Autor Tópico: Turbinar: M50 ou M52 (LER TÓPICO FIXO ANTES)  (Lida 13579 vezes)

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #50 Online: Julho 10, 2013, 12:30:20 am »
Pitao, uma maneira facil para vc ter uma ideia da saude do seu M52 eh medir a compressao dos cilindros... tem duas coisas que vc precisa prestar a atencao, uma eh no valor de cada cilindro, um motor original chega nos 200~210psi, um bem cansado so consegue 120~130psi... a outra coisa eh a diferenca entre os cilindros, todos precisam estar mais ou menos na mesma faixa, nao pode um deles ter 150psi e outro 180psi...

e por ultimo, mesmo fazendo a parte de baixo nao invente de aumentar o rev limiter... a chance de dar problema aumenta exponencialmente ao giro do motor...

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

Pitao

  • http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=10691.0
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2854
  • Heavy Metar or no Metal at all!
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #51 Online: Julho 10, 2013, 08:38:39 am »
abreu, anotadas as dicas. essa de medir a compressao dos cilindros eu iria fazer de qqr forma qdo montasse a parte debaixo. aproveitaria que o carro ja estaria na oficina e faria a aferição. sobre o rev limiter, eu ia subir um pouco, mas acho prudente teu conselho.

eric, valeuzasso pelas dicas. depois da pra mim - e pra galera - uma noção de custos da brincadeira. esse bico da siemens é suplementar??? caso positivo,  como tu fez o gerenciamento dele? esta rodando no alcool?

maluco por carros, eu nao tenho preparador ainda. esse é um item fundamental que eu não conheço aqui no rio de janeiro. quer dizer, se eu tivesse um AP seria mole hahaha.

por fim uma pergunta de cabaço em turbo, a compra da turbina tem que ser exclusivamente  nova ou recondicionada e tranquilo?

ercpower

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 169
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #52 Online: Julho 10, 2013, 08:49:40 am »
Os custos estão indo pra 20k.... mas esse valor esta a suspensão, freios e diferencial blocado!

Os bicos siemens estou usando em substituição ao original, utiliza o mesmo conector e eh do mesmo tamanho.... não gosto de bico suplementar... axo q não alimenta legal todos os cilindros... sei lá!

E sim estou rodando no alcool...a bomba Walbro da conta do recado no alcool!
Life begins after 300whp!

Pitao

  • http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=10691.0
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2854
  • Heavy Metar or no Metal at all!
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #53 Online: Julho 10, 2013, 09:01:12 am »
Eric 20k? Começo a repensar o projeto e a pensar em uma M3 Euro...

Vamos tentar montar um bill of materials com preço para essa brincadeira? pq eu me impressionei com o preço. eu botei uns preços que tenho visto ai no mercado. quem souber vai completando tb.

bomba Walbro  - +/-500
Bico Siemens Deka 60lbs/h - +/- 6x200 = 1200
Intercooler- +/- 700
Pressurização - +/- ????
Turbina .50/.63 - +/- 1000
coletor SPA - +/- 600
Blow Off HKS - +/- 500
Wastegate Beep - +/- 600
Acerto na injeção original - +/-????

até agora: R$ 5100

até quanto os bicos originais devem conseguir ir sem dar perda? a escolha do blow of da hks e do wastegate da beep se deram por algum motivo especifico?

Roberto Junior

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1233
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #54 Online: Julho 10, 2013, 09:23:02 am »
Não esquece do escape também. O original é extremamente restritivo.

E o mais importante, como todos disseram é um rebuild no motor para não ter surpresas.

Separa no mínimo 10k para começar a brincadeira.

E pode ter ctza q vai passar desse valor depois de montado.

Engine Haus Serviços Automotivos
www.facebook.com/enginehaus

Pitao

  • http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=10691.0
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2854
  • Heavy Metar or no Metal at all!
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #55 Online: Julho 10, 2013, 09:54:37 am »
Boa RJ!


bomba Walbro  - +/-500
Bico Siemens Deka 60lbs/h - +/- 6x200 = 1200
Intercooler- +/- 700
Pressurização - +/- ?
Turbina .50/.63 - +/- 1000
coletor SPA - +/- 600
Blow Off HKS - +/- 500
Wastegate Beep - +/- 600
Acerto na injeção original - +/-?
Escape - +/-1500[/li][/list]


até agora: R$ 6600

o rebuild do motor ate agora (pelican, original ou oem)

Bronzinas  - 92 usd (kit completo bmw )
Parafusos Biela -  (8) 26 usd (original bmw)
Jogo de Juntas Cabeçote:  192 (victor reinz)
jogo parafusos cabeçote -  14,25 ( victor reinz)[/li][/list]


total (antes do frete e impostos) 324,25 USD

Dan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5245
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #56 Online: Julho 10, 2013, 11:47:14 am »
pode incluir uma embreagem preparada, com 400cvs a embreagem original acredito que irá patinar.

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #57 Online: Julho 10, 2013, 11:55:04 am »
Considere refazer a linha de combustivel para sua seguranca...

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

Roberto Junior

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1233
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #58 Online: Julho 10, 2013, 12:36:24 pm »
Faltou um jogo de bronzinas nessa lista (de biela e de mancal).

Trocar todas mangueiras de combustivel assim como o Abreu disse tambem.

E o principal, a mao de obra do mecanico/preparador e um possivel gasto com retifica

Engine Haus Serviços Automotivos
www.facebook.com/enginehaus

cerginho

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1914
    • Email
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #59 Online: Julho 10, 2013, 01:07:48 pm »
pode incluir uma embreagem preparada, com 400cvs a embreagem original acredito que irá patinar.

embreagem faz em cima do casco original uma ceramica sai baratinho R$ 600,00 na FF embreagens ... meu gsx usou uma deles nunca quebrou .. e olha que o 4x4 dá tudo na embreagem mesmo assim não arregou nao..  Não esquece do Jogo de prisioneiros do cabeçote ARP e uma junta bombadinha ... o escape faça 2,5 ate o final com cano normal mesmo ...  eu acho que com 10k monta froxo froxo...

marcellom50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 758
  • Bmw 323ti M-package
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #60 Online: Julho 10, 2013, 02:12:37 pm »
Turbina nova.

Me chama no Face que trocamos uma ideia, eu to montando a S2 do meu irmão do zero pra 700hp. Tem muita coisa aqui pra mostrar e indicar.
///M loading...

Pitao

  • http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=10691.0
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2854
  • Heavy Metar or no Metal at all!
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #61 Online: Julho 10, 2013, 02:19:44 pm »
Marcello, se tu estiver online a noite conversamos. agora estou no trab e o facebook e bloqueado aqui.

lucasfelex

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 284
    • Email
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #62 Online: Julho 10, 2013, 02:23:27 pm »
    Olá Pitão! Como vai!?

    Cara, com 325I do Eric é o terceiro M50 turbo que eu monto! :)
    Aliás precisamos terminar de montar o câmbio ein Eric! Rsrsrs...

    Cara, pra rodar com 0.5 de pressão sem mexer muito nas partes internas do motor prepara uns 10k. No caso do Eric ele já fez tudo, aqui estou falando só de kit turbo, imaginando que seu motor esteja em boas condições para preparar.

    Como o Serginho disse, é bom colocar prisioneiros ARP no cabeçote e uma junta de aço descente. Sua embreagem com certeza vai patinar, então já coloca no orçamento também embreagem e platô.

    A ECU original da conta do acerto, mas eu desisti de tentar acertar meu carro com VANOS, e atualmente ela está desligada e o carro sobe o giro muito melhor.

    Sobre a turbina, a .50 fica muito legal, mas atualmente estou usando uma GT35 no meu carro e fica mais legal ainda! Rsrsrs.. Pega mais cedo por ser roletada, empurra mais e gera mais potência com menos pressão! Pense nisso! :D

    Corrigindo alguns valores na sua listinha:

    bomba Walbro  - +/-500
    Bico Siemens Deka 60lbs/h - +/- 6x200 = 1200
    Intercooler- +/- 700
    Pressurização - +/- (Varia muito, mangote de silicone? Tubo de aluminio? Polido? Etc...) +/- 700~1500
    Turbina .50/.63 - +/- 1500(Master Power R)
    coletor SPA - +/- 600
    Blow Off HKS - +/- 500(Eu uso made in China, metade do preço! Kkk..)
    Wastegate Beep - +/- 150
    Acerto na injeção original - +/- 900~1500
    Escape - +/-1500[/li]
Velas(Iridium) +/- 250
Junta Cabeçote(Cometic)+/- 900
Prisioneiros ARP +/- 900

Coloquei como referencia as marcas que usei, mas os valore variam também conforme marca e valor do dolar!

Abraço!

