Uma pena realmente não ser aqui no RJ
Depois de remontar o carro vou ver se o desempenho está pelo menos aceitável. Se estiver, espero pra turbinar. Se estiver muito "xoxo"... vejo o que podemos fazer pra melhorar... digamos um Stage 1 rsrs.
Matheus, você disse que tem uma Eprom preparada... mas essa Eprom, é um acerto genérico ou foi específica para um carro? Eu poderia colocar essa Eprom no meu carro? Por que pergunto isso? Eu a muito tempo atrás, tive um gravador de eproms e cheguei a gravar algumas para Corsas e o resultado era bem aceitável... Era um remapeamento meio que genérico de avanço e tempo de injeção, mas que surtia efeito.
Agora, falando de turbo... você tem alguma coisa aí pra mim?
Grande abraço!
Olá Ritcho..
Jamais faço mapas genéricos.. Essa é a grande diferença entre um remapeamento de quem tem experiência em mecânica e preparação e de uma oficina que só faz remapeamentos.
As grandes e poucas empresas que fornecem equipamento para remapear juntas fornecem banco de dados aos clientes.. com mapas prontos já comprovados para a maioria dos veículos com rendimento comercial.
Portanto, chuto por baixo, que 90% das empresas que fazem remapeamento, nem se quer modificam os mapas por conta deles e sim apenas tem o trabalho de copiar o arquivo.
Funciona? Como vc disse.. há resultados, pois em qualquer motor quando se libera o avanço, há ganho de pressão de combustão, há ganho de eficiência, há ganho de potência. Agora, poderia ser um ganho maior e mais seguro? Isso com certeza sim.
Fora isso, se a pessoa não tiver a visão da mecânica e entender qual a necessidade do avanço e ti em função das modificações que foram realizadas no carro, assim como pensar em toda a curva de potência em alta e não apenas puxar o shift (que é você puxar o mapa todo do avanço para acima, quando há pontos que não precisavam ser alterados), o resultado também é mediano ou ruim.
Eu faço preparação, remapamento e re-build de motores há cerca de 10 anos.. nunca fiz anúncio comercial de remapeamento igual fazem por aí.. ainda mais prometendo potência milagrosas. Simplesmente, porque só faço remapeamento dos motores/veículos que eu conheço e sei que consegui trabalhar um mapa eficiente para o mesmo.
Como referência a você.. tive um Kadett com o motor C20XE adaptado, que de modificações tinha apenas taxa de compressão (usinei pistões especiais para ele), trabalho de cabeçote, escape livre, borboleta e remapeamento. Esse motor original rende em torno de 125 a 130hp nas rodas (em torno de 150hp no motor). O meu rendeu 164hp nas rodas (em torno de 200hp no motor).
E detalhe, que no mesmo dinamômetro na época, tinham vários carros com o mesmo motor C20XE e muitos com a ECU remapeada que deu menos que outros com a ECU original.. hehehehe.. isso mostra que nada adianta copiar mapas genéricos sem conhecer o motor.
Outro detalhe.. meu motor continuava a entregar 90% da potência máxima até os 7.300rpm, sendo que a potência máxima era próxima aos 6.000rpm..
Esse é outro detalhe importante quando se trabalha em um motor naturalmente aspirado e aí que o aspirado faz frente ao sobrealimentado de maior potência de pico (ele pode ter 400hp, mas se esses 400hp gera queda abrupt 500rpm após o giro de potência máxima, ele não tem potência útil para usufruir).
Mas enfim, realmente é importante você decidir o caminho que deseja seguir, pois o coletor tubular que você fizer para o seu carro, será desperdício para o turbo... O trabalho na admissão, será praticamente inútil a sobrealimentação..
Se for partir para aspro, tenho um projetinho legal para tornar o M42 em quase um S42..hehehe..
Falando de turbo.. já montei muitos carros sobrealimentados violentos..
Hoje estou preferindo a preparação aspirada.. Primeiro porque é a única preparação que depende 100% da habilidade do preparador em realizar as modificações corretas. Ou seja, receita de bolo quase nunca funciona em uma preparação aspirada. A escolha de qualquer item errado, mata uma preparação aspirada.
Então, quem monta um motor naturalmente aspirado mais potente que o original, seja ele um entusiasta que trabalha em casa ou uma oficina de grande porte, na minha opinião, essa pessoa merece respeito.
