Autor Tópico: Experiencia de tração no kart andando na chuva  (Lida 1745 vezes)

Mau a Lenda

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5557
  • F30 320 Sport GP / 2014 São Paulo
    • Email
Experiencia de tração no kart andando na chuva
« Online: Março 18, 2013, 06:31:41 pm »
Então, na última etapa do campeonato de kart que participo, o The Heart Racing, caiu o maior toró no meio da corrida.
Logo no começo da chuva, o kart começou a sair de frente totalmente, parecia que iria reto e não ia fazer a curva, os pneus arrastavam demais.

Pergunta pra quem tem experiencia de kart na chuva, o que poderia ter sido feito?
Valeria a pena no meio da corrida botar o banco mais pra frente pra transferir mais peso pras rodas da frente?
Alguma tecnica em especial?

Estou tentando editar o vídeo, mas é grande pra caramba e sempre dá alguma coisa errada.
Abraços

trackday

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 484
    • Email
Re:Experiencia de tração no kart andando na chuva
« Resposta #1 Online: Março 18, 2013, 07:00:50 pm »
Mau,

Era, indoor? O banco para frente ajuda sim!... Outra coisa q vc pode fazer e tentar ajudar com o corpo para forçar a traseira a sair sem fazer ele destracionar. Outra dica básica é fugir da borracha...Cruzar ela é sempre uma boa opção, para conseguir frear, contornar e acelerar...hehehe... Se não for indoor, vale a pena tb amolecer toda a suspa e fundo.

Mau a Lenda

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5557
  • F30 320 Sport GP / 2014 São Paulo
    • Email
Re:Experiencia de tração no kart andando na chuva
« Resposta #2 Online: Março 18, 2013, 11:35:15 pm »
Mau,

Era, indoor? O banco para frente ajuda sim!... Outra coisa q vc pode fazer e tentar ajudar com o corpo para forçar a traseira a sair sem fazer ele destracionar. Outra dica básica é fugir da borracha...Cruzar ela é sempre uma boa opção, para conseguir frear, contornar e acelerar...hehehe... Se não for indoor, vale a pena tb amolecer toda a suspa e fundo.

Não eram indoor, mas eram 4T de aluguel, acho que é isso que vc quiz saber, ou seja, não dá pra regular nada além do banco.
Em relação a fugir da borracha até tentei, mas o que pegava mesmo era a saida de frente absurda. \Valeu.

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Experiencia de tração no kart andando na chuva
« Resposta #3 Online: Março 19, 2013, 05:27:46 pm »
Mau, vc tem de usar o seu corpo pra fazer o chassis trabalhar!!  Sempre jogar seu corpo pra frente e prolado inverso no qual esta virando o kart. Com isso ele 'torcerá' o chassis, e faz aquele efeito de levantar uma roda traseira, sabe?  O peso do seu corpo dará maior aderência ao pneu dianteiro do lado oposto da curva.

 existe tambem o traçado, e o ideal é frear por dentro, fora da borracha e cruzá-la , se possível em linha reta, e no contorno de curva fazer por fora da borracha, na sujeira da pista mesmo, que por incrível que pareça, adere mais.

  Isso lhe permitirá 'carregar' mais na curva, fazendo vc entrar com o giro do motor mais alto, pois só irá acelerar o kart quando ele estiver totalmente reto, e gradativamente, para não destracionar. O Segredo da chuva é tracionar, pro kart  'caminhar'.

  Quando sentir que a chuva estiver 'baixando', vá testando diferentes tipos de traçado, e pra saber se foi rápido sem ter como olhar seu tempo, é só olhar a distancia do kart á frente e o de trás.

  Zebras pintadas fazem o kart derrapar , zebras de cimento, ajudam o kart grudar.

  Isso é o basico........parece fácil, mas é dificil colocar tudo isso em prática.  Pra vc ter uma idéia, hoje eu passei 6hrs na pista úmida com garoa e slicks , treinando.

abs

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Experiencia de tração no kart andando na chuva
« Resposta #4 Online: Março 19, 2013, 05:30:54 pm »
Não eram indoor, mas eram 4T de aluguel, acho que é isso que vc quiz saber, ou seja, não dá pra regular nada além do banco.
Em relação a fugir da borracha até tentei, mas o que pegava mesmo era a saida de frente absurda. \Valeu.

Jorni tambem pilota pra caraio, manja do que esta falando!!


