Autor Tópico: Gasolina Aditivada vs Podium (540i)  (Lida 4361 vezes)

leorsxd

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 294
    • Email
Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Online: Julho 05, 2013, 05:10:07 am »
Bom, provavelmente ja deve ter algum tópico sobre isso, mas não consegui localizar.

Notei que na 540i, abasteci uma ou outra vez com gasolina Comum/Aditivada, não é em todo posto que se encontra podium, o que acontece o carro na lenta fica oscilando (chega a tremer o carro), lenta instavel.

Quando está na podium fica 101 % perfeito, a questão é as bmw (principalmente a E39 540i) oscilam a lenta na gasolina comum?, Vi no tanque que tem escrito 91/98 octanas, pelo que sei a Comum tem 85 octanas aditivada 87 , premium 91 e podium 93/95.

O Carro semana que vem vai pra manutenção pra dar uma geral, mas alguem ja teve esse problema? na podium tudo fica perfeito, o carro chega fazer 10km/L na estrada.

Obrigado
BMW 540i E39 96 Facelift 2002 Artic silver
Veloster 1.6 2013
Gol 92 1.6 @ 1.x T (Terapia anti-stress)

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #1 Online: Julho 05, 2013, 07:26:17 am »
Quando comprei a minha 540 eu sentia que ela estava acelerada
Ai coloquei podiun e passou
Agora oscilar , nunca aconteceu nao
Ja trocou seu filtro de gaz?
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

hissa

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 355
  • BMW 130i 2010/11 E87 Motorsport - DF
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #2 Online: Julho 05, 2013, 09:49:43 am »
Na minha só uso aditivada. Nunca tive problema. Até tentei usar pódium e fiz alguns testes (sempre com 3 ou mais tanques) mas o consumo, estranhamente, sempre piorou. No comportamento, entre as duas, nunca notei grandes diferenças.

Ex: BMW 540iA 2001 E39 ///Motorsport
Atual: BMW 130iA 2010/11 E87 Motorsport
Apresentação: 540i: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=1163.0
130i: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=11407.0

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #3 Online: Julho 05, 2013, 09:59:40 am »
Gasolina comum e aditivada tem 89 octanas, ipiranga premium 92 octanas, e podium 95 octanas.

  Como o acerto de injeção deve ter mais ponto, demanda uma gasolina de maior octanagem, por isso seucarro fica uma bosta com comum/adtivada.


 Ahhh e o turbo falou sobre o filtro de combustível, e sim tem relação com a oscilação de lenta, inclusive se o filtro estiver entupido o carro pode morrer.
 
« última modificação: Julho 05, 2013, 10:01:25 am por Race Driver »

Dino

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2886
  • Cordeiro na pele de um lobo...
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #4 Online: Julho 05, 2013, 10:30:05 am »
Por incrivel que pareca... testei isso esses dias... a minha esta mais forte usando gasolina comum do que usando podium....
nao sei se o fato de terem aumentado a proporcao de alcool na gasolina inflencia... mas a difereca e nitida

GPT_RJ

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 226
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #5 Online: Julho 05, 2013, 02:30:32 pm »
Ou usa comum com boa procedencia ou usa Podium, usar aditivada é rasgar dinheiro.

Para BMW M do podium e p outras no minimo shell V Power.....

abc
BMW E34 - 525i
BMW E39 // M5

bruno.x2

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2934
  • BMW M3 E92 Alpinweiss 3
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #6 Online: Julho 05, 2013, 02:41:50 pm »
Ou usa comum com boa procedencia ou usa Podium, usar aditivada é rasgar dinheiro.

Para BMW M do podium e p outras no minimo shell V Power.....

abc

V Power nao é aditivada?
BMW ///M3 E92 MT Alpinweiss 3

Reiko Remap StgII
ActiveAutowerke TestPipes
BMW Black Grills
BMW CF Splitters
BMW LCI Taillights
BMW ZCP 359 Alloys
BMW CF Center Console
BMW CF Rear Console
BMW CIC (iDrive) Retrofit (GPS/USB)
BMW M Performance Electronic Steering Wheel v2

Vanessa Elisa

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 649
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #7 Online: Julho 05, 2013, 03:06:56 pm »
no tanque que tem escrito 91/98 octanas, pelo que sei a Comum tem 85 octanas aditivada 87 , premium 91 e podium 93/95.

Na verdade, tem vários métodos de medir octanagem, na europa é usado RON, no Brasil, IAD... A super plus de 98 octanas, na europa, equivale a uma gasolina de 93 octanas aqui.

Comum e aditivada tem mesma octanagem, 87, equivalente a uma 91 ou 93 octanas na Europa. Apesar da nossa gasolina ser um lixo se comparada com a de lá, a adição do álcool aumenta a octanagem, álcool puro tem teoricamente 110 octanas, SNME...

Teoricamente não haveria problema usar uma gasolina comum nos motores originais, mas o problema é achar uma gasolina 100% confiável...  No meu nunca coloquei comum, mas alterno podium com a premium da ipiranga, 91 octanas, que tem preço bem mais em conta - R$ 3,22 contra R$ 3,60. Não noto diferença de comportamento entre as duas.
Hapiness is not around the corner. Hapiness is the corner.

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #8 Online: Julho 05, 2013, 04:21:44 pm »
Na verdade, tem vários métodos de medir octanagem, na europa é usado RON, no Brasil, IAD... A super plus de 98 octanas, na europa, equivale a uma gasolina de 93 octanas aqui.

Comum e aditivada tem mesma octanagem, 87, equivalente a uma 91 ou 93 octanas na Europa. Apesar da nossa gasolina ser um lixo se comparada com a de lá, a adição do álcool aumenta a octanagem, álcool puro tem teoricamente 110 octanas, SNME...

Teoricamente não haveria problema usar uma gasolina comum nos motores originais, mas o problema é achar uma gasolina 100% confiável...  No meu nunca coloquei comum, mas alterno podium com a premium da ipiranga, 91 octanas, que tem preço bem mais em conta - R$ 3,22 contra R$ 3,60. Não noto diferença de comportamento entre as duas.

 No dinamômetro, tanto a ipiranga quanto a podium deram a mesma potência, e utilizando o mesmo ponto.  Porém a ipiranga meu carro grila um pouco, já com a podium não, pois ando com 12,3 de taxa.

GPT_RJ

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 226
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #9 Online: Julho 05, 2013, 04:23:07 pm »
sim a V power eh aditivada, porem, nao sei o por que, dizem ser de de boa qualidade, ja usei poucas vezes na 525 e nao reparei grandes alteracoes nao.
BMW E34 - 525i
BMW E39 // M5

Vanessa Elisa

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 649
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #10 Online: Julho 05, 2013, 04:28:49 pm »
a V power eh aditivada, porem, nao sei o por que, dizem ser de de boa qualidade
Existe uma tal de shell v-power racing, que seria uma premium de 91 octanas, como a ipiranga. Mas nunca vi por aqui, não sei como é o preço nem desempenho.

No dinamômetro, tanto a ipiranga quanto a podium deram a mesma potência, e utilizando o mesmo ponto.
O teste foi feito com qual carro? Eu também não noto diferença entre as duas, só o cheiro e o preço...
Hapiness is not around the corner. Hapiness is the corner.

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #11 Online: Julho 05, 2013, 04:52:25 pm »
Existe uma tal de shell v-power racing, que seria uma premium de 91 octanas, como a ipiranga. Mas nunca vi por aqui, não sei como é o preço nem desempenho.
O teste foi feito com qual carro? Eu também não noto diferença entre as duas, só o cheiro e o preço...

No meu ka rocam 1.6.......como tenho unichip, fomos criando alguns mapas, e o mapa da ipiranga e da podium eram exatamente iguais.....da podium pro alcool deu diferença de 1 cv apenas

jabe36

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2357
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #12 Online: Julho 05, 2013, 04:57:40 pm »
_essa shell v power racing só tem lá fora, na Europa tem a shell ultra v power.

