Bimmer Brazil

Área Técnica => Dicas de Pilotagem => Tópico iniciado por: Passos em Março 27, 2010, 02:28:23 am

Título: Punta-Taco
Enviado por: Passos em Março 27, 2010, 02:28:23 am
Punta-taco

A redução com punta-taco é uma técnica fundamentar para ser rápido nas curvas. Durante uma redução com puta-taco você vai usar a mão esquerda no volante, a direita na alavanca do câmbio, acionar o pedal de embreagem com o pé esquerdo e opera o freio e acelerador com o direito. Tudo isso ao mesmo tempo.
Demora um pouco a se acostumar, e requer pratica repetitiva para a técnica ficar suave, automático. No início requer muita concentração. Você faz muita coisa ao mesmo tempo. Alem de operar todos os controles, durante a frenagem você ainda tem de prestar atenção a aderência/grip dos pneus, tem de manter contato com seu ponto de referência para a entrada da curva, e pra piorar, se você estiver em uma corrida, ainda tem de ficar atento aos outros carros. Mas, com alguns finais de semana de prática, você vai pegar a mão e, rápidamente, vai esquecer o que os braços e pernas estão fazendo e vai poder se concentrar na pista.
Na rua, quando você se aproxima de uma curva, provavelmente você foi ensinado a completa a frenagem antes da curva, passar a curva, só então, quando o carro está voltando a linha reta, reduzir e voltar a acelerar. Isso funciona na rua, mas é muito lento para as pistas.
para corridas, o tempo de transição entre frenagem e aceleração deve ser minimizado ao máximo. Você está em uma corrida! Você não pode despediçar tempo enquanto troca o pé de pedal (mesmo que seja 1/2 segundo). Para maximizar velocidade e suavidade durante uma curva, torna-se necessário fazer um pouco de "acrobacias" no cockpit e operar o volante, alavanca de cãmbio, embreagem, freio e acelerador todos ao mesmo tempo.
Na pista, quando você se aproxima de uma curva, você libera o acelerador e, com a "bola" do pé, aperta o freio. Antes de terminar a frenagem, você tem de mudar de marcha para quando a frenagem estiver terminada você poder voltar a acelerar imediatamente. Quando a frenagem está quase terminada, seu pé esquerdo aperta a embreagem e sua mão direita reduz. Mas, enquanto você perdia velocidade, o giro do motor caiu. Se você lliberar a embreagem agora, o carro vai sofrer um solavanco, já que o motor funciona como um grande freio. Se você estiver no limite da tração/aderência (como deveria estar), você vai perder o controle do carro. pra evitar isso, alguma coisa tem de fazer subir o giro do motor até o ponto correto antes que você libere a embreagem. O pé direito é o que está mais perto, então é o escolhido para dar um toque no pedal do acelerador. Mesmo que o pé direito esteja ocupado com o freio, você usa o calcanhar para dar um pequeno "empurrão" no pedal do acelerador (vamos chamar de toque), para fazer subei i giro enquanto o pé esquerdo libera a embreagem a "bola do pé direito ainda no freio). A intensidade do toque no acelerador, e o momento de liberar a embreagem deve ser perfeitos para que haja uma transição suave quando a embreagem se acoplar. Enquanto isso, o calcanhar já saiu do acelerador e está de volta à posição normal, o pé direito que ainda estava freiando, vai liberando o freio a medida que o carro se aproxima da entrada da curva. A redução de marcha deve esta completa antes de terminada a frenagem e antes da entrada da curva. Com a embreagem acoplada, a frenagem é reduzida e a entrada se inicia quando o pé direito fá sua transição do freio para o acelerador. Inicialmente, só o sificiente para manter a velecidade de entrada, e depois você volta a acelerar para a saída de curva.
E descrição acima é o "como" e o "porque" tudo misturado, então vamos olharde novo os passos envolvidos no "como".
Tire o pé direito do acelerador e acione o freio.
Logo antes de terminar a frenagem, o pé esquerdo aperta a embreagem.
A mão direita reduz a marcha (esqurda ainda no volante)
O pé direito ainda no freio, mas já aliviando a pressão, enquanto gira pra apoiar o calcanhar no acelerador.
O calcanhar direito da um leve toque no acelerador para subir o giro do motor (a "bola" do pé ainda está no freio, mas aliviando).
O pé esquerdo libera a embreagem, o calcanhar direito sai do acelerador.
O pé direito acaba a freada.
O pé direito desliza até o acelerador para manter a velocidade durante a primeira parte da curva. Então acelerando na saída de curva.
Toda essa sequencia, do segundo ponto a té o último demora menos de meio segundo. Exigem prática pra ser feito corretamente. A idéia é fazer a transição de frenagem para aceleração sem demoras, e com perfeita suavidade. Feito corretamente, o carro não sofrerá nenhum solavanco durante a redução de marchas e a volta a aceleração.
Uma nota sobre a descrição acima. Aqui assumimos o uso de um carro de rua, usando uma transmissão sincronizada. Se estiver usando um verdadeiro carro de corrida, com transmissão sem sincronizado, então você terá de mudar a técnica para "dupla-embreagem". Para fazer isso, a embreagem é apertada, alavenca do câmbio vai para o neutro, solte a embreagem. Então você toca o acelerador, com o câmbio em neutro (toque feito com o calcanhar enquanto a "bola" do pé faz a frenagem), apertando a embreagem mais uma vez você finalmente faz a redução. É uma boa idéia praticar essa técnica com seu carro de rua também, mesmo que isso não seja necessário.

