Autor Tópico: Recomendação de Capacetes  (Lida 2658 vezes)

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Recomendação de Capacetes
« Online: Dezembro 10, 2012, 12:44:41 am »
Bom pessoal, existem vários tipos de capacetes disponíveis no mercado, e centenas de marcas tanto nacionais quanto importadas...

Gostaria que vocês falassem de suas experiências com capacetes nos track days, citando por exemplo marcas, ergonomia, preços, tipo de viseira, tipo de ventilação, se aberto na frente é melhor que o fechado... enfim !

Obrigado e Abraços !!

Dino

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2886
  • Cordeiro na pele de um lobo...
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #1 Online: Dezembro 10, 2012, 04:24:57 am »
A organização dos trackdays (independente o clube) costumava pedir capacetes fechados. Não sei como esta hoje em dia (faz anos que não piloto) (alem disso meu capacete é um MOMO aberto rsrs)
Quanto as demais duvidas, a pergunta que surge é quanto vc quer gastar....

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #2 Online: Dezembro 10, 2012, 08:30:38 am »
Ricardo , vamos lá:

  Geralmente as pessoas compram capacetes de motos pra ir nos Tds por serem mais baratos.......eu não gosto, pois esses capacetes são mais 'moles' e sua viseira mais finas, e a forração não é de nomex. ( anti-chamas).  Num acidente de moto, em todos os casos vc caí da moto, e sai arrastando, em poucos vc bate a cabeça. Porém no carro como esta 'amarrado' vc não tem escolha, bateu vc esta junto , fazendo parte de 'conjunto'.

  Tem que ser capacete fechado, pois já pensou se quebra um parabrisa? já pensou se pega fogo? São coisas que podem sim acontecer , ainda mais com carros de rua.

  Pensando nisso, eu sugiro algumas marcas:

  Sparco é o melhor custo benefício, a partir de 1500 reais vc já compra um modelo de nomex/kevlar

  Bell é muito utilizado pelos americanos, inclusive o Senna utilizou muitos capacetes dessa marca. São bons, ligeiramente mais caros que sparco, e já com formado que favorece a aerodinâmica. Se ajusta bem a cabeça.

  Stilo, um ótimo capacete, com um novo formato, muitos pilotos tem optado por ele, mas eu nunca coloquei um na cabeça.

  Arai, é o que uso, é o mais caro. Não precisa de um Arai pra TD, porém ele se encaixa bem a cabeça, o campo de visão é reduzido com relação aos modelos anteriores, porém isso significa maior proteção ao seus olhos. Tem um efeito aerodinâmico perfeito, estabilizando a cabeça em altas velocidades em caso de karts e formulas; Nesse ponto o Bell hp3 tambem é muito bom , evitando a turbulencia.

 Bell e Arai são os mais utilizados pelos pilotos, devido a sua excelente ergonomia, aerodinâmica, pouco peso.

 Existem tambem os Schuberth , capacete alemão, o mesmo que os pilotos da ferrari e o schummy utilizam, porém que já usou fala que entra muito vento devido ao sistema de refrigeração, e isso atrapalha um pouco, causa muitos ruídos internos.

  Tem gente que acha besteira gastar muito dinheiro em capacete, porém isso é sua segurança, eu acredito que valha muito a pena.

 Vc pode gastar a partir de 1500 com um sparco, ou até mesmo 3 mil em um Bell e um Arai, dependendo do modelo.

Modelo de ótimo custo benefício:

- Sparco ADV
- Bell K1
- Arai GP6S

 Recomendo comprar sempre nos estados unidos, pois os valores são bem mais justos.

 Pra vc ter uma idéia paguei 600 dolares no Arai SK6 ( pra kart) enquanto no Brasil , ele custa 2500 reais.


abs
-
 

Eric

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1152
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #3 Online: Dezembro 10, 2012, 04:07:40 pm »
  Sparco é o melhor custo benefício, a partir de 1500 reais vc já compra um modelo de nomex/kevlar
Conversamos por MP mas vou comentar em aberto para o pessoal ler.

