Autor Tópico: Punta-Taco  (Lida 43544 vezes)

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Punta-Taco
« Online: Março 27, 2010, 02:28:23 am »
Punta-taco

A redução com punta-taco é uma técnica fundamentar para ser rápido nas curvas. Durante uma redução com puta-taco você vai usar a mão esquerda no volante, a direita na alavanca do câmbio, acionar o pedal de embreagem com o pé esquerdo e opera o freio e acelerador com o direito. Tudo isso ao mesmo tempo.
Demora um pouco a se acostumar, e requer pratica repetitiva para a técnica ficar suave, automático. No início requer muita concentração. Você faz muita coisa ao mesmo tempo. Alem de operar todos os controles, durante a frenagem você ainda tem de prestar atenção a aderência/grip dos pneus, tem de manter contato com seu ponto de referência para a entrada da curva, e pra piorar, se você estiver em uma corrida, ainda tem de ficar atento aos outros carros. Mas, com alguns finais de semana de prática, você vai pegar a mão e, rápidamente, vai esquecer o que os braços e pernas estão fazendo e vai poder se concentrar na pista.
Na rua, quando você se aproxima de uma curva, provavelmente você foi ensinado a completa a frenagem antes da curva, passar a curva, só então, quando o carro está voltando a linha reta, reduzir e voltar a acelerar. Isso funciona na rua, mas é muito lento para as pistas.
para corridas, o tempo de transição entre frenagem e aceleração deve ser minimizado ao máximo. Você está em uma corrida! Você não pode despediçar tempo enquanto troca o pé de pedal (mesmo que seja 1/2 segundo). Para maximizar velocidade e suavidade durante uma curva, torna-se necessário fazer um pouco de "acrobacias" no cockpit e operar o volante, alavanca de cãmbio, embreagem, freio e acelerador todos ao mesmo tempo.
Na pista, quando você se aproxima de uma curva, você libera o acelerador e, com a "bola" do pé, aperta o freio. Antes de terminar a frenagem, você tem de mudar de marcha para quando a frenagem estiver terminada você poder voltar a acelerar imediatamente. Quando a frenagem está quase terminada, seu pé esquerdo aperta a embreagem e sua mão direita reduz. Mas, enquanto você perdia velocidade, o giro do motor caiu. Se você lliberar a embreagem agora, o carro vai sofrer um solavanco, já que o motor funciona como um grande freio. Se você estiver no limite da tração/aderência (como deveria estar), você vai perder o controle do carro. pra evitar isso, alguma coisa tem de fazer subir o giro do motor até o ponto correto antes que você libere a embreagem. O pé direito é o que está mais perto, então é o escolhido para dar um toque no pedal do acelerador. Mesmo que o pé direito esteja ocupado com o freio, você usa o calcanhar para dar um pequeno "empurrão" no pedal do acelerador (vamos chamar de toque), para fazer subei i giro enquanto o pé esquerdo libera a embreagem a "bola do pé direito ainda no freio). A intensidade do toque no acelerador, e o momento de liberar a embreagem deve ser perfeitos para que haja uma transição suave quando a embreagem se acoplar. Enquanto isso, o calcanhar já saiu do acelerador e está de volta à posição normal, o pé direito que ainda estava freiando, vai liberando o freio a medida que o carro se aproxima da entrada da curva. A redução de marcha deve esta completa antes de terminada a frenagem e antes da entrada da curva. Com a embreagem acoplada, a frenagem é reduzida e a entrada se inicia quando o pé direito fá sua transição do freio para o acelerador. Inicialmente, só o sificiente para manter a velecidade de entrada, e depois você volta a acelerar para a saída de curva.
E descrição acima é o "como" e o "porque" tudo misturado, então vamos olharde novo os passos envolvidos no "como".
Tire o pé direito do acelerador e acione o freio.
Logo antes de terminar a frenagem, o pé esquerdo aperta a embreagem.
A mão direita reduz a marcha (esqurda ainda no volante)
O pé direito ainda no freio, mas já aliviando a pressão, enquanto gira pra apoiar o calcanhar no acelerador.
O calcanhar direito da um leve toque no acelerador para subir o giro do motor (a "bola" do pé ainda está no freio, mas aliviando).
O pé esquerdo libera a embreagem, o calcanhar direito sai do acelerador.
O pé direito acaba a freada.
O pé direito desliza até o acelerador para manter a velocidade durante a primeira parte da curva. Então acelerando na saída de curva.
Toda essa sequencia, do segundo ponto a té o último demora menos de meio segundo. Exigem prática pra ser feito corretamente. A idéia é fazer a transição de frenagem para aceleração sem demoras, e com perfeita suavidade. Feito corretamente, o carro não sofrerá nenhum solavanco durante a redução de marchas e a volta a aceleração.
Uma nota sobre a descrição acima. Aqui assumimos o uso de um carro de rua, usando uma transmissão sincronizada. Se estiver usando um verdadeiro carro de corrida, com transmissão sem sincronizado, então você terá de mudar a técnica para "dupla-embreagem". Para fazer isso, a embreagem é apertada, alavenca do câmbio vai para o neutro, solte a embreagem. Então você toca o acelerador, com o câmbio em neutro (toque feito com o calcanhar enquanto a "bola" do pé faz a frenagem), apertando a embreagem mais uma vez você finalmente faz a redução. É uma boa idéia praticar essa técnica com seu carro de rua também, mesmo que isso não seja necessário.


