Área Técnica > Preparação de Motores

Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação

<< < (2/13) > >>

MatheusS50:
Pelo que eu ví (apesar que discutir peso declarado dos carros pela montadora é como discutir sexo dos anjos) as Compact 4cil manual possuem um peso a seco em torno de 1230kg. Sendo que a mesma compact também câmbio manual em torno dos 1300kg. E como referência, a minha 325i que possui câmbio manual e carroceria sedan pesa 1360kg.

A diferença de peso parece pequena, mas em termos de comportamento dinâmico é notório..e  devemos lembrar que a transmissão, cubos e semi-eixos das 4cil são de menor massa e atrito agregado quando comparado as 6cil. Por isso, a tendência é que as 4cil também percam menos potência na transmissão e demais itens de atrito, assim como menor inércia do conjunto.

Certamente o 6cil tem um potencial bem maior em termos de potência final, assim como uma potência inicial mais alta sem qualquer modificação, mas quem procura equilíbrio e performance dinâmica, não dando atenção apenas para performance em reta, as 4cil podem render ótimos frutos...

Um M42/44 com coletor de admissão da primeira versão, stroked e rebored para 2.1 litros (pistões de 86mm e vira de M47), taxa, álcool, cabeçote retrabalhado para extrair todo seu potencial mesmo mantendo a área de válvula original, escape livre e por fim uma reprogramação decente da EPROM para corrigir a curva de avanço e a mistura na nova configuração, não duvido que chegue perto dos 100cv/litro ainda nos comandos originais.



Abraços,


Matheus

Adembar:

--- Citação de: MatheusS50 em Julho 07, 2010, 06:03:43 pm --- as Compact 4cil manual possuem um peso a seco em torno de 1230kg. A diferença de peso parece pequena, mas em termos de comportamento dinâmico é notório..e  devemos lembrar que a transmissão, cubos e semi-eixos das 4cil são de menor massa e atrito agregado quando comparado as 6cil. Por isso, a tendência é que as 4cil também percam menos potência na transmissão e demais itens de atrito, assim como menor inércia do conjunto.
--- Fim de citação ---

Boa noite MatheusS50

Gostei de ler este tópico, inclusive imprimí a parte que me interessou, para acrescentar no meu acêrvo de informações, que estão junto com o manual no porta-luvas.

Assim que eu trocar o Chip, te aviso.

Grande abraço
Fique com Deus

sergiocastro:

--- Citação de: MatheusS50 em Julho 07, 2010, 06:03:43 pm ---
Um M42/44 com coletor de admissão da primeira versão, stroked e rebored para 2.1 litros (pistões de 86mm e vira de M47), taxa, álcool, cabeçote retrabalhado para extrair todo seu potencial mesmo mantendo a área de válvula original, escape livre e por fim uma reprogramação decente da EPROM para corrigir a curva de avanço e a mistura na nova configuração, não duvido que chegue perto dos 100cv/litro ainda nos comandos originais.


--- Fim de citação ---

Fala Matheus!

Então, vc como está mais por dentro de preços e formas de consegui peças, quanto seia o investimento ($$) em peças pra esse projeto?

Abs

MatheusS50:

--- Citação de: SérgioCastro em Novembro 24, 2010, 12:21:37 am ---Fala Matheus!

Então, vc como está mais por dentro de preços e formas de consegui peças, quanto seia o investimento ($$) em peças pra esse projeto?

Abs

--- Fim de citação ---

Olá Sérgio!

O preço das peças varia muito.. principalmente do vira de M47 que como será um item usado (novo é perto de proibitivo), pode variar absurdamente de uma loja de peças usadas para outra. Mas já ví um vira desses vendendo por 200 dólares, e ainda tinha medida standard nos munhões e sem riscos..

O mais caro das peças são os pistões caso compre forjados custom spec.. mas tudo questão de pesquisar e fazer a somatória..


Abraços,


Matheus

sergiocastro:

--- Citação de: MatheusS50 em Novembro 29, 2010, 09:06:48 am ---Olá Sérgio!

O preço das peças varia muito.. principalmente do vira de M47 que como será um item usado (novo é perto de proibitivo), pode variar absurdamente de uma loja de peças usadas para outra. Mas já ví um vira desses vendendo por 200 dólares, e ainda tinha medida standard nos munhões e sem riscos..

O mais caro das peças são os pistões caso compre forjados custom spec.. mas tudo questão de pesquisar e fazer a somatória..


Abraços,


Matheus

--- Fim de citação ---

Fala Matheus!

Então, com relação aos pistões eu tinha pensado mesmo em usar um forjado de 86mm que é mais fácil de se encontrar.

Oq vc acha de somente trocar os pistões (86mm ou colocar até um um pouco maior) aumentar a taxa, álcool, coletor de escape e escape novos (2,1/4´´ ou 2,5´´), uma reprogramação da eprom e um trato no cabeçote?

Minha intenção seria de ganhar de uns 30 a 40 cavalinhos ou se possível chegar perto dos 200cv, mas ai já acho que é muita viagem...  rsss

Abs

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa