Autor Tópico: Suspensão 130i  (Lida 2104 vezes)

Rebellato

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 52
  • 08 130i manual
Suspensão 130i
« Online: Dezembro 20, 2016, 06:57:18 pm »
Olá pessoal,
Meu primeiro post aqui após apresentação.

Me deparei com uma linda 130i E87 manual que vem me tirado o sono.

Cotei seguro, levantei uma série de peças de reposição e estou bem propenso a abraçar uma dessas.

O problema é que infelizmente esta 130 está com as molas originais Alemãs da 130, e não as molas originais "tropicalizadas" do modelo comercializado aqui (se é que há diferença, embora o atual dono me disse que elas rebaixam o carro em 15mm).
Como uma das características (ou defeito?) deste modelo é a dureza da suspensão, creio que a reposição das molas pelas originais será a primeira manutenção que farei. Sem falar na preocupação do seguro negar cobertura pela não originalidade.

Por favor, alguém poderia me informar os part numbers das molas da 130i 2008 manual comercializada aqui?

Abraços

psmoliveira

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 359
Re:Suspensão 130i
« Resposta #1 Online: Dezembro 20, 2016, 07:01:53 pm »
Rebellato, tudo certo?

A forma mais fácil de achar os números das peças é entrando no realoem.com e digitando os últimos 7 números do chassis para fazer a pesquisa.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
///M
"To my thinking, the ideal car is one in which I could get in the driver’s seat and be out for a drive in downtown London and then want to continue straight on to the South of France. A car that you can trust, with functional air conditioning and retains daily drivability. No offset pedals allowed. No high dashboards restricting your view either. Having a low roof hitting your head every time you go over a bump in the name of aerodynamics and styling is out of the question. It is essential that a supercar be a pleasure to drive, and anything detracting from that must be excised." Gordon Murray

Rebellato

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 52
  • 08 130i manual
Re:Suspensão 130i
« Resposta #2 Online: Dezembro 20, 2016, 07:17:07 pm »
Agradeço a resposta Oliveira!

Infelizmente mesmo após conversar com o vendedor, o mesmo não gostaria de me divulgar a placa do carro.
Caso o fizesse eu iria fazer o levantamento no carcheck.com.br para ver mais sobre o histórico, e inclusive teria o número do chassis..

Estou decidindo se irei dirigir os 530km que nos separam para avaliar o carro.

Porém se alguém quiser divulgar os últimos 7 números do chassis de uma 130i manual do Brasil, agradeço pois resolveria este problema.

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Suspensão 130i
« Resposta #3 Online: Dezembro 21, 2016, 12:44:25 am »
Olá pessoal,
Meu primeiro post aqui após apresentação.

Me deparei com uma linda 130i E87 manual que vem me tirado o sono.

Cotei seguro, levantei uma série de peças de reposição e estou bem propenso a abraçar uma dessas.

O problema é que infelizmente esta 130 está com as molas originais Alemãs da 130, e não as molas originais "tropicalizadas" do modelo comercializado aqui (se é que há diferença, embora o atual dono me disse que elas rebaixam o carro em 15mm).
Como uma das características (ou defeito?) deste modelo é a dureza da suspensão, creio que a reposição das molas pelas originais será a primeira manutenção que farei. Sem falar na preocupação do seguro negar cobertura pela não originalidade.

Por favor, alguém poderia me informar os part numbers das molas da 130i 2008 manual comercializada aqui?

Abraços

Tudo bem Rebellato ?

Olha só, eu acredito que tenha informação truncada no meio do caminho no caso da 130i. Nunca existiu nenhuma E8X 130i com uma spec diferente da alemã. Todas as que vieram para o Brasil tem exatamente a mesma spec e part numbers das comercializadas na Europa. Ou seja, sinceramente não acredito que tenha suspensão ou molas "tropicalizadas".

VIN de uma E87 130i 2010 (4P) - EH91451
VIN de uma E87 130i 2007 (4P) - EH90317
VIN de uma E87 130i 2005 (4P) MANUAL - PS78346

Abraços
« última modificação: Dezembro 21, 2016, 12:45:42 am por RicardoBecker »

Rebellato

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 52
  • 08 130i manual
Re:Suspensão 130i
« Resposta #4 Online: Dezembro 21, 2016, 01:28:32 am »
Ricardo, então vc matou a charada, o que ele chamou de molas alemãs devem ser molas HR, Eibach ou similares..

