Autor Tópico: [DIY] 325i manual ano 1995: Troca do fluido da DH  (Lida 2006 vezes)

Deotur

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 10
    • Email
[DIY] 325i manual ano 1995: Troca do fluido da DH
« Online: Março 21, 2016, 02:12:26 pm »
Boa tarde pessoal!
No mês passado adquiri uma BMW 325i manual, motor M50, ano 1995. Desde então venho fazendo a troca dos fluidos e óleos dela.
Já troquei o óleo e o filtro do motor, o fluido de freio, o filtro do ar condicionado.
Nesse final de semana realizei a troca do fluido da direção hidráulica.
Fiquei espantado como estava sujo! Dessa forma, sugiro aos nobres colegas que se atentem a esse item importante em nossas viaturas, visto que a caixa da DH é um item bem caro...
Antes de criar o tópico, procurei no fórum e como não encontrei resolvi criá-lo. Pelo desculpas se alguém já o fez, mas eu não achei esse tutorial por aqui.
O serviço é relativamente simples. Basta você saber qual o tipo de óleo a sua caixa de direção usa, uma chave de 10mm, uma chave de fenda e uma bomba de sucção. Além disso, é necessário que as duas rodas dianteiras sejam levantadas, caso contrário vai comer um pouco da borracha.
Vamos lá. A imagem a seguir mostra onde está localizado o reservatório da caixa de DH. Fica mais ou menos abaixo do corpo da borboleta. Nessa foto eu já havia retirado a caixa do filtro de ar. Antes de comprar o fluido, fui lá e verifiquei que na tampa do reservatório dizia que o óleo a ser utilizado seria o ATF.


Para retirar a caixa do filtro do motor, você precisará de uma chave de 10mm.


Com essa chave, retire os dois parafusos que prendem a caixa, que ficam à direita:


Em seguida, desconecte os dois plugues que fixam a caixa ao sensor de fluxo de ar:


Do outro lado, a caixa está conectada a uma mangueira que recebe o ar frio. Com cuidado, desencaixe a mangueira da caixa:


É um pouco chato para retirar a caixa do filtro de ar, mas com cuidado dá para retirar numa boa. Após retirá-la, você terá acesso ao reservatório do fluido da DH, conforme a primeira imagem deste post.
Imagem do reservatório com a tampa:


Detalhe da tampa, com a indicação do óleo a ser utilizado:


Óleo que utilizei para a troca. Olha onde foi feito rsrs.


Olha como estava o fluido lá dentro:


Essa é a bomba de sucção que eu usei:


Retirando o fluido com a bomba:


Veja a diferença entre o fluido velho e o novo:  :shock:


Após retirar o fluido que estava no reservatório, adicione o novo, feche o reservatório. Ligue o veículo e movimente o volante para um lado e para outro umas duas vezes. Isso fará com que o fluido novo entre no sistema e o velho vá ao reservatório.
Desligue o carro e abra o reservatório. Retire o fluido e verifique se ainda está sujo. Se estiver (como o meu estava - e muito), adicione novo óleo, ligue o carro etc.
No meu carro eu achei que utilizaria 2 litros de óleo para fazer essa limpeza, mas foram utilizados 5  :shock: .
A seguir a diferença entre óleo que estava no reservatório e o novo após 3, 4 e 5 litros respectivamente:






Note que na última ainda estava um pouco sujo, no entanto já estava bem transparente. Mas acabou os óleos que eu tinha rsrs. Acredito que com mais 1 litro ficaria bom. Acredito que vale a pena fazer uma boa limpeza, pois não é um procedimento a ser feito sempre.

Olha aí o óleo como estava sujo:


Dica: como estava mexendo com óleo, acaba sujando um pouco as mãos e um lugar o outro. Usei o CIF desengordurante que limpa bem:


É isso aí galera, após essa troca percebi que a direção ficou um pouco mais leve.
Depois do trampo abri aquela gelada para comemorar rsrs.
Esse final de semana eu devo trocar a lanterna do pisca, que está quebrada. Vou ver se tiro umas fotinhas pra postar aqui!
« última modificação: Dezembro 09, 2016, 02:51:19 pm por Felipe_Baratto »

EDUBIMMERBNU

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 139
  • BMW E36 323I 3 SERIES
    • Email
Re:Faça você mesmo: 325i manual ano 1995: Troca do fluido da DH
« Resposta #1 Online: Março 21, 2016, 05:55:10 pm »
Show de bola, muitas pessoas não imaginam a importância da troca do óleo da direção hidráulica, as vezes pode causar danos na caixa de direção que não tem mais como consertar, só substituindo... A melhor parte foi abrir a gelada pra comemorar hehehe.

