Autor Tópico: Pneus Slicks  (Lida 62265 vezes)

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Pneus Slicks
« Online: Março 28, 2010, 02:36:12 am »
TIPOS
Os pneus de competição são fabricados para uso em dois tipos de piso; Seco (Slick) e Molhado (com sulcos para escoamento da água da chuva). Este segundo tem melhor eficiência quando o piso apresenta poças d´água. Em pistas ligeiramente úmidas é aconselhável o uso de pneus para piso seco (Slick). Em alguns países há ainda a produção do pneu chamado "intermediário" usado quando as poças d´água são pequenas e com pouco volume de água. Há ainda os pneus para Rally que têm a sigla "R" para indentificá-los acrescidos do composto.

Sendo assim temos:

S - Seco (Slick)

M - Molhado (Rain)

R - Rally


COMPOSTOS
O composto é basicamente a dureza da borracha do pneu. A dureza sempre resulta na seguinte equação: Borracha mais dura=Maior durabilidade e Menor aderência e o oposto para as Borrachas (compostos) mais macias. Os pneus Pirelli, fabricados no Brasil, têm uma nomenclatura dos compostos própria para a América Latina, não tendo nenhuma relação direta com os compostos da Pirelli Europa.

Na Europa os pneus são identificados pela letra "D" (dry - seco) e "W" (wet - molhado) com as numerações dos compostos de 2 e 3 os mais duros, até 6 e 7 os mais macios.

TIPO/COMPOSTO
Sendo assim os Tipos e Compostos são identificados conforme os exemplos abaixo:

S-2: Pneu para pista seca (S) mais duro/Maior durabilidade/Menos aderência

M-10: Pneu para pista molhada (M) mais macio/Menor Durabilidade/Maior aderência

« última modificação: Março 28, 2010, 04:57:16 pm por MatheusS50 »

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #1 Online: Março 28, 2010, 02:36:37 am »
Dicas Técnicas

Aderência X Calibragem

A - Na situação "A" a temperatura do pneu está mais alta nas extremidades da banda do que no centro. Isto mostra que a banda não está tendo o contato ideal com o piso. Para a solução é aconselhável encher mais o pneu. Caso o pneu esteja próximo da calibragem usual experimente encher de 2 em 2 libras.

B - Na outra situação "B", a temperatura do pneu está mais alta no centro da banda do que nas extremidades. O sintoma mostra que o pneu está com a calibragem acima do ideal. Neste caso é aconselhável esvaziar o pneu. Da mesma forma, estando o pneu com a calibragem usual, experimente esvaziar de 2 em 2 libras.

Notas:

1 - Esta situação só é válida quando a cambagem estiver adequada, proporcionando o assentamento perfeito da banda à pista.

2 - Se o objetivo é ter menor aderência para melhorar o equilíbrio do carro, opte pela calibragem acima do ideal, nunca abaixo.

« última modificação: Março 28, 2010, 04:56:35 pm por MatheusS50 »

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #2 Online: Março 28, 2010, 02:36:59 am »
Calibragem mínima e ideal

O volume de libras colocadas nos pneus vai depender de vários fatores, porém existem valores mínimos, aonde abaixo dos quais o pneu perderá eficiência ou correrá risco de deformações.

CALIBRAGEM ABAIXO DO NORMAL

Os pneus, com a calibragem abaixo do normal poderão afetar as estruturas internas (não visíveis) nas laterais do pneu (Flancos).

Esta deformação interna, mesmo que o pneu seja recalibrado para a prova, fará com que estes fiquem comprometidos no decorrer da corrida, podendo sofrer; furos laterais, deformações e/ou mesmo a perda da eficiência em função do não funcionamento ideal dos movimentos nos flancos.


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Re:Pneus Slicks
« Resposta #3 Online: Março 28, 2010, 02:37:27 am »
Cambagens - Tipos
A cambagem é a inclinação das rodas em relação à pista. Para melhorar a aderência o alinhamento normalmente é feito com a cambagem Negativa (vide abaixo). A cambagem Neutra ou Zero e a Positiva em geral são usadas para diminuir a aderencia dos pneus, pemitindo que o carro escorregue.




