Autor Tópico: Review de pastilhas Hawk HP Plus - E36 328i/E90 335i  (Lida 1927 vezes)

sechszylinder

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 73
  • If in doubt, taca-lhe pau.
Review de pastilhas Hawk HP Plus - E36 328i/E90 335i
« Online: Julho 10, 2015, 03:41:23 am »
E aí, pessoal!
Comprei recentemente um jogo de pastilhas dianteiras da Hawk, modelo HP Plus, para a minha E36 328i, a Brünhilde.
Junto com as pastilhas, coloquei aeroquips nas linhas de freio dianteiras (da ECS Tuning) e fluido Dot 4 (não me lembro ao certo, mas creio que seja Varga).
As pastilhas são essas http://www.ecstuning.com/BMW-E36-328i-M52_2.8L/Braking/Pads/ES251600/

Apesar do preço, foi um upgrade que valeu MUITO  a pena, mas tem seus contras também.
Prós:
-mordida MUITO forte, até assusta pra quem não está acostumado (especialmente depois que esquenta);
-comportamento OEM quando fria, mas bem #becauseracecar quando quente;
-muita resistência ao fading, por suportar altas temperaturas;
-altíssimo coeficiente de atrito, superando até mesmo a EBC Yellowstuff num teste da Car and Driver americana.
Contras:
-preço. Custa US$137,00. Com frete e impostos, sai MUITO mais cara que a Cobreq de R$ 120,00 do MercadoCar (boas pastilhas, aliás);
-ruído: dá a impressão que você instalou freios de ônibus no carro, de tanto que apita. É ridículo e todo mundo olha com cara de "arruma essa merda, cara". Quando esquenta, por outro lado (quando esquenta MESMO), não faz barulho algum. Cabe a você decidir se vale a pena ou não...
-sujeira: faz bastante poeira nas rodas. Eu uso pastilhas originais BMW na traseira e, em dois dias, não sujaram nada a roda; a da frente já tá chumbo;

As pastilhas Hawk HP Plus (ou HP+) são feitas com o praticante de trackdays e autocross em mente, mas que ainda tem o carro como daily driver, por isso elas funcionam, no mínimo, como as originais em baixas temperaturas. Conforme esquenta um pouco e se atinge a temperatura operacional, elas grudam pra valer, a ponto de desafiar meus pneus meio velhinhos contra o asfalto (com as pastilhas anteriores, era um sufoco parar esse carro). A pegada no pedal (ajudada pelos aeroquips e fluido, obviamente), a mordida e o atrito gerado por elas são divinos. Todo carro deveria ter freios assim (com exceção do barulho e da poeira haha).
Eu já espero por um desgaste mais severo de discos e das próprias pastilhas pelo maior atrito gerado por elas. De qualquer forma, estou bastante satisfeito.

Eu conheci essas pastilhas no carro do meu melhor amigo, uma E90 335i. Já rodei bastante naquele carro, tanto como motorista quanto como passageiro, e os prós e contras se repetem, mas com maior mordida inicial ainda. Em frenagens de 240Km/h a 100Km/h, dá até uma certa tontura, de tanto que segura. É ridículo! Freia muito mesmo. Só que o dono do carro tá querendo arrancá-las por conta do ruído, reinstalando quando for participar de algum trackday.

A minha opinião pessoal é: se você curte andar forte, COMPRE, principalmente se os freios originais do seu carro não forem lá aquelas coisas. Faz barulho, mas nada que vidro fechado não resolva.
Quando eu tiver usado bastante, posto algo sobre o desgaste.

Abraços!
BMW E39 540i '98 Steptronic Cosmosschwarz (atual)
BMW E36 328i EU-spec sedan '96 Manual Cordobarot (ex)
BMW F30 320i ActiveFlex '14 Steptronic Alpineweiss (atual)
Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 16v '13 Manual Vermelho (ex)
Chevrolet (fr)Agile LT 1.4 '12 Manual Preto (ex- graças a Deus)
Chevrolet Celta Spirit 1.0 VHC-E '10 Manual Preto (ex)

marcelozao

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 266
Re:Review de pastilhas Hawk HP Plus - E36 328i/E90 335i
« Resposta #1 Online: Julho 10, 2015, 08:48:37 am »
Super interessado nisso, irei acompanhar.
BMW 328i 1996

sechszylinder

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 73
  • If in doubt, taca-lhe pau.
Re:Review de pastilhas Hawk HP Plus - E36 328i/E90 335i
« Resposta #2 Online: Julho 15, 2015, 03:45:16 am »
Duas semanas de uso.

Rodas IMUNDAS, barulho pra caramba e freio MARAVILHOSO!
Normalmente ando de vidros fechados com a minha namorada, e até agora ela não reclamou. Disse que tá bem "ok", aliás.
Reitero as consideraçoes acima. Pegada OEM fria, na primeira pisada. Se começar a pegar alguma temperatura, gruda forte!!!
Na próxima, testarei EBC Yellowstuff, pra ver a questão do barulho e se freia junto.
Mais updates co o tempo!
BMW E39 540i '98 Steptronic Cosmosschwarz (atual)
BMW E36 328i EU-spec sedan '96 Manual Cordobarot (ex)
BMW F30 320i ActiveFlex '14 Steptronic Alpineweiss (atual)
Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 16v '13 Manual Vermelho (ex)
Chevrolet (fr)Agile LT 1.4 '12 Manual Preto (ex- graças a Deus)
Chevrolet Celta Spirit 1.0 VHC-E '10 Manual Preto (ex)

LeandroDelSanto

  • Visitante
Re:Review de pastilhas Hawk HP Plus - E36 328i/E90 335i
« Resposta #3 Online: Julho 15, 2015, 08:19:41 am »
Maneiro o review!

Quanto a sujeira nas rodas eu vi na ECS uma pastilha chamada AKEBONO, que diz sujar muito menos, em reviews pela internet dizem que nao melhora, mas tambem nao pior em nada a frenagem... Tenho vontade de experimentar no futuro.

Mas sempre tive curiosidade por essas Hawk, mas ate o momento só tinha lido e conversado sobre os benefícios da EBC Red!
O que incomoda mesmo deve ser a sujeira.... Eu odeio ficar limpando cantinhos da roda quando suja muita de fuligem dos freios...

Mas lendo seu tipico deu vontade de colocar mesmo assim! [emoji14]


Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk
« última modificação: Julho 15, 2015, 08:20:48 am por LeandroDelSanto »

tlh2011

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 547
  • 323Ti 6mt Swap
    • Email
Re:Review de pastilhas Hawk HP Plus - E36 328i/E90 335i
« Resposta #4 Online: Julho 16, 2015, 02:27:20 pm »
show...valeu pelo post, eh bom saber de algum que ja colocou essas pastilhas e o feeling deles  :yes:

andre.miyazawa

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 870
  • e36 328i touring pálida
    • Email
Re:Review de pastilhas Hawk HP Plus - E36 328i/E90 335i
« Resposta #5 Online: Julho 16, 2015, 04:39:03 pm »
muito bom o review, valeu!


esse tipo de post agrega demais ao fórum, valeu!


abs

sechszylinder

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 73
  • If in doubt, taca-lhe pau.
Re:Review de pastilhas Hawk HP Plus - E36 328i/E90 335i
« Resposta #6 Online: Julho 18, 2015, 01:41:20 am »
Maneiro o review!

Quanto a sujeira nas rodas eu vi na ECS uma pastilha chamada AKEBONO, que diz sujar muito menos, em reviews pela internet dizem que nao melhora, mas tambem nao pior em nada a frenagem... Tenho vontade de experimentar no futuro.

Mas sempre tive curiosidade por essas Hawk, mas ate o momento só tinha lido e conversado sobre os benefícios da EBC Red!
O que incomoda mesmo deve ser a sujeira.... Eu odeio ficar limpando cantinhos da roda quando suja muita de fuligem dos freios...

Mas lendo seu tipico deu vontade de colocar mesmo assim! [emoji14]


Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk

Leandro, salvo engano as Akebono são feitas de composto cerâmico, por isso são super silenciosas e não fazem poeira na roda. Por outro lado, como não existe almoço grátis, a performance delas é mais baixa comparada à da original BMW (que é excelente, via de regra), por exemplo. Nem se compare, então, às de alta performance como Hawk HP Plus, EBC YellowStuff, algumas Brembo, Stoptech, Pagid, etc. Estas todas tem composto metálico, que gera o tal barulho e poeira, mas apresentam excelente performance. Se você anda bem na boa, as de composto cerâmico dão conta! Pra quem prefere performance sem mimimi e aceita os efeitos colaterais, as de composto metálico são um dos melhores upgrades a se fazer no carro, junto com aeroquips, fluido DOT4 e pneus melhores (este último faltando no meu carro, próximo da fila).