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #13 Online: Julho 05, 2013, 05:12:03 pm »
No meu ka rocam 1.6.......como tenho unichip, fomos criando alguns mapas, e o mapa da ipiranga e da podium eram exatamente iguais.....da podium pro alcool deu diferença de 1 cv apenas
entao dá-lhe alcool !! :)

a questao é combustivel de qualidade ... aqui na minha cidade acho que 90% sao adulterados... só colocava num lugar , num bairro bom que so abastece o pessoal com carro melhorzinho... até que passei pro BR e até o consumo melhorou ... Gasolina aditivada é bom sim ,menos carbonizacao etc , e tem uma lei que vai entrar acho que ano que vem que vai extinguir a gasolina comum , vai ter só aditivada , essa " premium" e a podium...

GPT_RJ

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 226
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #14 Online: Julho 06, 2013, 11:48:15 am »
Resultado de teste... Fato!!

Claro temos que estudar mais amostragens, mas acho valido, nao é "achismo"!!

Atencao ao 3 paragrafo ref a gasolina aditivada!!!

"Percebe-se que o bico injetor que utilizava gasolina aditivada, para um mesmo período de teste, apresentou uma nebulização e, portanto, uma combustão muito melhor."

http://www.grupocultivar.com.br/site/content/artigos/artigos.php?id=425
BMW E34 - 525i
BMW E39 // M5

Tobias ///Meurer

  • Tobias Meurer
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 12
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #15 Online: Agosto 27, 2013, 01:26:28 am »
a minha tem esta mesma oscilação... estou usando somente shell v-power ou shell comum... há um tempo atrás usei podium e realmente não notei mais o carro oscilar!
faz sentido... vou fazer um teste novamente..


328i e36 1996 MT

RafaelRR

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 621
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #16 Online: Agosto 29, 2013, 12:05:12 pm »
_essa shell v power racing só tem lá fora, na Europa tem a shell ultra v power.

Tinha aki no Brasil até meados de 2010, depois ela saiu de linha sem motivos aparentes.
Eu abastecia minha e36 com ela no shell da Rubem Berta aki em sampa.

marcio.suzuki1

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 245
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #17 Online: Agosto 29, 2013, 01:51:39 pm »
 Achei engraçado o que aconteceu comigo, mas lendo os posts, vejo que não estou sozinho.

 Colocando Podium com frequência, sinto que o consumo cai consideravelmente. O carro faz na cidade entre 4 e 5 km/l.
 Rodando na comum, ele fica na casa dos 6 a 7 km/l.

 O pior é que, na minha percepção, o carro parece andar menos.

 O que senti de diferença a favor da Podium é que o carro parece que está liso liso no funcionamento. Com gas. comum, parece que fica mais aspero.
 Seria como rodar com gasolina ou alcool em carro flex a diferença em termos de aspereza.

 São coisas que certamente um cara que dirigir meu carro uma vez nunca iria perceber... suponho que seja o mesmo caso de vocês.

 Quanto a oscilações e trepidações, no meu caso, isso foi indicio de problema nos bicos em uma ocasião e na outra era pau de bobina. Em ambos os casos, exigiu troca desses componentes.

 Como no caso em questão, a oscilação "some" com gas. podium, pode ter mesmo a ver com qualidade muito mais que com problemas mecânicos...
Marcio Suzuki

Ex Saveiro CLi 1.6 1999
Ex Golf 1.6 2001
Ex New Civic LXS 1.8 2007
Ex BMW E90 320i 2.0 top 2010
Ex BMW E82 135i 3.0T 2010
Ex VW Jetta TSi 2.0T 2011
Ex BMW E87 130i 3.0 2011
Ex Audi A5 1.8T Attraction 2015
Audi A4 2.0T Ambiente 2014
BMW 335i F30 2012

marcio_suzuki2004@hotmail.com

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #18 Online: Agosto 29, 2013, 02:10:30 pm »
a 540 quando comprei so rodava na comum
ai coloquei podiun e nunca mais parei
a m3 o antigo dono so andava na podiun , continuei

a 540 ate a marcha lenta frio muda se andar na comum
com a podiun ela acelera o carro frio como tem que ser , a comum nao
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

rafapfeifer

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4954
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #19 Online: Agosto 29, 2013, 06:24:47 pm »
nunca andei na comum na M5, mas na 540 sentia ela ficar estranha sim na comum... e logo no primeiro tanque..tanto q nao andei 2... hehehe

um chute...

a injeçao esta lendo octanagem da podium, quando muda leva um tempo pra mudar... por isso a falhada.. talvez nuns 2 tanques zere isso...