(http://www.turnfast.com/images/tech_driving/heetoestep1.gif)
Tudo começa com a aceleração total em direção a caurva.

(http://www.turnfast.com/images/tech_driving/heetoestep2.gif)
Tire o pé direito do acelerador e aperte o freio

(http://www.turnfast.com/images/tech_driving/heetoestep34.gif)
Logo antes de terminar a frenagem, o pé esquerdo aperta a embreagem.
A mão direita inicia a redução.
O pé direito ainda pressiona o freio, mas já começa a aliviar a pressão enquanto o  a esntrada de curva se aproxima, move-se o calcanhar até que este esteja sobre o pedal do acelerador.
Quando a avalanca passa pela posição de neutro, o calcanhar esquerdo da um toque no acelerador, para que o giro suba (a "bola" do pé ainda no freio).

(http://www.turnfast.com/images/tech_driving/heetoestep5.gif)
O pé esquerdo libera a embreagem, o calcanhar direito sai do acelerador. Quando feito corretamente o o giro do motor sobe o suficiente para que, ao liberar a embreagem, esta se acople com suavidade e sem solavancos.

(http://www.turnfast.com/images/tech_driving/heetoestep6.gif)
O pé direito completa a frenagem e o pedal é liberado suavemente.

(http://www.turnfast.com/images/tech_driving/heetoestep7.gif)
O pé direito retorna ao acelerador, inicialmente só para manter uma velocidade constante por tuda a primeira parte da curva. Aumentando então a aceleração na saída da curva.

Retirado do site: www.turnfast.com
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Passos em Março 27, 2010, 02:35:25 am
punta-taco com a lateral do pe

lateral mais pro calcanhar

Detalhe no dockside Samello

punta taco calcanhar por um amigo do NDA


Retirado do NDARacing.com
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: GabrielF. em Maio 05, 2011, 01:19:15 pm
Quando os pedais do carro são bem distribuídos na altura certa, fica ainda mais fácil de se realizar o punta-taco, agora se o acelerador for muito mais baixo que o pedal de freio, gera uma tremenda dificuldade.
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: vinicius 320i em Maio 05, 2011, 02:34:28 pm
É bem interessante esse punta taco,mas em um cambio automatico tem alguma mãnha?algo que de para tirar um proveito melhor da performance?
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Race Driver em Maio 06, 2011, 01:27:21 pm
É bem interessante esse punta taco,mas em um cambio automatico tem alguma mãnha?algo que de para tirar um proveito melhor da performance?

 Não, isso é só pra carro manual.
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Leonardo Perez em Maio 09, 2011, 06:47:45 pm
É bem interessante esse punta taco,mas em um cambio automatico tem alguma mãnha?algo que de para tirar um proveito melhor da performance?

