Autor Tópico: Instalando as coilovers....  (Lida 2648 vezes)

mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Instalando as coilovers....
« Online: Agosto 28, 2010, 02:27:44 pm »
Pessoal, hoje pela manhã instalei as coilovers na Smurfete, mas acho que fiz uma cagadinha básica... prá variar...  ;D

Seguinte, entre a mola dianteira e o plate de regulagem deve ir uma borracha né?!?! Por que pergunto isso?... pois é não coloquei e:

:: na hora que montei achei estranho não ter marca entre a mola e o plate (minha suspensão é usada)... mas tudo bem, até desconfiei, mas continuei montando.

:: montei ela na regulagem mais alta possível, e ela ficou mais baixa do que esperava.

:: fui dar uma volta com o carro e percebi barulhos da mola...


Resumindo, vai a borracha né? (alguém pode confirmar prá mim?)  vou ter que desmontar e montar tudo de novo.... o bom é que agora já sei o caminho... hehehe.

fotos em seguida...

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #1 Online: Agosto 28, 2010, 03:36:20 pm »
fotos ajudariam.... mas quanto a ficar mais baixa, eh padrao no MINIMO 2cm mais baixo qualquer coilover da vida... QUALQUER.....

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #2 Online: Agosto 28, 2010, 05:22:40 pm »
Desmontei tudo novamente, peguei algumas peças da suspensão original, como um prato metálico que tem a borracha de acentamento da mola, uma arruela grande e os batentes de curso.

Remontei tudo, dessa vez muito mais rápido...  :P  testei na garagem virando o volante (que antes já fazia um barulho estranho) e ficou legal, a altura aumentou cerca de um dedo, pensei agora ficou show... chamei meu filho para testarmos novamente, e na saidinha aqui de casa (paralelipepedos) começou  um toc toc.... como se tivesse algo solto, abortei o teste eu vou rever amanhã, caso não ache nada solto estou desconfiando que seja o batente original, acho que deveria ter cortado ele, pode ser que esteja batendo como fim de curso.

 

mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #3 Online: Agosto 28, 2010, 05:38:29 pm »
Algumas imagens:
Suspensão original:

Altura na primeira montagem, regulagem o mais alto possível... porém esqueci de colocar uma pecinhas....  :-[ :P

Altura na segunda montagem, regulagem o mais alto possível... acho que agora com todas as peças, mas amanhã vou ter que ver novamente, pois está fazendo barulho, ou tem algo solto ou o batente original está muito alto:

mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #4 Online: Agosto 28, 2010, 05:44:58 pm »
Aproveitei para dar uma geralzinha na pinça de freio:


mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #5 Online: Agosto 29, 2010, 09:05:26 am »
Acordei hoje pensando que tinha que desmontar tudo novamente, então antes da F1 fui para a garagem para adiantar pelo menos a desmontagem de um dos lados, deu tempo suficiente para tirar a suspensão, retirar os batentes e remontar tudo novamente, pensei "to pegando o jeito"; no último parafuso, um dos três que seguram a suspensão na torre, craaackkkk.... quebrou a porra, bom... tá na hora da corrida, deixa isso para depois...  ;D

cerginho

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1914
    • Email
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #6 Online: Agosto 29, 2010, 10:31:28 am »
é sempre a ultima apertadinha q ferra tudo rssss....

mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #7 Online: Agosto 29, 2010, 01:04:37 pm »
acabou a corrida, corri para a garagem.... desmontei novamente a suspensão do lado direito, achei um parafuso que tinha comprimento e rosca similar, tirei o da coilover quebrado e soldei o novo (nessas horas ter um aparelho de solta é um espetáculo... hehehe).

Remontei a suspensão direita e tirei a esquerda para tirar os batentes... e remontei novamente.
Conclusão: 3 montagens e desmontagens completas da suspensão esquerda, e 4 da direita.... estou até com medo de sair testar e descobrir que tenho que desmontar novamente  :o  ;D

Abaixo a suspensão com os batentes originais, imagino que era isso que estava fazendo barulho:

 

Agora sem os batentes, deixei sem nada... nem cortei:


mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #8 Online: Agosto 29, 2010, 01:07:16 pm »
Como diria minha vó, o "desgranado" do parafuso quebrado:



Ahhh... ainda falta a suspensão traseira, mas isso fica para outra oportunidade... hehehe


mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #9 Online: Agosto 29, 2010, 01:11:12 pm »
Uma dica para quem tem Xenon de fábrica.... estranho isso né?! o que o Xenon tem haver com a suspensão??? pois é eu só descobri nesse final de semana, nas E46 M3 (acredito que em todas E46 e talvez em outras também) existe uma espécie de sensor ligado a bandeija direita, vc deve soltar esse sensor antes de descer toda a bandeija, é fácil uma porquinha 10mm, mas se vc não perceber isso poderá danificá-lo (eu só soube que era do Xenon depois, pesquisei na internet... hehehe).

valeu   

Babú

  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 1149
    • Email
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #10 Online: Agosto 29, 2010, 03:06:53 pm »
caraca!! que trampo! ou deve ser mto fácil ficar tirando e pondo os amortecedores e molas, ou você tem muita paciência e resistência! ahaha... de qqr forma, bom trabalho!

mas e aí? vc não disse se testou dessa última vez que montou, ficou bom?
Vai deixar sem batente mesmo ou é só cortar os originais?

E pra que serve esse troço do xenon?

mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #11 Online: Agosto 29, 2010, 04:27:24 pm »
Sai para o teste agora a pouco, e aparentemente ficou show... nada de barulho, tudo justinho, altura boa para entrar e sair aqui de casa e para passar por lombadas (antes quando montei sem prato da mola + borracha) ela já estava pegando.
Sobre a performance da suspensão, não é nesse teste que vou sentir... a suspensão original já era bem firme, essa deve ser um pouco mais.
Vou deixar sem os batentes, não sei se é o correto, mas o espaço que sobrou alí é muito curto, e o amortecedor H&R tem dois diâmetros de haste acredito que isso inviabilize o uso dos batentes.
O sensor do Xenon eu não tenho certeza, mas chutando acredito que seja a regulagem de altura pois ele lê a posição da bandeija.

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #12 Online: Agosto 29, 2010, 05:16:38 pm »
cara, sua suspensao dianteira tem camber plates.... os batentes sao SUBSTITUIDOS pelo camber plate na frente, sõ na traseira voce preciss de batentes, e geralmente nas coilover o pessoal poe batentes de PU, heavy duty da vida mesmo, ja que o coilover geralmente esta visando ou abaixar o carro, ou performance.... no seu caso, espero que performance... hahaha

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #13 Online: Agosto 29, 2010, 05:27:22 pm »
cara, sua suspensao dianteira tem camber plates.... os batentes sao SUBSTITUIDOS pelo camber plate na frente, sõ na traseira voce preciss de batentes, e geralmente nas coilover o pessoal poe batentes de PU, heavy duty da vida mesmo, ja que o coilover geralmente esta visando ou abaixar o carro, ou performance.... no seu caso, espero que performance... hahaha

Foi o que imaginei, com os camber plates era só instalar, mas não foi... se não tivesse colocado o prato da mola original não rolava, veja na foto abaixo ela está sem o prato:

quando apertava a mola ela nem deixava o plate funcionar... mas imaginei que estava certo, depois de instalada foi virar a direção do carro e já percerber que tinha algo errado (som de mola trabalhando).... mas daí quando instalei os pratos coloquei também os batentes e aí aconteceu o segundo erro, mas agora acredito que esteja legal.

Acredito que cada um espera coisas para cada um... esperar pelos outros é meio estranho... hehehe.

Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #14 Online: Agosto 30, 2010, 04:23:20 pm »
ái !!!!

Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #15 Online: Setembro 11, 2010, 12:31:12 pm »
Resultado "quase" final das suspensões instaladas, digo quase porque vou esperar estar com as rodas novas instaladas para acertar a altura e fazer os ajustes de geometria.


Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #16 Online: Setembro 13, 2010, 01:44:40 pm »
tem diferença do diametro total das rodas novas com as que ja esrtao no carro? se nao tem diferença, pode ajustar agora ja sem problemas...

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #17 Online: Setembro 18, 2010, 07:47:12 pm »
Está dando uma diferença de poucos milimetros de altura entre o lado esquerdo e direito dianteiros, vou tentar acertar isso amanha... além disso pela primeira vez saí com o carro para a estrada depois de trocar os pneus, e ele deu duas saidas de frente estranhas, não sei se é erro da geometria/cambagem (depois que coloquei as suspensões ainda não fiz) ou ainda é efeito do pneu novo... de qualquer jeito preciso fazer a geometria, alguém saberia onde eu posso pegar os dados referênciais para levar para o cara da geometria?? Também vou dar uma olhada se consigo erguer um pouco mais a traseira dela...








Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #18 Online: Setembro 18, 2010, 08:18:17 pm »
o "cara da geometria"  com certeza tem as infos do seu carro no programa dele....

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #19 Online: Setembro 19, 2010, 07:01:20 am »
Interessante esse negócio do alinhamento, inclusive para quem se aventura nos track days, tem várias experiências de ajustes que ajudam em umas coisas e atrapalham em outras... abaixo a recomendação da BMW para a M3 E46:
BMW recommended specs for the E46 M3:

Front:
-------
Camber: -1.3 to -0.7 degrees
Caster: +6.9 to 7.9 degrees
Toe in: 0.08 to 0.19 degrees

Rear:
------
Camber: -2.0 to -1.5 degrees
Toe in: 0.13 to 0.23 degrees


O pessoal que anda em em rua e pista usa algo proximo a  - 2,5 graus de camber nas dianteiras.... isso consome mais pneu internamente, mas melhora significativamente o comportamento em curvas (segundo eles), e o Toe in, 0.11 em cada roda, também dianteiras.

Tabelinha interessante para buscar determinado comportamento:

http://www.uucmotorwerks.com/html_product/sway_barbarian/html_sway_bar/setup.htm

 
« última modificação: Setembro 19, 2010, 07:14:54 am por mau_hiboost »

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #20 Online: Setembro 19, 2010, 12:36:30 pm »
numeros absolutos nao dizem nada amigo..... comocar 2.5 de cambagem na dianteira nao transforma o carro na maquina de fazer curvas necessariamente nao... a geometria eh um todo, e nao um fato isolado... sem contar que dureza de estabilizadoras, pressao de pneus, dureza de suspensao, etc, influenciam demais em tudo tb...

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #21 Online: Setembro 19, 2010, 12:56:50 pm »
numeros absolutos nao dizem nada amigo..... comocar 2.5 de cambagem na dianteira nao transforma o carro na maquina de fazer curvas necessariamente nao... a geometria eh um todo, e nao um fato isolado... sem contar que dureza de estabilizadoras, pressao de pneus, dureza de suspensao, etc, influenciam demais em tudo tb...

claro.... ninguém disse "que 2.5 de cambagem transforma o carro na maquina de fazer curvas".... para eles (alguns... não uma única opinião) tem dado resultados interessantes no uso rua e pista (nem é só para pista, muito pelo contrário existe uma preocupação com o consumo do pneu também).

só estou querendo achar o acerto da geometria.... só isso, e para tanto vou pegar uns referenciais para poder saber se estou muito fora ou próximo, e isolando essa variável, depois considero as outras....


mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #22 Online: Setembro 19, 2010, 01:08:05 pm »
Tentando ajudar quem um dia vai passar por isso, vou contar minha experiência no ajuste de altura da suspensão, ATENÇÂO... que não defendo esse como o melhor caminho, ou a maneira de deixar qualquer carro um bólido de pista (antes que alguém fale)... apenas é o que eu vivi, e tem coisas óbvias que podem ajudar alguém que nunca fez...

Para acertar a altura em todas as rodas, eu medi perpendicularmente ao chão passando pelo centro da roda, uma reta até a borda do paralamas, procurando deixar a mesma medida dos dois lados dianteiros e traseiros.

Vale para quem for fazer isso, sempre dar uma volta com o carro após cada ajuste, pois a suspensão vai "acentar" e isso dá uma diferença de uns bons mm.... além disso não esqueça que mexendo na altura da suspensão traseira haverá intereferência na suspensão dianteira, mínima, mas haverá, principalmente no sentido cruzado (esquerda traseira e direita dianteira e vice versa).

No caso da M3 E46, o amortecedor traseiro fica separado da mola, então para o ajuste precisa soltar o amortecedor para aliviar a carga sobre a rosca da mola, depois disso é mole.... já na dianteira é mais fácil ainda, basta soltrar a contra-porca e fazer o ajuste direto, muito fácil e rápido. 

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #23 Online: Setembro 19, 2010, 06:27:39 pm »
lembre-se de outra coisa amigo, coloque um peso no banco do motorista, pra representar voce...

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Instalando as coilovers....
« Resposta #24 Online: Setembro 20, 2010, 05:50:07 pm »
depois de instalar os coilovers é interessante levar onde tenha balanca pros 4 pneus individualmente , para fazer o balanço da carga!