Autor Tópico: Posição do Banco  (Lida 20410 vezes)

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Posição do Banco
« Online: Março 27, 2010, 02:28:34 am »
Bancos de corrida & Posição do banco.

Uma das primeiras coisas a acertar, mesmo antes de virar a chave, é uma posição do banco. Normalmente isso é negligenciado, esultando em controle limitado do veículo e cansaço prematuro.

Olhando para uma variedade de posições de banco. Nos carros de "roda aberta" como os de fórmula e CARTs, parece que que o piloto está quase deitado com os braços estendidos (mas os braços não estão estendidos). Em um carro carenado como os de NASCAR, você nota o piloto mais ereto e quase esmagado contra o voante. Nenhuma dessas posições é a correta para usar o seu carro de rua em uma pista de corridas.

Um carro de "roda aberta" é muito baixo e o cockpit é estreito. Este formato, em grande parte, determina a posição do piloto. As pernas do piloto ficam relativamente estendidas com uma pequena flexão dos joelhos e com os calcanhares pouco a baixo da linha do quadril. Os pedáis, em muitos desses carros, estão quase encostados um no outro e requerem pouco mais que uma flexão do tornozelo para ir do 0 a 100% do curso. Os braços do piloto têm pouco espaço para movimentar-se, mas o volante requer pouco input do piloto. Em um carro de "roda aberta", função (posição do banco e operação dos controles) segue a forma (o cockpit baixo e estreito).

Em um carro de NASCAR, muitas coisa são o oposto. O piloto fica bem ereto e está muito perto do volante. Na verdade, o piloto chaga quase a poder apoiar todo o antebraço no volante. por que dessa diferença? Os próprios carros são muito maiores, mais pesados e tem pneus dianteiros maiores. Alem disso, mesmo no mais longo dos cirquitos ovais, a porcentagem de tempo gasto virando o carro é muito maior que qualquer cirquito misto. Tudo isso é somado, e significa que o ombro r braço direito do piloto vai ficar cansado muito antes. Sentado mais ereto e perto do volante perti ao piloto utilizar mais da musculatura do ombro e costas.

Quando pilotamos um carro de rua em um cirquito, o carro sendo "stock" ou completamente preparado para corrida, nenhuma das posições descritas é correta. O banco não deve estar deitado como em um carro de fórmula e nem tão perto do volante como um carro de NASCAR.
Existem três aspectos principáis para chegar à posição correta do banco. Cada um dos três é descrito sob as ilustrações a baixo. Em um carro de rua é provável que você tenha que sacrificar um pouco esses três parâmetros, pois a posição fixa dos pedáis e volante pode não a ideal para seu tipo físico. Em um carro de corrida ou em um carro que você altera para usar na pista, os pedáis e a direção podem ser modificados para adequar-se às sua necessidades.


Primeiro: Ao sentar no banco, as costas devem estar retas no encosto e com a bunda bem encostada na junção entre o acento e o encosto do banco. A parte inferior das coxas deve estar em contato com o acento. A idéia nessa posição é garantir o maoir ponto de contato possível do corpo do piloto com o banco. Isso traz benefícios segurança e também fornece um bom feedback tátil (o que você sente do carro).


Segundo: Posição dos braços. Quando o piloto estiver bem seguro ao banco com o cinto de segurança ajustado, os braços, quando completamente esticados, devem permitir que o pulso repousar no topo do volante. Isso permite que os cotovelos fiquem levemente flexionados durante as curvas. O propósito disso é prevenir que os braços fiquem completamente estendidos durante uma curva (os ombros não devem perder o contado com o encosto, mesmo em uma curva onde os braços são "cruzados"). Braços completamente estendidos ficaram cansados mais rápido, fazendo o piloto perder sensibilidade ao feedback e vibrações do volante.


Terceiro: Posição das pernas. Quando qualquer dos um pedáis for completamente acionado (apertado a 100%) usando a "bola" do pé (não os dedos), o joelho deve permanecer flexionado. Isso é para prevenir que as pernas fiquem completamente estendidos (o mesmo que os braços). Alem disso, levando em conta que a maioria dos hobbistas pilotam seus carros de rua, certifique-se de que os joelhos não estão tocando a parte de baixo do painel ou a coluna de direção. Na verdade, é bom manter uma boa distância para evitar ferimentos em caso de acidentes. A perna direita vai precisar de um bom espaço para o joelho para permitir que a "bola" do pé pressione o freio anquanto o calcanhar está sobre o acelerador, durante o punta-taco (heel-toe).