Tudo começa com a aceleração total em direção a caurva.


Tire o pé direito do acelerador e aperte o freio


Logo antes de terminar a frenagem, o pé esquerdo aperta a embreagem.
A mão direita inicia a redução.
O pé direito ainda pressiona o freio, mas já começa a aliviar a pressão enquanto o  a esntrada de curva se aproxima, move-se o calcanhar até que este esteja sobre o pedal do acelerador.
Quando a avalanca passa pela posição de neutro, o calcanhar esquerdo da um toque no acelerador, para que o giro suba (a "bola" do pé ainda no freio).


O pé esquerdo libera a embreagem, o calcanhar direito sai do acelerador. Quando feito corretamente o o giro do motor sobe o suficiente para que, ao liberar a embreagem, esta se acople com suavidade e sem solavancos.


O pé direito completa a frenagem e o pedal é liberado suavemente.


O pé direito retorna ao acelerador, inicialmente só para manter uma velocidade constante por tuda a primeira parte da curva. Aumentando então a aceleração na saída da curva.

Retirado do site: www.turnfast.com

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Punta-Taco
« Resposta #1 Online: Março 27, 2010, 02:35:25 am »
punta-taco com a lateral do pe

lateral mais pro calcanhar

Detalhe no dockside Samello

punta taco calcanhar por um amigo do NDA


Retirado do NDARacing.com

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

GabrielF.

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 91
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #2 Online: Maio 05, 2011, 01:19:15 pm »
Quando os pedais do carro são bem distribuídos na altura certa, fica ainda mais fácil de se realizar o punta-taco, agora se o acelerador for muito mais baixo que o pedal de freio, gera uma tremenda dificuldade.

vinicius 320i

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 162
Re:Punta-Taco
« Resposta #3 Online: Maio 05, 2011, 02:34:28 pm »
É bem interessante esse punta taco,mas em um cambio automatico tem alguma mãnha?algo que de para tirar um proveito melhor da performance?

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #4 Online: Maio 06, 2011, 01:27:21 pm »
É bem interessante esse punta taco,mas em um cambio automatico tem alguma mãnha?algo que de para tirar um proveito melhor da performance?

 Não, isso é só pra carro manual.

Leonardo Perez

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 281
  • Face your fears, live your dreams
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #5 Online: Maio 09, 2011, 06:47:45 pm »
É bem interessante esse punta taco,mas em um cambio automatico tem alguma mãnha?algo que de para tirar um proveito melhor da performance?

Normalmente, carros automáticos com alguma tendência esportiva fazem o "Punta-taco" sozinhos, automaticamente quando você reduz marchas:

olha esse vídeo aos 0:57 segundos, 1:23 segundos, etc:


Curtiu a ferrari subindo giro antes da marcha entrar?

vinicius 320i

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 162
Re:Punta-Taco
« Resposta #6 Online: Maio 09, 2011, 08:53:50 pm »
A entendi Leon,ela sobe o giro mesmo bem bolado isso heim nem sabia que tinha carros automaticos que faziam isso sozinhos achei que existia alguma manha,mas tambem em uma ferrari tem que ter ne'

Amadeu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2117
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #7 Online: Maio 09, 2011, 09:52:17 pm »
já fiz isso na minha bm mais acho que soltei o pedal da embregaem no mesmo tempo da acelerada logo ela deu um tranco na reduzida ..

Amadeu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2117
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #8 Online: Maio 09, 2011, 09:59:09 pm »
esse video aqui é bom ..

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #9 Online: Maio 10, 2011, 09:32:35 am »
Normalmente, carros automáticos com alguma tendência esportiva fazem o "Punta-taco" sozinhos, automaticamente quando você reduz marchas:

olha esse vídeo aos 0:57 segundos, 1:23 segundos, etc:


Curtiu a ferrari subindo giro antes da marcha entrar?

No caso de ferrari , maserati, lambo, que vem com cambio semi-automático, pois ainda possui a troca de marchas na borboleta, o cambio faz isso automaticamente.

 Mas em carro automaticos ( não semi0automático), isso é impossível.

LeoSiroM3

  • Visitante
Re:Punta-Taco
« Resposta #10 Online: Maio 10, 2011, 09:54:35 am »
Alguem sabe qual a função de usar duas vezes a embreagem como é usada em um dos videos

MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #11 Online: Maio 10, 2011, 10:29:02 am »
Alguem sabe qual a função de usar duas vezes a embreagem como é usada em um dos videos
LeoSiroM3, é que a Ferrari do video tem um cambio com 2 embreagens, uma para as marchas pares e outra para impar, assim fica mais rápida a troca, da um pesquisada na web que tem varios carros com este sistema de dupla embreagem.


Erickloren

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 174
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #12 Online: Maio 10, 2011, 02:52:06 pm »
LeoSiroM3, é que a Ferrari do video tem um cambio com 2 embreagens, uma para as marchas pares e outra para impar, assim fica mais rápida a troca, da um pesquisada na web que tem varios carros com este sistema de dupla embreagem.

acho que ele quis dizer pisar no pedal da embreagem 2 vezes. essa também é uma dúvida que eu tenho pra que serve?

MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #13 Online: Maio 10, 2011, 05:02:17 pm »
acho que ele quis dizer pisar no pedal da embreagem 2 vezes. essa também é uma dúvida que eu tenho pra que serve?
Acertar a rotação, dependendo da marcha que for entrar ele pode ter de pisar mais ou menos. Punta taco é coisa de piloto profissional, são tantos os detalhes de uma aproximação de curva que fica muito difícil o cara ainda se preocupara com a rotação certinha.

As BMW com cambio SMG I, II ou III e os novos cambio DCT fazem isso de forma automatica. Nao sei dizer os demais cambios da BMW.


GabrielF.

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 91
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #14 Online: Maio 10, 2011, 07:48:55 pm »
Pisar DUAS vezes na embreagem (Embreagem, Ponto Morto, Embreagem + Acel, Marcha + ou -) serve apenas para economizar a embreagem.

Leonardo Perez

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 281
  • Face your fears, live your dreams
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #15 Online: Maio 11, 2011, 09:21:17 pm »
No caso de ferrari , maserati, lambo, que vem com cambio semi-automático, pois ainda possui a troca de marchas na borboleta, o cambio faz isso automaticamente.

