Autor Tópico: ARB - Anti Roll Bar  (Lida 1100 vezes)

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
ARB - Anti Roll Bar
« Online: Março 27, 2010, 02:27:55 am »
Um item muito importante na suspensao de um carro, que muitas pessoas mal conhecem a sua existencia.... Como estou querendo melhorar o chao do meu carro, ando pesquisando pastante sobre isso, e conversando tb com bastante gente, inclusive gente aqui do forum como o R37....

Um site bem interessante pra se consultar eh o turnfast.com (http://www.turnfast.com/tech_handling/handling_antiroll)
Mas pesquisei tb nos sites dos fabricantes, e pro meu carro lá fora falam muito bem das barras da WhiteLine..

Eles falam no site da whiteline que as barras que eles fabricam muitas vezes são reguláveis, e a regulagem que eles colocam, mais uma vez segundo eles, é o equivalente a varianção de 1mm na espessura da barra...

Em uma ARB, 1mm pode ser uma diferença absurda já em uma barra dessas! No Civic Si por exemplo, a barra traseira é mais de 400% mais "rígida" do que no Civic comum, mas o que isso realmente representa? Achei essa tabelinha no site da WhiteLine que mostra bem isso....:


http://www.balancemotorsport.co.uk/sitepage/Whiteline.html


Eu acho esse um assunto bem legal, e tem tudo a ver com pista!
Um carro traçao dianteira se beneficia bastante com uma barra traseira (mesmo aqueles que originalmente nao a tem, podem vir a te-la), assim como um carro traçao traseira pede um pouco de barra dianteira... no site da Whteline mais uma vez eles fazem um comentário legal, dizem o seguinte
"For example many VW Group FWD (and 4wd) cars need rear bar more than front, BMW's are usually well balanced so to maintain that balance they need front and rear bars. Subaru's and Evos tend to benefit from a holistic approach to grip and handling but if on a budget just a rear bar works well."

Claro que isso não é regra, e esse assunto simplesmente nao tem fim, mas tem muita coisa legal que pode ser discutida a partir disso....

Eu pensava antes em trocar as barras do meu carro,que originalmente sao de 25mm na dianteira e 19 na traseira, por um kit ajustavel de 27 na dianteira com 3 ajustes (ou seja, 26-27-28 segundo o fabricante) e uma de 19 na taseira com dois ajustes (18,5-19,5), mas ai pesquisando, achei outras opcoes e fiquei realmente na duvida do que fazer... hj ja penso em aloprar logo e pegar as de 27 ajustaveis e umas de 22 ajustaveis, da white line, mas primeiro vou instalar os coilovers, strut inferior etc, e ver o comportamento do carro, pra ai sim ver o tipo de barra que ele pede, como sugeriu o Ricardo37 pra mm uma vez no MSN... acho que eh a melhor coisa a se fazer.

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Xev

  • Visitante
Re:ARB - Anti Roll Bar
« Resposta #1 Online: Abril 04, 2010, 05:51:22 pm »
snme, o aumento da rigidez aumenta ao cubo em relacao ao diametro.
coloquei barras mais grossas no carro, coisa de 3-4mm a mais. A diferecenca eh MUITO perceptivel mesmo na rua.

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:ARB - Anti Roll Bar
« Resposta #2 Online: Abril 04, 2010, 06:05:14 pm »
Xev, colocou as barras mais grossas aonde?? dianteira ou traseira??

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Xev

  • Visitante
Re:ARB - Anti Roll Bar
« Resposta #3 Online: Abril 04, 2010, 11:44:24 pm »
Passos, coloquei as barras na dianteira.

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:ARB - Anti Roll Bar
« Resposta #4 Online: Abril 04, 2010, 11:51:37 pm »
da marea? e nao achou que isso aumentou a tendencia de understeer nao?

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Xev

  • Visitante
Re:ARB - Anti Roll Bar
« Resposta #5 Online: Abril 05, 2010, 05:57:47 pm »
isso, da marea.
Cara, nao senti o carro sair mais de frente nao. Mas tbm nao nunca forcei alem do limite dos pneus. Eles comecam a escorregar, e eu paro de acelerar pra nao sair mais. Jah rodei com outro carro fazendo isso, mas pisei no freio, dae a traseira foi embora. Hj tenho mais medo, hehe.

O q eh perceptivel msm, eh que diminuiu o Rolling da carroceria.

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:ARB - Anti Roll Bar
« Resposta #6 Online: Abril 05, 2010, 08:33:18 pm »
sim Xev, mas o ideal mesmo era vc dar uma estudada de um upgrade na barra traseira..... o seu carro com certeza esta mais dianteiro do que deveria.... o que é seguro, mas eh lento... entendeu?

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:ARB - Anti Roll Bar
« Resposta #7 Online: Abril 08, 2010, 04:14:56 pm »
Acabei comprando pra m3 barras maiores , acho que era 22mm frente e 19 traseira , se me lembro bem.... ajustaveis frente e traseira... quando tudo chegar , e instalar , vamos ver o que acontece , pena que nao vou ter muita referencia do Standart , vide que a susp dela atual ta bem precaria... e vou colocar tudo novo nao standart ... ( /better than standart... hahaha)