Autor Tópico: Freios "sem pegada"  (Lida 3347 vezes)

Diguim

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 297
    • Email
Freios "sem pegada"
« Online: Junho 10, 2015, 04:34:34 pm »
Fala pessoal, estou com um problema na minha 328i, logo que comprei percebi esse sintoma, mas como as pastilhas estavam no fim, achei que com a substituição isso iria voltar ao normal. bom, fiz a troca dos freios dianteiros, e para minha surpresa continua igual... ja fiz o teste do sistema de vácuo, segurando o pedal, ligando a ignição e ele baixou, ou seja, teoricamente não tenho problema no hidrovacuo...
Existe mais alguma coisa que eu possa olhar? o sintoma é o seguinte, quando se pisa no freio, logo sente aquela "pinçada" não é?, eu não sinto isso, preciso pressionar e forçar bastante até frear bem.

Obrigado desde ja! um abraço
BMW 130i e87 MT 2006
Ex. BMW 328i e36 aut - 1998

malro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 851
  • E36 325i Coupe 94/95 - São Paulo -SP
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #1 Online: Junho 10, 2015, 04:47:33 pm »
Tomara que seja normal, pq a minha também é assim.

Achava que as mangueiras de freio, como eram antigas, poderiam causar isso, mas coloquei os aeroquips e não mudou nada.

trackday

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 484
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #2 Online: Junho 10, 2015, 06:10:19 pm »
Manda sangrar na MÁQUINA!!! Provavelmente vai resolver....

gpalms

  • E36 323i MT
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 202
    • Estaleiro Bimmer
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #3 Online: Junho 10, 2015, 10:27:45 pm »
Quando freio a minha e36 tenho a mesma sensação que vc descreve, mesmo após ter trocado discos, pastilhas, linhas de inox, e colocado fluido racing.
Meu parametro é uma e90, que freia muito. Acho que para chegar a algo parecido, só partindo para um "big brake", trocando discos e pinças.
Esse up vai para o meu orçamento de 2016, hehehe. Esse dólar tá judiando da gente...

Roberto Junior

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1233
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #4 Online: Junho 11, 2015, 01:14:30 am »
A minha E36 não tem essa pegada borrachuda não..

Troquem o cilindro mestre pois isso eh sintoma de cilindro mestre cansado

Engine Haus Serviços Automotivos
www.facebook.com/enginehaus

Pedro Augusto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 235
  • e36 328i
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #5 Online: Junho 11, 2015, 01:23:38 am »
Na minha e36 328i é a mesma coisa. Também fiz sangria de todo fluido de freios e uma revisão, mas continuei achando que freia "pouco" em relação aos outros carros, tendo que pisar bem mais forte.

Diguim

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 297
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #6 Online: Junho 11, 2015, 09:25:15 am »
Quando freio a minha e36 tenho a mesma sensação que vc descreve, mesmo após ter trocado discos, pastilhas, linhas de inox, e colocado fluido racing.
Meu parametro é uma e90, que freia muito. Acho que para chegar a algo parecido, só partindo para um "big brake", trocando discos e pinças.
Esse up vai para o meu orçamento de 2016, hehehe. Esse dólar tá judiando da gente...

Hmm, achei que era só eu nesse barco, achei que poderia ser ar no sistema.. Mas após seu relato acho que não é o meu problema... Pior que já passei por dólar à 1,70/1,80 e comprei minha bm justo quando ta 3,00 hahahha sacanagem
BMW 130i e87 MT 2006
Ex. BMW 328i e36 aut - 1998

Diguim

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 297
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #7 Online: Junho 11, 2015, 09:27:44 am »
A minha E36 não tem essa pegada borrachuda não..

Troquem o cilindro mestre pois isso eh sintoma de cilindro mestre cansado

Obrigado pela dica Roberto! Vou pesquisar mais sobre isso. Grande abraço
BMW 130i e87 MT 2006
Ex. BMW 328i e36 aut - 1998

Diguim

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 297
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #8 Online: Junho 11, 2015, 09:29:45 am »
 :BananaDancing:
Na minha e36 328i é a mesma coisa. Também fiz sangria de todo fluido de freios e uma revisão, mas continuei achando que freia "pouco" em relação aos outros carros, tendo que pisar bem mais forte.

Bem isso, precisa enfiar o pé não é?! Ainda mais a minha que é AT, o embalo prejudica muito...
BMW 130i e87 MT 2006
Ex. BMW 328i e36 aut - 1998

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #9 Online: Junho 11, 2015, 10:39:33 am »
veja cilindro mestre com certeza ,e se puder , faca o rebuild das pincas de freio , trocando as guias e vedacoes, que sao de borracha, etc... , se o pistao estiver muito enferrujado seria bom trocar o mesmo ... mas o "basico" seria isso que falei

tlh2011

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 547
  • 323Ti 6mt Swap
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #10 Online: Junho 11, 2015, 09:47:54 pm »
se o cilindro mestre e as pincas estiverem com problema elas nao vazariam fluido de freio?
A minha antiga 318ti eu coloquei discos OEM e pastilhas brembo, tinho um [otimo freio, com uma otima pegada, agora a 323ti nao tem essa pegada =(, tem q pisar com mais força que o da 318...nao sei o que tem de freio na 323( marca de disco/pastilha)  pretendo na proxima troca fazer um up nos discos e pincas talvez.

Diguim

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 297
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #11 Online: Junho 12, 2015, 10:59:43 am »
veja cilindro mestre com certeza ,e se puder , faca o rebuild das pincas de freio , trocando as guias e vedacoes, que sao de borracha, etc... , se o pistao estiver muito enferrujado seria bom trocar o mesmo ... mas o "basico" seria isso que falei

Vou procurar dar uma olhada nisso tambem Grand! obrigado pela dica, quando eu conseguir resolver posto o resultado. valeu!
BMW 130i e87 MT 2006
Ex. BMW 328i e36 aut - 1998

marcelozao

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 266
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #12 Online: Junho 12, 2015, 11:05:08 am »
Vou acompanhar :)
BMW 328i 1996

Diguim

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 297
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #13 Online: Junho 12, 2015, 11:37:11 am »
Pessoal, achei algo super interessante, para quem quiser fazer um "rebuild" nas pinças dos freios, tenho um link de um tutorial com fotos e o anuncio do kit de reparo.

Tutorial:
http://www.bmwforums.info/general-guides-and-how-to-s/4394-guide-to-rebuilding-calipers.html

Kit:
http://www.ebay.co.uk/itm/BMW-3-Series-E36-FRONT-Brake-Caliper-Seal-Piston-Repair-Kit-2-BRKP4-/281301606293?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item417ee1df95

 :palmas:
BMW 130i e87 MT 2006
Ex. BMW 328i e36 aut - 1998

Pedro Augusto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 235
  • e36 328i
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #14 Online: Junho 26, 2015, 12:04:28 am »
:BananaDancing:
Bem isso, precisa enfiar o pé não é?! Ainda mais a minha que é AT, o embalo prejudica muito...
Eu agora já não sinto tanto, pois acabei me acostumando. Mas assim que troquei de carro eu notei uma diferença absurda. Mas ainda quero corrigir isso.
Esse rebuild que você colocou o link parece interessante, mas também acho que vale a pena dar uma olhada no cilindro mestre. Se conseguir algo por aqui eu te aviso.  :yes:

fcm

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 273
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #15 Online: Junho 27, 2015, 07:13:39 pm »
Não sei se é coisa de parâmetro com outros carros, mas pelo menos na minha acho que freia muito bem. Nas outras que dirigi não achei nada mal também(muitas 325i) então sinceramente não tenho nenhuma idéia sobre isso, mas posso dizer que o carro em si freia bem, ainda mais por ser AT.

malro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 851
  • E36 325i Coupe 94/95 - São Paulo -SP
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #16 Online: Junho 27, 2015, 07:24:30 pm »
Quando eu pego outro carro tenho que tomar cuidado pra não meter o nariz no vidro. Vou pisar no freio igual piso na minha bm e até me assusto com o tranco.

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2


tlh2011

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 547
  • 323Ti 6mt Swap
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #17 Online: Julho 01, 2015, 08:26:41 pm »
Quando eu pego outro carro tenho que tomar cuidado pra não meter o nariz no vidro. Vou pisar no freio igual piso na minha bm e até me assusto com o tranco.

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2
kkkk mesma coisa comigo qndo pego o carro do pai...tem que tomar cuidado pra nao meter a cara no parabrisa kkkk, mas eu tbm nao sei o que aconteceu pois na minha outra bimmer era encostar o pé no freio e segurava muito bem, essa tenho q pisar com vontade numa emergencia  :doido:

Diguim

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 297
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #18 Online: Julho 01, 2015, 09:08:58 pm »
Eu tambem tenho esse problema quando pego outros carros haha.

Fiz o DIY  troca do fluido e a sangria dos freios essa semana, saiu fluido escuro e algumas bolhas, porem continua ruim... peguei um trecho de BR, estiquei até uns 180km/h e pisei nos freios, resultado, em questão de 2 segundos fiquei sem freios, como se a pastilha fosse sabão!
Tomei um baita susto, agora nao sei se a qualidade das pastilhas e discos influenciaram nisso. estou perdido...
BMW 130i e87 MT 2006
Ex. BMW 328i e36 aut - 1998

trackday

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 484
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #19 Online: Julho 01, 2015, 10:25:23 pm »
Eu tambem tenho esse problema quando pego outros carros haha.

Fiz o DIY  troca do fluido e a sangria dos freios essa semana, saiu fluido escuro e algumas bolhas, porem continua ruim... peguei um trecho de BR, estiquei até uns 180km/h e pisei nos freios, resultado, em questão de 2 segundos fiquei sem freios, como se a pastilha fosse sabão!
Tomei um baita susto, agora nao sei se a qualidade das pastilhas e discos influenciaram nisso. estou perdido...

Cara, grandes chances de ser sua pastilha...(Syl ou equivalente)... Procure uma TRW/cobreq pelo menos... O pedal não vibra certo?(neste caso poderia ser disco empenado)
Sobre a sangria, infelizmente alguns carro não funcionam a sangria manual(Incluindo a BMW).... Tem q ser por máquina(pressurizando o sistema), pois fica ar proximo ao cilindro mestre ou ao ABS..O freio funciona, mas fica "esponjoso"... Verifique tb se não existem canais entupidos no ABS...   

malro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 851
  • E36 325i Coupe 94/95 - São Paulo -SP
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #20 Online: Julho 01, 2015, 10:41:15 pm »
Onde fazem essa sangria na máquina? Por aqui só vejo manual.

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2


trackday

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 484
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #21 Online: Julho 01, 2015, 11:42:30 pm »
Cara geralmente qq casa especializada em freios tem... Aqui no RJ sei de pelo menos 2 lugares q fazem...(Brecar-Niterói, Daflon-São Gonçalo)... Já sofri muito com freios em pista... Tanto com pastilhas de péssima qualidade(compradas e instaladas em autorizada, mas o conteúdo da caixa, segundo o gerente, havia sido trocado por funcionários, na época um Astra 0km)  Quanto com Sangrias mal feitas q deixavam o freio "esponjoso"... Hj em dia, a maioria das lojas não me questionam mais neste quisito...hehhe Se eu falar q o freio não esta bom e sugerir a solução eles conferem tudo q eu digo...hehhehe...Mas para isso, tomei MUITO na cabeça, e tive q PROVAR VÁRIAS vezes q as conclusões deles estavam erradas...heheheh...Faz parte... (em um dos casos + extremos o gerente falou q o freio era assim mesmo (UM VTS-T), daí saí da loja especializada em freios, fiz a sangria correta e voltei lá...heheh Hj ele tb é meu amigo!!heheheh)

PS: Até dá para fazer manualmente, mas dá muito trabalho, vc em q colocar o carro em uma posição específica para o ar ficar próximo a saída do cilindro(depende do carro), e sangrar direto nesta saída do cilindro mestre e depois nas pontas... Mas se tiver ar, dá MUITO trabalho... Se não tiver ar no sistema, a sangria manual(comum) funciona perfeitamente...hehehheheh

tlh2011

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 547
  • 323Ti 6mt Swap
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #22 Online: Julho 02, 2015, 06:51:23 am »
pra quem quiser tentar por a mao na massa
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/87868/3/53/121/sangrador-de-freios-com-controle-manual-kitest-ka-023
http://www.ferramentaskennedy.com.br/loja/produto/23/6135/sangrador-de-freios-por-controle-remoto-sg-14000-planatc
meu cunhado comprou um desses ai, nao sei o modelo, quando for la na casa dele vou ver se ele ja usou, se é bom etc e tals....
@Diguim sera que suas pastilhas nao estao vitrificadas?

Diguim

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 297
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #23 Online: Julho 02, 2015, 10:23:47 am »
Cara, grandes chances de ser sua pastilha...(Syl ou equivalente)... Procure uma TRW/cobreq pelo menos... O pedal não vibra certo?(neste caso poderia ser disco empenado)
Sobre a sangria, infelizmente alguns carro não funcionam a sangria manual(Incluindo a BMW).... Tem q ser por máquina(pressurizando o sistema), pois fica ar proximo ao cilindro mestre ou ao ABS..O freio funciona, mas fica "esponjoso"... Verifique tb se não existem canais entupidos no ABS...   

Estou usando pastilhas original parts, um mecânico que trabalha com carros importados de uma cidade vizinha que recomendou.
Vibra minima coisa @trackday, agora que me recordei, numa Amarok que meu pai teve, na troca das pastilhas coloquei essas Syl e lembro que descendo a serra de curitiba em um momento pisei nos freios a uma velocidade considerável e aconteceu a mesma coisa, o freio ficou sem ação...

Lembro também de ter lido em forums gringos que precisa acionar o sistema do ABS/asc na hora da sangria para tirar o ar que fica preso ali
« última modificação: Julho 02, 2015, 10:49:35 am por Diguim »
BMW 130i e87 MT 2006
Ex. BMW 328i e36 aut - 1998

Diguim

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 297
    • Email
Re:Freios "sem pegada"
« Resposta #24 Online: Julho 02, 2015, 10:34:53 am »
pra quem quiser tentar por a mao na massa
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/87868/3/53/121/sangrador-de-freios-com-controle-manual-kitest-ka-023
http://www.ferramentaskennedy.com.br/loja/produto/23/6135/sangrador-de-freios-por-controle-remoto-sg-14000-planatc
meu cunhado comprou um desses ai, nao sei o modelo, quando for la na casa dele vou ver se ele ja usou, se é bom etc e tals....
@Diguim sera que suas pastilhas nao estao vitrificadas?

@tlh2011, elas são novas, mas poderia ser pelo fato de ser uma marca não tão conhecida? (originalparts)
BMW 130i e87 MT 2006
Ex. BMW 328i e36 aut - 1998