Autor Tópico: Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???  (Lida 3046 vezes)

Mineiro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 105
    • Email
Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Online: Fevereiro 20, 2015, 10:53:42 pm »
Hoje coloquei umas rodas aro 20" no meu carro (uma 335i 2008) e logo se acendeu no painel a luz do sensor de pressão dos pneus??? Já vi pelo Idrive que não tem como desativar por ali....

Tem algum outro jeito???
Existe algum problema em andar com o carro assim ou é somente o incomodo do carro ficar te avisando sobre isso toda hora???

Não estou querendo ter que desmontar os 2 jogos de roda para ter que trocar os sensores. Obrigado à todos que puderem ajudar. Alexandre.

reolonaapp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1234
  • www.solavoseeucozinho.com.br
    • Só Lavo Se Eu Cozinho
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #1 Online: Fevereiro 21, 2015, 12:50:02 am »
Eu acho que esse carro não usa tpms. Ele usa o abs pra comparar a velocidade de cada roda e se as rodas do mesmo eixo rodarem em velocidades diferentes ele entende que o pneu tá murcho.
Logo não tem como desligar isso.
Eu revisaria a calibragem e o desgaste dos pneus.
Quer me conhecer melhor??
Visite: www.solavoseeucozinho.com.br

Garrafa

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 887
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #2 Online: Fevereiro 21, 2015, 01:27:47 am »
Não sei como é o seu idrive, mas no meu, após calibrar os pneus, eu cosigo setar aquela configuração como a correta. Assim, se divergir daquilo ele avisa. Como você deu uma bela mudada no aro, é capaz de que seja só calibrar os pneus com a pressão q deseja e então setar no idrive como o padrão.

Mineiro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 105
    • Email
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #3 Online: Fevereiro 21, 2015, 01:30:40 pm »
Eu não sei, estou achando que tem os tais sensores dentro da roda. É tudo novo, pneus novos e todos foram balanceados e calibrados antes de colocar no carro. Já tentei resetar, mas logo que ele acaba o processo a luz já acende novamente.

Sinceramente eu acho um recurso inútil no carro, preferia que não tivesse. E pelo que andei lendo, caso existam os tais sensores na roda, com o tempo a bateria interna deles acaba e vc precisa trocar. E imagino que não devam ser baratos.

Hoje andei com o carro e aparentemente só fica a luzinha lá no painel, sem nenhum outro tipo de efeito no carro. Se for só isso, vou me acostumar com ela acesa e bola para frente.

Obrigado pela ajuda, caso alguém tenha mais alguma informação é só compartilhar. Abraços à todos.

MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #4 Online: Fevereiro 21, 2015, 05:54:41 pm »
Este carro não tem sensor dentro da roda não, quem mede é o sistema do ABS mesmo.


Mineiro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 105
    • Email
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #5 Online: Fevereiro 21, 2015, 10:52:17 pm »
Caramba, jurava que tinha o tal sensor. Agora o sistema não está deixando nem eu resetar, fica marcando falha no sistema do TPM. Tentei entrar pelo computador de bordo e tbm não apareceu o comando que me permitiria resetar o sistema.

Será que a minha 335i, por ser a versão que ia para o mercado americano, possui essa porcaria de sensor??? Estou pensando em desmontar uma das rodas originais só para tirar essa dúvida. Abraços a todos.

MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #6 Online: Fevereiro 21, 2015, 11:09:38 pm »
Caramba, jurava que tinha o tal sensor. Agora o sistema não está deixando nem eu resetar, fica marcando falha no sistema do TPM. Tentei entrar pelo computador de bordo e tbm não apareceu o comando que me permitiria resetar o sistema.

Será que a minha 335i, por ser a versão que ia para o mercado americano, possui essa porcaria de sensor??? Estou pensando em desmontar uma das rodas originais só para tirar essa dúvida. Abraços a todos.
Verdade seu carro é US spec, mas mesmo assim acredito que não tem, manda para mim os 7 ultimos digitos do chassi do seu carro que verifico para você. O ideal é passar um scanner para ver o motivo de nao permitir fazer o reset, algumas vezes é algum pepino de software apenas.


Mineiro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 105
    • Email
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #7 Online: Fevereiro 21, 2015, 11:44:56 pm »
Realmente pode ser alguma coisa relacionado ao software mesmo. Os 7 últimos número do chassis do carro são P102574.

loudenvier

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 427
  • BMW 130i M-Sport AT 2006/2007
    • Portifólio de Felipe Machado
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #8 Online: Fevereiro 21, 2015, 11:39:41 pm »
Eu sinceramente acho que foi algum problema com o sensor do ABS, talvez não tenha conectado direito na troca das rodas.

Este carro usa o sensor do ABS para ver se uma roda está girando mais ou menos que a outra, o que indicaria que está mais vazia... Se todos os pneus estão com a mesma pressão e mesmo tamanho de roda, o sensor do ABS resolveria isso. O tamanho da roda não deveria ter importância...

Tenta tirar as rodas e verificar, cuidadosamente, os conectores de todos os sensores de ABS... Vai na fé! Que a fé não costuma faiá!!! (e, no caso, seria bem barato o "conserto"!!!)

Mineiro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 105
    • Email
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #9 Online: Fevereiro 22, 2015, 12:13:30 am »
Pelo que eu estou vendo nos sites estrangeiros, aparentemente o sensor na roda seria uma obrigação nos carros que vão para o mercado americano (tem lá uma lei específica que exige esse tal sensor). Assim sendo, estou quase que tendo certeza de que em cada uma das minhas rodas originais tem uma porcaria dessas. E a maioria dos sites está dizendo que a bateria dos sensores dura entre 5-7 anos, ou seja, já estão bem próximas de acabar. Pensava que só existia burrice no Brasil, mas vejo que nos Estados Unidos isso tbm acontece. Agradeço se alguém tiver mais informações. Abraços a todos.

loudenvier

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 427
  • BMW 130i M-Sport AT 2006/2007
    • Portifólio de Felipe Machado
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #10 Online: Fevereiro 22, 2015, 01:24:34 am »
Pelo que eu estou vendo nos sites estrangeiros, aparentemente o sensor na roda seria uma obrigação nos carros que vão para o mercado americano (tem lá uma lei específica que exige esse tal sensor). Assim sendo, estou quase que tendo certeza de que em cada uma das minhas rodas originais tem uma porcaria dessas. E a maioria dos sites está dizendo que a bateria dos sensores dura entre 5-7 anos, ou seja, já estão bem próximas de acabar. Pensava que só existia burrice no Brasil, mas vejo que nos Estados Unidos isso tbm acontece. Agradeço se alguém tiver mais informações. Abraços a todos.

Tô achando que o seu tem mesmo. Usei seu chassi para procurar...

http://bmwfans.info/parts-catalog/E90/USA/335i-N54/L-N/jun2008/browse/wheels/tire_pressure_control_rdc_ctrl_unit/

Provavelmente tem algum sensor no seu carro mesmo, e nas rodas originais... Em todas elas... Uma antena de recepção, além de vários módulos e pinos, etc.

Tenta achar a válvula do seu pneu original, certamente está lá! Vc não jogou fora suas rodas originais, jogou/!?!?!?

O módulo deve ficar fora das rodas... O ideal seria procurar num site gringo onde ficam os módulos!

loudenvier

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 427
  • BMW 130i M-Sport AT 2006/2007
    • Portifólio de Felipe Machado
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #11 Online: Fevereiro 22, 2015, 01:25:45 am »
Na BAVAUTO, especializada em BMW lá dos USA, tem o kit completo:

http://www.bavauto.com/fland.asp?part=TPMS%20KIT

Como também as válvulas originais individuais... Pode ser que somente as válvulas estejam faltando no pneu novo:

http://www.bavauto.com/fland.asp?part=36%2011%201%20095%20375

Aqui um resultado de busca mais genérico:

http://www.bavauto.com/se1.asp?dept_id=412
« última modificação: Fevereiro 22, 2015, 01:26:30 am por loudenvier »

MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #12 Online: Fevereiro 22, 2015, 10:38:06 am »
Vivendo e aprendendo realmente tem os sensores nas rodas, segue o link para o catalogo de peças com eles em detalhe.

http://bmwfans.info/parts-catalog/E90/USA/335i-N54/L-N/jun2008/browse/wheels/tire_pressure_control_rdc_ctrl_unit/

O lance é desmontar das rodas antigas e montar nas novas, para evitar ter que reativar eles e etc, mantém a ordem dos pneus, ou seja o que é o dianteiro direito deve ficar na mesma posição e assim por diante.


Mineiro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 105
    • Email
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #13 Online: Fevereiro 22, 2015, 01:26:30 pm »
Imagina o trampo da bmw para adaptar todo esse equipamento no carro só para que ele se adeque as leis de um determinado país. Coisa de louco. Acho que o melhor é comprar 4 sensores novos e colocar nas novas rodas. Deixar as originais guardadas com os seus respectivos pneus e sensores, quando for vender o carro coloca tudo de volta. Obrigado à todos pela cooperação e é mais um detalhe que aprendemos sobre o carro. Abraços a todos.

Mineiro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 105
    • Email
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #14 Online: Fevereiro 23, 2015, 07:55:43 pm »
Mais uma descoberta, nesse caso fui salvo pelo chip jb4.
Após muitas pesquisas na internet, em um determinado forum alguém cogitou sobre a existência de um comando no jb4 que apagaria a indicação do erro no painel.
Mais pesquisas e achei um vídeo do cara executando tal função. E realmente funciona, é um comando que não consta na lista de funções do jb4 (menu 4 - posição 6).
E assim estou com as rodas aro 20" no carro e nenhuma indicação de erro no painel.

Obrigado à todos pela ajuda. Abraços.

Mineiro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 105
    • Email
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #15 Online: Abril 04, 2015, 03:46:00 pm »
Foto do carro com as rodas aro 20". Valeu o investimento, deu outra cara para o carro.



MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #16 Online: Abril 04, 2015, 04:37:42 pm »
Boa rapaz valeu por compartilhar a informacao.


turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #17 Online: Abril 04, 2015, 04:48:34 pm »
@martimlima quando tiver um tempo sobrando vc poderia criar um tópico apenas sobre jb4
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

Ellwanger

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 606
    • Email
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #18 Online: Abril 04, 2015, 07:28:42 pm »
Bonita! Essa 335 é americana? @Mineiro

Mineiro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 105
    • Email
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #19 Online: Abril 05, 2015, 01:07:38 am »
Sim, essa foi feita para o mercado americano (o pisca é laranja e o farol marca em milhas e km).

Mineiro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 105
    • Email
Re:Ajuda - TPM - sensor de pressão dos pneus - tem como desativar???
« Resposta #20 Online: Abril 05, 2015, 02:14:44 am »
Ops, deve ser o horário... o velocímetro marca em milhas e km... rs....