Autor Tópico: COMPORTAMENTO BMW NUMA RUA EM DECLIVE  (Lida 18247 vezes)

Sérgio Guimarães

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COMPORTAMENTO BMW NUMA RUA EM DECLIVE
« Online: Setembro 19, 2010, 02:33:15 pm »
  Pessoal, levei um susto esses dias. Estava em uma rua com um declive bem acentuado. Como no final dela tinha uma valeta e não conseguiria passar sem ralar o pára-choque, resolvi voltar de ré. Para a minha surpresa o carro começou a falhar e o motor começou a dar trancos. Consegui, ligando e desligando o veículo e, passo a passo deslocá-lo para uma rua plana com o motor sempre dando trancos, sendo que eu não consegui acelerar quase nada. Para a minha surpresa, depois de deixar o veículo na rua plana desligado, depois de um tempo com a chave em contato, ele voltou ao normal. Minha amiga que estava comigo disse que viu a luz vermelha do marcador de combustível acesa, apesar que o carro estava quase com o tanque cheio. Posso deduzir que, devido ao declive acentuado, não houve injeção de combustível ao motor (o marcador de combustível acendeu a luz vermelha como se não houve gasolina no tanque), por isso ele apresentou falhas dando tranco, acredito eu. Pergunta: isso é normal ? Tenho uma BMW 330i Motorsport ano 2004. Valeu !

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FARIA

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Re:COMPORTAMENTO BMW NUMA RUA EM DECLIVE
« Resposta #1 Online: Setembro 19, 2010, 06:17:10 pm »
Sérgio, interessante seu caso. Comigo aconteceu o seguinte: lavei o carro e em seguida o deixei parado na rampa da garagem para escorrer a água que por ventura tenha ficado retida. Não sei o tempo certo, mas enquanto secava algumas partes dele, ele começou a falhar e logo apagou. Meu tanque estava com aproximadamente 10 litros. Ao colocar o carro no plano, tudo se regularizou. Portanto, faz sentido o que você contou, mas acredito que isso ocorra somente quando o tanque tem pouca gasolina. Certamente que existe um dispositivo no tanque, acho, que visa impedir isso, mas se o veículo fica muito tempo inclinado e tem pouco combustével, acredito que o dispositivo não seja suficiente para manter a alimentação. Espero ter ajudado.

Um abraço
« última modificação: Setembro 19, 2010, 06:37:09 pm por FARIA »

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Re:COMPORTAMENTO BMW NUMA RUA EM DECLIVE
« Resposta #2 Online: Setembro 19, 2010, 06:28:56 pm »
com tanque mais da metade, isso nao deveria acontecer.....

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Sérgio Guimarães

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Re:COMPORTAMENTO BMW NUMA RUA EM DECLIVE
« Resposta #3 Online: Setembro 19, 2010, 09:46:01 pm »
  É , terei que levar ao mecânico para analisar melhor isso. Tive outros veículos e isso nunca aconteceu. Valeu pela ajuda.

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mauro

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Re:COMPORTAMENTO BMW NUMA RUA EM DECLIVE
« Resposta #4 Online: Setembro 19, 2010, 10:36:17 pm »
a minha esta com um problema semelhante e muito chato... qdo o ponteiro chega a 1/4 o pescador não alcança mais o combustivel. O antigo dono me falou que qdo trocou a boia ficou assim e nunca mais mexeu.
Preciso arrumar alguem de confiança pra ver isso. O problema é que quando a coisa não é "muito interessante ($$)" e chato de arrumar ninguem quer mexer.

abs!