Pitao

  • http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=10691.0
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2854
  • Heavy Metar or no Metal at all!
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #63 Online: Julho 10, 2013, 02:59:51 pm »
lucas valeuzasso pela ajuda. foi fundamental. vou te adicionar no facebook pra gente trocar umas ideias.

qto  custa a gt35 aqui no brasil?

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #64 Online: Julho 10, 2013, 03:10:11 pm »
Criei um tópico fixo para organizar informação em relação a sobrealimentação dos veículos BMW.
link do tópico fixo:
http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=6074.0

Sempre que surgir um tópico novo sobre o mesmo tema, será indicado o link do tópico fixo, assim mantemos a informação organizada.

Há muita informação útil aqui, como há informação totalmente errada e perigosa. Mas isso já foi muito discutido e não há motivos para retomarmos. Então o foco será organizar a informação.
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

Pitao

  • http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=10691.0
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2854
  • Heavy Metar or no Metal at all!
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #65 Online: Julho 10, 2013, 03:20:26 pm »
sem problemas.

eu vejo que tem duas grandes vertentes de turbo nesse forum. uma galera focada em espremer todo cv que puder do bloco, no matter what e outra galera mais atenta ao custo/beneficio. eu estou tendendo ao 2o grupo. se tiver que colocar 20k nesse carro so para turbinar, eu boto mais uma grana e pego uma ///M.

por outro lado e interessante ver que existe uma galera que "desmistifica" o conceito do carro turbinado, com preparos custos e resultados mais moderados - mas ainda sim divertidos.

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Turbinar: M50 ou M52
« Resposta #66 Online: Julho 10, 2013, 03:29:17 pm »
sem problemas.

eu vejo que tem duas grandes vertentes de turbo nesse forum. uma galera focada em espremer todo cv que puder do bloco, no matter what e outra galera mais atenta ao custo/beneficio. eu estou tendendo ao 2o grupo. se tiver que colocar 20k nesse carro so para turbinar, eu boto mais uma grana e pego uma ///M.

por outro lado e interessante ver que existe uma galera que "desmistifica" o conceito do carro turbinado, com preparos custos e resultados mais moderados - mas ainda sim divertidos.


Certo Pitão.. na realidade, envolve mais opinião e desejo pessoal, do que qualquer outra coisa.

Principalmente em relação a re-build de motores, pesquise muito antes, pois aquela sua lista talvez não seja nem 1/20 dos itens que são necessários para um re-build de qualidade, seja em quantidade ou valor.

Só estou fazendo esse alerta, pois se não entra uma pessoa nova no fórum e pensa que um part list de re-build de motor é apenas aquilo. 


Enfim, sempre temos que pensar nisso na hora de postar valores, part numbers e etc.. pois nunca sabemos quem irá ler e de que forma a pessoa irá usar a informação (e é capaz ainda da pessoa brigar com o mecânico porque ele fez uma lista tão grande se ele leu em um fórum que faz o re-build com 400 dólares).


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

Pitao

  • http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=10691.0
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2854
  • Heavy Metar or no Metal at all!
Re:Turbinar: M50 ou M52 (LER TÓPICO FIXO ANTES)
« Resposta #67 Online: Julho 10, 2013, 03:45:50 pm »
matheus,

entendo seu ponto, mas tb nao rola de chegar aqui e escrever

"Fel 2 - Projeto M52 Turbo" e elencar todos os custos com ate 30% de erro, bem como a lista completa. desde que eu comecei a escrever deixei bem claro que era uma estimativa, e principalmente era uma estimativa pro meu carro.

em engenharia temos um termo comum chamado "coeficiente de cagaço" e é uma premissa. no caso da montagem do turbo podemos trocar tudo pq o cagaço é alto ou podemos ser mais tranquilos dependendo do caso.

eu entendo seu estilo "nunca me envolvo em merda pra não respingar bosta em mim", minha afeição por risco é um pouco maior. afinal é meu carro, se alguma coisa quebrar não estou pondo minha credibilidade em risco - vai ser so um aprendizado.

se eu fosse seguir sua receita de turbo eu gastaria 30k, sinceramente eu não acredito que 30k se façam necessários. com certeza a confiabilidade e performance serão maiores, mas quanto maiores? é essa analise marginal que estou fazendo pro meu carro o tempo todo.

