4.1 do Omega poderia ser um motor excepcional. Existem boatos de que quando a GM mandou o 4.1 pra Lotus dar uma atualizada, a Lotus apresentou um motor 3.8 DOHC 24v, com potência na casa dos 250cv. Só que como o "respeitado" consumidor brasileiro merece, a GM decidiu que era muito caro e seriam necessárias muitas modificações na estrutura do carro.
Dai apareceu o 4.1 que a gente conhece...
Fico imaginando se tivesse ao menos saido uma versão OHC desse motor, 2 válvulas por cilindro, com seus 215cv. Ia ser o sonho de todo Opaleiro!
Essa versao que você citou não é relacionada ao 4100.... A Lotus pegou o 3.0, baseado no C30NE, o conhecido motor 3.0 Alemão do Omega, só que com cabeçote 24v, e o aumentou para 3.6. Além disso, na versão Lotus Carlton, ou Omega Lotus, incluiu dois turbos... imagina o que esse carro era na época dele ? Bi turbo, 380cv, e um caminhão de torque.
O motor 3.0 12v do Omega nacional, na época dele, foi um dos melhores motores da GM. Fluxo cruzado, comando com boa graduação e abertura, enfim... aí o que a GM fez ? Recondicionou a porcaria do 4100, metendo uma ECU nele. Digo porcaria por conta da época, pois quando esse projeto foi lançado, era um bom motor.
Enfim, a GM vem fazendo merda no Brasil há muito tempo.
Eu preparei alguns GMs, incluindo o 4100... agora melhor que eu o Matheus pode dizer a respeito das merdas de motores que a GM usou aqui no Brasil durante 30 anos.
Porque o C20XE do Vectra GSi e Calibra não foi popularizado, para reduzir os custos de manutenção ? Porque o X22XEV do Vectra CD/Challenge não foi para a linha básica ?
E... QUEM FOI O MECÂNICO FILHO DA P... QUE DISSE PELA PRIMEIRA VEZ QUE 16V NÃO PRESTAVA ? Pqp, é pra acabar...
PS: Desculpem o desabafo, o dia foi estressante, mas agora estou mais calmo... kkkkk