Autor Tópico: Vou instalar um coletor de escape na 320i E46 [ Fotos e Vídeo ]  (Lida 3516 vezes)

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Vou instalar um coletor de escape na 320i E46 [ Fotos e Vídeo ]
« Online: Novembro 28, 2010, 01:59:16 am »
Pessoal, boa noite

Estou com um coletor de escape réplica dos coletores SuperSprint para as E46, desses que encontramos no eBay. O coletor tem uma construção boa, com soldas bem feitas, primários com 1 3/4", flange bem recortada...




porém é uma réplica, e tem dois pontos que são mal feitos, o acabamento das bordas dos canos dentro da flange e o tamanho da porta. Esse acabamento mal feito com certeza prejudica o fluxo causando turbulência e diminuindo a velocidade dos gases, resultando em um rendimento menor do que o possível. A porta não tem o mesmo tamanho da porta do cabeçote, lógicamente isso é um problema.



Eu resolvi melhorar o acabamento dos canos usando uma micro retífica, deixando as bordas com uma superfície abaulada e lisa. Um dos coletores está pronto, ficou muito bom !  :D
Sobre o tamanho das portas, talvez eu não faça agora...

Não alterarei a ECU neste momento, vou esperar uma oportunidade para o Matheus fazer isso. Como o Matheus me disse, o carro vai perder um pouco de torque em baixa, e possivelmente vai empobrecer um pouco em alta, mas acredito que a ECU vai corrigir em alta visto que os bicos do meu carro têm margem de vazão para isso.

É isso aí pessoal, devo instalar ainda essa próxima semana, fechei com a concessionária aqui de Cuiabá para eles instalarem. Eu queria fazer em casa, mas como tem que fazer por baixo, sem elevador fica complicado.

Na próxima semana posto as fotos da montagem e da criança montada, e as primeiras impressões.

Abraços à todos !
« última modificação: Dezembro 05, 2010, 09:23:09 pm por RicardoBecker »

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Coletor de escape na 320i E46 [FOTOS]
« Resposta #1 Online: Dezembro 01, 2010, 08:29:01 pm »
Atualizando...

Fiz a instalação do coletor na concessionária BMW de Cuiabá.

Algumas fotos






Depois subo as outras fotos !

Abraços !

hissa

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 355
  • BMW 130i 2010/11 E87 Motorsport - DF
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46
« Resposta #2 Online: Dezembro 01, 2010, 08:41:24 pm »
Caramba!

Só agora tenho noção da diferença entre o original e o dimensionado! Vivendo e aprendendo... rsrsrs

Parabéns cara, e continue essa análise, Isso me interessa...

Abração

Dalton Hissa.

Ex: BMW 540iA 2001 E39 ///Motorsport
Atual: BMW 130iA 2010/11 E87 Motorsport
Apresentação: 540i: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=1163.0
130i: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=11407.0

EdSan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1527
  • Carregando...
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46
« Resposta #3 Online: Dezembro 02, 2010, 03:23:46 am »
Realmente é uma grande diferença, continue atualizando e não deixe de postar como ficou o comportamento do carro depois.


Abç

EdSan

lucasfelex

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 284
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46
« Resposta #4 Online: Dezembro 02, 2010, 09:49:45 am »
Legal! No aguardo de mais fotos e infos!

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46
« Resposta #5 Online: Dezembro 03, 2010, 12:09:38 pm »
Coletor instalado...

Primeiras impressoes após o primeiro dia de uso:
- perda perceptível de torque em baixa
- o câmbio ficou meio doido nas primeiras puxadas, mas agora já está respondendo normalmente
- o carro está rendendo mais em alta, mas com certeza ainda não está totalmente corrigido... deve levar ainda alguns kilometros...
- o som ficou muito bom... em baixa e médios regimes, totalmente original, depois de 5000 aparece um som metálico, muito agradável aos amantes da marca... rsrs

Depois posto mais as fotos !

Abraços !

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46
« Resposta #6 Online: Dezembro 05, 2010, 12:16:07 am »
Atualizando

O carro está andando cada vez mais. Tenho um ponto de medição de velocidade aqui em Cuiabá, onde com o coletor original eu passava a 160 km/h e com o novo coletor, mesmo estando de tanque cheio, passei hoje a 175 km/h.

O câmbio já está corrigindo as trocas em alta, e a percepção de torque nas trocas em alta agora é maior.