Pitao

  • http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=10691.0
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2854
  • Heavy Metar or no Metal at all!
Re:Turbinar: M50 ou M52 (LER TÓPICO FIXO ANTES)
« Resposta #68 Online: Julho 10, 2013, 03:56:14 pm »
e só para descontrair, tenho uma admiração enorme pelo teu trabalho. mas a sua posição nesse tópico é igual de endocrinologista falando pro frango de 50kg que quer virar um mutante de 100kg "Filho, vc precisa malhar direito, se alimentar bem - coma bastante frango e beba muitos liquidos apos os exercicios, dormir pelo menos 8h por dia. no maximo um whey protein". o cara quer hormonio, nao quer frango ahhahaha

lucasfelex

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 284
    • Email
Re:Turbinar: M50 ou M52 (LER TÓPICO FIXO ANTES)
« Resposta #69 Online: Julho 10, 2013, 03:57:46 pm »
Hehehehe... O Matheus tem razão, a listinha as vezes aumenta bastante.

A GT35 original deve estar custando em torno de 5k aqui no Brasil, vai depender do fornecedor. A minha não é original, e eu já fui em vários drift days com ela, desmontei semana passada e nem um sinal de folga. E o custo cai pra menos da metade.

Meu carro quando estava com a .50 rendeu 320cv na roda com 1,2bar e um acerto todo cagado. Atualmente está com 0,4bar e já está dando trabalho para os Deka de 80lbs. Ainda não tive tempo de levar no dino pra fazer o ajuste fino e medir potência, assim que fizer isso posto resultados aqui.

Lembrando que uso pistão e biela forjados e taxa de 8,5.

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Turbinar: M50 ou M52 (LER TÓPICO FIXO ANTES)
« Resposta #70 Online: Julho 10, 2013, 04:04:25 pm »
e só para descontrair, tenho uma admiração enorme pelo teu trabalho. mas a sua posição nesse tópico é igual de endocrinologista falando pro frango de 50kg que quer virar um mutante de 100kg "Filho, vc precisa malhar direito, se alimentar bem - coma bastante frango e beba muitos liquidos apos os exercicios, dormir pelo menos 8h por dia. no maximo um whey protein". o cara quer hormonio, nao quer frango ahhahaha

hehehe tranquilo Pitão..

entendo perfeitamente seu ponto de vista e eu já fiz muito turbo adaptados, já quebrei muitos motores.. então, te garanto que quando eu falo, não é da boca pra fora..

meu foco é sempre alertar os leigos.. Você realmente tem essa ciência e quer ir na aventura, aprendizado.. que de fato é o melhor caminho para aprender (eu aprendi muita coisa assim que não se encontra em livros)..   e foi até legal você postar isso.

Meu receio são os leigos que tem sim medo de quebrar carro e nem possuem budget para segurar a bronca quando der algo de errado, assumir que essas informações são válidas para ter um carro turbo e seguro.


E nesse tópico mesmo, tem um usuário que já teve problemas graves (quebra) em um motor com sobrealimentação, mas em nenhum momento cita aqui.. dando a entender que foi tudo simples e fácil.

é esse tipo de informação que temos de ter cuidado na hora de considerar as informações.


De toda forma, o fórum é livre para todos debaterem a vontade.. só estou ponderando para os incautos.
« última modificação: Julho 11, 2013, 12:40:29 pm por MatheusS50 »
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

Pitao

  • http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=10691.0
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2854
  • Heavy Metar or no Metal at all!
Re:Turbinar: M50 ou M52 (LER TÓPICO FIXO ANTES)
« Resposta #71 Online: Julho 10, 2013, 04:09:41 pm »
e so pra constar, eu nao começo a montagem do turbo antes de abrir o motor e ver o que realmente tem que ser trocado.

não manjo muito de m52 desmontado, para um motor "nao surrado" de 100k km, que itens vc sugere substituição? alem do que eu citei

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Turbinar: M50 ou M52 (LER TÓPICO FIXO ANTES)
« Resposta #72 Online: Julho 10, 2013, 04:15:50 pm »
A pessoa só nao pode pensar que trocar bronzina , juntas e parafusos é um rebuild... e alguem falou em possivel gasto com retifica , acho que um rebuild Sempre vai ter retifica de algo... seja cabecote , assentar valvulas , algo do bloco etc...
Tem que estar ciente que as coisas quebram com mais facilidade sob estress maior que o projeto original...

é aquela coisa , quem quer gastar pouco nao se pode dar ao luxo de comprar coisas baratas (sem qualidade)...

lucasfelex

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 284
    • Email
Re:Turbinar: M50 ou M52 (LER TÓPICO FIXO ANTES)
« Resposta #73 Online: Julho 10, 2013, 04:21:23 pm »
Senti um in-direta agora! Rsrsrsrs...

