Autor Tópico: Rodas - Detalhes Técnicos  (Lida 4303 vezes)

Sérgio Guimarães

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Rodas - Detalhes Técnicos
« Online: Fevereiro 04, 2011, 10:47:11 am »
  Como ainda estou aprendendo sobre as particularidades do mundo automotivo, encontrei uma matéria bacana sobre rodas automotivas. Tem umas explicações básicas demais, mas para quem ainda não conhece muito, como eu, a maior parte da matéria é bem interessante e esclarecedora.

http://www.pneusfacil.com.br/rodas.php
« última modificação: Fevereiro 04, 2011, 10:54:11 am por SERGIOAU »

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #1 Online: Fevereiro 04, 2011, 07:27:10 pm »
Mais didático que isso só se pegar na mão.
Valeu Sérgio.

Aproveitando o tópico, Passos, vc acha que o offset do meu carro é igual do seu, ou seja, as nossas rodas são intercambiáveis? To pensando em comprar umas 18 pra montar um jogo com slick, não necessariamente das M5, só precisar ser do tamanho certo e bonitas.

Valeu

Passos

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #2 Online: Fevereiro 05, 2011, 05:34:12 pm »
somente checando no realoem.com ou no bmwfans.info

abre o modelo do teu carro la e o modelo da M5, e veja as rodas, eles dao a informacao de ofset la....

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #3 Online: Fevereiro 17, 2011, 10:45:12 am »
  Segue mais um link sobre informações técnicas de rodas.

http://loja.ecompleto.com.br/rodasdeligaleve/ficha.php

 Como ainda estou aprendendo sobre as particularidades do mundo automotivo, encontrei uma matéria bacana sobre rodas automotivas. Tem umas explicações básicas demais, mas para quem ainda não conhece muito, como eu, a maior parte da matéria é bem interessante e esclarecedora.

http://www.pneusfacil.com.br/rodas.php

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #4 Online: Julho 10, 2011, 12:20:38 am »

Sérgio Guimarães

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #5 Online: Julho 13, 2011, 07:17:55 am »
  Alguém leu meus pensamentos. Rs. Ontem estava consultando sobre isso na net. É claro que é apenas uma referência, pois com a alteração do offset também devemos verificar o espaço entre as torres dos amortecedores, a pinça de freios, o quanto isso influenciará na dirigibilidade do veículo com deixar a direção mais dura, por exemplo.
   

http://www.gtsparkplugs.com/WheelOffsetCalc.html
 
http://www.rimsntires.com/specs.jsp
 
http://marksink.com/tire_wheel_offset/offset.html
 

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #6 Online: Outubro 14, 2012, 10:06:53 pm »
somente checando no realoem.com ou no bmwfans.info

abre o modelo do teu carro la e o modelo da M5, e veja as rodas, eles dao a informacao de ofset la....
Maravilha de site, esse realoem eu nunca imaginei que existisse on line, achei código de algumas peças que eu
estava pensando comprar, excelente dica :ok:

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #7 Online: Junho 14, 2013, 09:39:05 am »
Agluem sabe me dizer qual a furação da bmw 328 E 36 tenho umas TSW Aro 18 que usava no Omega e queria saber se serve na BMW.

Sérgio Guimarães

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #8 Online: Junho 14, 2013, 10:45:49 am »
  A furação das rodas da sua bimmer são 5x120, o cubo é de 72,6 e offset pode variar de ET-41 ~ ET-47 (conforme modelo da roda original). A furação das rodas  do Omega são 5x110, o cubo é de 65,1 e o offset é ET-35. Não servem.

   


Agluem sabe me dizer qual a furação da bmw 328 E 36 tenho umas TSW Aro 18 que usava no Omega e queria saber se serve na BMW.

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #9 Online: Junho 14, 2013, 11:27:03 am »
Vlw pelas especificações vou anotar aqui.

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #10 Online: Março 30, 2014, 05:04:35 pm »
Ótimos links de para esclarecer uma serie de duvidas.

Os donos das bimmers E34, vcs usado medidas diferentes de pneus na diante e traseira? Ou a mesma medida nas 4?

Obrigado!

Garrafa

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #11 Online: Junho 11, 2014, 04:26:38 pm »

Jimmy

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #12 Online: Junho 22, 2014, 05:31:47 pm »
Galera, to olhando olhando aqui mas não consegui me encontrar, até acertei os pneus algumas vezes, mas a roda ta difícil. Quero saber o seguinte: as rodas da 118i são 17" x 7" e estou querendo comprar uma BBS LM (réplica) do confrade Dennis. Acontece que elas são 19 x 8.5" na frente e 19 x 9.5" atrás. Será se vai caber? To no foco da 135i já, mas de toda forma queria usar na 118i até o up não vir. Alguém me ajuda?


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Garrafa

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #13 Online: Junho 23, 2014, 10:31:55 am »
Galera, to olhando olhando aqui mas não consegui me encontrar, até acertei os pneus algumas vezes, mas a roda ta difícil. Quero saber o seguinte: as rodas da 118i são 17" x 7" e estou querendo comprar uma BBS LM (réplica) do confrade Dennis. Acontece que elas são 19 x 8.5" na frente e 19 x 9.5" atrás. Será se vai caber? To no foco da 135i já, mas de toda forma queria usar na 118i até o up não vir. Alguém me ajuda?


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Qual o offset das rodas Jimmy?

