Desde já quero dizer que minha intenção não é ofender ninguém apenas estou disposto a debater nossas idéias e opiniões.
Matheus inclusive respeito muito sua opinião, sobre conhecimento técnico ainda mais em BMW não tem como discutir com você.
Porém na minha opinião não acho que toda preparação exija uma gastar uma fortuna para poder se divertir. Claro que tudo depende do objetivo de cada um.
Mas convenhamos que todos gostariamos de fazer nossos projetos da melhor maneira e investir o que fosse necessário para deixar nossas máquinas da forma que gostaríamos. Mas quantos aqui realmente tem esse capital? Como disse o Mau uma vez: "Gastei mais do que devia e menos do que gostaria."
Também é fato que há coisas que são essencias, por exemplo intercooler, linha de combustível adequada, bicos e etc... Não basta apenas montar tudo e sair acelerando. Porém o fato de ser xing ling não implica que não vai funcionar, claro que também depende do que, por exemplo não usaria uma bomba de combustível xing ling. Mas no caso de uma turbina por exemplo do meu ponto de vista apenas afetaria a durabilidade da mesma e talvez um pouco do lag ou coisa do tipo.
Digo tudo isto porque já turbinei um carro e não gastei uma fortuna, confesso que cometi erros mas aprendi.
Quando fui levar meu carro pra fazer o acerto na Genesis, oficina muito conhecida pra quem tem Marea, conheci o Luiz, o dono da oficina. Em resumo da história ele tinha um Marea turbo de mais de 500cv, o motor era perfeito, ele me disse que gastou mais de 100% do valor do carro só no motor. Ele me disse que não tinha certeza se realmente valeu investir tanto no carro dele se com tão pouco eu conseguiria me divertir igual ou até mais que ele com meu carro.
Matheus como você mesmo disse pra nós isso é um hobby não um ganha pão, um carro turbinado não precisa ter uma potência monstruosa para no dar prazer. Logo nem sempre acredito ser necessário gastar fortunas com a preparação de um carro.
Bom essa é minha opinião...
Abraços!
então Lucas.. é que quando falamos em turbo adaptado no Brasil, sempre pensamos somente nas consequências da potência e não do carro como um conjunto sistêmico que é.
A questão não é só quebra por potência.. (que acaba virando sim um problema, pois todos que sobrealimentam, busca algo bem acima do isual, justamente por já ter lançado mão da sobrealimentação) e sim a confiabilidade do conjunto.
Quando você pendura uma turbina no seu motor que não teve o cofre e acessórios parasitários (leia-se A/C, DH..) projetados para receber esse calor, de início você já começa ter problemas de abreviar vida útil de todos os componentes do cofre sensíveis a calor.
Motores turbo de fábrica possuem todo esse conjunto adequado..e isso explica o fato da maioria dos turbos originais terem uma isolação térmica bem eficiente da turbina, fora isso, a montadora sempre evita qualquer proximidade de mangueiras e principalmente componentes que carregam fluido (que é altamente inflamável) próximo da turbina.
Eu mesmo já montei um Vecra Turbo que mesmo deslocando ao máximo a turbina e fazendo uma barreira térmica dentro do possível, minou a mangueira da direção hidráulica e estourou a mesma. Qual seria a solução nesse caso? Mover todos acessórios de posição.. Possível? É.. agora, o custo é absurdo..
Além disso, tem o spec da borracha das mangueiras, que em turboalimentados de fábrica são bem acima dos naturalmente aspirados..
Todo o sistema de alimentação, incluindo o gerenciamento eletrônico (que corta a pressão positiva em caso de anomalia, nos atuais) é dimensionado e projetado para evitar danos irreparáveis ao motor em caso de problemas na alimentação (quem aqui nunca deixou um filtro de combustível ficar próximo de entupir? Ainda mais no etanol.. que vem muito sujo...).
Eu ficaria aqui a noite inteira te citando exemplos de diferenças estruturais entre turbos originais e turbo adaptados que comprometem a confiabilidade final.
Uma coisa é você montar um turbo adaptado que você só utiliza fim de semana, dentro de sua cidade.. só você dirige o carro e se caso der problema ou te largar na mão, não te causará grandes transtornos.. outra, é você ter um carro turbo adaptado que tenha confiabilidade de um carro original, que você tope encher o carro de malas, colocar toda sua família e viajar 1.500km direto sem medo de ser feliz e sem levar o telefone do guincho..
Te garanto que só instalando um "kit turbo" tipo "exportação", não vai te garantir a confiabilidade acima.. e o preparador que te falar que terá essa confiabilidade apenas instalando esse kit da melhor forma, ou não conhece um veículo sistemicamente ou então está mentindo..
O "kit" turbo pode ser o de melhor qualidade, mas enquanto o preparador não fizer uma re-engenharia de todo o carro para a nova demanda de alimentação, resistência a temperatura, resistência a choque mecânico, resistência a nova potência, durabilidade por exposição a condições adversas.. e etc.. continuará sendo um turbo adaptado que poderá te dar sim muitas diversões (isso não tem como negar.. já montei vários turbo adaptados, incluindo que tinham o dobro da potência da minha Bimmer, então eu sei o prazer que é.. mas depois de maduro e de agregar conhecimento, você vê que é completamente inviável gastar valores usuais do Brasil e ter um "supercarro" e ainda confiável.. isso é folclore).. , como te lagar na mão a qualquer momento..
Então assim, sempre que eu falar em turbo adaptado aqui no fórum, sempre irei usar como referência a confiabilidade de um carro original.. por isso, se o autor do tópico estiver disposto a perder confiabilidade em troca de ter performance (como praticamente todos brasileiros fazem quando sobrealimentam carros em terras tupiniquim), com certeza é viável sim fazer uma preparação turbo para resulta potência elevada com bem menos de 20K..
Mas tem que sempre lembrar, que 300.. 400.. 500.. 700hp em cima de um guincho não traz tantas emoções..
Os motores que eu monto hoje, é sempre tendo foco em confiabilidade OEM.. E para montar um sobrealimentado com essa confiabilidade, te digo que fica proibitivo..
Abraços,
Matheus