  Hein Jorni, bem que vc poderia entrar nesse campeonatinho ehehe
abs

Mau a Lenda

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5557
  • F30 320 Sport GP / 2014 São Paulo
    • Email
Re:Experiencia de tração no kart andando na chuva
« Resposta #5 Online: Março 19, 2013, 07:23:56 pm »
Mau, vc tem de usar o seu corpo pra fazer o chassis trabalhar!!  Sempre jogar seu corpo pra frente e prolado inverso no qual esta virando o kart. Com isso ele 'torcerá' o chassis, e faz aquele efeito de levantar uma roda traseira, sabe?  O peso do seu corpo dará maior aderência ao pneu dianteiro do lado oposto da curva.

 existe tambem o traçado, e o ideal é frear por dentro, fora da borracha e cruzá-la , se possível em linha reta, e no contorno de curva fazer por fora da borracha, na sujeira da pista mesmo, que por incrível que pareça, adere mais.

  Isso lhe permitirá 'carregar' mais na curva, fazendo vc entrar com o giro do motor mais alto, pois só irá acelerar o kart quando ele estiver totalmente reto, e gradativamente, para não destracionar. O Segredo da chuva é tracionar, pro kart  'caminhar'.

  Quando sentir que a chuva estiver 'baixando', vá testando diferentes tipos de traçado, e pra saber se foi rápido sem ter como olhar seu tempo, é só olhar a distancia do kart á frente e o de trás.

  Zebras pintadas fazem o kart derrapar , zebras de cimento, ajudam o kart grudar.

  Isso é o basico........parece fácil, mas é dificil colocar tudo isso em prática.  Pra vc ter uma idéia, hoje eu passei 6hrs na pista úmida com garoa e slicks , treinando.

abs

Bacana. Então pelo que entendi, curva pra direita eu coloco o corpo pra frente e do lado esquerdo pra dar mais aderencia pro pneu dianteiro esquerdo, o que apoia mais na curva, isso?

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Experiencia de tração no kart andando na chuva
« Resposta #6 Online: Março 19, 2013, 07:27:13 pm »
isso aí Mau.


 O efeito precisa ser esse Mau.



 Só que no caso da foto o muleke estava no seco, e devido a borracha , e muito caster , e chassis mole dá esse resultado. Mas na chuva vc precisa provocar esse efeito com o corpo.

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Experiencia de tração no kart andando na chuva
« Resposta #7 Online: Março 19, 2013, 07:28:43 pm »
com o corpo na chuva dá pra fazer isso.


Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Experiencia de tração no kart andando na chuva
« Resposta #8 Online: Março 19, 2013, 07:36:59 pm »
E claro, kart indoor é um pouco mais duro........o que quero mesmo é que vc entenda o efeito.


Essa foto ilustra perfeitamente.

« última modificação: Março 19, 2013, 07:38:33 pm por Race Driver »

trackday

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 484
    • Email
Re:Experiencia de tração no kart andando na chuva
« Resposta #9 Online: Março 19, 2013, 08:30:01 pm »
Não eram indoor, mas eram 4T de aluguel, acho que é isso que vc quiz saber, ou seja, não dá pra regular nada além do banco.
Em relação a fugir da borracha até tentei, mas o que pegava mesmo era a saida de frente absurda. \Valeu.

Mau, Indoor é o tipo de chassi... Geralmente moro e todo amarrado.....  ;) ..... No mais Gabriel já deu uma aula!!hehhehehhe

Gabriel, Esqueceu q eu sou do RJ??hehehehhehehehhe

Abração!!!

Mau a Lenda

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5557
  • F30 320 Sport GP / 2014 São Paulo
    • Email
Re:Experiencia de tração no kart andando na chuva
« Resposta #10 Online: Março 19, 2013, 11:05:23 pm »
com o corpo na chuva dá pra fazer isso.



Deu pra entender.  Legal, vamos ver na próxima . Abs

///Murta

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1589
Re:Experiencia de tração no kart andando na chuva
« Resposta #11 Online: Março 20, 2013, 04:16:20 pm »
Puxa que aula de pilotagem e de controle sobre a maquina.
Ainda quero ver de perto uma corrida de kart.

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Experiencia de tração no kart andando na chuva
« Resposta #12 Online: Março 20, 2013, 05:47:51 pm »
Puxa que aula de pilotagem e de controle sobre a maquina.
Ainda quero ver de perto uma corrida de kart.


Murta se for de sp....tem corrida de kart há cada 15 dias ehehe

///Murta

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1589
Re:Experiencia de tração no kart andando na chuva
« Resposta #13 Online: Março 20, 2013, 06:26:59 pm »
esse que é o problema, moro na roça e competiçoes dessa estirpe so de 15 em 15 anos.