Superaquecimento e Bolhas nos Pneus
Com o novo piso do Autódromo de Interlagos, que tem maior grip (maior aderência), surgiram alguns problemas de super aquecimento nos pneus de compostos macios  provocando o aparecimento de bolhas. Os pneus com compostos "macios" (S12) usados na Formula 3, Spyder Race e outros protótipos até 2.0 litros, são produtos que devem ter maiores cuidados com aquecimento. Devem ser observados o set-up (alinhamento) e primeiro uso do pneu. Um carro que esteja com o alinhamento, com cambagem ou caster exagerados, poderá provocar o super aquecimento dos pneus e causar bolhas.

Aquecimento Prévio
Quando o pneu for novo é necessário dar uma seqüência de no máximo 3 voltas sob máxima performance e deixar o mesmo esfriando para utilização no dia seguinte.


Renato Lopes - Eng. Pirelli - Dez-07
Fonte: http://www.corsaracing.com.br/corsapneus/


« última modificação: Março 28, 2010, 05:01:08 pm por MatheusS50 »

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marcellom50

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #4 Online: Março 31, 2010, 07:43:10 pm »
negativa EVER.
///M loading...

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #5 Online: Março 31, 2010, 10:54:58 pm »
marcello, tudo depende, claro que negativa sempre vai ser a resposta, hehehe, mas cuidado com excessos, se colocar demais na traseira sem compensar na frente, arrasta a frente, se colocar demais na frente sem compensar na traseira, sai demais de traseira.... e claro, negativa demais = menos traçao nas retas....

entao tem que achar o ponto ideal, que varia de carro pra carro no ajuste basico, e principalmente d epiloto pra piloto na hora do ajuste fino...

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MatheusS50

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #6 Online: Abril 01, 2010, 09:45:22 am »
pois é.. tem que ver até que ponto vale a pena..

aliás, meu sonho é colocar logo os camber plate nos struts para poder alterar livremente cambagem e cáster...  deve dar para fazer um improvment absurdo de handling na pista..

de qualquer forma, a maioria das BM já são naturalmente negativas..

E Passos..vc tem que tem bastante contato com o pessoal de competições que ocorre em interlagos, será que não tem um jeito de conectar esse pessoal aqui para vender pneus slick usados pro pessoal?
Matheus Almeida
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Re:Pneus Slicks
« Resposta #7 Online: Abril 01, 2010, 02:24:44 pm »
entao Matheus, slicks no Brasil sao aro 15 medida 185, aro 13 de varia smmedidas, que nao interessaria a ninguem aqui, e aro 18 de 265 pra cima,o que nao cabe nadianteira do carro de ninguem aqui, falo com certeza isso....

esse ano talvez estreie a categoria dos Fiat Linea, com aro 16 medida 215... TALVE comecea interesaro pessoal, mas duvido que võ sobrar muitos pneus desses..... o negocio vai ser comprar zero bala mesmo... o PZero Slick, ou Advan A048, ou Toyo R888....

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MatheusS50

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #8 Online: Abril 01, 2010, 03:15:06 pm »
entao Matheus, slicks no Brasil sao aro 15 medida 185, aro 13 de varia smmedidas, que nao interessaria a ninguem aqui, e aro 18 de 265 pra cima,o que nao cabe nadianteira do carro de ninguem aqui, falo com certeza isso....

esse ano talvez estreie a categoria dos Fiat Linea, com aro 16 medida 215... TALVE comecea interesaro pessoal, mas duvido que võ sobrar muitos pneus desses..... o negocio vai ser comprar zero bala mesmo... o PZero Slick, ou Advan A048, ou Toyo R888....


então, os Toyo R888 são perfeitos, nem precisaria ter um jogo de rodas a mais.. masss..o preço é proibitivo..

quanto ta girando o preço médio desses pneus para cada aro e talo? tem idéia?


pior que o slick faz toda a diferença..
Matheus Almeida
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Re:Pneus Slicks
« Resposta #9 Online: Abril 01, 2010, 03:34:18 pm »
Matheus, depende muito.... mas dê preferencia aos Advan A048 aos toyo R888, os yokohama aguentam maiores temperaturas....

