Pessoal, como sabem tenho estudado muito os upgrades para os motores N54/N55 e quero compartilhar com vocês algumas conclusões aqui...
A grande maioria acredita que basta dar uma remapeada na ECU para a mágica acontecer, brotar cavalos no motor... pode-se até conseguir mais potência e torque, mas somente o remap não aproveita o potencial todo do conjunto, e em algumas situações ou ambientes pode reduzir consideravelmente a vida útil da turbina e componentes envolvidos.
Então como realizar um upgrade com critério nesses motores ?
Vamos começar pela lógica... se eu aumento a pressão de trabalho dos turbos, consequentemente eu gero mais calor. Aqui vem o primeiro e um dos mais importantes upgrades para esses motores, o Intercooler.
O dimensionamento do Intercooler original são prevê e nem suporta maiores pressões ou ar em maior volume, perdendo eficiência. Ainda mais no Brasil, que a grande maioria das cidades é bastante quente, e bem mais quente que as cidades americanas e européias, toda preparação desses motores deveria começar pelo upgrade do Intercooler. Com um IC maior e mais resistente, garante-se a eficiência na redução da temperatura do ar admitido, e por consequência gera-se mais potência e aumenta-se a margem de segurança.
Outro ponto que praticamente não é considerado aqui no Brasil por 90% dos donos de BMW com esses motores, são as válvulas de prioridade, ou blowoffs. As originais não suportam pressões acima de 1,5 bar e são danificadas a partir disso, causando problemas como perda de pressão e surge de rotor se ela deixar de atuar. Nesse item existem fabricantes que desenvolveram válvulas específicas para esses motores, como é o caso da Active Autowerke, que além da válvula já adiciona uma tubulação mais larga, para compensar o aumento do volume de ar.
Ok, então temos uma situação onde existe um aumento da pressão do turbo... entrando mais ar, tem que sair mais ar, certo ?
Por isso que os downpipes são tão importantes, através da colocação de uma tubulação maior reduz-se a contrapressão no escape, fator que influencia na velocidade de enchimento dos cilindros e até na durabilidade das turbinas. Lembrando que para motores turbo quanto mais livre o escape mais torque e potência, regra essa que não é aplicada dessa forma em motores naturalmente aspirados.
Já temos agora um intercooler maior, que nos proporcionará eficiência em maiores pressões, válvula blowoff dimensionada também para maiores pressões, downpipes que permitirão uma vazão maior no escape... o básico está pronto !
Nos motores N54, com isso aí em cima e um remap para 0.9 bar de pressão sustentada, são 420cv e 60 de torque. Já fica interessante hein ?
Dá para evoluir ? Sim, certamente.
- Escape completo sem restrição
- CAI captando ar frio ( Neste ponto uma observação sobre os filtros cônicos... aqui no Brasil é muuuito quente para usa-los nos motores N54 ).
- Diferencial LSD
- Upgrades de Turbos
- Upgrade de Câmbio
- E por aí vai.
Mas o importante é que com relativamente pouco investimento transforma-se um motor N54 de 306cv e 40 de torque em um motor N54 com 420cv e 60 de torque, com muita durabilidade e melhorando os pontos que precisam ser melhorados !
Ah, já ia me esquecendo, o investimento aproximado para Intercooler, Downpipe, Blowoff e Remap é de R$ 9.000,00... isso representa 2.5% do preço de uma 335 0km e 7% do preço de uma 335i 2008... bem aceitável não ?
Abraços pessoal !