CmteFabio

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 891
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #20 Online: Agosto 29, 2013, 07:29:13 pm »
Já li vários relatos de diversos carros diferentes que ficaram gastando mais com a Podium, quando coloquei no meu foi com a desconfiança que isso iria acontecer, mas no meu caso não ocorreu, ficou até um pouquinho mais econômico, nada que compense a diferença de preço, mas ficou.
Como realmente o funcionamento melhorou, principalmente o cheiro de ovo podre do catalisador sumiu e falha nos primeiros segundos frio também, além do escapamento absolutamente limpo, mantive o uso.
Cada motor dá uma resposta de consumo à Podium, a maioria gasta mais por motivos que não consigo entender, mas escapamento limpo e melhor funcionamento é comum a todos.
BMW 118i Sport Edition 2012 E81 - AlpinWeiß

Alex Viana

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 392
  • 325 E90 - 2006
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #21 Online: Agosto 30, 2013, 09:55:02 am »
Só uso comum. Abasteci um tanque a 2 semanas de Podium e o carro ficou um pouquinho mais liso. Porém notei que quando parado com o pé no freio o carro "soluçava", coisa que não acontece na comum. Consumo foi a mesma coisa. Obs. Não uso aditivada.

Sent by mobile.


Neto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 54
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #22 Online: Setembro 03, 2013, 11:17:58 am »
Aditivada tem detergentes que em teoria limpam os caminhos dos bicos injetores e podem gerar borra se não queimarem.

Podium tem 95 octanas RON e a Premium do Ipiranga 91. Tem a da Shell que cham V-Power premium e é difícil achar, mas tem 93 RON.

Qualquer gasolina diferente da comum só vai fazer diferença perceptível em motor com 300cv+, abaixo disso é perfumaria outro tipo que não comum.

Thiago Brandão

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 369
    • Email
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #23 Online: Setembro 17, 2013, 02:53:50 pm »
Gasolina podium será benéfica para motores aspirados de alta taxa de compressão, tipo 10.5 pra cima (nos motores europeus de 12:1 deve ser um tesão) e motores turbo. Todos os motores turbo da atualidade mostram sensível diferença nas curvas de pressão e ignição ao trabalhar com gasolina comum e podium.

A central não tem como "ler" se a gasolina é de alta octanagem ou não. O que ela faz é iniciar o funcionamento com os mapas base. Em caso de combustível de baixa octanagem ou que cause pré-detonação por qualquer motivo, ao receber os sinais do knock sensor ela começa a tirar ponto (e pressão se for turbo). Isso causa perda de desempenho e aumento de consumo.

Abraço!


rpagianotto

  • Yoooo! Mr. White!! Bitch!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 498
  • F22 M235i 8AT 2014/15
Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
« Resposta #24 Online: Setembro 17, 2013, 04:24:10 pm »
Já li vários relatos de diversos carros diferentes que ficaram gastando mais com a Podium, quando coloquei no meu foi com a desconfiança que isso iria acontecer, mas no meu caso não ocorreu, ficou até um pouquinho mais econômico, nada que compense a diferença de preço, mas ficou.
Como realmente o funcionamento melhorou, principalmente o cheiro de ovo podre do catalisador sumiu e falha nos primeiros segundos frio também, além do escapamento absolutamente limpo, mantive o uso.
Cada motor dá uma resposta de consumo à Podium, a maioria gasta mais por motivos que não consigo entender, mas escapamento limpo e melhor funcionamento é comum a todos.

No seu o uso da podium é aconselhado não só pela octanagem, mas até mais importante pela quantidade de enxofre, já que o 118i novo tem  injeção direta.

Nos carros com injeção direta o enxofre corrói os bicos, e não demora muito não. Ano que vem vai diminuir a quantidade de enxofre em todos os tipos de gasolina, daí dá pra usar as outras sem esse risco, pelo menos!