Normalmente, carros automáticos com alguma tendência esportiva fazem o "Punta-taco" sozinhos, automaticamente quando você reduz marchas:

olha esse vídeo aos 0:57 segundos, 1:23 segundos, etc:


Curtiu a ferrari subindo giro antes da marcha entrar?
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: vinicius 320i em Maio 09, 2011, 08:53:50 pm
A entendi Leon,ela sobe o giro mesmo bem bolado isso heim nem sabia que tinha carros automaticos que faziam isso sozinhos achei que existia alguma manha,mas tambem em uma ferrari tem que ter ne'
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Amadeu em Maio 09, 2011, 09:52:17 pm
já fiz isso na minha bm mais acho que soltei o pedal da embregaem no mesmo tempo da acelerada logo ela deu um tranco na reduzida ..
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Amadeu em Maio 09, 2011, 09:59:09 pm
esse video aqui é bom ..
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Race Driver em Maio 10, 2011, 09:32:35 am
Normalmente, carros automáticos com alguma tendência esportiva fazem o "Punta-taco" sozinhos, automaticamente quando você reduz marchas:

olha esse vídeo aos 0:57 segundos, 1:23 segundos, etc:


Curtiu a ferrari subindo giro antes da marcha entrar?

No caso de ferrari , maserati, lambo, que vem com cambio semi-automático, pois ainda possui a troca de marchas na borboleta, o cambio faz isso automaticamente.

 Mas em carro automaticos ( não semi0automático), isso é impossível.
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: LeoSiroM3 em Maio 10, 2011, 09:54:35 am
Alguem sabe qual a função de usar duas vezes a embreagem como é usada em um dos videos
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: MartimLima em Maio 10, 2011, 10:29:02 am
Alguem sabe qual a função de usar duas vezes a embreagem como é usada em um dos videos
LeoSiroM3, é que a Ferrari do video tem um cambio com 2 embreagens, uma para as marchas pares e outra para impar, assim fica mais rápida a troca, da um pesquisada na web que tem varios carros com este sistema de dupla embreagem.
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Erickloren em Maio 10, 2011, 02:52:06 pm
LeoSiroM3, é que a Ferrari do video tem um cambio com 2 embreagens, uma para as marchas pares e outra para impar, assim fica mais rápida a troca, da um pesquisada na web que tem varios carros com este sistema de dupla embreagem.

acho que ele quis dizer pisar no pedal da embreagem 2 vezes. essa também é uma dúvida que eu tenho pra que serve?
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: MartimLima em Maio 10, 2011, 05:02:17 pm
acho que ele quis dizer pisar no pedal da embreagem 2 vezes. essa também é uma dúvida que eu tenho pra que serve?
Acertar a rotação, dependendo da marcha que for entrar ele pode ter de pisar mais ou menos. Punta taco é coisa de piloto profissional, são tantos os detalhes de uma aproximação de curva que fica muito difícil o cara ainda se preocupara com a rotação certinha.

As BMW com cambio SMG I, II ou III e os novos cambio DCT fazem isso de forma automatica. Nao sei dizer os demais cambios da BMW.
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: GabrielF. em Maio 10, 2011, 07:48:55 pm
Pisar DUAS vezes na embreagem (Embreagem, Ponto Morto, Embreagem + Acel, Marcha + ou -) serve apenas para economizar a embreagem.
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Leonardo Perez em Maio 11, 2011, 09:21:17 pm
No caso de ferrari , maserati, lambo, que vem com cambio semi-automático, pois ainda possui a troca de marchas na borboleta, o cambio faz isso automaticamente.

 Mas em carro automaticos ( não semi0automático), isso é impossível.

Verdade, prova q meu negócio é cambio manual mesmo... haha

Treino punta-taco todo dia, até ficar automático, mas de vez em quando ainda me atrapalho... não é fácil, mas vale a pena e o carro agradece!!!
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Race Driver em Maio 11, 2011, 10:17:24 pm
Verdade, prova q meu negócio é cambio manual mesmo... haha

Treino punta-taco todo dia, até ficar automático, mas de vez em quando ainda me atrapalho... não é fácil, mas vale a pena e o carro agradece!!!

Na verdade o Punta taco, fica mais fáicl em altas rotações, e nem precisa dar o 'tapa' no acelerador pra ele entrar no rpm certo, pois pelo simples fato de vc já subir o rpm e aproximar a rotação do cambio com a do motor, já ajuda.

 Na rua, dê apenas um simples toque de leve, já será o suficiente pra rotação baixa, e com o tempo isso se torna automático, o mesmo que andar.
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Mau a Lenda em Maio 12, 2011, 03:45:44 pm
Na pista acho mais fácil, não sei se por causa da concentração 100%, ou porque na rua às vezes estamos com um solado que escorrega. Mas é uma delícia, eu recomendo. Por isso curti ir com o Fiesta em Capuava.

