Autor Tópico: Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)  (Lida 2498 vezes)

Fabio Aro

  • MT FTW
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 606
  • E46 330i Motorsport MT '03
    • Fabio Aro Automotive Photography
    • Email
Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Online: Dezembro 20, 2013, 04:50:51 pm »
Pessoal, tudo bem?

Seguinte, troquei os pneus da minha 330i Motorsport (E46), andei um pouco pros pneus 'assentarem' com as rodas (uns 50km), levei pra balancear e depois fui fazer o alinhamento.

Já sabendo que essas máquinas tem uns valores totalmente genéricos e imprevisíveis, fui com os dados correto da E46 Sport (nossa Motorsport aqui do Br).

Segundo os dados que achei, de manual tecnico da propria BMW, a cambagem traseira é próxima de 2º negativos (um pouco mais negativo até). O que é bastante coisa.

Porém, aconteceu algo estranho na hora de alinhar a cambagem traseira.

A regulagem da cambagem chegou a -1.6º de um lado, e -0.6º do outro, no máximo das regulagens. Na dúvida, deixamos ambas em -0.6º para manter iguais obviamente.

O carro é completamente original e não teve porrada, nada, tudo perfeito, nada torto, tudo certinho.

Agora, me surgiram algumas dúvidas:

-Li algumas pessoas dizendo que, com os pneus cheios, dá errado mesmo isso (39 libras, recomendada pelo manual). A teoria funciona, já que quanto mais baixo o carro fica, mais negativa a cambagem, e quanto mais alto, mais positiva.

-No manual técnico não diz com que rodas/pneus são esses valores! Se por exemplo eu colocar umas rodas 15" com pneus 205/50, provavelmente a cambagem vai ficar BEM mais negativa… Como as minhas são as 17x8,5 com pneus 245/40R17 (traseira), pode ser que isso seja diferente.

-No manual também não diz a versão do carro (muda o peso, e consequentemente a altura também)

Enfim, será que o cara esqueceu de ver alguma coisa ou viu errado?

Lembrando que tudo é novo: Amortecedores, coxins de amortecedores, batentes, coifas, buchas e pneus, calibrados conforme manual (32 e 39 libras, respectivamente). Na frente, tudo certo.

Pra quem tem 330i Motorsport, quais dados colocam pra alinhar?

Valeu, abs!!!

Fabio Aro

  • MT FTW
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 606
  • E46 330i Motorsport MT '03
    • Fabio Aro Automotive Photography
    • Email
Re:Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Resposta #1 Online: Dezembro 20, 2013, 04:56:00 pm »
Referências:





Sport:


Standard:

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Resposta #2 Online: Dezembro 20, 2013, 07:08:12 pm »
Leva na suspentecnica e manda alinhar la
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

demorris

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 622
Re:Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Resposta #3 Online: Dezembro 20, 2013, 07:29:53 pm »
 não sei dados tecnicos, mas a minha quando foi feito a cambagem na maquina a laser ficou raspando no paralama traseiro, depois fiz na maquina normal  e deu certo.

Fabio Aro

  • MT FTW
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 606
  • E46 330i Motorsport MT '03
    • Fabio Aro Automotive Photography
    • Email
Re:Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Resposta #4 Online: Dezembro 23, 2013, 02:11:26 pm »
Tive esse problema também na primeira que fui fazer (do laser), mas na segunda rolou, e o mais bizarro é que era a mesma máquina. No segundo lugar tinha um vão maior pra frente e pra baixo do carro, talvez tenha algo a ver…

Turbo, mesmo assim, queria saber quais critérios eles vão usar, saca? Pq esses numeros magicos que os caras gostam de tirar e falar 'assim ta bom, senao vai comer pneu' eu cansei, hahaha….

queria ver uns dados, como nessas imagens que coloquei abaixo lá na máquina do cara, e ele fazer…

Mas ainda assim, continuo com o mesmo problema de não chegar nessa regulagem, o que ainda acho estranho! Alguma ideia?

flaviocrp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 517
    • Email
Re:Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Resposta #5 Online: Dezembro 26, 2013, 09:52:45 am »
Turbo, mesmo assim, queria saber quais critérios eles vão usar, saca? Pq esses numeros magicos que os caras gostam de tirar e falar 'assim ta bom, senao vai comer pneu' eu cansei, hahaha….

Fabio acho que esse é um problema na maioria dos caras que fazem esse tipo de alinhamento, você leva as medidas e o cara coloca o que ele "ACHA" que é o correto, já fui 2 vezes alinhar e ainda acho que esta ruim. Detalhe que eles não cobram barato não, é bem carinho esse achismo deles...rsrsrs

Vou dar uma ligada nessa que o Turbo citou.

Abraços

Flávio
BMW E39 540 Motorsport

Fabio Aro

  • MT FTW
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 606
  • E46 330i Motorsport MT '03
    • Fabio Aro Automotive Photography
    • Email
Re:Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Resposta #6 Online: Janeiro 06, 2014, 02:10:30 pm »
Pois é, achei estranho também. Foda de ir lá na suspentécnica é que é MUITO fora de mão pra mim, vou perder um dia inteiro pra fazer isso.. Mas vou dar uma ligada lá antes pra ver o que dizem também!