Só o consumo que por enquanto não tem como aferir, pois, bem, vocês já devem imaginar... rsrsrs

Mais algumas fotos, do coletor finalizado. Vou fazer uns videos e postar durante a semana,







Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46
« Resposta #7 Online: Dezembro 05, 2010, 12:34:13 am »
Ótimo tópico! Gostei das fotos detalhadas e das impressões. Alem do chip, vc tem mais algo em vista?
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46
« Resposta #8 Online: Dezembro 05, 2010, 11:43:46 am »
Show Ricardo!
 Ficou muito bom o trabalho de "port matching".. como te expliquei, alguns coletores cópia chineses, quando feitos de forma fiel, possibilitam bons ganhos, ainda mais com primários generosos e geometrias bem feitas.. normalmente eles pecam no "port matching".. soldando tubos fora de esquadro em relação ao flange e deixam rebarbas.. Corrigindo essas imperfeições, é possível ter bons ganhos com baixo custo..

Claro que um projeto específico de coletor é possível ganhar mais ainda potência.. mas iria custar ainda mais seu torque em baixa..

Repare que os coletores tubulares originais possuem primários de diâmetro limitado..tirando exceções como o coletor do M88 no M1 e o S14 da Sport Evolution na E30..

Eu ainda não fiz o coletor da minha por falta de verba, mas já tenho o projeto pronto que eu fiz, tanto dos primários como os coletores secundários.. Quando eu fizer, vou colocar injetores de maior vazão, reprogramar a ECU novamente, e pretendo bater pelo menos 200 a 210 nas rodas ainda com o "pequeno miolo" de 2.5 litros..hehehe..


Abraços e parabéns pelos resultados,



Matheus


Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46
« Resposta #9 Online: Dezembro 05, 2010, 04:02:36 pm »
Ótimo tópico! Gostei das fotos detalhadas e das impressões. Alem do chip, vc tem mais algo em vista?

Fala Kiudog !

Pretendo colocar um CAI longo, pegando ar no parachoque. A Injen tem um bem interessante... Short RAM aqui em cuiabá é complicado, temperatura média de 36~37 graus ferra a eficiência dele.

E depois é com o Matheus, só não sei quando... rsrsrs

Só isso mesmo, o M54B22 é muito limitado pela pequena litragem dele, complicado tirar potência sem mexer no miolo para aumento de volume ou sobrealimentando...

E como esse carro é para uso diário, vai ficar nisso... mais para frente pretendo comprar uma ///M, aí a brincadeira vai ser séria.  :)

Abraços !!!

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46
« Resposta #10 Online: Dezembro 05, 2010, 04:07:34 pm »
Show Ricardo!
 Ficou muito bom o trabalho de "port matching".. como te expliquei, alguns coletores cópia chineses, quando feitos de forma fiel, possibilitam bons ganhos, ainda mais com primários generosos e geometrias bem feitas.. normalmente eles pecam no "port matching".. soldando tubos fora de esquadro em relação ao flange e deixam rebarbas.. Corrigindo essas imperfeições, é possível ter bons ganhos com baixo custo..

Claro que um projeto específico de coletor é possível ganhar mais ainda potência.. mas iria custar ainda mais seu torque em baixa..

Repare que os coletores tubulares originais possuem primários de diâmetro limitado..tirando exceções como o coletor do M88 no M1 e o S14 da Sport Evolution na E30..

Eu ainda não fiz o coletor da minha por falta de verba, mas já tenho o projeto pronto que eu fiz, tanto dos primários como os coletores secundários.. Quando eu fizer, vou colocar injetores de maior vazão, reprogramar a ECU novamente, e pretendo bater pelo menos 200 a 210 nas rodas ainda com o "pequeno miolo" de 2.5 litros..hehehe..


Abraços e parabéns pelos resultados,



Matheus




Matheus, obrigado !!!

De fato esse coletor no estado original é como uma pedra bruta, precisa ser trabalhado para valer alguma coisa... rsrsrs Mas bem melhor comparando com o que era.

Hoje a lenta começou a ocilar com o ar ligado, e durante a aceleração a meio acelerador dar uns trancos... coincidentemente começou após eu andar com o tanque bem na reserva, sobraram dois litros apenas... Estou tentando relacionar com alguma sujeira que estava no tanque e foi para o filtro ou bicos... vou andar mais um pouco, se não sumir vou tirar os bicos para fazer a limpeza completa neles e trocar o filtro de combustível. Se mesmo assim não resolver, pode ser algo relacionado à ECU e ao novo coletor... o que acha ?