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Alexandre VTS

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #10 Online: Abril 04, 2010, 09:30:45 pm »
Passos,

Existem outras medidas de Slick. Eu mesmo uso no meu carro 210 650

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #11 Online: Abril 04, 2010, 11:44:18 pm »
alexandre, medidas existem varias... pra comprar usado nao, so as que eu falei, sao as que se usam nas categorias brasileiras...

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Henderson

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #12 Online: Abril 13, 2010, 09:22:39 pm »
Lembro que um dia comentei no BimmerClub sobre verificar a pressão correta pela distribuição de peso do pneu no solo, mas logo depois vi esse lance de verificar pela temperatura, que é muiiiiito melhor, pois verifica dinamicamente o conjunto.

Tenho um jogo de slick 285-650/18" em casa. Já pensei de tudo pra fazer caberem na E34. Na traseira talvez caibam, com muita sorte, mas realmente na frente não tem o que fazer.
Acabou virando mesa.

Será que um set com 285 na traseira e 245 na dianteira fica bom pra pista? Ou pela distribuição de peso ±50-50% das BMs vale mais a pena manter todos na mesma largura?


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Re:Pneus Slicks
« Resposta #13 Online: Abril 13, 2010, 10:31:10 pm »
fica uma merda henderson... vc pode tentar arrumar 265 que ainda existem pra por na traseira, mas 245, usado, nao existe mais, so novos...

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Marcel

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #14 Online: Maio 16, 2010, 09:09:31 pm »
entao Matheus, slicks no Brasil sao aro 15 medida 185, aro 13 de varia smmedidas, que nao interessaria a ninguem aqui, e aro 18 de 265 pra cima,o que nao cabe nadianteira do carro de ninguem aqui, falo com certeza isso....


A minha E39 está com pneus 255-40-R18 na dianteira, será que não cabe mesmo esse slick 265 aro 18????

Abraços
Marcel

Henderson

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #15 Online: Maio 16, 2010, 09:43:03 pm »
Esses dias eu vi na loja um par de slicks 255-18", mas a loja não vende. É só exposição.

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #16 Online: Maio 17, 2010, 02:17:41 pm »
e39 eh e39..... e34 eh e34.... esses slick 265 seriam, por ter as paredes reforçadas, equivalente a uns 280 de rua...

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MatheusS50

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #17 Online: Maio 24, 2010, 11:41:47 am »
Passos..

iniciaram novas categorias no automobilismo brasileiro... vc sabe se alguma das categorias tem medidas interessantes pra gente?
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Re:Pneus Slicks
« Resposta #18 Online: Maio 24, 2010, 09:03:16 pm »
16 e 17, copa linea e mini cooper chalenge.... vou pegar as medidas exatas depois... acho que os 16 sao 235, e os 17 sao 215.... se nao me engano...

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Henderson

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #19 Online: Maio 27, 2010, 12:26:42 am »
Salve galera. Aí, pra galera que quer slick 235, apareceu no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144261148-pneu-slick-235645vr18-pirelli-_JM

R$ 330,00 cada um.

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #20 Online: Maio 27, 2010, 01:02:54 pm »
excelente henderson... vamos ver se ele baixa o preço

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raphaelcvaz

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #21 Online: Agosto 29, 2012, 05:41:43 pm »
Alguém sabe se o 235 R16 calça, com segurança, as rodas da serie 1 aro 16 que são tala 7 ?

Existe outra opção de pneu aro 16 slick ou semi slick que não seja proveniente dos campeonatos?



rafapfeifer

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #22 Online: Agosto 29, 2012, 05:48:49 pm »
tenho esses 235 e vou testar uma roda 16 de 120 com eles ainda essa semana... ai te aviso...

raphaelcvaz

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #23 Online: Agosto 30, 2012, 01:53:00 pm »
tenho esses 235 e vou testar uma roda 16 de 120 com eles ainda essa semana... ai te aviso...

Ok, boa sorte !

titan_br

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Re:Pneus Slicks
« Resposta #24 Online: Março 25, 2013, 10:10:39 pm »
Qual a média de pneus slicks? Quais as marcas e modelos?