Abraço :drag:
Eduardo Zuchi
BMW 323I E36 1998 SCHWARZ II
Estaleiro: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=11668.0

Deotur

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 10
    • Email
Re:Faça você mesmo: 325i manual ano 1995: Troca do fluido da DH
« Resposta #2 Online: Março 22, 2016, 10:45:37 am »
Show de bola, muitas pessoas não imaginam a importância da troca do óleo da direção hidráulica, as vezes pode causar danos na caixa de direção que não tem mais como consertar, só substituindo... A melhor parte foi abrir a gelada pra comemorar hehehe.

Abraço :drag:

Valeu EDUBIMMERBNU ! Realmente é muito importante realizar esse serviço.
A gelada é o nosso prêmio srrsrsrs.

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:Faça você mesmo: 325i manual ano 1995: Troca do fluido da DH
« Resposta #3 Online: Março 22, 2016, 10:56:13 am »
Legal o DIY!
Tem muita coisa de manutenção caseira que ainda não tem por aqui..

A última vez que troquei eu aproveite para trocar as braçadeiras das mangueiras que estavam babando já e fiz a troca do fluído.
Vale a pena essa troca, melhora muito o movimento da caixa e trabalha bem mais silenciosa.
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


Surfin

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 131
    • Akai Me
Re:Faça você mesmo: 325i manual ano 1995: Troca do fluido da DH
« Resposta #4 Online: Março 22, 2016, 01:53:32 pm »
Ótimo DIY!!
Em janeiro eu ia fazer isso, comprei 2 litros de ATF (Dexron 2), pois dias antes tinha olhado o nível à noite com uma lanterna e me pareceu sujo o fluido.
Quando finalmente fui trocar, de manhã, qual não foi minha surpresa de ver o óleo limpo? a má iluminação fez parecer que o fluido estava sujo, ainda bem que não era esse o caso.
Resolvi deixar pra trocar em outra oportunidade e já colocar um Dexron 6 (sintético)  :ok:
Bom já saber também que vou precisar de mais que 2 litros quando for trocar.  :ok:

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:Faça você mesmo: 325i manual ano 1995: Troca do fluido da DH
« Resposta #5 Online: Março 22, 2016, 02:12:29 pm »
Uma dica:
Uma coisa legal de fazer é trocar também o reservatório pois ele possui um filtro interno que não é substituível.
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


Arthur

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 360
  • A direção é mais importante do que a velocidade.
Re:Faça você mesmo: 325i manual ano 1995: Troca do fluido da DH
« Resposta #6 Online: Março 23, 2016, 03:11:51 pm »
Bacana demais o DIY, ja chegou no forum colaborando... Parabéns...

Deotur

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 10
    • Email
Re:Faça você mesmo: 325i manual ano 1995: Troca do fluido da DH
« Resposta #7 Online: Março 28, 2016, 12:42:48 pm »
Uma dica:
Uma coisa legal de fazer é trocar também o reservatório pois ele possui um filtro interno que não é substituível.

Boa dica Lipecardozo.
No próximo UP quero comprar esse reservatório e trocá-lo.
Vlw

Deotur

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 10
    • Email
Re:Faça você mesmo: 325i manual ano 1995: Troca do fluido da DH
« Resposta #8 Online: Março 28, 2016, 12:44:05 pm »
Bacana demais o DIY, ja chegou no forum colaborando... Parabéns...

Valeu Arthur.
Espero poder ajudar. Assim posso retribuir as excelentes informações que peguei por aqui.
Abs

bmw///power

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 793
    • Email
Re:Faça você mesmo: 325i manual ano 1995: Troca do fluido da DH
« Resposta #9 Online: Abril 05, 2016, 10:46:42 am »
Show de bola da para trocar o anel da tampa do reservatório vende na bmw por 40 reais evita esse efeito babado. Fiz na minha esses dias.

Deotur

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 10
    • Email
Re:Faça você mesmo: 325i manual ano 1995: Troca do fluido da DH
« Resposta #10 Online: Abril 06, 2016, 06:36:23 pm »
Show de bola da para trocar o anel da tampa do reservatório vende na bmw por 40 reais evita esse efeito babado. Fiz na minha esses dias.
Bom saber, bmw///power! Não sei se você é de Brasília, mas vou procurar por aqui.
Vlw!