Autor Tópico: Suspensão Nova E36 328i - Ajuda  (Lida 941 vezes)

Marcel

  • Visitante
Suspensão Nova E36 328i - Ajuda
« Online: Maio 16, 2010, 05:23:56 pm »
Estou querendo reformar a suspensão da minha E36, e gostaria de saber o que voces acham que deve ser trocado.

Minha E36 é 1996 e esta com 68.000km, porem está com muita tremedeira na direção e baques em buraco, além disso aparentemente ela está rebaixada, o que eu acho ser as molas no fim da vida...

Alguns dias atrás quando a levei pra trocar o oleo percebi tambem uma certa folga no braço de direção do eixo dianteiro ao lado esquerdo.

Quando freio acima de 100km por hora ela tambem esta tremendo a dirença, o que eu acho que deve ser o disco de freio empenado, acredito que só os dianteiros, pois puxando o freio de mao na mesma velocidade o carro nao treme...

Dessa forma fiz a minha lista de compras com as seguintes peças:

2 Amortecedores dianteiros com os batentes
2 Amortecedores Traseiros  com os batentes
4 Molas, dianteiras e traseiras
2 Discos de freios dianteiros
4 Pastilhas de freio dianteiras com sensor de pastilhas de freio *devo comprar 2??
2 Kits de Buchas para o Braço infeiror da Suspensão dianteira * devo comprar apenas 1??

E estou pensando em comprar as buchas da suspensão traseira tambem.



Gostaria da ajuda de voces para poder escolher os melhores produtos e preços....Tendo em vista que o uso de carro é de recreação, ou seja, passeios em fim de semana e corridinhas leves, mas nao queria que o carro ficasse duro, mas com uma boa estabilidade, e tambem nao queria rebaixar o carro, pois a entrada da meleca do meu predio tem uma rampa que raspa embaixo no assoalho. Tenho uma E39 540i, para viajar com a familia, dessa forma nao preciso deixar a suspensão "confortável"....

Fiz a cotação das peças na Pellican Parts e saiu por volta  de US$1450,00 sem frete.

Todas as peças que cotei foram BMW Suplier,  BMW original, os amortecedores foram Boge, e as molas H&R com o minimo de rebaixamento possivel, que é de uma polegada na frete e 0,75 atras, alguem sabe onde encontro molas sem rebaixamento?



Alguem faz ideia de quanto sai o frete aproximadamente para o Brasil dessa peças, o peso total foi de 100 libras, e a Pellican disse que calcularia o frete posteriormente e me mandaria via e-mail.


É ruim importar todas essas peças de uma vez? Alguem recomenda a compra parcelada das peças??


Obrigado pela Ajuda....

Marcel

rpsolano

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1057
  • 1995 E34, 1996 E39
Re:Suspensão Nova E36 328i - Ajuda
« Resposta #1 Online: Maio 16, 2010, 06:00:33 pm »
Oi Marcel,

As vezes não é vantagem importar, principalmente quando se paga o imposto sobre o valor da nota mais o frete!
Sugiro orçar nas seguintes lojas antes de fazer o pedido de fora:

www.whauto.com.br

EuroBrake - 11-3906-2248 (Carlos)

http://www.intersouth.com.br/

Boa sorte!

Abraço,
Solano
« última modificação: Maio 16, 2010, 09:44:51 pm por rpsolano »

rafael scussel

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 171
    • Email
Re:Suspensão Nova E36 328i - Ajuda
« Resposta #2 Online: Maio 17, 2010, 11:25:21 am »
olá Marcel,
 
Eu comprei as peças da suspenção na intersouth.
, e olha até agora tranquilo... sem problemas.

Sds
Rafael

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Suspensão Nova E36 328i - Ajuda
« Resposta #3 Online: Maio 17, 2010, 11:48:30 am »
Isso de tremer quando freia pode ser buchas da suspensao dianteira alem do disco empenado...
veja tbem os pneus , se estao em ordem , sem remendos por dentro  (borrachao) ou anormalidades... ( quando vc freia , trabalha mais a frente , quando vc puxa o freio de mao... é mais a traseira.... )
Meu tio (e34 540i)trocou discos , buchas , bieletas , etc... pra depois descobrir que era o pneu o culpado... ( mas o resto tbem tava na hora de trocar... hehehe)

cuidado na hora de comprar molas " originais" ... cada mola é especifica pra cada modelo. e é dificil achar, nem no realoem tem o part number mais, o que dificulta vc conferir o que vc recebe... a BMW imagina que todos ja trocaram por after-market, e imagino que nem fabriquem mais... entao , cuidado com a procedencia !!!
 ja tentei comprar mola aqui no brasil pra 530 do meu pai , aí mandaram de 540 e teve que trocar... aí o cara nao tinha da 530 e falou pra eu "cortar" a mola da 540... resultado : coloquei as antigas... e agora estou trazendo um kit com molas e amortecedores H&R... já que nem la fora se acha mais "originais" ...
« última modificação: Maio 17, 2010, 11:50:55 am por GrandRoyaL »

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Suspensão Nova E36 328i - Ajuda
« Resposta #4 Online: Maio 25, 2010, 02:28:41 pm »
Você está só trocando os itens relacionados diretamente ao amortecedor.

Na suspensão traseira há buchas dos braços inferiores (2 pares), bucha das bandejas superiores (dois pares), além das buchas do sub-chassi e diferencial, que na minha opinião, já que vai mexer na suspensão traseira por exemplo, melhor coisa é trocar tudo.. a não ser que o seu mecânico tenha as ferramentas para sacar a bucha no local..

No diferencial são 3 buchas, uma dianteira e 2 traseiras.. todas ficam moles igual geléias depois de longo tempo de uso, mesmo quando não estão trincadas.. acabam gerando vibração durante o acoplamento da embreagem (se o resto do conjunto motriz estiver firme, o item com menor rigidez irá sofrer toda a vibração).. 


Se for desmontar toda a suspensão traseira, aproveite para trocar os rolamentos de rodas traseiros, pois os mesmos sem ferramenta específica precisa colocar a manga de eixo na prensa para saca-los.. é um saco desmontar só pra tirar o rolamento..então aproveita e faz tudo.

A suspensão dianteira não entendi o que vc quis dizer com o "braço inferior da suspensão dianteira", diferente da E34, a E36 usa sistema de bandeja inteiriça na dianteira.. Vc quis dizer bandeja então?
Se for isso, vale a pena sim.. só torcer que o pivô esteja bom, pois na E36 vc troca as buchas, mas o pivô é fixo na bandeja (mas da pra colocar Pivô removível usinado com assento em bucha de PU, muito bom para carros usados em trackday..pretendo fazer esse up na minha depois)..

no demais, o conjunto de suspensão McPherson é muito simples de se manter, pois não tem tanto links...

Ah, aproveita pra trocar as buchas das estabilizadoras, são baratinhas e fáceis de trocar tanto na dianteira como traseira...


Abraços,

P.S: Os rolamentos dianteiros diferente dos traseiros não são possíveis de sacar do cubo, ou seja, vc tem que trocar o cubo quando os rolamentos se desgastarem


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com