Autor Tópico: Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação  (Lida 52076 vezes)

tlh2011

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 547
  • 323Ti 6mt Swap
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #50 Online: Fevereiro 06, 2012, 11:06:41 pm »
Pow galera, cada vez que leio outros topicos nesse forum eu curto mais ainda ele hehehe

Vamos la, o pessoal comentou sobre durabilidade, de pegar uma 6cc origi que tem durabilidade maior do que mecher num 4cc, é claro que se vc pegar um motor de 140hp's e deixa-lo com uns 300hp's vai ter menor durabilidade que o original, porem acredito eu, que se vc der uma mechida de leve, com coletor de escape, filtro, comando e cabeçote ele passa dos 200cv's e nao vai afetar sua vida util tanto assim ( isso em condicoes normais de uso).

Outra coisa tbm tem a questao de pegar a "prima pobre" ( como eu digo da minha 318TI) e vc andar junto ou mais que outros carros potentes de fabrica é muito bom tbm kkkkkkk

A questao de rebaixar cabeçote concordo com que o Matheus disse, que seria mais para "old school" que vinham com taxas baixas, porem esses motores mais novos, vem na base de 10:1 ou 11:1, para uso diario a gasolina esta perfeito.  Acima disso acho que nao traria tanta performance assim, acho que pode-se ganhar mais hp's mechendo em outras coisas como disse ali encima.

Vlw

Gui

  • Visitante
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #51 Online: Outubro 01, 2012, 03:23:01 pm »
Galera, li o tópico, acompanhei as dicas de preparação dos motores 4 cilindros e ja de cara aprendi muita coisa útil.

Uma coisa que eu não vi falar sobre, ou me passou batido, é sobre o acerto, que talvez seja o mais importante pra que funcione isso tudo.

Gostaria de saber se as BMWs 95 pra baixo são ECU OBD1, se existem programas para remapeamento e tal. Procurei um pouco no forum mas achei mais indicações pro "fulano do chip" que outra coisa. A idéia aqui é o DIY. As 96+ acredito que certamente são OBD2 e daí o remapeamento fica realmente mais complicado, mas se houver algum piggyback que engane a central OEM OBD2 já é um caminho.

Abraços

Andratto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 259
  • BMW 318is
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #52 Online: Abril 07, 2013, 04:17:54 pm »
Foi mal ressuscitar o tópico, mas como é fixo acho que não será um problema... Adorei a leitura (com excelentes aulas do Matheus) e tenho essa tarefa pela frente - extrair alguma potência do M42. Não busco uma quantidade específica, mas é sempre bom ganhar alguns cavalos, desde que não comprometa muito a integridade do motor.

A princípio não pretendo mexer no miolo nem trabalhar o cabeçote, mas trocar apenas os periféricos: comandos, coletor de escape e ITB. Isso deve ajudar o motor a respirar melhor. Pro acerto vou testar duas centrais que tenho, uma com mapa original e outra remapeada. Quem sabe alguma delas me entrega um acerto razoável, já de partida? Senão der certo terei mais um problema pela frente!

No futuro vou acabar precisando fazer mais alguma coisa, especialmente no cabeçote - curti a ideia dos tuchos mecânicos! O miolo tem fama de ser forte e, se aguentar bem as alterações, prefiro manter o original - vou apenas adicionar com cooler pra abaixar a temperatura do óleo. Li que o virabrequim dele é forjado e que as bronzinas são bem fortes. Se for isto mesmo, ele aguenta algum abuso nos giros, ou não?

Qualquer opinião/sugestão será sempre bem vinda! Abs!

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #53 Online: Abril 07, 2013, 06:08:16 pm »
Pra girar alto tem que ver a capacidade das valvulas de trabalhar sem flutuacao, tem que ser considerado todo o peso do conjunto , carga das molas de valvulas, influencia dos comandos se nao for os originais etc

Andratto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 259
  • BMW 318is
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #54 Online: Abril 07, 2013, 06:16:52 pm »
Tem toda razão quanto as molas GrandRoyaL! Junto com os tuchos, é algo pra se ter em mente...
Por hora preciso colocar o carro no "ponto zero", então o jeito é segurar o pé!
Valeu pela dica! Abs!

lippecamillo

  • Visitante
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #55 Online: Junho 08, 2013, 09:43:12 pm »
Olá pessoal,

Essa semana minha 318ti M44 recebe embreagem de ceramica para combinar com o turbo  :devil: com 0.7 bar e semana que vem devo levar no dinamometro para ver com quantos cv sai desse motor.
Futuramente forjar (já tenho as peças) e aumentar para 1.5 bar!

Amadeu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2117
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #56 Online: Junho 08, 2013, 10:24:33 pm »
Olá pessoal,

Essa semana minha 318ti M44 recebe embreagem de ceramica para combinar com o turbo  :devil: com 0.7 bar e semana que vem devo levar no dinamometro para ver com quantos cv sai desse motor.
Futuramente forjar (já tenho as peças) e aumentar para 1.5 bar!


Opa, na minha 318is também tenho um m44 e já pensei várias vezes em turbinar, vamos trocar umas idéias.

shinzinho87

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 34
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #57 Online: Julho 29, 2013, 10:54:37 am »
pessoal eu tenho uma 318is m42! não entendo nada de mecânica! mas por tudo que pesquisei , vcs não acham que compensa botar uma turbina .40 com pressão baixa de uns 0.4 ou 0.5 ? para ganhar uns 30 cvs + ou - e naum precisaria mecher em embreagem , freio essas coisas! eu acho mais viável! oque vcs me sugerem?
bmw e36 -318is

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #58 Online: Julho 29, 2013, 03:31:35 pm »
Olá pessoal..

agradeço os elogios ao tópico e também ao pessoal que enriqueceu o tópico.

Quanto a preparação turbo, peço por gentileza que acessem esse link:
http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=6074.0

Caso queiram discutir ou adicionar experiências com sobrealimentação, escolha um dos tópicos lá listados para continuar o assunto. Assim concentramos a informação relacionada a sobrealimentação.


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

Paulo_AB

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 19
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #59 Online: Março 31, 2016, 12:15:15 am »
Galera,  desculpa desenterrar o tópico, mas talvez por ser fixo não tenha problema...

Tenho uma 118i 2011 com motor N46,  um carro muito bom de dirigir com ótima estabilidade porém os 136cvs deixam um gostinho de "quer mais".
A 120i com o mesmo motor tem 150cvs. Pesquisei e vi que tem diferença no coletor de admissão e exaustão.
A diferença é essa ou tem mais coisas? Compensa trocar as peças para chegar nos 150cvs?
Obrigado

DODGE®

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 18
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #60 Online: Março 31, 2016, 12:54:46 pm »
Com 100% de certeza também existe diferença na calibração da Central de gerenciamento do motor, provavelmente nos parâmetros do mapa de combustível, avanço de ignição, gerenciamento do valvetronic e do vanos.

Então não é tão simples assim (trocar coletores). Se não forem alterados parâmetros do gerenciamento para o novo hardware (coletores) o carro certamente vai ficar com funcionamento e dirigibilidade comprometidos.

Meus 2 centavos.

Abrassss...
Nunca pilote mais rápido que seu anjo da guarda possa voar.

Scarponi

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 75
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #61 Online: Maio 08, 2016, 11:02:52 pm »
a desvantagem clássica do motor 4 cilindros é a falta do ronco dos 6 canecos.
mas é legal saber esse potencial todo.