Por falar nisso, Gabriel, estamos anciosos por eventos NDA a curto prazo. O que me diz?
Abraço
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Passos em Maio 12, 2011, 08:31:18 pm
pare de desvirtuar os topicos Mau, hahaha
em breve terá noticias... uma ou duas semanas... aguarde
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Mau a Lenda em Maio 13, 2011, 10:40:06 am
Desculpe. Mas é que punta-taco teórico não faz sentido.
Abraços
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Kiudog em Maio 18, 2011, 11:35:46 am
eu uso esta tecnica (também conhecida como "heel and toe", principalmente quando temos que fazer "trail braking") no dia a dia...é muito gostoso pilotar nas ruas...e quem gosta de pilotar, pilota sempre.... passos e gabriel, vamos fazer aulas praticas quando???? hehehehe
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Race Driver em Maio 19, 2011, 09:51:44 am
eu uso esta tecnica (também conhecida como "heel and toe", principalmente quando temos que fazer "trail braking") no dia a dia...é muito gostoso pilotar nas ruas...e quem gosta de pilotar, pilota sempre.... passos e gabriel, vamos fazer aulas praticas quando???? hehehehe

auahuahu logo logo.......c ta aprendendo a fazer a mesma pergunta de diferentes formas, como jornalista? auhaua :D
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Kiudog em Maio 19, 2011, 09:55:31 am
hahahaha e vc tá parecendo politico, se esquivando das perguntas e respondendo com outra pergunta! hahahahhuahuahuahauhua sacanagem.....
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Passos em Maio 19, 2011, 10:00:01 am
Kiu.... final de junho talvez.... o gabriel te dará aulas, eu nao, eu estarei longe ainda....
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Race Driver em Maio 19, 2011, 12:49:58 pm
hahahaha e vc tá parecendo politico, se esquivando das perguntas e respondendo com outra pergunta! hahahahhuahuahuahauhua sacanagem.....

  ahaha seu pilantra.........é como o passos falou, estamos só 'formatando' o evento , e já já abriremos as inscrições.  Lá provavelmente eu não andarei nos carrões só nos carrinhos com motor estacionário auahua.

  Mas querendo , eu entro na pista no banco do passageiro pra dar uns toques eheh
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Kiudog em Maio 19, 2011, 12:53:38 pm
Gabriel, eu gostaria  de te dar uma carona sim.... E aproveitar da sua sabedoria!!! Heheheheh

Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Mau a Lenda em Maio 19, 2011, 04:04:53 pm
Pessoal, eu também queria mais o punta-taco, mas meu carro é automático.
Entaõ, Kiu, se vc não se importar... eu tava pensando... hahaha
Brincadeira... abraços
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Kiudog em Maio 19, 2011, 04:39:34 pm
hahahah boa mau.....
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Race Driver em Maio 19, 2011, 11:22:43 pm
Pra ilustrar.

''isso' é um porsche Gt3, cambio sequencial, pra subir é com pé embaixo e sem embreagem e pra reduzir éno punta taco.



Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Kiudog em Maio 20, 2011, 09:55:41 am
o objetivo é manter o giro do motor igual ao giro da caixa para se engatar a marcha escolhida e não cair a rotação, mantendo um ritmo...certo?
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Passos em Maio 20, 2011, 10:17:00 am
exato Kiu, poupando a transmissao, ganhando tempo e evitando o travamento do diferencial com o eventual desequilibrio do carro
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Race Driver em Maio 20, 2011, 01:23:31 pm
  Não precisa todas as vezes colocar na mesma rotação o cambio e o motor, mas só do fato de aumentar o giro do cambio, já evita a patada que a transmissão leva, e os outros fatores que o passos citou.
  Numa frenagem o punta taco te ajuda ganhar 'espaço' , pois vc tem ajuda do freio motor, 'aumentando' a eficiência dos freios.

 (ex) Se vc freia nos 100m sem punta taco, com ele vc consegue frear nos 70m, entendeu? Vindo na mesma velocidade.

  Isso é o suficiente para se executar uma ultrapassagem, e até mesmo buscar um tempo melhor no qualify.
 
