Autor Tópico: Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé  (Lida 2027 vezes)

Arthur Borges Amaral

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 99
    • Email
Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé
« Online: Outubro 08, 2016, 06:37:40 pm »
Pessoal, boa tarde!

Eu abri uma discussão sobre o tema no tópico de apresentação do meu carro (inclusive revesti dicas e informações bem legais do Ricardo Becker), mas queria obter percepções sobre: colocar o jogo de Rodas BMW Style 68 em uma BMW E82 e deixar o carro assim:



Dados sobre as rodas e pneus que pretendo colocar:

--> Dianteiras: 17" x 7.5", 5 Lug, 120mm Bolt Pattern, 41mm Offset / usar pneus 225/45 r17
--> Traseiras: 17" x 8.5", 5 Lug, 120mm Bolt Pattern, 50mm Offset / usar pneus 235/45 r17

Já pesquisei um pouco e pelo que vi, cabem.

Meu ponto de dúvida principal é: a mudança no tamanho do conjunto rodas + pneus. Trocando o conjunto original pelos conjuntos citados acima, o diâmetro das rodas dianteiras vai ficar 5,1 MM maior (0,80% maior) e o diâmetro das rodas traseiras vai ficar 14,6 MM maior (2,3% maior).

Vi que algumas pessoas, nos EUA e Europa usam configurações com rodas aro 17 para uso urbano ou mesmo na pista (acredito que na pista, como o Ricardo mesmo comentou), vai ser necessário um ajuste de suspensão, pois a parede lateral do pneu vai, provavelmente, deixar o carro mais "solto:.

Gostaria de saber:
--> Existe algum problema em fazer os aumentos de diâmetro do conjunto roda + pneu que citei? Me preocupo com algum problema mecânico ou eletrônico.... pois já sei que a dirigibilidade e dinâmica do carro deve mudar um pouco.
--> Esteticamente, alguma opinião ou sugestão de rodas?

Obrigado!

Arthur.

Arthur Borges Amaral

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 99
    • Email
Re:Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé
« Resposta #1 Online: Outubro 11, 2016, 05:43:43 pm »
Ninguém tem idéia?

thiago96

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 171
    • Email
Re:Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé
« Resposta #2 Online: Outubro 13, 2016, 02:27:52 pm »
Arthur,

Acredito que não terá nenhum tipo de problema não... a questão mesmo é ver se o offset vai casar certinho com o carro, se a roda não irá ficar pra fora do paralamas.. se não ficar, não arrastar em nada, pode trocar sim.

Sempre tive rodas diferentes e maiores que as originais em meus carros, e nunca tive nenhum problema. Até mesmo com relação a alteração da velocidade considerada e a marcada pelo velocímetro não senti diferença também, nem de consumo.

Quanto a roda em sí, acho que o desenho não casou muito bem não.. essa roda tem um ar mais clássico, e a 135i é moderninha demais pra esse estilo de roda... rss... Mas isso é coisa bem particular né, eu gosto mais de roda com desenho aberto, pra ver as pinças e discos de freio...

[]'s

Arthur Borges Amaral

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 99
    • Email
Re:Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé
« Resposta #3 Online: Outubro 13, 2016, 11:40:15 pm »
Oi Thiago!

Beleza!!! To na duvida do desenho também (e meio receoso com o fato de serem menores que as originais)... mas são as rodas que encontrei a venda mais leves com tala e offset que que, pelo que pesquisei, servem, a um preço não exorbitante para fazer um teste. As rodas são cerca de 1,5kg mais leve que as originais (cada uma).

Vamos ver... vou seguir na compra e posto os resultados!

Abraços!

Arthur

thiago96

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 171
    • Email
Re:Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé
« Resposta #4 Online: Outubro 14, 2016, 11:17:57 am »
Por ser menor, vê também se o carro não vai ficar mais baixo e raspar com mais facilidade em rampas, valetas e coisas do tipo... as vezes isso pode te trazer dor de cabeça também...

Se o preço for bom mesmo, cai dentro e vê como fica... acho que depois você até consegue vender essas ai com certa facilidade depois...

Boa sorte!

Abraços

Paschoalpn

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 964
    • Email
Re:Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé
« Resposta #5 Online: Outubro 14, 2016, 11:44:16 am »
Mas as rodas originais da 135 são tão bonitas..a única intenção é redução de peso? Eu sugeriria outra opção, um capô de fibra de carbono, escape mais leve, pois a redução de peso seria em torno de 6kg pelas 4 rodas, algo que não acho tão absurdo de conseguir reduzir, mas só uma sugestão.  :BananaAlegre:

cauemarques

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 67
Re:Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé
« Resposta #6 Online: Outubro 14, 2016, 01:55:03 pm »
Mas as rodas originais da 135 são tão bonitas..a única intenção é redução de peso? Eu sugeriria outra opção, um capô de fibra de carbono, escape mais leve, pois a redução de peso seria em torno de 6kg pelas 4 rodas, algo que não acho tão absurdo de conseguir reduzir, mas só uma sugestão.  :BananaAlegre:
Ouvi dizer que rodas mais leves tem um incremento maior na aceleração devido a massa suspensa, confesso que não me aprofundei nesse tema.