 Mas em carro automaticos ( não semi0automático), isso é impossível.

Verdade, prova q meu negócio é cambio manual mesmo... haha

Treino punta-taco todo dia, até ficar automático, mas de vez em quando ainda me atrapalho... não é fácil, mas vale a pena e o carro agradece!!!

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #16 Online: Maio 11, 2011, 10:17:24 pm »
Verdade, prova q meu negócio é cambio manual mesmo... haha

Treino punta-taco todo dia, até ficar automático, mas de vez em quando ainda me atrapalho... não é fácil, mas vale a pena e o carro agradece!!!

Na verdade o Punta taco, fica mais fáicl em altas rotações, e nem precisa dar o 'tapa' no acelerador pra ele entrar no rpm certo, pois pelo simples fato de vc já subir o rpm e aproximar a rotação do cambio com a do motor, já ajuda.

 Na rua, dê apenas um simples toque de leve, já será o suficiente pra rotação baixa, e com o tempo isso se torna automático, o mesmo que andar.

Mau a Lenda

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5557
  • F30 320 Sport GP / 2014 São Paulo
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #17 Online: Maio 12, 2011, 03:45:44 pm »
Na pista acho mais fácil, não sei se por causa da concentração 100%, ou porque na rua às vezes estamos com um solado que escorrega. Mas é uma delícia, eu recomendo. Por isso curti ir com o Fiesta em Capuava.

Por falar nisso, Gabriel, estamos anciosos por eventos NDA a curto prazo. O que me diz?
Abraço
« última modificação: Maio 12, 2011, 03:49:34 pm por Mau a Lenda »

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Punta-Taco
« Resposta #18 Online: Maio 12, 2011, 08:31:18 pm »
pare de desvirtuar os topicos Mau, hahaha
em breve terá noticias... uma ou duas semanas... aguarde

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Mau a Lenda

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5557
  • F30 320 Sport GP / 2014 São Paulo
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #19 Online: Maio 13, 2011, 10:40:06 am »
Desculpe. Mas é que punta-taco teórico não faz sentido.
Abraços

Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #20 Online: Maio 18, 2011, 11:35:46 am »
eu uso esta tecnica (também conhecida como "heel and toe", principalmente quando temos que fazer "trail braking") no dia a dia...é muito gostoso pilotar nas ruas...e quem gosta de pilotar, pilota sempre.... passos e gabriel, vamos fazer aulas praticas quando???? hehehehe
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #21 Online: Maio 19, 2011, 09:51:44 am »
eu uso esta tecnica (também conhecida como "heel and toe", principalmente quando temos que fazer "trail braking") no dia a dia...é muito gostoso pilotar nas ruas...e quem gosta de pilotar, pilota sempre.... passos e gabriel, vamos fazer aulas praticas quando???? hehehehe

auahuahu logo logo.......c ta aprendendo a fazer a mesma pergunta de diferentes formas, como jornalista? auhaua :D

Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #22 Online: Maio 19, 2011, 09:55:31 am »
hahahaha e vc tá parecendo politico, se esquivando das perguntas e respondendo com outra pergunta! hahahahhuahuahuahauhua sacanagem.....
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Punta-Taco
« Resposta #23 Online: Maio 19, 2011, 10:00:01 am »
Kiu.... final de junho talvez.... o gabriel te dará aulas, eu nao, eu estarei longe ainda....

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Punta-Taco
« Resposta #24 Online: Maio 19, 2011, 12:49:58 pm »
hahahaha e vc tá parecendo politico, se esquivando das perguntas e respondendo com outra pergunta! hahahahhuahuahuahauhua sacanagem.....

  ahaha seu pilantra.........é como o passos falou, estamos só 'formatando' o evento , e já já abriremos as inscrições.  Lá provavelmente eu não andarei nos carrões só nos carrinhos com motor estacionário auahua.

  Mas querendo , eu entro na pista no banco do passageiro pra dar uns toques eheh