Já uma preparação sobrealimentada tem seus desafios, mas a partir do momento que se tem a pressão positiva ao seu favor, mesmo que você erre em muitos itens, é possível extrair potência astronômica.. E poucos realmente se importam se você extraiu 400hp usando 1 bar de pressão positiva na admissão ou 3 bar. Sendo que a primeira mostra uma preparação eficiente e a segunda, uma preparação deficiente que dependeu apenas da pressão positiva na admissão para render potência.
Mas enfim.. eu acredito que a maioria das Bimmers não tem um cofre muito legal para fazer preparação sobrealimentada, já que a BMW inclina seus motores justamente para o lado do escape.. então, tem que deslocar a turbina e fritar o cofre inteiro.. fora a geometria do coletor que fica horrível.
Além disso, eu não acredito em sobrealimentação a custo/benefício milagroso como o pessoal ta acostumado... "1.500 reais o kit e já estou com 300hp".. Isso não existe. Eu não uso kit turbo, quando faço sobrealimentação, eu monto meu conjunto de itens, com coletor tubular projetado por mim, eu monto a turbina ou escolho ma que tenha o spec de vazão/eficiência que eu preciso e eu faço a tubulação da pressurização e intercooler.
Isso já eleva o custo.. fora isso.. para ter um turbo adaptado confiável, é preciso:
-Mover de posição, trocar e proteger todos os itens de borracha e plástico do cofre (são sensíveis a temperatura elevada que a caixa quente da turbina emana no cofre. É comum o pessoal falar de "coincidência" de estourar mangueiras depois que turbina.. na realidade não é coincidência, e sim a caixa quente da turbina já provocando seus efeitos..)
-Modificar ou mudar de posição acessórios como compressor do a/c, bomba da dh...
-Trocar todas as mangueiras de combustível por mangueiras especiais
-Utilizar um sistema de bomba de combustível com proteção back-up para evitar problemas de alimentação. Fazer uma parte elétrica independente para a nova bomba de combustível para não puxar corrente adicional na original (que se tornará pré-bomba).
-Limitar a PME se for trabalhar com o conjunto interno original (O que já perde a relação custo/potência, pois todo mundo calcula que turbo é vantajoso porque você "tira" 300hp de potência gastando 1.500 reais. Se eu disser que você vai gastar tudo acima para tirar 190hp de potência no seu motor, você vai achar que ficou caro e ineficiente, certo? Mas se vocêr quer um turbo confiável igual teria um turbo original, você vê que a preparação sobrealimentada não é tão barata assim..)
e a lista vai embora..
Isso eu estou dizendo para sobrealimentar um carro e ter confiança igual você teria um turbo original. Ou seja, poder viajar de SP a Salvador, sem medo, sem levar o telefone do guincho.
E te garanto que são pouquíssimos os turbo adaptados em nosso país que possuem essa confiabilidade. 70% mais vivem nas oficinas do que andando.. 29% também vivem na oficina, mas não admitem (é que aqueles que só querem mostrar a pinga que toma, mas não os tombos que levam) e talvez em torno de 1% dos que sobraram realmente tenham feito uma preparação com confiabilidade de um turbo original.
Não falo isso no achismo e sim na experiência.. já tive carros turbos.. já turbinei muitos carros e ainda continuo nesse meio e eu sei o que rola nos bastidores..
E nessas horas que é divertido você ter um motor aspirado forte e confiável. Só o meu antigo Kadett fiz 4 carros turbo descerem o motor para me acompanhar. Eles iriam me levar? Claro.. sem dúvida.. e ainda fácil.. mas antes da brincadeira terminar, eles tiveram que ligar para o guincho. Eu pude continuar brincando, voltei pra casa e no dia seguinte meu motor estava lá, firme e forte..
Então, pense nisso tudo e sempre questione quando te falarem que turbo é só mil maravilhas.. você tem um conhecimento legal em mecânica e passará enxergar como é impossível um turbo adaptado nas coxas ser confiável como um carro que foi projetado para tal (repare num A3 turbo, que é um carro bem simples e de potência bem conservadora... estude todos os itens do cofre desse carro, a alimentação, sistema de arrefecimento, posição dos acessórios, proteção térmica da turbina, refrigeração da turbina que não depende apenas do óleo.. e etc).. e você entenderá a diferença de um turbo adaptado para um turbo original.. é outro nível..).
Abraços,
Matheus