Bom realmente não gosto de falar nesse assunto porque pra mim foi lição aprendida, e as vezes algumas pessoas interpretam mau quando contamos esse tipo de experiência. Mas vamos lá...

Eu tive sim sérios problemas da primeira vez que turbinei meu motor. Aliás, já faz 3 anos que venho mudando setup e acerto do carro. A história é longa e não dá pra detalhar agora, mas em suma é assim, primeiramente meu setup era bi-turbo. Antes mesmo de conseguir um acerto descente tive 2 pistões com canaleta quebrada. Então já parti logo para peças forjadas já que precisei abrir o motor e substitui-las.

Depois tive problema com as 2 turbinas, e decidi mudar o projeto por conta da complexidade e do custo, foi ai que parti para a .50. Com ela me diverti bastante mas travou em pouco tempo por causa de uma cagada do mecanico que ligou a linha óleo nela e usou silicone.

Agora estou no terceiro setup de turbina(GT35) e posso dizer que foi até agora o melhor em todos os sentidos. Por conta de todas essas mudanças eu também decidi instalar um piggyback da Greddy para não ficar mexendono chip toda vez...

Como disse antes, já desisti de acertar o carro com a VANOS, e sofri muito até descobrir que toda a causa do meu problema era ela.

Como já foi dito aqui, muito se aprendi com erros e tentativas, e a brincadeira é cara. As outras 2 BM's que montei não tiveram problema de motor até agora, e inclusive uma delas foi pela segundo vez em um drift day domingo(07/07/2013). E nenhuma delas é forjada, apenas a minha.


MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Turbinar: M50 ou M52 (LER TÓPICO FIXO ANTES)
« Resposta #74 Online: Julho 10, 2013, 04:38:22 pm »
Senti um in-direta agora! Rsrsrsrs...

Bom realmente não gosto de falar nesse assunto porque pra mim foi lição aprendida, e as vezes algumas pessoas interpretam mau quando contamos esse tipo de experiência. Mas vamos lá...

Eu tive sim sérios problemas da primeira vez que turbinei meu motor. Aliás, já faz 3 anos que venho mudando setup e acerto do carro. A história é longa e não dá pra detalhar agora, mas em suma é assim, primeiramente meu setup era bi-turbo. Antes mesmo de conseguir um acerto descente tive 2 pistões com canaleta quebrada. Então já parti logo para peças forjadas já que precisei abrir o motor e substitui-las.

Depois tive problema com as 2 turbinas, e decidi mudar o projeto por conta da complexidade e do custo, foi ai que parti para a .50. Com ela me diverti bastante mas travou em pouco tempo por causa de uma cagada do mecanico que ligou a linha óleo nela e usou silicone.

Agora estou no terceiro setup de turbina(GT35) e posso dizer que foi até agora o melhor em todos os sentidos. Por conta de todas essas mudanças eu também decidi instalar um piggyback da Greddy para não ficar mexendono chip toda vez...

Como disse antes, já desisti de acertar o carro com a VANOS, e sofri muito até descobrir que toda a causa do meu problema era ela.

Como já foi dito aqui, muito se aprendi com erros e tentativas, e a brincadeira é cara. As outras 2 BM's que montei não tiveram problema de motor até agora, e inclusive uma delas foi pela segundo vez em um drift day domingo(07/07/2013). E nenhuma delas é forjada, apenas a minha.



Lucas, só fiz assim, pois não sabia se você tinha algum motivo específico para não divulgar a informação que você confiou em mim.

Levantei isso, pois infelizmente em nosso fórum tem muitas pessoas que não possuem qualquer conhecimento técnico e podem ler determinadas mensagens e assumir como regra.

Então, é importante dividirmos todos os problemas também..


Eu já quebrei vários motores..  já quebrei pistão, biela, câmbio.. Já tive problemas em motores aspirados também..  a partir do momento que você saiu do especificado pela montadora, você sempre terá riscos de problemas.. nunca será trouble-fee.. e aí envolverá o conhecimento e experiência do engine builder em tentar minimizar ou até mesmo eliminar (bem difícil) esse(s) risco(s).

Já perdi muito dinheiro...   Então, por isso, experiências ruins (e as boas também) também é importante dividir.

E o VANOS que você está culpando, é assunto para um tópico enorme que eu nem vou citar aqui...

te garanto que se você usasse o VANOS da forma correta, só iria trazer vantagens..


Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com