Autor Tópico: Curiosidades sobre o DTC e DSC.  (Lida 1344 vezes)

PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Curiosidades sobre o DTC e DSC.
« Online: Dezembro 24, 2013, 03:32:59 pm »
Pessoal,

Lendo o manual da série 1 (13/14), surgiram algumas dúvidas sobre esses controles de tração (DTC) e de estabilidade(DSC), vejam:

Quanto apertamos a tecla de controle 1 vez (função DTC), aparece no painel principal a mensagem "TRACTION" e também aquela luz amarela com a figura de um carro derrapando aparece no painel. Porém, segundo o manual (pag 111), esse procedimento é para ATIVAR o DTC e não desativar. Ao ativar esse botão e segundo o manual, é proporcionado máxima tração em piso instável, ou seja, serve para ativar o sistema para o caso de piso escorregadio como neve ou lama.

Ao apertar o botão, o controle de tração é ATIVADO e não desativado como muita gente pensa.

Alguém já havia atentado para isso? Resolvi colocar aqui, pois li em algum lugar que o pessoal estava apertando o botão de controle de estabilidade 1 vez para o carro ficar mais "solto", com possibilidade de cantar pneu nas saídas, mas ao apertar o botão, o DTC será ativado e o funcionamento dinâmico neste caso será o oposto do esperado para esportividade.

Já ao desligar o DSC, aí sim desliga-se tudo.

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Curiosidades sobre o DTC e DSC.
« Resposta #1 Online: Dezembro 24, 2013, 05:03:54 pm »
É só uma questão de entendimento.

O DTC e DSC fica permanentemente ativado, até o primeiro toque no botão, onde se desativa o DTC. Ao segurar o botão, também se desativa o DSC.

DTC = Dynamic Traction Control
DSC = Dynamic Stability Control

Se você somente desligar o DTC, você consegue destracionar as rodas traseiras, desde que seu carro não saia de tragetória. Se sair o DSC entra em ação e corta a aceleração.

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Curiosidades sobre o DTC e DSC.
« Resposta #2 Online: Dezembro 24, 2013, 05:09:05 pm »
Como nos nao temos neve aqui vc esta entendendo errado ...

com o controle de tracao e estabilidade ligados (luzes de advertencia apagadas) vc nao consegue destracionar as rodas em arrancada por exemplo. Só que na neve/lama vc TEM que destracionar um pouco para poder sair do lugar... entao , por isso que tem esse "estagio" em que vc aperta o botao uma vez e acende a luz (controle de TRACAO desligado , estabilidade ligado)... aí sim vc consegue destracionar só um pouco e andar na neve/lama... Com as luzes apagadas vc ficaria parado na neve por que o controle de tracao nao deixaria a roda patinar um pouco que seja para sair da imobilidade.

já com tudo desligado (todas as luzes de advertencia acesas) vc nao tem auxilio nem do controle de tracao , nem de estabilidade.

« última modificação: Dezembro 24, 2013, 05:15:01 pm por GrandRoyaL »

Filipe_Cerulli

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1787
  • ///M3 1995 Germany - ///M5 E34 1995
    • Email
Re:Curiosidades sobre o DTC e DSC.
« Resposta #3 Online: Dezembro 24, 2013, 05:20:24 pm »
 :palmas:

1º aula é "de gratis"

as demais é 50 conto cada né Grand Royal?

hehehe

Faz a apresentação no estaleiro ae McFly !!!
« última modificação: Dezembro 24, 2013, 05:20:41 pm por Filipe_Cerulli »

PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Re:Curiosidades sobre o DTC e DSC.
« Resposta #4 Online: Dezembro 25, 2013, 04:28:35 pm »
Pessoal,

Dêem uma olhada no manual. Eu concordo com vcs, mas o curioso é que no manual informa ao contrario, vejam lá. Quando apertamos a tecla de controle 1 vez (função DTC), aparece no painel principal a mensagem "TRACTION". Segundo o manual (pag 111), esse procedimento é para ATIVAR o DTC e não desativar.

Se vcs observarem no manual, ao ATIVAR o DTC, vão aparecer os sinais luminosos no painel (luzes de advertência) indicando que o DTC está ativado. O que eu acho que pode haver confusão é que o manual fiz que vc ativa apertando o botão, só que na verdade vc "ativa" uma melhor tração para pisos em que vc precisa destracionar um pouco as rodas.

Se algum tiver o manual da 118i nova e quiser dar uma conferida nessa página que eu citei, vai verificar que dá outro entendimento.

De qualquer forma, valeu aí galera. Moderador, eu me apresentei lá no "Bem vindo", obrigado! Na próxima eu faço o depósito dos 50 reais, rs  :desisto:

Abs
« última modificação: Dezembro 25, 2013, 04:41:35 pm por PilotMartyMcFly »

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Curiosidades sobre o DTC e DSC.
« Resposta #5 Online: Dezembro 25, 2013, 04:59:51 pm »
Se o manual estiver em portugues pode ser erro ou interpretacao do tradutor,
Se for em ingles aí nao sei te dizer, mas deu p entender ne, as vezes ate funcionario da ccs nao sabe explicar

O bem vindo é a sua desvirginacao de posts no forum, mas a apresentacao vc faz criando um topico no Estaleiro, compartilhando sua historia com a marca etc !

Abs, aproveite o forum

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Curiosidades sobre o DTC e DSC.
« Resposta #6 Online: Dezembro 25, 2013, 05:00:42 pm »
:palmas:

1º aula é "de gratis"

as demais é 50 conto cada né Grand Royal?

hehehe

Faz a apresentação no estaleiro ae McFly !!!

Hehehe daqui a pouco aceitaremos Paypal!

PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Re:Curiosidades sobre o DTC e DSC.
« Resposta #7 Online: Dezembro 25, 2013, 10:08:36 pm »
Feita a apresentação.

Abs moçada