Autor Tópico: Volante  (Lida 2195 vezes)

Leonardo Perez

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 281
  • Face your fears, live your dreams
    • Email
Volante
« Online: Março 17, 2011, 01:55:29 am »
Volante

    O volante é onde você recebe a maior parte das informações que os pneus dianteiros, suspensão e freios enviam sobre a superfície da pista. Apesar do volante parecer simples, para máximo controle e suavidade, há certamente algumas técnicas que você deve conhecer.

    Suas mãos passarão um bom tempo no volante, então tanto para o conforto quanto para a sensibilidade, a sensação tátil do volante em suas mãos é importante. Dependendo do tamanho da sua mão, você pode querer um volante que seja mais grosso ou mais fino. O estilo exato, tamanho e construção é uma decisão sua. Se você está pensando em trocar seu volante atual, escolha um que seja confortável quando você segura-lo usando suas luvas de pilotagem.

POSIÇÃO DAS MÃO NO VOLANTE

    A posição adequada para as mãos no volante é com as mãos nas posições das 9 e 3 horas (ou 9 e 15, 15 para as 3, como preferir). Ao contrário da posição “10 para as 2” que você aprendeu na auto-escola, você tem uma gama de movimentos e controle muito maior com suas mãos nas posições das 9 e 3 horas. As palmas devem cobrir a parte externa do aro do volante, com os polegares circundando e repousando em cima do raio do volante. A base da palma da mão deve estar posicionada de forma a aplicar uma leve pressão na parte da frente do volante para estabilizar os movimentos do seu braço – não deixe seus polegares fazerem toda a estabilização. A maioria dos volantes esportivos atuais são desenhados para as posições 9 e 3 horas, com locais esculpidos para os polegares.

    A “pegada” deve ser bem relaxada – apenas firme o suficiente para manter e o bom contato com a sensibilidade do tato. Uma pegada com muita força cansará suas mãos e braços rapidamente, e no mais importante, reduzirá significativamente a sensibilidade às vibrações necessária para sentir o limite de controle do veículo.

    Apesar de uma tendência natural agarrar o volante com força durante as curvas, esse excesso de pressão não vai aumentar a aderência dos pneus! Entretanto quanto mais relaxada a pegada (sem perder o contato com o volante), mais você terá noção dessa aderência. É necessário aprender a manter esse relaxamento (na verdade, do seu corpo inteiro) durante as altas forças G em curvas, e você deve se forçar a aprender tão rápido quanto possível. Isso vai aumentar sua sensibilidade ao limite de aderência, e melhorar sua reação ao comportamento do carro.
 
    Uma coisa para praticar para assegurar que suas mãos, braços e ombros estão relaxados antes de entrar numa curva é respirar fundo durante uma reta imediatamente anterior. Respire fundo, relaxe seus músculos, e expire. Outra coisa a fazer quando você está numa reta longa o suficiente e sem carros por perto, é relaxar uma mão de cada vez e mexer os dedos (deixando a palma e o polegar no volante). Fazer isso com freqüência evitará câimbras nos músculos da mão, pulso e antebraço.

CONTROLE DO VOLANTE

    Quando estiver entrando na curva, “empurre” o volante com a mão oposta à curva (mão esquerda para curva à direita), e estabilize o volante com a outra mão. Empurre a direção até as 12 horas ao invés de puxá-la até as 6 quando estiver virando. Para grandes movimentos do volante como uma curva de 90 graus, o braço que empurra tem mais controle porque o pulso mantém uma posição firme. O pulso oposto ficará muito dobrado e não permitirá um controle suave. “Puxar” o volante funciona para pequenos movimentos de volante, como para mudar de lado na pista, onde a ação está limitada a um movimento de pulso, e não do braço todo. Se você é um “puxador” por enquanto, vai precisar de um pouco de treinamento até que isso se torne confortável, mas a longo prazo você se tornará um piloto que dirige com suavidade.

    Um dos pontos críticos para maximizar a velocidade nas curvas é a suavidade no controle do carro q vem a partir de momentos suaves na direção. Se o carro deve percorrer um arco numa trajetória suave e consistente, então o movimento do volante também deve ser suave e consistente. A utilidade dessa suavidade é maximizar a aderência dos pneus. Para entender isso pegue uma folha de papel e coloque um livro sobre a folha. Puxe o papel lentamente através da mesa e gradualmente aumente a velocidade. O livro continua sobre o papel. Agora comece a arrastar a folha de novo, mas de repente dê um puxão no papel. O livro perde aderência e escorrega pela folha. Nós falaremos mais sobre esse efeito nos pneus, mas por enquanto o movimento de arrastar a folha é igual a maneira que você move o volante. A aderência dos pneus é significativamente influenciada pela sua habilidade de fornecer uma mudança de direção suave. Movimentos rápidos de volante serão como o puxão do papel e o pneu vai escorregar. O piloto mais suave terá mais tração, e atingirá velocidades em curva mais altas.

    É comum pensar que você está contornando a curva suavemente, quando na verdade você está fazendo um raio menor, mais apertado e mais irregular do que precisa. O replay da volta pode ser uma grande ajuda para observar seu traçado, e reconhecer onde você precisa ser mais suave. Uma dica típica de um piloto que precisa ser mais suave é quando o carro tem tendência de sair de frente (understeer) durante a primeira metade da curva. Quase sempre isso acontece mais por falta de suavidade do piloto do que por problemas no ajuste do carro.

    Para cotovelos e hairpins, você precisará usar uma ação mão-sobre-mão. Alguns pilotos gostam de iniciar um grande movimento de volante como esse colocando a primeira mão na posição das 6 horas, e girando 360 graus antes de usar a outra mão. Isso parece simplificar a ação, mas tem o inconveniente de manter apenas uma mão no volante por algum tempo. O controle não será tão suave, a sensibilidade será reduzida à metade e numa situação de tráfego, a habilidade de manter o controle se for tocado por outro carro será reduzida. Movimentos menores e repetidos de mão-sobre-mão são melhores nessa situação.



