Autor Tópico: Gasolina Aditivada vs Podium (540i)  (Lida 4360 vezes)

CmteFabio

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 891
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #25 Online: Setembro 17, 2013, 07:33:46 pm »
No seu o uso da podium é aconselhado não só pela octanagem, mas até mais importante pela quantidade de enxofre, já que o 118i novo tem  injeção direta.

Nos carros com injeção direta o enxofre corrói os bicos, e não demora muito não. Ano que vem vai diminuir a quantidade de enxofre em todos os tipos de gasolina, daí dá pra usar as outras sem esse risco, pelo menos!

O meu é E81 apesar de ser 2012, não tem injeção direta, mas prefiro usar mesmo assim, rodo pouco e não vai me quebrar.
Agora, ainda que Podium, acho que carros com injeção direta podem vir a sofrer também os efeitos do álcool que forma aquela goma estranha nos bicos comuns, mas não sei direito, só achismo e o tempo dirão se os bicos precisarão de limpeza constante.
BMW 118i Sport Edition 2012 E81 - AlpinWeiß

MasterSti

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 83
  • Rumo a 540i E34 manual!!
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #26 Online: Fevereiro 25, 2014, 06:48:10 am »
A Vpower Racing alguém já usou? Foi possível fazer uma comparação entre ela e a Podium?

Abs!

Mecoleal

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 127
  • BMW 540i Touring E39 2000
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #27 Online: Outubro 13, 2014, 07:19:55 pm »
Pessoal,
Faz tempo que não se fala no assunto, mas como eu tive uma experiência recente, lá vai:
Comprei minha 540i em São Paulo há dois anos e a troxe para Campo Grande - MS (1.000km de distância).
Como não achava Podium ou Premium pelo caminho, vim com gasolina comum mesmo. A velocidade empregada era de 120 km/h e a média foi de 11,8 km/Lt (fiquei pasmo!!).
Bom, em Campo Grande inicialmente continuei utilizando gasolina comum e, utilizando com ar condicionado (aqui não se trata de artigo de luxo) ela fazia em média 5km/Lt na cidade (normal, certo..?). Mas resolvi segui a recomendação de um amigo em utilizar a Podium ou Premium, até por que essa recomendação de octanas está na tampa de combustível.
Não senti nenhuma mudança de performance, mas sim de consumo que caiu gradativamente para 4,5 a 4,3, dependendo do tráfego. E vim utilizando alternando entre Podium e Premium.
Bem, recentemente vacilei com a quantia de combustível, e o mais seguro que encontrei pelo caminho antes de uma pane seca foi um posto Shell e coloquei a tal da V-Power. Pois o carro mudou!! Marcha lenta suave, motor mais redondo, e uma performance diferente. Arrancando com uma curva de torque quase suave.., curva de torque quase contante nas arrancadas..! Quer saber? Ficou um tezão! E voltou a fazer seus 5km/Lt na cidade.
Conclusão:
Ou as gasolinas Podium e Premium de Campo Grande não são o que deveriam (o que não duvido, pois são dois caras que detém o mercado) ou esses motores nacionalizados (é o caso da minha que foi fabricada na Alemanha para ser utilizada no Brasil) foram preparados para utilizar gasolina brasileira, que ser fomos pensar, em 2000, nem gasolina Podium ou Premium com maior  octanagem (91 ou 95 oct).
Resumindo:
Passei a utilizar a V-Power sem medo de ser feliz e a 540 me agradeceu mostrando que seus 286cv estavam bem ali embaixo do capô.

Abraço a todos,
« última modificação: Outubro 13, 2014, 07:33:55 pm por Mecoleal »

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #28 Online: Outubro 14, 2014, 04:42:06 pm »
devia ser gasolina adulterada... já aconteceu isso comigo , abastecia no ipiranga (carro do dia a dia , nao bmw) , mudei de posto , melhorou o consumo...

fcm

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 273
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #29 Online: Outubro 15, 2014, 04:16:13 pm »
A Vpower Racing alguém já usou? Foi possível fazer uma comparação entre ela e a Podium?

Abs!

VPower Racing não tem mais no BR... tinha até alguns anos atrás mas decidiram que a gente não merece... :redface:

Nos deixaram só com a aditivada de octanagem normal.

Mecoleal

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 127
  • BMW 540i Touring E39 2000
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #30 Online: Outubro 15, 2014, 11:50:05 pm »
VPower Racing não tem mais no BR... tinha até alguns anos atrás mas decidiram que a gente não merece... :redface:

Nos deixaram só com a aditivada de octanagem normal.

Pois então. É dessa mesma que estou falando, V-Power de 87 octanas aditivada ( não a V-Power Racing). É o que estou usando e o carro ficou redondo.
E como eu disse, não acho extranho, pois quando esse carro chegou no Brasil (2000), não tínhamos nenhuma gasolina com octanagem superior a 87. Por isso eu acredito muito que, apesar da recomendação na tampa de combustível, esse motor veio ajustado para aceitar a gasolina brasileira da época, ou seja, 87 octanas.
« última modificação: Outubro 15, 2014, 11:52:55 pm por Mecoleal »

leorsxd

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 294
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #31 Online: Outubro 16, 2014, 12:59:07 am »
Bom já que foi ressuscitado o tópico...

Atualmente uso Comum/Aditivada, as vezes uso podium, essa falhada que ela dava na Comum/Aditivada eram as sondas...

Mas realmente a Podium quando tá fria o carro fica "liso" a lenta estabiliza e fica 101 % perfeita...

Nunca fiz média na cidade... mas na estrada indo a 90/100 km/H fiz 9 a 9,5 km/L (Aditivada).
BMW 540i E39 96 Facelift 2002 Artic silver
Veloster 1.6 2013
Gol 92 1.6 @ 1.x T (Terapia anti-stress)

fcm

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 273
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #32 Online: Outubro 16, 2014, 08:44:41 am »
Pois então. É dessa mesma que estou falando, V-Power de 87 octanas aditivada ( não a V-Power Racing). É o que estou usando e o carro ficou redondo.
E como eu disse, não acho extranho, pois quando esse carro chegou no Brasil (2000), não tínhamos nenhuma gasolina com octanagem superior a 87. Por isso eu acredito muito que, apesar da recomendação na tampa de combustível, esse motor veio ajustado para aceitar a gasolina brasileira da época, ou seja, 87 octanas.

 Sim, concordo com seu pensamento de que na época um motor como as nossas aceita normalmente ainda. Motores mais exigentes(voltados para desempenho) mesmo daquela época já tinham a recomendação de maior octanagem, embora o mínimo ainda fosse aceitas as comuns.

 Eu mesmo já fiz teste com alguns carros e nunca notei algum ganho com a V-Power, sempre notei exatamente o mesmo das outras aditivadas, com a Podium sim noto grandes diferenças em alguns carros, em outros não.

 Mas um amigo justamente com um carro mais antigo(injeção monoponto) nota o carro ficar bem mais econômico com a V-power, são coisas de cada carro que acho totalmente válido você dizer suas impressões e vale o teste.