Sparco é bom mas recomendo o comprador não comentar a finalidade(uso dos equipamentos)tem produtos em conta e os $$$$$$$$ pagar quase 800 reais em uma sapatilha eu acho caro rsrsrsrs, o vendedor Carlos AFIRMOU que em track day é PROIBIDO usar macacão sem homologação/anti chama duas camadas, o capacete até que ele ofereceu o aberto mas optei pelo fechado...vai entender..Depois voltando na loja fui recebido pelo Jefferson (atendimento foi excelente).




Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #4 Online: Dezembro 10, 2012, 04:23:57 pm »
Pois é Rapaziada o Eric tinha me falado isso......Não caiam na do vendedor....

Alexandre VTS

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1305
  • 323Ti Sport Compact (RJ) - 350hp+ Club
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #5 Online: Dezembro 10, 2012, 04:35:41 pm »
Tb nao gosto dos capecetes para moto. Sempre tive a intencao de ter um casco de qualidade. Na primeira oportunidade, comprei um Arai. Hoje uso um Arai serie 6, e estou muito satisfeito com o $ investido

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #6 Online: Dezembro 10, 2012, 04:46:09 pm »
Esses capacetes automobilísticos tb tem validade igual de motoca?
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #7 Online: Dezembro 10, 2012, 07:32:46 pm »
Esses capacetes automobilísticos tb tem validade igual de motoca?

sim senhor!!

Thiago Brandão

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 369
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #8 Online: Dezembro 10, 2012, 09:54:25 pm »
Pra quem vai com carona e precisa falar durante o TD, tem que usar o aberto... tipo piloto de rallye. O fechado não dá pra entender bulhufas...rsrsrs

William

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2351
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #9 Online: Dezembro 10, 2012, 10:03:56 pm »
Eu acho legal daquele estilo que o Neto tem, com a pintura parecida com a dos pilotos de f1...  TD de BMW + capacete do  Piquet reduz o tempo em uns 3 seg por volta hehehhe
BMW M Power: To be first every day

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #10 Online: Dezembro 12, 2012, 09:22:55 pm »
Ricardo, se quiser fazemos negócio no meu SK6 ehehe.

  Ano que vem volto pros carros e a CBA exige ( tem inspeção cada corrida) que para carro eu utilize a forração de nomex, daí vou comprar um GP6-S .

  Meu Sk6 novinho vai ficar parado em casa. Paguei 700 dolares + 200 dolares de frete..... se quiser te passo por 500 dolares , Deixo com a pintura original, sem asinhas, com viseira cristal que nunca foi usada, e interior higienizado. Até tiro foto pra vc ver a forração que ta novinha ehehe.

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #11 Online: Dezembro 13, 2012, 12:48:53 am »
Ricardo, se quiser fazemos negócio no meu SK6 ehehe.

  Ano que vem volto pros carros e a CBA exige ( tem inspeção cada corrida) que para carro eu utilize a forração de nomex, daí vou comprar um GP6-S .

  Meu Sk6 novinho vai ficar parado em casa. Paguei 700 dolares + 200 dolares de frete..... se quiser te passo por 500 dolares , Deixo com a pintura original, sem asinhas, com viseira cristal que nunca foi usada, e interior higienizado. Até tiro foto pra vc ver a forração que ta novinha ehehe.

Gostei da proposta hein ! Vamos conversar pessoalmente no sábado ! :)

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #12 Online: Dezembro 13, 2012, 08:54:49 am »
Excelente, daí vc já olha ele de perto!!

AMBAPTISTA

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3490
  • BMW 325 Coupe MT 1995 Samoablau Metallic
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #13 Online: Dezembro 13, 2012, 09:04:12 am »
Uso um SParco ADV que, como o Gabriel, falou, é um ótimo custo/bebefício.

Paguei 1.300,00 na época...

Sem queixas...
BMW 320 E21 Coupe 1977 Track Car
BMW 318ti E36 Compact 1995 + S50B32 Euro
BMW 850i E31 1993 + S62 (Track Car com Martim)
BMW 325 E36 Coupe 1995 Daily Driver
BMW 320 E36 Coupe 1993 sem motor (Track Car Project)

tlh2011

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 547
  • 323Ti 6mt Swap
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #14 Online: Dezembro 13, 2012, 10:39:00 am »
Pessoal, so a titulo de curiosidade, qntos mm tem a viseira destes capacetes p/ automobilismo, os capacetes para motociclismo ( os bons) da em media 3mm ate 4,2mm se nao me engano.
Outra coisa, a parte frontal dos p/ automobilismo me parece menor a visão periferica, é isso mesmo ou é impressao minha comparado aos de moto?
Race Driver, por ser "mais mole" como vc disse, nao seria melhor para a absorcao de impacto os de moto?
Tudo bem que cada um tem sua finalidade, senao eles vendiam como " uso generico" tbm heheheh

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #15 Online: Dezembro 13, 2012, 06:45:16 pm »
Pessoal, so a titulo de curiosidade, qntos mm tem a viseira destes capacetes p/ automobilismo, os capacetes para motociclismo ( os bons) da em media 3mm ate 4,2mm se nao me engano.
Outra coisa, a parte frontal dos p/ automobilismo me parece menor a visão periferica, é isso mesmo ou é impressao minha comparado aos de moto?
Race Driver, por ser "mais mole" como vc disse, nao seria melhor para a absorcao de impacto os de moto?
Tudo bem que cada um tem sua finalidade, senao eles vendiam como " uso generico" tbm heheheh

  Então a viseira dos capacetes de carros, são mais grossas e mais rígidas do que de motor, e sim o campo de visão é reduzido, deixando apenas os olhos, e em volta é reforçado entre kevlar e carbono, para resistir a peças que voam entre outros.

  Na maioria dos acidentes de moto, o 'corpo' se desliga da moto, com isso não é sempre que se bate a cabeça, ou muita vezes apenas raspa o capacete. em carro é diferente vc esta preso no banco, e ainda tem o hans que limita seus movimentos do pescoço , justamente para proteger a coluna.

  capacete mole trinca rápido e fácil em qualquer que seja o impacto, expondo com maior facilidade o seu crânio.

  Só não vendem os de carro como genéricos, justamente pelo campo de visão.

tlh2011

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 547
  • 323Ti 6mt Swap
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #16 Online: Dezembro 14, 2012, 09:56:47 am »
entendi RaceDriver, ja tava pensando em comprar um desses de carro para andar de moto kkkkk, mas com campo de visao reduzido nao rola hehehhe
Vlw

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #17 Online: Dezembro 14, 2012, 12:11:37 pm »
entendi RaceDriver, ja tava pensando em comprar um desses de carro para andar de moto kkkkk, mas com campo de visao reduzido nao rola hehehhe
Vlw

Então, eu utilizo meu capacete antigo um Arai Gp5 pra andar de burgman....

tlh2011

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 547
  • 323Ti 6mt Swap
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #18 Online: Dezembro 14, 2012, 09:27:47 pm »
Então, eu utilizo meu capacete antigo um Arai Gp5 pra andar de burgman....
desculpa a pergunta, mas o campo de visão fica legal? Consegue andar com a burgman na boa? da muita diferenca pra um de moto? Pergunto pq nunca usei um capacete de automobilismo, só de moto...tenho um sharkzinho S500 "bbb" heheheh

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #19 Online: Dezembro 14, 2012, 09:41:26 pm »
desculpa a pergunta, mas o campo de visão fica legal? Consegue andar com a burgman na boa? da muita diferenca pra um de moto? Pergunto pq nunca usei um capacete de automobilismo, só de moto...tenho um sharkzinho S500 "bbb" heheheh

Tranquilo, pode perguntar a vontade eheh.

  Cara eu não sei se estou acostumado, ou pelo fato de vc sentar com uma postura mais ereta na burgman vc tem um campo de visão perfeito.  AGora numa superbike que vc pilota quase deitado, realmente deve dificultar um pouco, mas eu nunca testei .

tlh2011

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 547
  • 323Ti 6mt Swap
    • Email
Re:Recomendação de Capacetes
« Resposta #20 Online: Dezembro 15, 2012, 07:55:35 pm »
Tranquilo, pode perguntar a vontade eheh.

  Cara eu não sei se estou acostumado, ou pelo fato de vc sentar com uma postura mais ereta na burgman vc tem um campo de visão perfeito.  AGora numa superbike que vc pilota quase deitado, realmente deve dificultar um pouco, mas eu nunca testei .
Blz, tenho um camarada meu q anda de kart q tem desse capacete com o capode visao menor, vou ver com ele pra me emprestar pra dar umas voltas de moto ver como q fica o campo de visao... :yes:
Vlw