Autor Tópico: Problemas Retentores BMW 118i  (Lida 3630 vezes)

Marcellus

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7
    • Email
Problemas Retentores BMW 118i
« Online: Outubro 03, 2014, 12:56:04 am »
Comprei recentemente uma BMW 118i 2010 de um amigo com 43000 km. Após a compra, verifiquei a ocorrência dos problemas relativos aos retentores das válvulas do motor N46 na casa dos 50000 km rodados, contudo, a maior ocorrência foi na BMW 120i. Os problemas atingiriam os carros com esse motor até o ano de 2012 quando foi substituído pelo motor com turbo.
Segundo consta, em razão da quantidade de enxofre da gasolina brasileira até final de 2013, os retentores das válvulas ressecavam e o óleo do motor vazava por eles. A avaria seria de difícil identificação por falta de maiores sinais aparentes, logo, quando se descobre o defeito é necessário retificar o motor para troca dos retentores, que é um serviço bastante caro, além de se ter o contragosto de ter um carro, ou melhor, uma BMW, nessas condições.
Enfim, gostaria de saber:

1) Se há como e é viável, prevenir a ocorrência do problema trocando antecipadamente os retentores tão somente? Não vi nenhum relato na net a respeito.
2) Se isso ocorreu mais na BMW 120i ou não tem nada a ver, ambas, 118i e 120i, estão sujeitas a esse acontecimento?

Estou muito satisfeito com o carro e não queria ter essa dor de cabeça.

Detalhe, o antigo proprietário não abastecia com gasolina Pódium, só a comum mesmo.

Valeu!!!

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Problemas Retentores BMW 118i
« Resposta #1 Online: Outubro 03, 2014, 07:21:40 am »
se eu fosse vc e se vc gosta do carro eu faria
troca e deixa tudo zerado
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

Marcellus

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7
    • Email
Re:Problemas Retentores BMW 118i
« Resposta #2 Online: Outubro 03, 2014, 11:19:33 am »
Caro Turbo_SP obrigado pela dica.

Eu mantive contato com um mecânico da BMW que faria por fora a manutenção. Agora, ele disse que, mesmo para troca preventiva dos retentores, seria feito uma retifica pelo fato de abrir o motor, a qual custaria o mesmo preço, na concessionária cerca de R$ 7.000,00, com mecânico de confiança R$ 4.000,00. A grande vantagem ao meu ver é  evitar o comprometimento de outros componentes.

Agora gostaria de saber se há ocorrência desse problema com proprietários de 118i, pois, a maior parte dos relatos é com 120i.

Enfim amigos que souberem maiores informações manifestem a opinião por favor.

Valeu!!!

CmteFabio

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 891
Re:Problemas Retentores BMW 118i
« Resposta #3 Online: Outubro 03, 2014, 12:04:13 pm »
Mas o seu carro faz fumaça?
Se não fizer, eu rodaria um tempo pra verificar o comportamento inclusive do consumo de óleo antes de mexer, a não ser que já precise de alguma manutenção mais pesada e pode aproveitar o tempo parado, pois nem todos deram esse problema, apesar da enorme incidência.
BMW 118i Sport Edition 2012 E81 - AlpinWeiß

Marcellus

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7
    • Email
Re:Problemas Retentores BMW 118i
« Resposta #4 Online: Outubro 03, 2014, 03:11:41 pm »
Pois é Comtde Fábio, como é negócio entre amigos, acertamos que se o problema ocorrer iremos rachar o prejuízo, no mais ficarei acompanhando algum sinal. A BMW dele é muito bem cuidada, fizemos uma conferência no cel. com o mecânico dele, o qual é de confiança e acostumado a mexer com carros importados, dentre eles BM's, que me deixou mais tranquilo.

Agora é ficar acompanhando para ver se vai dar problema ou não, passarei a abastecer só como Pódium ou Nitro ++ da Shell e óleo Motul 8100 LL-01.

Outra coisa, me deram a seguinte dica para acompanhar, de tempos em tempos, ligue a BMW e deixe o motor esquentar por cerca de 20 a 30 minutos, depois dê aceleradas e veja se saí alguma fumaça. Essa orientação foi dada por um mecânico da autorizada porque os retentores da válvulas não ressecam de uma vez só, logo, caso comece a acontecer, os indicativos de fumaça serão bem fracos, por isso, ele orientou a ficar acompanhando como citei.

Qualquer sugestão ou debate continuem postando. Tenho muito interesse nesse assunto.

Valeu galera, abraços!!!

SM

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5
    • Email
Re:Problemas Retentores BMW 118i
« Resposta #5 Online: Novembro 05, 2014, 11:28:57 pm »
Será que está correto sugerir retífica apenas pela troca dos retentores ressecados?
A retífica que ele deve estar se referindo é a do cabeçote.
Não seria suficiente a troca dos retentores?
Retificar o cabeçote apenas se apresentasse problemas nas guias, etc... Não seria isso?

Roberto Junior

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1233
Re:Problemas Retentores BMW 118i
« Resposta #6 Online: Novembro 05, 2014, 11:53:06 pm »
Se não está queimando óleo não tem porque trocar os retentores. Não mecheria nisso a não ser se você precisar tirar o cabeçote por algum outro motivo e já aproveitaria o embalo.

Agora dizer que retificou o motor só porque precisou trocar os retentores eh um termo meio exagerado.

Vc só vai precisar tirar o cabeçote. Colocar uma junta nova no cabeçote e dar uma leve plaina no cabeçote afim de remover sujeiras e pequeno empeno que possa ter, e óbvio, trocar os retentores que nada mais na menos é uma borrachinha que fica na haste da válvula e empede que o óleo escorra para a câmara de combustão.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Engine Haus Serviços Automotivos
www.facebook.com/enginehaus

Roberto Junior

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1233
Re:Problemas Retentores BMW 118i
« Resposta #7 Online: Novembro 05, 2014, 11:55:37 pm »
Outro sintoma característico de retentor com problemas é o carro fumar na primeira partida do dia. Pois o óleo vai gotejando na câmara e na primeira partida vai queimar tudo e sumir aquela fumaça azul


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Engine Haus Serviços Automotivos
www.facebook.com/enginehaus

brunazzo_imp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 213
    • Email
Re:Problemas Retentores BMW 118i
« Resposta #8 Online: Junho 24, 2015, 02:30:10 am »
Estou dando um up neste tópico pois a 118i Sport Edition 2p 2012 é um modelo que eu estou interessado para daily... mas tb fiquei sabendo deste problema e vim pesquisar... Agora fico naquela dúvida, se pego ou não... :(
- BMW M3 2004 SMG Prata (K&N Typhoon Intake)
- Honda Civic Hatch VTi 1998 (K20z3 swap 2.0 16v i-vtec dohc Turbo)
- Honda Civic Hatch Si 1995  (B16 1.6 16v 160cv DOHC vtec)
- Yamaha XJ6-N 2012 Preta (100% original)

Pep

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 105
  • • Ford Mustang GT 302 94' • BMW 320i E90 2010
    • Email
Re:Problemas Retentores BMW 118i
« Resposta #9 Online: Julho 01, 2015, 11:43:04 am »
Tenho uma 320i e estou tendo problemas com o consumo do óleo.
Não por retentores ressecados pois uso no mínimo gasolina com 89oct e sempre faço a troca de óleo a cada 8000km utilizando Motul 8100 5w30.

O problema foi na bomba de vácuo e retentores. Mas a Autokraft prima por um serviço sub-suíno e fez a troca da bomba de vácuo mas não trocou reparos e muito menos junta da tampa de válvula nova. Eles preferiram colocar um "chiclete" para colar a antiga.

OFF TOPIC:
Gostaria de saber qual o local mais apropriado para deixar uma reclamação e chamar a atenção para o nível do serviço da Autokraft. Alguém pode me ajudar.
There's no replacement for displacement.

alexandre.reolon

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1054
  • E39 - 525i - M54
    • Email
Re:Problemas Retentores BMW 118i
« Resposta #10 Online: Julho 01, 2015, 04:43:21 pm »
Tenho uma 320i e estou tendo problemas com o consumo do óleo.
Não por retentores ressecados pois uso no mínimo gasolina com 89oct e sempre faço a troca de óleo a cada 8000km utilizando Motul 8100 5w30.

O problema foi na bomba de vácuo e retentores. Mas a Autokraft prima por um serviço sub-suíno e fez a troca da bomba de vácuo mas não trocou reparos e muito menos junta da tampa de válvula nova. Eles preferiram colocar um "chiclete" para colar a antiga.

OFF TOPIC:
Gostaria de saber qual o local mais apropriado para deixar uma reclamação e chamar a atenção para o nível do serviço da Autokraft. Alguém pode me ajudar.

Sem querer desvirtuar o tópico...

@Pep Tive problemas com a css de Campinas/SP (MBI) e entrei em contato com o SAC da BMW Brasil, a css imediatamente entrou em contato comigo e resolveu a questão!
Acho que vale a pena tentar: http://www.bmw.com.br/br/pt/general/contact/contact.html


Pep

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 105
  • • Ford Mustang GT 302 94' • BMW 320i E90 2010
    • Email
Re:Problemas Retentores BMW 118i
« Resposta #11 Online: Julho 01, 2015, 06:03:34 pm »
Fiz a reclamação no SAC.

Das 4 peças que teriam a troca efetuada, eles trocaram apenas 2. Além disso, reaproveitaram a junta velha utilizando selante que chegou a vazar (um amigo perguntou se eles colaram com chiclete). Bom, a foto resume bem o serviço da Autokraft.




PS: Quando falei do "lugar para reclamar" era aqui dentro do Forum. Se o SAC não resolver em bre, irei para o ReclameAqui.com.br.
« última modificação: Julho 01, 2015, 06:05:35 pm por Pep »
There's no replacement for displacement.

Pep

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 105
  • • Ford Mustang GT 302 94' • BMW 320i E90 2010
    • Email
Re:Problemas Retentores BMW 118i
« Resposta #12 Online: Julho 14, 2015, 10:53:28 am »
Larguei o carro la novamente...

Ja vou anunciar... BMW nunca mais na minha vida. Prefiro um Maverick velho. Muito mais confiável. Um amigo ta sofrendo com uma 428 que mandou o motor pro caralho. Carro com 3k km. BMW já foi BMW hj em dia tá pior que Tata, Jac e adjacencias...
There's no replacement for displacement.