cardosodg

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Re:COMPORTAMENTO BMW NUMA RUA EM DECLIVE
« Resposta #5 Online: Setembro 20, 2010, 12:00:49 am »
 Pessoal, levei um susto esses dias. Estava em uma rua com um declive bem acentuado. Como no final dela tinha uma valeta e não conseguiria passar sem ralar o pára-choque, resolvi voltar de ré. Para a minha surpresa o carro começou a falhar e o motor começou a dar trancos. Consegui, ligando e desligando o veículo e, passo a passo deslocá-lo para uma rua plana com o motor sempre dando trancos, sendo que eu não consegui acelerar quase nada. Para a minha surpresa, depois de deixar o veículo na rua plana desligado, depois de um tempo com a chave em contato, ele voltou ao normal. Minha amiga que estava comigo disse que viu a luz vermelha do marcador de combustível acesa, apesar que o carro estava quase com o tanque cheio. Posso deduzir que, devido ao declive acentuado, não houve injeção de combustível ao motor (o marcador de combustível acendeu a luz vermelha como se não houve gasolina no tanque), por isso ele apresentou falhas dando tranco, acredito eu. Pergunta: isso é normal ? Tenho uma BMW 330i Motorsport ano 2004. Valeu !

Aconteceu algo parecido comigo só que eu estava subindo uma rampa mas o meu carro estava com algo em torno de 10 litros e o carro parou literalmente tive que descer de ré. Se realmente estava com o tanque quase cheio isso não deveria acontecer.

Sérgio Guimarães

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Re:COMPORTAMENTO BMW NUMA RUA EM DECLIVE
« Resposta #6 Online: Setembro 20, 2010, 07:22:45 am »
  Eu não entendo nada de mecânica, mas o engraçado que onde eu moro é uma subida íngrime e não tenho problemas. Foi a primeira vez que passei em uma descida tão acentuada e deu esse problema. À princípio pensei que fosse o câmbio, mas expecificamente a ré, pois descendo o carro em  primeira ele se comportou normal, acredito que foi coincidência ao dar a ré e o motor ingripar, pois deve ter sido o momento em que o combustível esgotou no motor. Realmente, mexer no tanque de combustível acredito que requer conhecimento, cuidado e paciência. Verei um mecânico indicado por um colega aqui do fórum que possui um carro igual ao meu e depois eu comento. Valeu.

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MatheusS50

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Re:COMPORTAMENTO BMW NUMA RUA EM DECLIVE
« Resposta #7 Online: Setembro 20, 2010, 11:11:51 am »
É normal isso acontecer quando se usa o carro de maneira agressiva, por exempo em um trackday, ou então em terrenos íngremes, quando o sistema de canister (jetpump) não está funcionando corretamente.

A maioria das Bimmers possuem tanque de combustível de grande capacidade, então, o tanque é divido em duas partes.. supondo um tanque de 70 litros, 35 litros em cada parte (ele é inteiriço, porém, há duas "bacias".. uma para cada lado, dividida pelo tunel), se você coloca a bomba de combustível fazendo sucção somente de um lado, o combustível que está na outra extremidade não será sugado.
A solução da BMW e de outras montadoras para tanques nesse perfil, é utilizar o sistema de jetpump. Que é um sistema de bombeamento que transfere o combustível da outra extremidade do tanque para o copo da bomba principal.
Para explicar o caso do Sérgio que está com o tanque cheio.. parece misterioso mas não é. O carro dele usa dois sensores de nível ligados em série. Se o Jetpump não funciona corretamente, o lado que deveria estar sendo transferido para a bomba principal, não ocorre, então esse lado fica realmente cheio de combustível, porém, sem acesso a bomba.. E como o sensor de nível é ligado em série ao primeiro, é bem possível que ele marque ainda um nível elevado (depende da resistência que resultar o primeiro sensor de nível.. mas supondo que o primeiro esteja com resistência equivalente a 1/4 e o outro com resistência de tanque completo, pode  gerar uma resistência final de 3/4 por exemplo.. quando na realidade, a bomba só está tendo acesso a uma quantidade ínfima de combustível...).


Então, primeira coisa que eu checaria é se a transferência da Jetpump está ocorrendo devidamente.




Abraços,



Matheus


Matheus Almeida
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Sérgio Guimarães

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Re:COMPORTAMENTO BMW NUMA RUA EM DECLIVE
« Resposta #8 Online: Setembro 20, 2010, 12:18:05 pm »
  Caro Matheus, realmente eu usei o veículo de forma um pouco agressiva, ou seja, quando eu comecei a dar ré na rua íngrime, o pneu começou a "cantar" (a pista estava úmida devido à garoa), então acabei acelerando um pouco mais forte. Uma dúvida que tenho é que se faltou combustível no motor, ele não deveria parar de funcionar de maneira mais suave ao invés dos trancos que deu ? Ps.: o tanque do carro tem 60 litros. Obrigado.

