Autor Tópico: Troca de marchas  (Lida 1543 vezes)

Leonardo Perez

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 281
  • Face your fears, live your dreams
    • Email
Troca de marchas
« Online: Março 17, 2011, 02:57:19 pm »
Você pode pensar que trocar de marcha é algo que qualquer descerebrado faz, mas em um esporte onde a diferença da vitória pode estar em um centésimo de segundo, cada detalhe conta. Essa discussão é sobre como usar a alavanca de câmbio, e aqui presumidos o uso do câmbio normal em H de um carro de rua.

    Muitas pessoas adquirem dois maus hábitos na rua quando usam o câmbio. O primeiro: Hollywood ensinou todo mundo que é legal sempre deixar sua mão direita em cima do pomo da alavanca de câmbio. Errado! É melhor você amarrar sua mão atrás das costas que deixá-la em cima da alavanca. Sua mão pertence ao volante – sempre. Quando você precisar trocar de marcha, troque, e coloque sua mão de volta no volante. Nem mesmo pouse a sua mão sobre a alavanca por uns poucos segundos antes da troca só pra “ir adiantando”. Cada vez que sua mão deixa o volante você perde 50% da resposta táctil e 50% de sua capacidade de controlar o carro. Se você está correndo sozinho, uma falha mecânica pode causar problemas na dirigibilidade. Você irá desejar ter as duas mãos no volante quando isso acontecer.

    O segundo mau hábito que algumas pessoas tem é de trocar de marcha usando excesso de força. Agarrar a alavanca com muita força, e cravar a próxima marcha irá na verdade aumentar o seu tempo de troca de marcha e causar desgaste excessivo do câmbio. Trocas de marcha inadequadas são feitas com o contato da palma da mão na parte superior do pomo da alavanca de cambio e um movimento suave, mas rápido, de uma marcha para a outra. Nós repetimos – toda troca de marcha bem feita é executada com a mão aberta e pousada sobre o pomo da alavanca, não agarrando-a como o manche de um avião de caça.

    Para trocar de marcha de cima do H para baixo, comece colocando a mão em formato de concha. Coloque a palma da mão sobre o pomo da alavanca de câmbio. Usando a parte de baixo dos dedos e a sua palma contra o pomo, use um movimento reto e suave para levar a alavanca para a próxima marcha. Presumindo que a alavanca tem um curso curto, a ação envolve seu pulso para a maior parte do movimento. Não tente forçar ou atirar a alavanca mais rápido do que ela quer ir. Se você está fechando a mão e movendo o braço inteiro desde o ombro, você está usando força demais.



    Para trocar de marcha de baixo do H para cima (em linha reta), novamente coloque a mão em forma de concha. Dessa vez você colocar a mão sobre o pomo, o ponto de contato é a base da mão. Inicie com o pulso ligeiramente dobrado para cima. Empurre a alavanca usando a base da palma em uma linha reta usando seu pulso como uma extensão da base da palma enquanto continua com um leve empurrão de braço. Essa troca de marcha usa mais o movimento do braço que do pulso.



   Quando a mudança atravessa o H, como ao trocar da segunda para a terceira marcha, não tente fazer com a mão o movimento semelhante ao trajeto sugerido pelo H. A ligação precisa muito pouco esforço para atravessar o neutro. Sua troca de marchas deve ser quase uma linha reta na diagonal. Fazendo o zigue-zague pelo neutro vai aumentar o tempo da troca.

    Usar um controle leve e suave não significa faze-lo devagar. Um movimento leve da alavanca permitirá que a ligação do câmbio se faça através do seu movimento natural. Se você for brusco no movimento, acabará forçando a ligação do câmbio e encontrará mais resistência que aumentará o tempo de troca de marchas. Prefira usar o máximo de movimento de pulso ao invés do braço inteiro.

    Alguns de vocês podem estar tentados a aprender técnicas de “troca-rápida” – Trocar de marcha sem usar a embreagem – com o interesse de ganhar tempo. Várias escolas e pilotos profissionais já mostraram muitas vezes que não há vantagem no tempo de volta e aumenta em muito o risco de quebra do câmbio.

Retirado do site: http://www.turnfast.com//tech_driving/driving_shifting
« última modificação: Março 17, 2011, 05:53:05 pm por GrandRoyaL »

jabe36

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2357
    • Email
Re:Troca de marchas
« Resposta #1 Online: Março 17, 2011, 03:17:30 pm »
_é praticamente o q eu faço porem tenho costume de dar soco na embregem e o outro carro q tinha dava para jogar da 4ª para o ponto morto sem debrear e nenhuma vez chegou a dar problema!!

Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Re:Troca de marchas
« Resposta #2 Online: Março 17, 2011, 03:31:15 pm »
pilotar de verdade é um prazer e uma arte! boas matérias...
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

juniinhosk8

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 72
    • Email
Re:Troca de marchas
« Resposta #3 Online: Março 17, 2011, 10:22:13 pm »
passar marcha sem pisar na embreagem é bem legal.

no palio que eu tinha eu ja tava tão entrosado que tanto pra subir quanto pra descer marcha eu ia acelerando até chegar na rotação exata! dava pra ouvir um "clec" baixinho das engrenagens entrando justas na caixa. não fazia isso toda hora claro, mas as vezes dava pra impressionar um ou outro(a) passageiro(a)  ;)

agora na bimmer eu nem tento... puta medinho xD

Mau a Lenda

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5557
  • F30 320 Sport GP / 2014 São Paulo
    • Email
Re:Troca de marchas
« Resposta #4 Online: Março 18, 2011, 09:55:13 am »
Valeu Leon.
A vontade de estar na pista só aumenta.
Abraços

gusap

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 391
    • Email
Re:Troca de marchas
« Resposta #5 Online: Junho 19, 2011, 02:38:17 pm »
Oi Leon. Gostaria de fazer um pedido! Poderia descrever exatamente como faz para arrancar com sua M3 no raxao? Gostei de ver e parece que o asfalto estava unido no vídeo. Tenho uma M3 e36 e tenho dificuldades de arrancar do piso úmido sem ficar parado no lugar! Rsrsrs
Abração. Gustavo

///Murta

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1589
Re:Troca de marchas
« Resposta #6 Online: Junho 20, 2011, 06:12:28 pm »
Como o kiu disse é um verdadeiro prazer e uma arte.
E existe sempre uma ou outra coisa que podemos aperfeiçoar tanto na pista quanto nas ruas.
Pegar uma estrada confortavel com uma tocada esportiva sempre é bem vindo hehehe

Luckz

  • Visitante
Re:Troca de marchas
« Resposta #7 Online: Julho 25, 2011, 03:32:40 pm »
Muito legais as dicas...

Neko

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 122
Re:Troca de marchas
« Resposta #8 Online: Dezembro 20, 2013, 10:43:03 am »
Boa dica...
Ja fazia isso, mas ainda vejo mta gente dando porrada na alavanca
 :drag:
Agora na Família

Blackmoon

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 47
    • Email
Re:Troca de marchas
« Resposta #9 Online: Julho 01, 2014, 07:43:27 am »
No meu WRX eu trocava as marchas na força bruta.. faço isso até no Logitech G27 aqui no PC... é costume mesmo, mas ouvindo de fora o carro parecia AT de tão rápido as trocas, tijolada na embreagem e boom *backfire*