Grande abraço e obrigado novamente !

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email

Verdant

  • Visitante
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46
« Resposta #12 Online: Dezembro 05, 2010, 11:29:48 pm »
Fala Kiudog !

Pretendo colocar um CAI longo, pegando ar no parachoque. A Injen tem um bem interessante... Short RAM aqui em cuiabá é complicado, temperatura média de 36~37 graus ferra a eficiência dele.

E depois é com o Matheus, só não sei quando... rsrsrs
Abraços !!!

Ricardo, nao consegui achar esse da Injen, procurei na internet inclusive. Tem o link?

Eu penso nesse CAI tb vindo da entrada de ar dos freios no parachoque (um dos problemas e saber que material usar pra fazer isso), dividir ela tentando pegar 50% pros freios e 50% de cada lado subindo pra cara do filtro conico (seria complicado isso...), inclusive com a proteção que o matheus postou aqui que eles está vendendo. Faria so uma adapção nela pra se possivel entrar nela junto com a mangueira do filtro, pela lateral talvez a mangueira que traz o ar mais frio de baixo..axo que ficaria bem interessante. A entrada desses dutos nos freios seria por essa peça que achei na turnermotorsport: http://www.turnermotorsport.com/html/detail.asp?PRODUCT_ID=RE1528
Mas o preço e meio proibitivo...

Envolveria isso tudo com thermotape (to com 24m aqui..nem sei se precisaria de mais...), inclusive o duto do ar condicionado que passa ao lado do motor, na admissão, da propria entrada de ar do filtro pra tras, o coletor de escape novo a ser feito ainda também. A proposito, seris interessante por nas mangueiras do radiador ali que passam no meio do motor? ate como um reforços pra elas nao?


as restrições orçcamentárias e que fazem tudo ser mais lento do que queremos ....ahaha
« última modificação: Dezembro 05, 2010, 11:46:16 pm por Verdant »

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46
« Resposta #13 Online: Dezembro 05, 2010, 11:41:11 pm »
Ricardo, nao consegui achar esse da Injen, procurei na internet inclusive. Tem o link?

Eu penso nesse CAI tb vindo da entrada de ar dos freios no parachoque, dividir ela tentando pegar 50% pros freios e 50% subindo pra cara do filtro conico (seia complicado isso...), inclusive com a proteção que o matheus postou aqui que eles está vendendo. Faria so uma adapção nela pra se possivel entrar nela junto com a mangueira do filtro, pela lateral talvez..axo que ficaria bem interessante.



Cara, tua idéia é boa, mas é muita manobra... rs

O da Injen é esse aqui:

http://www.injen.com/docs/other/search.asp?stop=1&Year=2000&MakeID=8&ModelID=8&Eng=L6


http://www.injen.com/galleries/products/3920071017RD1110_directions.pdf

Procura pelos códigos RD1110BLK ou RD1110P, você vai achar esse CAI fácil fácil nas lojas online.

Abraços !!!
« última modificação: Dezembro 05, 2010, 11:46:07 pm por RicardoBecker »

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46 [ Fotos e Vídeo ]
« Resposta #14 Online: Dezembro 17, 2010, 07:02:33 pm »
Atualizando

Demos um full reset no carro, melhorou 90%. Ainda falha de vez em quando com o carro em marcha lenta e com o ar desligado, agora acredito que seja por conta da posição das sondas pré-cat, elas não devem estar fazendo a leitura correta em marcha lenta, visto o pouco fluxo no escape. Com o ar ligado, não falha de jeito nenhum, fica perfeito. Fiz também a troca do filtro de combustível, mas não teve impacto.

Possivel solução: Tentar baixar a altura rosca do coletor, para baixar mais a sonda.

Uma observação, é impressionante como um simples coletor muda o carro, eu sinto nitidamente o torque crescer depois de 4.000 rpm, sensação que não tinha com o coletor original pela curva de torque mais plana. Bom demais.  :D

Abraços à todos

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46 [ Fotos e Vídeo ]
« Resposta #15 Online: Dezembro 20, 2010, 08:34:30 am »

Fala Ricardo!

Parece que ficou saudável o M54 hein! Agora só falta um stroker para fechar o pacote!  ;D

Quanto a anomalia das sondas, tem uns simuladores legais para simular uma tensão dentro da normalidade para elas. Na realidade, não é nem complicado fazer com conhecimento em eletrônica, mas como nos EUA não é caro, talvez seja vantagem importar mesmo..

Mas veja pelo lado bom, sua ECU tem um gerenciamento espetacular.. isso contribui para a diminuição do consumo e localização de anomalias com precisão.


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46 [ Fotos e Vídeo ]
« Resposta #16 Online: Dezembro 29, 2010, 11:05:26 pm »
Matheus, sinto informar que a preparação foi abortada, por motivo da venda do carro... mas a sua vinda para Cuiabá está de pé viu ? kkkkk

Já vou colocar os coletores originais de volta, só estou esperando chegarem as juntas originais que comprei na Pelican.

Abraços !!!

Dan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5245
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46 [ Fotos e Vídeo ]
« Resposta #17 Online: Janeiro 03, 2011, 05:01:58 pm »
vai pegar outra bimmer?

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46 [ Fotos e Vídeo ]
« Resposta #18 Online: Janeiro 03, 2011, 05:56:29 pm »
vai pegar outra bimmer?

Não sei ainda Dan... fiz alguns investimentos meio pesados e possivelmente terei que esperar um pouco para começar a dar retorno... estou avaliando algumas opções ainda...

Abraços

EdSan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1527
  • Carregando...
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46 [ Fotos e Vídeo ]
« Resposta #19 Online: Janeiro 06, 2011, 01:05:27 am »
Fala Ricardo!

Parece que ficou saudável o M54 hein! Agora só falta um stroker para fechar o pacote!  ;D

Quanto a anomalia das sondas, tem uns simuladores legais para simular uma tensão dentro da normalidade para elas. Na realidade, não é nem complicado fazer com conhecimento em eletrônica, mas como nos EUA não é caro, talvez seja vantagem importar mesmo..

Mas veja pelo lado bom, sua ECU tem um gerenciamento espetacular.. isso contribui para a diminuição do consumo e localização de anomalias com precisão.


Abraços,


Matheus

Matheus, a 320 E46 num usa o M52?

marcellom50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 758
  • Bmw 323ti M-package
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46 [ Fotos e Vídeo ]
« Resposta #20 Online: Janeiro 06, 2011, 01:48:11 am »
Não Edsan, o M52 foi até 2001 nos 320i e46, qua ainda eram 2.0L, esse M54 é 2.2L.

Abraços
///M loading...

EdSan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1527
  • Carregando...
    • Email
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46 [ Fotos e Vídeo ]
« Resposta #21 Online: Janeiro 07, 2011, 03:08:25 am »
Eu preciso de um novo curso de motores BMW pois já não entendo nada, 320, 325, 328 e 330 E46, todas, usam o mesmo motor M54? Podemos criar um tópico sobre isso?

marcellom50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 758
  • Bmw 323ti M-package
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46 [ Fotos e Vídeo ]
« Resposta #22 Online: Janeiro 07, 2011, 05:27:56 am »
Os 320i E46 que vieram para o brasil(2001>) são M54, assim como os 325i e 330i E46. Os 323i e 328i são M52 Duplo Vanos, os 323i e 328i E36 são os M52 single vanos.

Acho interessante a criação do topico, mas isso é basicamente simples de descobrir, tem bastante coisa na internet, interessante seria abrir para debater o que mudou, melhorou/piorou de um motor para o outro.

Abraços
///M loading...

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46 [ Fotos e Vídeo ]
« Resposta #23 Online: Janeiro 07, 2011, 08:05:53 pm »
Eu preciso de um novo curso de motores BMW pois já não entendo nada, 320, 325, 328 e 330 E46, todas, usam o mesmo motor M54? Podemos criar um tópico sobre isso?
recomendo criar um topico sobre BMW e seus motores sim EdSan.... manda bala na criacao, que a galera complementa, hehehe

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

rod_madrid

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 37
Re:Vou instalar um coletor de escape na 320i E46 [ Fotos e Vídeo ]
« Resposta #24 Online: Janeiro 16, 2011, 01:46:52 pm »
quero MTO instalar , foda q aqui na europa ñ pode brincar mto com isso hehe