Abraços!!
BMW E39 540i '98 Steptronic Cosmosschwarz (atual)
BMW E36 328i EU-spec sedan '96 Manual Cordobarot (ex)
BMW F30 320i ActiveFlex '14 Steptronic Alpineweiss (atual)
Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 16v '13 Manual Vermelho (ex)
Chevrolet (fr)Agile LT 1.4 '12 Manual Preto (ex- graças a Deus)
Chevrolet Celta Spirit 1.0 VHC-E '10 Manual Preto (ex)

sechszylinder

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 73
  • If in doubt, taca-lhe pau.
Re:Review de pastilhas Hawk HP Plus - E36 328i/E90 335i
« Resposta #7 Online: Julho 23, 2015, 02:07:52 am »
Update:

O barulho é mesmo um saco. Todo mundo olha torto, é ridículo. Se eu estivesse com placa de "vende-se" no carro, teria que trocar as pastilhas, porque o povo acha que é carro malcuidado.
Por outro lado, a performance continua só alegrias. Realizei o primeiro teste de frenagem de 210km/h a 110km/h com elas depois do bed-in, e só me lembro de mais dois carros que andei que freavam bem desse jeito sem fading ou comportamento estranho do pedal: a 335i que mencionei acima (com as mesmas pastilhas, hehe) e a F30 320i de casa quando tinha pastilhas originais BMW (essa geração freia bem demais, a BMW está de parabéns).
To gostando bastante e recomendo pros entusiastas que abrem mão do conforto auditivo e não se importam com rodas sujas.
BMW E39 540i '98 Steptronic Cosmosschwarz (atual)
BMW E36 328i EU-spec sedan '96 Manual Cordobarot (ex)
BMW F30 320i ActiveFlex '14 Steptronic Alpineweiss (atual)
Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 16v '13 Manual Vermelho (ex)
Chevrolet (fr)Agile LT 1.4 '12 Manual Preto (ex- graças a Deus)
Chevrolet Celta Spirit 1.0 VHC-E '10 Manual Preto (ex)

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Review de pastilhas Hawk HP Plus - E36 328i/E90 335i
« Resposta #8 Online: Julho 23, 2015, 02:23:41 am »
Eu uso Yellowstuff na minha 335i, no dia a dia e em eventos de pista.Muito satisfeito... Mordida inicial fria melhor que a Genuine BMW, e dando uma esquentada nela, excelente !

Meu setup de freios:

- Pastilhas EBC Yellowstuff (front/rear)
- Discos EBC USR Series Sport Rotors (front/rear)
- Linhas Inox Stoptech (front/rear)
- Fluido Pentosin Racing

sechszylinder

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 73
  • If in doubt, taca-lhe pau.
Re:Review de pastilhas Hawk HP Plus - E36 328i/E90 335i
« Resposta #9 Online: Julho 24, 2015, 01:35:57 am »
Eu uso Yellowstuff na minha 335i, no dia a dia e em eventos de pista.Muito satisfeito... Mordida inicial fria melhor que a Genuine BMW, e dando uma esquentada nela, excelente !

Meu setup de freios:

- Pastilhas EBC Yellowstuff (front/rear)
- Discos EBC USR Series Sport Rotors (front/rear)
- Linhas Inox Stoptech (front/rear)
- Fluido Pentosin Racing

Belíssimo set-up, Becker!! Ouvi dizer que as Yellowstuff são razoavelmente silenciosas, apesar de serem da linha "hardcore" da EBC. \eu quis colocar estes discos, mas custariam uma bela grana e eu tinha a suspensão inteira por fazer, ainda! A E90 335i com leves upgrades de freio fica SENSACIONAL. A sua não deve estar diferente!
BMW E39 540i '98 Steptronic Cosmosschwarz (atual)
BMW E36 328i EU-spec sedan '96 Manual Cordobarot (ex)
BMW F30 320i ActiveFlex '14 Steptronic Alpineweiss (atual)
Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 16v '13 Manual Vermelho (ex)
Chevrolet (fr)Agile LT 1.4 '12 Manual Preto (ex- graças a Deus)
Chevrolet Celta Spirit 1.0 VHC-E '10 Manual Preto (ex)