Não a toa os que ja foram vitima (dentre eles eu) afirmam com veemencia que esse sistema é o calcanhar de aquiles e não gosta, em hipótese alguma, de ser negligenciado.
Esqueça rodar sem a vávula, o seu ponteiro de temperatura não tem precisão, funciona com retardo proposital justamente para compensar pequenas variações de temperatura.
Se voce rodar sem a valvula, vai eventualmente consumir mais combustível e rodar fora da especificação, o que significa, que os componentes internos ao trabalharem fora da temperatura especificada poderão sofrer um desgaste maior ao longo do tempo, ou seja (e sem demérito) realmente não vale a pena.
O mostrador de temperatura se move tipicamente nas faixas apontadas, o primeiro sinal de observação que não necessariamente indica anomalia é quando o ponteiro estaciona 1 pentelho após o meio, na faixa dos 195... em operação normal ele não oscila, estaciona, agora quando se move em direção a faixa vermelha, note a temperatura, implica em reconhecer que o motor ha muito ja ferveu... chame esse retardo de política de segurança ou o que for, mais nunca se esqueça que esse impreciso e nojento mostrador é o último a indicar um defeito.
Para quem mora em local extraordinariamente quente tem um sensor do radiador 80/88 ou seja, o eletroventilador vai ser acionado + cedo em ambos os estágios ajudando, em muito, a abertura de vávula. Adquiri uma dessas aos 103 mil km's depois de tanta merda que fiz como precaução e no transito do RJ tipicamente nunca vi a segunda velocidade entrar a não ser nos mais quentes dias de verão em que o Rio 40 graus ficou só para quem estava do lado de fora... como o segundo estagio do eletroventilador também pode ser acionado pelo ar condicionado, no fundo acabou não fazendo tanta diferença, penso eu, mais optei por prevenir do que remediar.
o radiador behr é uma das poucas peças que, nova, voce acha por uns 700 reais na intersouth, por exemplo... e dura! o problema da hélice é conhecido, geralmente a fadiga ocorre por falha no acoplamento viscoso que trava e demora a soltar... a hélice não adianta comprar genérica, a melhor é a original mesmo e ja que esta trocando substitua o acoplamento preventivamente, 300-400 reais que dao um prejuízo bem maior quando pifado... aproveita e coloca logo a valvula termostatica aí e remonta tudo original de uma so vez.
O prejuizo da helice poderia ser maior, em alguns casos ela chega a rasgar mangueiras e furar o capo, experiencia própria, so que no meu caso a culpada foi a bomba d'agua nova mais generica "tipo bmw".
Problema resolvido, voce tem + 100 mil km's sem dor de cabeça daí porque vale o investimento.