Rretirado do site: http://www.turnfast.com//tech_driving/driving_steering

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Volante
« Resposta #1 Online: Março 17, 2011, 08:53:30 am »
excelente dica León

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Re:Volante
« Resposta #2 Online: Março 17, 2011, 09:26:03 am »
bacana o texto!
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

vicente

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 47
    • Email
Re:Volante
« Resposta #3 Online: Março 17, 2011, 10:09:38 am »
Eu sou bem neurotico com esse negocio de postura e disciplina de movimentos enquanto guio, em qualquer situacao, mas eu tenho um dificuldade enorme com esse negocio de "empurrar o volante" e nao "puxar o volante". Eu nao consigo empurrar, eu puxo. Tá errado e isso me irrata bem...

Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Re:Volante
« Resposta #4 Online: Março 17, 2011, 10:26:21 am »
é o hábito....eu tbm puxo masi que empurro no dia a dia...na pista consigo me controlar masi pra tentar fazer uma pilotagem perfeita. Para se ter um comportamento perfeito e bons hábitos é primordial uma postura correta ao volante, tipo piloto de carro de rally....a ergonomia é fundamental...
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

CarlosMoura

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 979
    • Email
Re:Volante
« Resposta #5 Online: Março 17, 2011, 10:35:24 am »
Texto top, já copiei e salvei para dar umas relidas novamente.
Ex BMW 540i e39 1997/1998
Ex BMW M5 e39 1999/1999

Atual: BMW 330I e90 2005/2006
Futuro: BMW 335i

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Volante
« Resposta #6 Online: Março 17, 2011, 10:40:33 am »
Com certeza é fundamental ! No comeco pra dirigir a m3 eu estranhei por que o banco é bem baixo e nao existe regulagem pra subir ele , é baixo de proposito por causa do centro de gravidade...
quando mudo pra m5 já sinto a diferenca...

agora imagina quando eu dirijo um fox ou meriva etc.... parece que estou dirigindo um trator... sentado na poltrona de casa...

já a questao do volante preciso me policiar com relacao a suavidade da pegada... me pego agarrando muito o volante , cansa até...
« última modificação: Março 17, 2011, 11:23:00 am por GrandRoyaL »

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Volante
« Resposta #7 Online: Março 17, 2011, 02:03:44 pm »
poe o banco mais pra frente que começa a perder a tendencia de puxar o volante

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

juniinhosk8

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 72
    • Email
Re:Volante
« Resposta #8 Online: Março 17, 2011, 10:27:46 pm »
Com certeza é fundamental ! No comeco pra dirigir a m3 eu estranhei por que o banco é bem baixo e nao existe regulagem pra subir ele , é baixo de proposito por causa do centro de gravidade...
quando mudo pra m5 já sinto a diferenca...

agora imagina quando eu dirijo um fox ou meriva etc.... parece que estou dirigindo um trator... sentado na poltrona de casa...

já a questao do volante preciso me policiar com relacao a suavidade da pegada... me pego agarrando muito o volante , cansa até...

auheauheauehaeuh, peguei hoje a Hilux do meu pai, pelo amor de Deus, era como se eu tivesse dirigindo uma carreta sentado num cachote de madeira.
-- --
Quanto a puxar e empurrar o volante. Eu tenho o hábito de puxar =\ vou passar a me policiar quanto a isso.

ximenes

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 462
  • 323 TI Compact ///M (RJ)
    • Email
Re:Volante
« Resposta #9 Online: Março 17, 2011, 11:14:27 pm »
Muito boa a explicação. Vale para os mais experientes e para quem está querendo iniciar nos TD, como é o meu caso.

Mau a Lenda

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5557
  • F30 320 Sport GP / 2014 São Paulo
    • Email
Re:Volante
« Resposta #10 Online: Março 18, 2011, 09:49:26 am »
E tudo isso poderemos praticar com total segurança nos TrackDays pelo Brasil afora.
E no Kart dia 26 em Atibaia! Abraços

Luckz

  • Visitante
Re:Volante
« Resposta #11 Online: Julho 25, 2011, 03:33:57 pm »
Legal demais as dicas...

///Murta

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1589
Re:Volante
« Resposta #12 Online: Julho 25, 2011, 06:43:36 pm »
Postura ao volante é uma excelente dica!
E o mais engraçado é quando voce ve o cidadão ao seu lado no transito com os braços esticados segurando o volante com uma força descomunal e começa a pensar como que ele ai fazer uma curva daquele jeito...

Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Re:Volante
« Resposta #13 Online: Agosto 03, 2011, 11:27:11 am »
e imagine numa emergencia, se um cara que dirige como vc falou consegue controlar alguma coisa...
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

///Murta

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1589
Re:Volante
« Resposta #14 Online: Agosto 08, 2011, 05:09:38 pm »
To aqui lembrando dos meus tempos de Auto Escola...
A unica coisa que ensinam é que tem que manter as 2 maos no volante e... SÓ!
Pro pessoal mais novo são dicas valiosas( assim como nós velhos de guerra tambem hehehe)

leozanardi

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 14
    • Email
Re:Volante
« Resposta #15 Online: Junho 24, 2016, 07:54:52 pm »
Boa!! Não conhecia esse site!

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Volante
« Resposta #16 Online: Junho 24, 2016, 08:01:36 pm »
Nossa mãe um tópico de 5 anos
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

LeandroDelSanto

  • Visitante
Re:Volante
« Resposta #17 Online: Julho 25, 2016, 11:40:07 am »
muito bom!