Jimmy

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #14 Online: Junho 23, 2014, 11:47:11 am »
Garrafa, ET 20. Seria isso? 19x9,5 ET 20
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DOC

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #15 Online: Junho 24, 2014, 10:04:27 pm »
Só esclarecendo os off set das rodas:
+35mm front e +33mm rear
Abs
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In Heaven… the mechanics are German, the chefs are French, the police are British, the lovers are Italian and everything is organized by the Swiss.
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Garrafa

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #16 Online: Junho 25, 2014, 12:15:31 am »
Eu acho que cabe sim, no sentido de não raspar, porém acredito que vá ficar pra fora do para-lama. Questão de testar e ver se gosta, não acho que vá ser problema, ainda mais sendo só até a 135  :rally:..

Edelbrock

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #17 Online: Julho 18, 2014, 02:18:10 pm »
Se eu mudar as rodas originais da minha F30 da medida 225/50-17 para aro por ex. 225/35-20 vou aumentar muito o arrasto, já que terei um diâmetro e peso maiores? Ficaria muito prejudicado 0 a 100km, por ex?

Jimmy

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #18 Online: Julho 19, 2014, 03:17:41 pm »

[q uote author=Edelbrock link=topic=1102.msg173181#msg173181 date=1405703890]
Se eu mudar as rodas originais da minha F30 da medida 225/50-17 para aro por ex. 225/35-20 vou aumentar muito o arrasto, já que terei um diâmetro e peso maiores? Ficaria muito prejudicado 0 a 100km, por ex?
[/quote]
Pitem um lugar que calcula isso, depois procura por aqui, mas na minha opinião acho que não. Mudaria eu acho se aumentasse a largura do pneu, como vai manter o 235, bom, mas não entendo muito.


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RiosBR

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #19 Online: Novembro 01, 2014, 05:52:23 pm »
Se eu mudar as rodas originais da minha F30 da medida 225/50-17 para aro por ex. 225/35-20 vou aumentar muito o arrasto, já que terei um diâmetro e peso maiores? Ficaria muito prejudicado 0 a 100km, por ex?
Vamos aos cálculos aro 17" Pneu 225/50R17

225*50%=112,5mm de Perfil
Converter em cm 11,25cm x 2 = 22,5 e somar ao diâmetro.

17*2.54= 43,18cm de diâmetro da Roda.

43.18+22.5=65,68 cm diâmetro do conjunto Roda/Pneu


Vamos aos cálculos Aro 20" Pneu 225/35R20

225*35%=78,75mm de Perfil
Converter em cm 7,875cm x 2 = 15,75 e somar ao diâmetro.

20*2.54= 50.8cm de diâmetro da Roda.

50.8+15.75=66,55cm diâmetro do conjunto Roda/Pneu

66.55-65.68=0.87cm a mais no diâmetro o que 0.435cm de raio ou 0.87 * PI = 2.733192 de perímetro.

Sendo assim está troca vai causar alterações de 1.324604141% no conjunto.

Troque e seja feliz ;)

PS. : fique atento ao off-set da Roda!
« última modificação: Novembro 01, 2014, 05:54:23 pm por RiosBR »

malro

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #20 Online: Novembro 02, 2014, 12:12:37 am »
Com esses cálculos já pode trabalhar na NASA!!! P. Q. P.!

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Roberto Junior

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #21 Online: Novembro 02, 2014, 09:31:36 am »
Não é só o diâmetro do conjunto que conta, adição de peso, principalmente em partes não suspensa altera bastante o comportamento, principalmente em aceleração.

E uma roda aro 20 pesa mto mais que as originais.


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RiosBR

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #22 Online: Novembro 02, 2014, 11:33:05 am »
Não é só o diâmetro do conjunto que conta, adição de peso, principalmente em partes não suspensa altera bastante o comportamento, principalmente em aceleração.

E uma roda aro 20 pesa mto mais que as originais.


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Sim Roberto concordo em parte, porém as únicas informações disponíveis são com relação às medidas métricas do conjunto, com relação ao peso do conjunto entendo não afetar tanto quando o diâmetro pois este está ligado à desmultiplicação da transferência do torque já que a força motiz está no eixo desta a forma uma alteração signicativa no diâmetro afetaria bastante e o arrasto também teria algum impacto mas a largura do pneu foi mantida.

Eu particularmente prefiro rodas menores ainda mais com a "qualidade" das nossas vias.

PS. De um modo geral tenho notado que as rodas BMW são muito leves ;)

Abração Roberto

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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #23 Online: Novembro 02, 2014, 01:09:02 pm »
Com certeza, alteração do diâmetro para maior você "alonga" a relação e obtem um resultado igual se estivesse alterando a relação do diferencial (ganha velocidade final, mas perde em saída).

Diâmetro maior cria mais arrasto, tanto em atrito com o chão, quanto em arrasto aerodinâmico.

E o peso extra, cria sim um esforço a mais para tirar o carro da inércia.

Vc tirar peso no conjunto roda/pneu tem o mesmo resultado de alívio no volante do motor. Menos massa significa mais facilidade em girar tudo e consequentemente ganha em aceleração.


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Re:Rodas - Detalhes Técnicos
« Resposta #24 Online: Dezembro 24, 2016, 01:03:29 am »
Galera boa noite , tenho uma BMW 323 CI ano 2000 E46 e gostaria de colocar umas rodas BBS aro 16 com bordas na traseira tala 8 e na dianteira tala 7 alguém sabe se existe ??? É onde encontro ??? De preferência oem mas se não tiver vamos de réplica !!!


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