Acreditei em diferenças entre as molas AG vs molas BR pois é uma prática comum entre montadoras elevar um pouco a suspensão por aqui, dado as características das nossas vias.

👎

YuriB

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 420
    • Email
Re:Suspensão 130i
« Resposta #5 Online: Dezembro 21, 2016, 11:39:00 am »
se o cara não quer te passar a placa é porque talvez tenha algo a esconder hein, não arriscaria 500km não, ou passa a placa, ou nada feito, pelo menos o que eu faria.

Rebellato

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 52
  • 08 130i manual
Re:Suspensão 130i
« Resposta #6 Online: Janeiro 12, 2017, 09:24:40 pm »
Atualizando o tópico.
Fiz negócio na 130! Avaliei e busquei ela ontem em SP. Rodei os mais de 500km até em casa com um baita sorriso, o carro me surpreendeu demais!

Está impecável, nunca sofreu repinturas (apenas no parachoque traseiro), está toda original com exceção da suspensão e rodas. Aparentemente todas as rodas são tala 8,5, então são 4 rodas traseiras simétricas ao invés de ter as dianteiras pouco mais estreitas.
Estou estudando voltar esses dois pontos à forma original, mas vou avaliar com tempo e calma.

Logo faço um tópico no estaleiro.

psmoliveira

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 359
Re:Suspensão 130i
« Resposta #7 Online: Janeiro 12, 2017, 10:36:41 pm »
Atualizando o tópico.
Fiz negócio na 130! Avaliei e busquei ela ontem em SP. Rodei os mais de 500km até em casa com um baita sorriso, o carro me surpreendeu demais!

Está impecável, nunca sofreu repinturas (apenas no parachoque traseiro), está toda original com exceção da suspensão e rodas. Aparentemente todas as rodas são tala 8,5, então são 4 rodas traseiras simétricas ao invés de ter as dianteiras pouco mais estreitas.
Estou estudando voltar esses dois pontos à forma original, mas vou avaliar com tempo e calma.

Logo faço um tópico no estaleiro.

Parabéns! Com certeza fez um ótimo negócio, as 130i são bem robustas e irão durar muito se a manutenção for feita corretamente, aconselho reler os tópicos da Vanessa e do Ian, eles têm uma tonelada de informações pra quem possui uma 130!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
///M
"To my thinking, the ideal car is one in which I could get in the driver’s seat and be out for a drive in downtown London and then want to continue straight on to the South of France. A car that you can trust, with functional air conditioning and retains daily drivability. No offset pedals allowed. No high dashboards restricting your view either. Having a low roof hitting your head every time you go over a bump in the name of aerodynamics and styling is out of the question. It is essential that a supercar be a pleasure to drive, and anything detracting from that must be excised." Gordon Murray

Rebellato

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 52
  • 08 130i manual
Re:Suspensão 130i
« Resposta #8 Online: Janeiro 27, 2017, 03:15:29 pm »
A Vanessa e o Ian tem uma grande parcela de "culpa" por eu ter comprado a 130, rss.. Eu já tinha interesse no carro, depois de ler tudo que postaram não consegui me conter, só sosseguei quando comprei.

Em relação as molas, realmente não tinha nada de "molas da alemã".. São da marca D2.

Infelizmente ainda me faltam 40 posts pra ter acesso ao Classificados, então fica aqui o pedido, estou a procura das molas originais, se alguém tiver para vender favor entrar em contato.

dmac

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 486
    • Email
Re:Suspensão 130i
« Resposta #9 Online: Janeiro 28, 2017, 05:16:14 pm »
A Vanessa e o Ian tem uma grande parcela de "culpa" por eu ter comprado a 130, rss.. Eu já tinha interesse no carro, depois de ler tudo que postaram não consegui me conter, só sosseguei quando comprei.

Em relação as molas, realmente não tinha nada de "molas da alemã".. São da marca D2.

Infelizmente ainda me faltam 40 posts pra ter acesso ao Classificados, então fica aqui o pedido, estou a procura das molas originais, se alguém tiver para vender favor entrar em contato.
Rebellato, você tem certeza que essas molas não são originais?
Tire uma foto delas é mostre para a galera.
Eu acho que o vendedor pode estar fazendo confusão entre suspensão motorsport e a comum.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk


Rebellato

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 52
  • 08 130i manual
Re:Suspensão 130i
« Resposta #10 Online: Janeiro 29, 2017, 04:52:58 pm »
Certeza dmac.
O carro está mais baixo, pneu na linha do paralamas.
Nas molas está escrito D2, boa marca de suspesões e freios. http://www.d2racing.com/company/manufacturing/







sidfilho

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 17
Re:Suspensão 130i
« Resposta #11 Online: Janeiro 30, 2017, 12:47:59 pm »
Chega a raspar o carro em lombadas, etc ???

Por curiosidade, voce comprou a 130 preta com 90mil KM que estava no webmotors???

Paulo Lopes

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 217
    • Email
Re:Suspensão 130i
« Resposta #12 Online: Janeiro 30, 2017, 03:38:37 pm »
Parabens pelo carro amigo. 130i manual não é pra qualquer um não. Hoje em dia vai uma dose de sorte além de dinheiro no bolso pra achar uma em bom estado.

Legal o fato de ser uma 2008, já com Idrive e essas rodas. A maioria esmagadora de 130i manual são 2005 e 2006.

Ps: eu sofreria um poquinho mais não trocaria essas molas. O carro está com um stance lindo. Tenho molas Eibach pro kit e amortecedores Koni Orange no meu c30 t5 manual e se você não andar em velocidade de Suv nos buracos da pra conciliar bem.
Atual: 1995 BMW M3 E36 Euro spec Turbo 582whp
           2009 Volvo C30 T-5 (6 speed manual transmission)

Ex: 2011 Volvo S60 T-6 AWD
      2011 Subaru Impreza WRX sedan (ACF Remap)
      2008 Chrysler 300C Touring Hemi 5.7
      2008 BMW 320i E90

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:Suspensão 130i
« Resposta #13 Online: Janeiro 30, 2017, 04:03:32 pm »
Ps: eu sofreria um poquinho mais não trocaria essas molas. O carro está com um stance lindo. Tenho molas Eibach pro kit e amortecedores Koni Orange no meu c30 t5 manual e se você não andar em velocidade de Suv nos buracos da pra conciliar bem.
Eu também não trocaria. Se essa for a foto do seu carro, ele ficou ANIMAL nessa altura hahahahah!
Aliás, baixou bem pouco das molas originais. Vai fazer diferença mas não tão gritante assim.

O que achou da firmeza do carro?
Já andou em alguma 130i com suspensão original?

Parabéns pela compra! Esse carro é animal! O ronco é um dos mais bonitos que já ouvi de escape original!
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


Rebellato

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 52
  • 08 130i manual
Re:Suspensão 130i
« Resposta #14 Online: Janeiro 30, 2017, 05:52:43 pm »
Obrigado pelos comentários galera! O carro é o da foto sim! 2008 com Idrive escamoteável e couro cinza claro..

Essas molas baixam em apenas 15mm, então realmente não é nada muito fora do padrão. Tanto é que a seguradora nem questionou e aprovou o seguro.
Não raspa em lombadas, o carro não tem nenhum arranhão nas capas protetoras plásticas do fundo. Apenas arranhões no lip do parachoque dianteiro.
Como nunca andei em outra 130 não sei opinar se perdeu conforto..

Peguei ela com 49kkm, terceiro dono (ele conhece os donos anteriores), de São Paulo. Cara muito gente boa, entusiasta, me vendeu com dó pois partiu pra uma 135.

edursr

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5
    • Email
Re:Suspensão 130i
« Resposta #15 Online: Agosto 14, 2017, 11:30:34 pm »
Belissima, parabéns!!!

Comprei a minha 130i há umas duas semanas, e me parece q ela está na mesma altura q a sua... mas não sei dizer se as molas são ou não originais

são quase q irmãs gemeas

EduRSR

edursr

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5
    • Email
Re:Suspensão 130i
« Resposta #16 Online: Agosto 15, 2017, 12:11:05 am »
Faltaram as fotos...  :big_smile2:








EduRSR

gtani

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 558
    • Email
Re:Suspensão 130i
« Resposta #17 Online: Agosto 17, 2017, 11:16:07 am »
Parabéns pelo carro!!!!!! muito bonita mesmo!!!


Gostei dela baixa assim!
Propritário:
 - Gertrudi - 540i Touring - 1994 - e34
 - Mercedes c200 Kompressor Avantgarde 2010 - Daily

Estaleiro Gertrudi  -- http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=12204.msg247192#msg247192
----------------------------------------------------------
Sigam @e34touring_br no Instagram.
----------------------------------------------------------