Autor Tópico: Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?  (Lida 3717 vezes)

PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Online: Julho 08, 2014, 10:54:41 am »
Amigos,

Desde a época de outros carros automáticos e agora com o novo modelo de 8 marchas 118i, percebo que dependendo da velocidade, fazer Kickdown piora sensivelmente na performance do carro, explico:

Tem um trecho perto da minha residência que após um radar de 60 kms/h, eu sempre gosto de dar aquela acelerada, mas percebo que nessa velocidade quando faço o kickdown (pé no fundo, acionando aquele botão no final do curso do acelerador) o carro reduz de 3º para a 2º e cai quase no limite de rotação da 2º marcha, depois passa novamente para a 3º até começar a encher. Ou seja, são 2 trocas de marcha praticamente ao mesmo tempo e com isso, uma grande perda de tempo.

Se eu não faço o kickdown, ou seja, só coloco o pé no fundo mas sem acionar o kickdown, o carro mantem a 3º marcha e o ganho na aceleração é sensível, pois não ocorrem essas 2 trocas de marcha desnecessárias, além de perceber que a turbina enchendo na baixa rotação é bem mais vantagem do que encher na alta. Na verdade, não chega a ser tao baixa assim, pois em modo Sport o carro não fica tão bobo.

Alguém já percebeu isso também?

Gostaria que o pessoal colocasse a sua opinião a respeito.
« última modificação: Julho 08, 2014, 10:59:16 am por PilotMartyMcFly »

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #1 Online: Julho 08, 2014, 11:29:55 am »
Essa redução de marcha tão forte assim não é privilégio dos novos câmbios 8 marchas não.
Na minha ex-E46 era assim e na minha atual E36 também.
No caso dos carros aspirados a perda pode não ser tão grande assim, já que o torque e potência máxima normalmente vem lá nas altas rotações e eu sinto um belo empurrão quando isso acontece hehehe!
Já nos novos motores turbos de 4 cilindros isso pode ser mais perceptível, já que a turbina não é tão grande e faixa máxima de torque dela é em rotações mais baixas, deixando ela morta em altas rotações.

No meu caso eu gosto eheheh! A bicha gosta mesmo é de brutalidade! Reduz o máximo que dá e pau na máquina! hehe!
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


titan_br

  • M3 E92
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2121
  • Fã incondicional de carros alemães.
    • Meu canal no Youtube
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #2 Online: Julho 08, 2014, 11:56:55 am »
Kickdown na BMW funciona no modo sport?

Garrafa

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 887
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #3 Online: Julho 08, 2014, 12:06:11 pm »
Kickdown na BMW funciona no modo sport?

Na F20 funciona em todos.

Andre

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2499
  • 323ti E36 / 540i E39 Campinas/SP
    • Email
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #4 Online: Julho 08, 2014, 12:16:07 pm »
o kickdowm da 540 é bruto rsrs

PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #5 Online: Julho 08, 2014, 12:53:59 pm »
Acho que depende muito da faixa de RPM que o carro está.

Por exemplo. Digamos que eu estou passando nesse radar de 60 kms/h e a rotação já não está tão baixa, se eu socar o pé para um kickdown, a rotação vai subir para aproveitar muito pouco a elasticidade do motor.

Tenho percebido direto isso na F20, até pq o câmbio é curto. É bem mais vantagem afundar o pé, mas sem fazer o kickdown.

Psicologicamente é difícil não afundar o pé na hora que precisa, mas parece que a resposta é bem melhor dependendo do giro que se encontra.

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #6 Online: Julho 08, 2014, 01:13:42 pm »
Kickdown na BMW funciona no modo sport?
Yes, sir!
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


nunesgreen

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 149
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #7 Online: Julho 11, 2014, 10:17:07 am »
pilotMarty,
acho que é exatamente o que o @lipecardozo falou: em aspirados o kickdow deve funcionar bem melhor. Mas nestes turbos atuais, com turbos pequenos enchendo em baixissima rotação eu também tenho a impressão que não é melhor não.
Na minha 116i é muito melhor afundar o pé sem fazer o kickdown. Isso porque ao contrário da sua a potência em alta rotação é travada. Se estiver andando a 3500 a 4000 giros, é só pisar fundo que ela sobe o giro muito rápido.

fcm

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 273
    • Email
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #8 Online: Julho 11, 2014, 10:22:38 pm »
Acho que depende muito da faixa de RPM que o carro está.

Por exemplo. Digamos que eu estou passando nesse radar de 60 kms/h e a rotação já não está tão baixa, se eu socar o pé para um kickdown, a rotação vai subir para aproveitar muito pouco a elasticidade do motor.

Tenho percebido direto isso na F20, até pq o câmbio é curto. É bem mais vantagem afundar o pé, mas sem fazer o kickdown.

Psicologicamente é difícil não afundar o pé na hora que precisa, mas parece que a resposta é bem melhor dependendo do giro que se encontra.

O que causa isso é justamente o escalonamento do câmbio, e então este momento de velocidade e rotação é onde ocorre troca então não tem saída, ocorre o kickdown mas já está no fim desta marcha.

Em muitos casos o melhor é só pisar para responder sem redução mesmo, ainda mais quando se tem motor de sobra.

Jimmy

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 940
    • Email
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #9 Online: Julho 12, 2014, 10:18:31 am »
Eu nem sabia que existia essa P!! Descobri ontem quando meu carro apagou novamente na rua e não consegui botar em N nem com reza brava e lendo o manual descobri esse KD... Bom, no momento eu to focado em colocar no N..kkk
BMW 330i Motorsport 2002 - E46 - SMG
Ex- BMW 135i 2011 - E82 - DCT 7
Ex- BMW 118i 2012 - F20 - ZF8

Garrafa

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 887
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #10 Online: Julho 12, 2014, 11:19:05 am »
Como assim apagou novamente Jimmy??? O que acontece?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #11 Online: Julho 12, 2014, 11:41:27 am »
Hoje deu para perceber nitidamente o que acontece, vejam:

Se eu estou a 60 kms/h andando em Sport mas sem pisar, o carro fica geralmente em 4º marcha. Se eu faço o kickdown, ele passa para 2º só que no limite de RPM e em seguida passa para a 3º. O tempo nessa 2º marcha é totalmente desperdiçado, pois não há praticamente nenhum ganho de velocidade até que ele jogue para a 3º novamente, o carro não sai da mesma posição. Depois na 3º marcha sim, vai embora.

Se eu não faço o kickdown, ao invés de jogar de 4º para 2º ele joga de 4º para 3º que aí sim, tem um bom aproveitamento da elasticidade nessa marcha.

Nossa, o desempenho cai muito fazendo o kickdown dependendo da velocidade. Apesar de ser um câmbio de 8 marchas e etc, o mesmo deveria ser mais inteligente também. Ao fazer uma ultrapassagem isso conta muito.

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #12 Online: Julho 12, 2014, 03:51:10 pm »
Seu carro tem um cambio de muitas marchas , e quando vc está andando na boa ele usa a maior marcha possível para economizar ,quando vc pisa ele reduz o máximo possível para a velocidade que vc está , tipo se vc está a 40 ele deve jogar uma segunda   Isso é normal , se vc estivesse em 80 em sexta ele jogaria pra terceira , se ficou muito curto , ele já passa pra próxima , acredito que é normal , agora vc dosa no pé se quer que baixe mais marchas ou menos
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

Jimmy

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 940
    • Email
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #13 Online: Julho 12, 2014, 08:37:53 pm »

Como assim apagou novamente Jimmy??? O que acontece?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Garrafa, erro no grupo propulsor novamente e apagou, guinchado para bmw novamente. Da outra vez foi velas e bobina de ignição, ficou funcionando em 3 cilindros. Dessa vez, nada, nem ligava mais.

Vejamos na segunda quais serão as notícias.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
BMW 330i Motorsport 2002 - E46 - SMG
Ex- BMW 135i 2011 - E82 - DCT 7
Ex- BMW 118i 2012 - F20 - ZF8

trackday

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 484
    • Email
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #14 Online: Julho 12, 2014, 08:56:08 pm »
Bom, Já colocou do lado de outro carro para testar?   Geralmente vc reduz para colocar a próxima marcha dentro do torque máximo, e assim melhorar a perfomance da próxima marcha..ou seja, no seu caso, provavelmente ele estica + a 2a para colocar a 3a no torque máximo... Provavelmente o torque naquele momento da acelerada é + baixo na 3a q na 2a, por isto ele reduz... Faço isto com frequencia na pista, com resultados positivos...hehheh(Meus carros são manuais!!)... Apenas uma opinião minha, claro!!hehhehehhe

PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #15 Online: Julho 12, 2014, 10:51:38 pm »
Bom, Já colocou do lado de outro carro para testar?   Geralmente vc reduz para colocar a próxima marcha dentro do torque máximo, e assim melhorar a perfomance da próxima marcha..ou seja, no seu caso, provavelmente ele estica + a 2a para colocar a 3a no torque máximo... Provavelmente o torque naquele momento da acelerada é + baixo na 3a q na 2a, por isto ele reduz... Faço isto com frequencia na pista, com resultados positivos...hehheh(Meus carros são manuais!!)... Apenas uma opinião minha, claro!!hehhehehhe
Nunca coloquei do lado de outro, mas dá para perceber pelo menos no meu caso, que é nítida a perda de tempo justamente pq há essa troca de 4º para a 2º que ele faz, pois a aceleração na 2º marcha não dura 2 segundos e já muda para a 3º.

Essa turbina desse motor de 170cv já entrega o torque máximo a partir de 1.500 RPM e este vai até 4.500 RPM. Sem fazer o Kickdown, apenas afundando o pé e deixando ele reduzir apenas 1 marcha, nesse caso dá para perceber que é bem mais vantajoso.

fcm

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 273
    • Email
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #16 Online: Julho 13, 2014, 08:19:20 pm »
É como alguns amigos me perguntam, sobre um automático ter menos possibilidades de mandar nele(como a liberdade de troca de um manual). Num automático você consegue também, tudo isso no acelerador.

Mas para esse caso específico, é uma limitação não prevista - que num câmbio moderno, concordo que poderia ser prevista sim, bastava a central ter mais conservadora com um valor limite de rotação na marcha mais baixa possível, assim não correria o risco de em um exemplo, o kickdown cair na marcha mais baixa a 6500RPM sendo a troca a 6800RPM, se a próxima marcha caísse em uns 5700-6000RPM ainda estaria muito aceitável. São valores fictícios mas suponho que com o câmbio de 8 marchas seja de relações próximas e então com o exemplo da idéia sirva para ver que não prejudicaria na aceleração em si, pelo contrário, tem uma troca a menos. Isso deve ocorrer, mas em uma margem menor.

PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #17 Online: Julho 13, 2014, 10:07:20 pm »
o kickdown cair na marcha mais baixa a 6500RPM sendo a troca a 6800RPM, se a próxima marcha caísse em uns 5700-6000RPM ainda estaria muito aceitável.

fcm, você exemplificou exatamente a mesma situação que ocorre comigo nesse seu texto acima.

Outra coisa que eu acho que deveriam melhorar...quando eu coloco o câmbio em DS Manual, se o giro está baixo e eu soco o pé(mesmo sem kickdown), ele reduz marcha sozinho, sem que eu reduza. Acho isso muito ruim, principalmente para quem curte pista. Acho que deveria haver uma tolerância maior, pois as vezes o giro está baixo mas dependendo da condição não haveria a necessidade de reduzir a marcha.

Atrapalha pra caramba.


« última modificação: Julho 13, 2014, 10:08:21 pm por PilotMartyMcFly »

Dan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5245
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #18 Online: Julho 15, 2014, 06:17:11 pm »
Eu quando quero acelerar, já jogo no manual, então no teu exemplo o carro já estaria de 2 marcha a 60 km/h, e não de terceira, problema resolvido. kkkkk

Mas eu concordo contigo que algumas vezes o o Kickdown pode prejudicar, ainda mais em carros turbo que na alta não vai render tanto, então terá o tempo de redução, a marcha entra não vai render mto por causa da faixa de giro, e depois tem o tempo de outra troca de marcha.

Concordo com tua visão. Acho que todo automático sofre com isso, mas como teu carro é turbo fica mais perceptível, mas eu tb já tive essa conclusão, nessa tu percebe que o cambio automático não perde desempenho somente nas arrancadas, perde nas retomadas, e nas reduções com relação ao manual, ganha somente no conforto realmente.

Melhor solução é decidir antes que quer acelerar, e já deixar no manual, eu faço sempre assim, e da certo kkkkk

PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #19 Online: Julho 15, 2014, 08:33:31 pm »
Eu quando quero acelerar, já jogo no manual, então no teu exemplo o carro já estaria de 2 marcha a 60 km/h, e não de terceira, problema resolvido. kkkkk

Mas eu concordo contigo que algumas vezes o o Kickdown pode prejudicar, ainda mais em carros turbo que na alta não vai render tanto, então terá o tempo de redução, a marcha entra não vai render mto por causa da faixa de giro, e depois tem o tempo de outra troca de marcha.

Concordo com tua visão. Acho que todo automático sofre com isso, mas como teu carro é turbo fica mais perceptível, mas eu tb já tive essa conclusão, nessa tu percebe que o cambio automático não perde desempenho somente nas arrancadas, perde nas retomadas, e nas reduções com relação ao manual, ganha somente no conforto realmente.

Melhor solução é decidir antes que quer acelerar, e já deixar no manual, eu faço sempre assim, e da certo kkkkk

Mas no meu, mesmo se estiver em manual e eu deixar em 3º e fizer o kickdown e ele entender que a 2º seria melhor, ele reduz para a 2º, acredita?

Pelo menos isso acontece quando o giro está muito baixo. Amanhã eu vou testar com o giro um pouco mais alto, vamos ver.

PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #20 Online: Julho 17, 2014, 07:06:34 am »
Teste feito.

Não adianta, independentemente se o câmbio está no modo Manual ou não, se fizer o kickdown ele reduz sozinho mais marchas que o necessário, como se tivesse no modo automático. Acontece o mesmo, vai de 4º para a 2º sem aproveitamento.

Neste caso atrapalha mais ainda, pois estando em Manual, você nunca esperaria que ele iria reduzir de forma pouco inteligente como faz e te pega de surpresa.

Juro que se eu tivesse a opção, desligaria o kickdown.

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #21 Online: Julho 17, 2014, 07:22:50 am »
Mais se vc acelerar tudo sem pisar no kickdown nao da na mesma? Ele deve reduzir apenas uma e nao todas possíveis
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #22 Online: Julho 17, 2014, 11:00:11 am »
Mais se vc acelerar tudo sem pisar no kickdown nao da na mesma? Ele deve reduzir apenas uma e nao todas possíveis
Sim, dá na mesma.

Veja, neste caso não faz diferença deixar o câmbio em modo Manual, DS ou D, fica tudo igual. A configuração que fizeram nesse câmbio poderia ter sido melhor.

Se eu deixo o câmbio em modo Manual e piso tudo(mesmo que sem pisar no kickdown) ele reduz uma marcha, ou seja, o câmbio em modo Manual só serve de enfeite, para "brincar" de passar marcha no trânsito, pois para acelerar de verdade infelizmente não serve.

Seria algo bem mais óbvio o câmbio em modo Manual desativar a função automática(exceto em casos de extrapolar o giro na faixa vermelha) e principalmente a função Kickdown, caso contrário, de Manual mesmo é só o enfeite.

Bem decepcionante.
« última modificação: Julho 17, 2014, 11:04:58 am por PilotMartyMcFly »

rpagianotto

  • Yoooo! Mr. White!! Bitch!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 498
  • F22 M235i 8AT 2014/15
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #23 Online: Julho 17, 2014, 11:34:05 am »
Sim, dá na mesma.

Veja, neste caso não faz diferença deixar o câmbio em modo Manual, DS ou D, fica tudo igual. A configuração que fizeram nesse câmbio poderia ter sido melhor.

Se eu deixo o câmbio em modo Manual e piso tudo(mesmo que sem pisar no kickdown) ele reduz uma marcha, ou seja, o câmbio em modo Manual só serve de enfeite, para "brincar" de passar marcha no trânsito, pois para acelerar de verdade infelizmente não serve.

Seria algo bem mais óbvio o câmbio em modo Manual desativar a função automática(exceto em casos de extrapolar o giro na faixa vermelha) e principalmente a função Kickdown, caso contrário, de Manual mesmo é só o enfeite.

Bem decepcionante.

Marty, o modo manual só vira manual mesmo se você utilizar o modo sport+ ou o DSC off.
Se você tiver a transmissão normal sem borboletas, ele ainda vai mudar de marcha no corte de giro, e ainda vai fazer kickdown caso você ative o botão no final do curso do acelerador.
Mas se você tiver a transmissão esportiva com borboletas, o motor vai cortar giro sem trocar marcha, e o kickdown estará completamente desabilitado, mesmo se apertar o botão do acelerador.

PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Re:Kickdown pode piorar as retomadas? Qual a opinião de vocês?
« Resposta #24 Online: Julho 17, 2014, 11:36:43 am »
Então está explicado amigo rpagianotto, o meu carro não tem a opção Sport+, apenas Sport.

 :(