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MatheusS50

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Re:COMPORTAMENTO BMW NUMA RUA EM DECLIVE
« Resposta #9 Online: Setembro 21, 2010, 12:59:27 pm »
  Caro Matheus, realmente eu usei o veículo de forma um pouco agressiva, ou seja, quando eu comecei a dar ré na rua íngrime, o pneu começou a "cantar" (a pista estava úmida devido à garoa), então acabei acelerando um pouco mais forte. Uma dúvida que tenho é que se faltou combustível no motor, ele não deveria parar de funcionar de maneira mais suave ao invés dos trancos que deu ? Ps.: o tanque do carro tem 60 litros. Obrigado.


No caso, o uso agressivo que me referia não seria bem esse.. e sim qualquer uso que force o combustível do tanque para uma das extremidades. No seu caso, isso ocorreu devido o terreno irregular.
A sua destracionada involuntária não foi a causadora disso.

Quanto a sua dúvida do comportamento do motor durante a falta de combustível..  depende da pressão de linha e vazão que teve no momento.

Provavelmente no seu caso a bomba estava sugando parte combustível e parte ar.. como isso gera queda de pressão na linha, os injetores não deixam de injetar, mas injetam em menor quantidade.. como pode inclusive cair tanto a pressão na linha, a ponto de apenas gotejar o injetor.. tudo isso gera uma queima irregular que proporciona esse funcionamento com "trancos" do motor..

de qualquer forma, tudo isso é suposição baseado no que vc descreveu.. o que é mais provável.. Mas só diagnosticando o carro para falar com propriedade..mas vale checar se a jetpump ta transferindo corretamente o combustível para a bomba principal. Pois pela descrição, tudo indica ser isso.


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
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guigocar

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Re:COMPORTAMENTO BMW NUMA RUA EM DECLIVE
« Resposta #10 Online: Abril 23, 2012, 01:15:57 am »
Amigos, todas as vezes que o tanque esta em 1/4 ou menos, ao fazer curvas acentuadas em velocidades mais altas ou freiar bruscamente, o carro falha por falta de combustível, chegando a desligar o motor em situações extremas. Pelo que li nesse tópico, o que devo fazer? Tenho que limpar/trocar alguma peça? Qual? Tem algum tutorial aqui no forum?
Agradeço muito se puderem me ajudar.
PS: meu carro é uma BMW 323Ti Compact 1998.

Alex Viana

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Re: COMPORTAMENTO BMW NUMA RUA EM DECLIVE
« Resposta #11 Online: Abril 23, 2012, 12:18:17 pm »
Amigos essa semana dei uma distraida e qdo vi o computador de bordo me dizia que so tinha mais 1 km de autonomia... Devia estar a uns 3 kms do posto e cheguei numa boa.
 Porem queria saber se o CB eh confiavel ou tive mais sorte que juizo?

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Re:COMPORTAMENTO BMW NUMA RUA EM DECLIVE
« Resposta #12 Online: Abril 23, 2012, 10:15:06 pm »
O Matheus disse tudo de maneira muito bem explicada, eu n sabia da jetpump, sabia da divisória e iria falar a respeito disso, porem a maneira que ele disse ficou clarrisimo, se fosse na oficina possivelmente eu teria dado um diagnóstico errado, no qual desmontaria para ver como esta o copo, pois ja peguei carro falhando pq a mangueira do retorno estava frada, sendo assim o copo ficava vazio, então mesmo com um dos tanques cheios se o do copo da bomba estiver vazio e a mangueira do retorno furada, na subida ia dar falta.


Alex eu ACHO que o pc de bordo desconsidera a reserva, pelo menos meu vectra, zafira, e o focus de casa são assim.
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guigocar

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Re:COMPORTAMENTO BMW NUMA RUA EM DECLIVE
« Resposta #13 Online: Abril 26, 2012, 09:05:14 pm »
Como tirar a Jetpump ? Tem que tirar o tanque de combustível ou tem outra forma de tirar o Jetpump? Como testar e saber se é esse o problema?