Quanto a dúvida pq não vai atras de umas Ultraleggeras Aro 18 mesmo?

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk


nunesgreen

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 149
Re:Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé
« Resposta #7 Online: Outubro 14, 2016, 08:26:05 pm »
Achei bem zuado essa roda véia em uma 135. A roda da 135 é linda.

Arthur Borges Amaral

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 99
    • Email
Re:Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé
« Resposta #8 Online: Outubro 15, 2016, 06:49:03 am »
Pessoal, obrigado pelos comentários e opiniões!

A principal questão não é o peso.

A questão principal é o "rally" que é dirigir em São Paulo, fazendo uso diário do carro, a altura dos pneus originais da 135i Coupé - 215/40 na frente e 245/35 atras. Antes eu dirigia um WRX - que era um carro mais adequado ao uso diário em São Paulo, na minha opinião.

Tenho muito cuidado pelos carros que tenho e que já tive e ao colocar rodas de aro 17, poderei colocar pneus com borda lateral mais alta e preservar melhor as rodas e suspensão - vou ter, naturalmente, o cuidado de escolher pneus que mantenham o conjunto de Roda + Pneu com variação máxima de 3% em relação ao tamanho do conjunto Roda + Pneu originais.

Também li algo a respeito do que o Cauê descreveu - de que a redução de peso nas rodas são das mais eficientes medidas de redução de peso para influenciar aceleração e frenagem - também não me aprofundei.

Como não sei como ficará o carro com rodas aro 17, preferi investir menos nesse primeiro momento. Se eu ficar satisfeito com o resultado (dirigibilidade) de rodar com rodas aro 17 e borda lateral de pneu mais alta, pode ser que eu procure outros modelos rodas (caso eu não goste do visual) em um segundo momento.

Mas concordo com o Nunesgreen - a roda original da 135i é linda!

Arthur!
« última modificação: Outubro 15, 2016, 06:50:19 am por Arthur Borges Amaral »

MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé
« Resposta #9 Online: Outubro 15, 2016, 09:43:33 am »
Meu ponto de dúvida principal é: a mudança no tamanho do conjunto rodas + pneus. Trocando o conjunto original pelos conjuntos citados acima, o diâmetro das rodas dianteiras vai ficar 5,1 MM maior (0,80% maior) e o diâmetro das rodas traseiras vai ficar 14,6 MM maior (2,3% maior).
2,3% a principio pode parecer pouco mais para o controle de tração é muito, o ideal é tentar manter o mais proximo do original, para evitar que o controle de tração fique entrando sem necessidade, ou entrando muito antecipado.


Arthur Borges Amaral

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 99
    • Email
Re:Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé
« Resposta #10 Online: Outubro 15, 2016, 07:18:14 pm »
Obrigado Martim!

thiago96

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 171
    • Email
Re:Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé
« Resposta #11 Online: Outubro 18, 2016, 02:49:17 pm »
2,3% a principio pode parecer pouco mais para o controle de tração é muito, o ideal é tentar manter o mais proximo do original, para evitar que o controle de tração fique entrando sem necessidade, ou entrando muito antecipado.


Martim, porque o controle de tração iria funcionar incorretamente com essa alteração no diâmetro roda/pneu? Eu não sabia que isso influenciava no controle de tração...

Falando como leigo nisso, mas ele não funciona se o carro "escapar", se o pneu sair do chão? Porque o tamanho faz tanta diferença assim?

[]'s

Arthur Borges Amaral

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 99
    • Email
Re:Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé
« Resposta #12 Online: Novembro 06, 2016, 08:30:17 pm »
Pessoal,

Comprei as rodas, coloquei, mas decidi que não quero ficar com elas!

Estão à venda!

http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=11871.0

nunesgreen

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 149
Re:Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé
« Resposta #13 Online: Novembro 08, 2016, 12:33:42 am »
Como dizia minha avó: não ornou.

thiago96

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 171
    • Email
Re:Rodas aro 17 na BMW 135i Coupé
« Resposta #14 Online: Novembro 08, 2016, 10:13:00 am »
Como dizia minha avó: não ornou.


2


Acho que pra ficar melhor que as originais só se for a breyton... kkkk.. a original desse carro é muito bonita!

[]'s