Texto tirado do site: http://www.turnfast.com

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Inaja Santos

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 134
    • Email
Re:Posição do Banco
« Resposta #1 Online: Novembro 11, 2011, 08:42:43 pm »
Pessoal, não estou me acertando muito com a posição de dirigir. Dirigi por três anos uma Captiva. A impressão que tenho é que o corpo não fica bem assentado no banco e a perna esquerda fica meio desajeitada. Será apenas questão de costume?
Ab

William

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2351
Re:Posição do Banco
« Resposta #2 Online: Novembro 11, 2011, 08:59:36 pm »
Inaja, eu tenho uma Captiva e te digo: a posição de direção dela que é "estranha" tenho certeza que é costume mesmo.
BMW M Power: To be first every day

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Posição do Banco
« Resposta #3 Online: Novembro 12, 2011, 04:44:14 am »
estranha como Inaja? falta apoio ou o que?
uma dica pra achar a posicao mais confortavel e de melhor controle....

senta no banco, ignore pedais e volantes nesse primeiro momento e ajuste a altura do banco se puder pra uma que vc se sinta confortavel, seja pra visualizar externamente, seja pra entrar e sair do carro ou o que for....

feito isso, ajuste o encosto do banco de uma maneira que vc fique o mais retopossivel, porem nao desconfortavelmente reto....

após isso chegou a hora de ir pra frente e pra tras.... e esse é a chave do negocio, pois tem que ser aliado com ajuste de altura e profundiodade do volante tb se tiver a regulagem....
pra começar essa parte, coloque o banco de uma forma que vc pise confortavelmente até o final do curso do acelerador sem esticar a perna, sem esforço.... feito isso tente ajustar o volante de uma forma que vc consiga colocar seu punho tocando a parte de cima dele SEM descolar as costas do banco... provavelmente vai estar muito longe... se der pra ajeitar isso movendo a coluna de direcao, o volante, pra frente e pra tras, OTIMO, caso nao dê, tem que por o banco um pouco mais pra frente mesmo....

feito isso, enjoy your driving :)

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Posição do Banco
« Resposta #4 Online: Novembro 13, 2011, 11:26:26 am »
Essa sencacao as vezes pode ser porque os pedais podem estar deslocados pro lado, como eh o caso de varios carros por ai... Tem carro que se eu pisar na mesma posicao que piso no aclerador da bmw, eu estou pisando no freio desse carro...
Eu ja vi video de um centro de pesquisa em ergonomia da bmw, o carro eh pensado pra o uso da maioria dos tipos de pessoas, baixas , altas etc...

Uma vez dirigi uma captiva e eu achei a Captiva meio estranha hehehe
« última modificação: Novembro 13, 2011, 11:28:00 am por GrandRoyaL »

Inaja Santos

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 134
    • Email
Re:Posição do Banco
« Resposta #5 Online: Novembro 13, 2011, 11:49:23 pm »
Pessoal a sensaçao desconfortavel é assim: involuntariamente eu começo a erguer o corpo do assento do banco. Tô desconfiando que faço isso porque o curso do pedal do acelerador é bem mais pesado que outros carros que tive. Acho que logo me adapto. Já li que as bmw tem o pedal do acelerador mais pesado mesmo, fruto de sua esportividade. É isso mrsmo?

Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Posição do Banco
« Resposta #6 Online: Novembro 13, 2011, 11:58:22 pm »
Não, as minhas tem pedal bem leve e isso de pedal de acelerador pesado não tem nada a ver com esportividade, apenas com cabo do acelerador ruim.... E precisando trocar. A ///Madalena Tava com acelerador pesado pacas, troquei o cabo e ficou leve.... Outra coisa.
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

Inaja Santos

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 134
    • Email
Re:Posição do Banco
« Resposta #7 Online: Novembro 14, 2011, 12:35:54 am »
Kiudog, valeu pela dica, vou verificar isso, porque tá bem pesado mesmo, e como tinha lido que isso era marca de esportividade, achei normal.
Ab.

Inaja Santos

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 134
    • Email
Re:Posição do Banco
« Resposta #8 Online: Novembro 15, 2011, 07:31:33 pm »
Kiudog, este é o pedal do acelerador da minha bimmer (imagino que não tenha cabo de acelerador  :-\):



Talvez o mecanismo da haste (destaque no desenho) já não esteja funcionando legal.

Vou dar uma lubrificada e ver se melhora.

Ab

CarlosMoura

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 979
    • Email
Re:Posição do Banco
« Resposta #9 Online: Novembro 15, 2011, 07:43:16 pm »
Top, num curso que participei uma vez da FIAT falava justamente desse foco.
Ex BMW 540i e39 1997/1998
Ex BMW M5 e39 1999/1999

Atual: BMW 330I e90 2005/2006
Futuro: BMW 335i

leozanardi

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 14
    • Email
Re:Posição do Banco
« Resposta #10 Online: Junho 24, 2016, 07:47:06 pm »
Mudo na sexta-feira e volto pro modo tiozão na segunda-feira

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Posição do Banco
« Resposta #11 Online: Junho 24, 2016, 08:02:26 pm »
Affff
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado