hidráulicos sem problemas.. a grande vantagem dos tuchos mecânicos é terem folga pré-definida que jamais varia em função da pressão de óleo, ao contrário dos hidráulicos que sofrem quando o óleo esquenta pois a pressão no alojamento cai.. por isso é normal os motores de tuchos hidráulicos ficarem com folga no acionamento após muitas voltas em um trackday..

e não é atoa que os S50 Euro.. S54.. S14.. S38.. todos esses possuem tuchos mecânicos.. já são motores prontos para sentar giro..
Matheus Almeida
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sergiocastro

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #19 Online: Dezembro 02, 2010, 10:51:14 pm »
Depende do vira que vc utilizar, se irá fazer stroker ou não.. os pistões de M3 3.0 (S50US) tem altura de compressão diferente da 3.2 (S52)..

Quanto ao comando, esse é um item muito crítico para a preparação e não pode ser escolhido a esmo.. tem que verificar certinho o blueprint final do seu motor, do que pretende para o mesmo, assim como sua tolerância ao deslocamento de torque e potência para os regimes mais elevados..

Sobre o trabalho no cabeçote.. faço sim.. é um trabalho bem artesanal e demorado..  o motor do Passos por exemplo tem um cabeçote feito por mim.. isso mostra como um bom conjunto pode render ótimos frutos em um motor aspirado..


Em relação aos tuchos mecânicos, se vc não pretende andar em pista e não pretende passar dos 8.000rpm, pode se manter os hidráulicos sem problemas.. a grande vantagem dos tuchos mecânicos é terem folga pré-definida que jamais varia em função da pressão de óleo, ao contrário dos hidráulicos que sofrem quando o óleo esquenta pois a pressão no alojamento cai.. por isso é normal os motores de tuchos hidráulicos ficarem com folga no acionamento após muitas voltas em um trackday..

e não é atoa que os S50 Euro.. S54.. S14.. S38.. todos esses possuem tuchos mecânicos.. já são motores prontos para sentar giro..

Então, em principio eu pretendo usar o vira original, mas acabei de ver um no e-bay de M47 por $194,00 já com as bronzinas, acho q ficou interessante.

Quanto a potência que eu pretendo, inicialmente eu gostaria de uns 200cv, mas acho q estou me animando e se der pra chegar aos 230, 250cv estarei mais do que satisfeito e como minha intenção é 70% pista e 30% rua eu não me importo de perder um pouco em baixo regime.

E os tuchos eu perguntei justamente por essa particularidade nas pistas.

E o cabeçote, vamos conversar pra eu poder mandar ele pra vc...  não me importo com demora, o importante é ficar bom!  

abs


« última modificação: Dezembro 03, 2010, 09:36:28 pm por SérgioCastro »

marcellom50

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #20 Online: Dezembro 02, 2010, 11:05:57 pm »
Como o matheus disse, os tuchos vão depender da sua tolerancia e uso, se vc não se importa com a barulheira, vai adorar os mecanicos, muito mais resistentes e aguentam desaforo com mais imparcialidade, os hidráulicos são mais silenciosos, mas se sua utilização for mais severa, eles podem não ser ideais. Como no meu topico de busca de uma euro, caso não encontre nada realmente valido, eu irei de americana, mas com certeza vou converter e fazer umas graças boas com nosso amigo Matheus "the Mr.///M" Almeida.

Fica a seu critério.

Abraços
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sergiocastro

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #21 Online: Dezembro 03, 2010, 09:38:52 pm »
Como o matheus disse, os tuchos vão depender da sua tolerancia e uso, se vc não se importa com a barulheira, vai adorar os mecanicos, muito mais resistentes e aguentam desaforo com mais imparcialidade, os hidráulicos são mais silenciosos, mas se sua utilização for mais severa, eles podem não ser ideais. Como no meu topico de busca de uma euro, caso não encontre nada realmente valido, eu irei de americana, mas com certeza vou converter e fazer umas graças boas com nosso amigo Matheus "the Mr.///M" Almeida.

Fica a seu critério.

Abraços

Acho q vou finalizar o projeto com os hidráulicos e ver como eles se comportam, caso haja necessidade vou migrar pro mecânico.

abs


marcellom50

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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #23 Online: Dezembro 23, 2010, 05:43:46 pm »
Eu não posso garantir Sergio, mas tenho quase certeza que é esse mesmo. A diferença que vc teria que tirar seria de 8mm, nos pistões ou nas bielas.

Mister ///M, é possivel tirar 8mm daqueles pistões que eu tenho? ::)
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Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #24 Online: Janeiro 29, 2011, 01:34:25 pm »
Em minhas pesquisas para o track car, encontrei muitas 320 e36 preparadas e resolvi reler esse tópico para entender mais sobre os 4 cil da BMW.

Achei interessante, quando em algum post o Matheus comentou sobre os 6 cil pra pista e os 4cil, que a BMW usou muioto.

 Vi tambem o Sergio falando sobre querer até 250 cvs no 4 cil.

Isso abriu minha mente para uma compact leve com 4 cil bem feito, só que me fez procurar um 6cil, foi o menor custo para atingir maior potencia além da durabilidade.


Matheus, acha que com uns 230 á 250 cvs comprometiria muito a durabilidade do motor, 100% virado pra pista, como quero?