Pessoal, tudo bem?
Seguinte, troquei os pneus da minha 330i Motorsport (E46), andei um pouco pros pneus 'assentarem' com as rodas (uns 50km), levei pra balancear e depois fui fazer o alinhamento.
Já sabendo que essas máquinas tem uns valores totalmente genéricos e imprevisíveis, fui com os dados correto da E46 Sport (nossa Motorsport aqui do Br).
Segundo os dados que achei, de manual tecnico da propria BMW, a cambagem traseira é próxima de 2º negativos (um pouco mais negativo até). O que é bastante coisa.
Porém, aconteceu algo estranho na hora de alinhar a cambagem traseira.
A regulagem da cambagem chegou a -1.6º de um lado, e -0.6º do outro, no máximo das regulagens. Na dúvida, deixamos ambas em -0.6º para manter iguais obviamente.
O carro é completamente original e não teve porrada, nada, tudo perfeito, nada torto, tudo certinho.
Agora, me surgiram algumas dúvidas:
-Li algumas pessoas dizendo que, com os pneus cheios, dá errado mesmo isso (39 libras, recomendada pelo manual). A teoria funciona, já que quanto mais baixo o carro fica, mais negativa a cambagem, e quanto mais alto, mais positiva.
-No manual técnico não diz com que rodas/pneus são esses valores! Se por exemplo eu colocar umas rodas 15" com pneus 205/50, provavelmente a cambagem vai ficar BEM mais negativa… Como as minhas são as 17x8,5 com pneus 245/40R17 (traseira), pode ser que isso seja diferente.
-No manual também não diz a versão do carro (muda o peso, e consequentemente a altura também)
Enfim, será que o cara esqueceu de ver alguma coisa ou viu errado?
Lembrando que tudo é novo: Amortecedores, coxins de amortecedores, batentes, coifas, buchas e pneus, calibrados conforme manual (32 e 39 libras, respectivamente). Na frente, tudo certo.
Pra quem tem 330i Motorsport, quais dados colocam pra alinhar?
Valeu, abs!!!