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Resposta #7 Online: Janeiro 06, 2014, 02:12:50 pm »
Pois é, achei estranho também. Foda de ir lá na suspentécnica é que é MUITO fora de mão pra mim, vou perder um dia inteiro pra fazer isso.. Mas vou dar uma ligada lá antes pra ver o que dizem também!
quer que eu leve?
deixa o carro aqui , eu levo espero vou pra casa
dia seguinte ta aqui dinovo
aahhhh vc paga o serviço d alinhamento
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

Fabio Aro

  • MT FTW
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 606
  • E46 330i Motorsport MT '03
    • Fabio Aro Automotive Photography
    • Email
Re:Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Resposta #8 Online: Janeiro 07, 2014, 02:55:34 am »
Imagina, Constantino! Agradeço a disposição! Vou ligar lá pra ver com eles, aí dependendo eu vou te encher o saco enquanto fazem o trampo, hahaha…  :drunk:

Borconi

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 148
    • Email
Re:Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Resposta #9 Online: Novembro 20, 2014, 03:06:21 pm »
Conseguiu resolver o problema Fabio??

Troquei os pneus da minha e o cara fez a mesma coisa. na maquina diz q a cambagem correta eh entre 1,0 e 1,5 negativo na traseira.
Moral, rodei uns 2k km com os pneus e ele ta comendo por fora!!

abrass
Ex:
Focus Sedan Ghia 02
Golf GTi 02
330i Motorsport SMG 03
Passat TFSi High 08

Atual:
130i 07

Fabio Aro

  • MT FTW
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 606
  • E46 330i Motorsport MT '03
    • Fabio Aro Automotive Photography
    • Email
Re:Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Resposta #10 Online: Dezembro 08, 2014, 12:23:01 am »
Conseguiu resolver o problema Fabio??

Troquei os pneus da minha e o cara fez a mesma coisa. na maquina diz q a cambagem correta eh entre 1,0 e 1,5 negativo na traseira.
Moral, rodei uns 2k km com os pneus e ele ta comendo por fora!!

abrass

Fala Borconi

Só vi agora, estava viajando! Então, não levei ainda pra alinhar, mas já descobri sim. Tem que por um esquema de peso no carro. 68kg em cada banco dianteiro, 68kg no centro do banco traseiro, 14kg no portamalas e tanque cheio. Assim, dá pra colocar as especificações que a bmw indica (-2 na traseira, etc). Ainda não fiz pq não tive coragem de tentar colocar esse monte de peso no carro ou algo assim, rs. O que quero fazer é ver se na css eles tem esse 'padrão' (que eu duvido), e se tiver, eu alinho lá mesmo...

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Resposta #11 Online: Dezembro 08, 2014, 10:16:33 am »
Complicado esse negócio de por pesos dentro do carro, hein?
Será que se levar na BMW eles vão fazer isso? DUVIDO!

A BMW deveria disponibilizar uns valores mais comuns!

Chegou a levar naquelas lojas credenciadas da Michelin? Lá eles costumam ter o materal correto para os carros e fazem um trabalho legal..
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


Fabio Aro

  • MT FTW
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 606
  • E46 330i Motorsport MT '03
    • Fabio Aro Automotive Photography
    • Email
Re:Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Resposta #12 Online: Dezembro 08, 2014, 05:25:23 pm »
Honestamente, também duvido… Mas isso é um padrão que o mundo todo atende. Em tese, ele TEM que ter isso… Mas falando de Brasil, tb não acredito, infelizmente…

Não conheço essas da Michelin… Será que eles fazem independente da marca dos pneus?

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Resposta #13 Online: Dezembro 09, 2014, 09:58:24 am »
Honestamente, também duvido… Mas isso é um padrão que o mundo todo atende. Em tese, ele TEM que ter isso… Mas falando de Brasil, tb não acredito, infelizmente…

Não conheço essas da Michelin… Será que eles fazem independente da marca dos pneus?
Sim, meu amigo alinha o Marea dele nas lojas da Michelin aqui em Moema e ele usa pneus que não são da marca deles.
É meio caro mas o serviço fica bom. Última vez que alinhei a E46 foi lá e ficou zero!
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


Borconi

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 148
    • Email
Re:Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Resposta #14 Online: Dezembro 10, 2014, 01:20:27 pm »
Então Fabio,

também descobri isso. Estou levando o carro em um mecânico Top agora, que so mexe em BMW e ele me falou que faz esse esquema na dele. Põe certos pesos e com tanque cheio. ele mesmo faz. 2 negativo na traseira???
Ex:
Focus Sedan Ghia 02
Golf GTi 02
330i Motorsport SMG 03
Passat TFSi High 08

Atual:
130i 07

Fabio Aro

  • MT FTW
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 606
  • E46 330i Motorsport MT '03
    • Fabio Aro Automotive Photography
    • Email
Re:Ajuda - Alinhamento da E46 Sport (Motorsport)
« Resposta #15 Online: Dezembro 11, 2014, 01:10:37 am »
Então Fabio,

também descobri isso. Estou levando o carro em um mecânico Top agora, que so mexe em BMW e ele me falou que faz esse esquema na dele. Põe certos pesos e com tanque cheio. ele mesmo faz. 2 negativo na traseira???

Pois é…  na dianteira, 0.7º negativo e na traseira 2º negativos… É que os guias são todos em minutos e não em graus, mas convertendo é isso mesmo.. na verdade, são uns valores quebrados (-0.72º+/-0.30º e -2.06º+/-0.25º)