 
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Mau a Lenda em Maio 21, 2011, 06:43:33 pm
exato Kiu, poupando a transmissao, ganhando tempo e evitando o travamento do diferencial com o eventual desequilibrio do carro

O Punta-Taco ajuda a ganhar tempo pra saber onde e quando será o próximo trackday?
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Passos em Maio 22, 2011, 12:12:07 pm
ajuda... mas como seu carro é automático, paciencia...
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Mau a Lenda em Maio 23, 2011, 10:42:32 pm
ajuda... mas como seu carro é automático, paciencia...

rs... tá certo. A gente espera, não tem problema.
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: GrandRoyaL em Maio 28, 2011, 08:48:47 pm
enquanto isso vao guardando $$ no fundo pra TDs !! ( inscricao , pneus , pastilhas, fluidos etc etc ) 

to quebrado agora , mas quem sabe até lá me recupero ...hahaha
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Andrew_BR em Novembro 24, 2011, 12:03:52 pm
Na verdade não, já que voce usa mais embreagem.

Ela serve para colocar a rotacao do cambio de acordo com a do motor para a troca de marcha, economizando os sincronizados.
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: raulns em Dezembro 12, 2011, 10:39:16 pm
Verdade, prova q meu negócio é cambio manual mesmo... haha

Treino punta-taco todo dia, até ficar automático, mas de vez em quando ainda me atrapalho... não é fácil, mas vale a pena e o carro agradece!!!

Gostaria de saber pq o carro agradece ? Será que isso faz bem para a parte mecanica do carro ?
Título: Punta-Taco
Enviado por: Kiudog em Dezembro 12, 2011, 11:50:44 pm
Leia todo o tópico Raul... Acho que aí da pra vc entender porque faz bem para o carro...
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: GabrielF. em Janeiro 17, 2012, 10:30:11 pm
Fiz um video utilizando o punta taco dentro da cidade, não é uma bimmer  :argh:


Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Vinna em Janeiro 17, 2012, 11:47:31 pm
Eu faço isso até pra entrar na garagem!

Ainda mais quando o cambio subaru tem uma fama ruim!

Isso salva transmissões

Abraço

Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Ric em Março 15, 2013, 04:26:02 pm
Pena que hj em dia é tudo auto ou "automatizado" DSG / DCT ... Se tem um manual, guarde com carinho :)
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: cristianff em Março 15, 2013, 06:24:42 pm
Muito interessante a matéria, eu sempre brinco com isso com o Golzão 1.0, hahahaha.

Um vídeo dum cara maios ou menos fazer punta taco de sapato social:


Esse vídeo é uma aula.
Interessante também como além do punta taco ele da umas aceleradas no meio da curva.

Abraço
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Ric em Março 15, 2013, 08:13:59 pm
Esse vídeo do Senna é muito FODA !!!!
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: NETO_M6V10Power em Março 17, 2013, 09:00:09 pm
Punta tacco é treino constante, principalmente em trackday, mas preferencialmente com rental car. Quem não sabe fazer e ficar fazendo com seu próprio carro, corre o risco de comprometer o sistema... Eu sei fazer, mas somente em situações lentas. Em Track Day eu não seria tão rápido se tivesse que fazer... Pois a pegada no freio é menos agressiva, pelo menos pra mim, quando tento fazer punta tacco.

Abraço.
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: GabrielF. em Janeiro 03, 2015, 12:04:00 pm
Novo vídeo meu!!
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: rbellote em Janeiro 15, 2015, 08:49:23 pm
Imprescindível em qualquer pilotagem esportiva:








 :drag:
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: majps1983 em Fevereiro 19, 2015, 07:26:31 pm
EU estava pensando ou carros de vcs tem o freio + baixo ou o acelerador + alto (tipo para ficarem no nivel parecido) ou está me faltando pé de bailarina para conseguir fazer... pq o meu calcanhar ou lateral do pé não alcança o acelerador quando estou freando.... kkkkkkk
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: pedronunes99 em Fevereiro 23, 2015, 03:24:03 pm
Alguem pode me explicar o porque que em alguns videos os pilotos dão duas bombadas no freio antes de executar o punta tacco? E esse video do Senna é realmente uma puta aula! Toca demais essa lenda..
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: turbo_sp em Fevereiro 23, 2015, 03:52:21 pm
Pra entortar o carro e vir já apontado na direção desejada
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Leonardo Perez em Novembro 06, 2015, 04:38:06 pm
Seguem meus primeiros, pratiquei na rua e usei na pista:

Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Rafael Santos em Novembro 10, 2015, 02:36:46 pm
Excelente tópico!
Sempre que estou no VTI e é possível, faço isto.
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Diogo em Março 25, 2016, 11:21:21 pm
Não me canso de ver o video do Ayrton Senna fazendo punta taco com aqueles sapatinhos.
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Diogo em Março 25, 2016, 11:24:09 pm
A teoria de como fazer punta taco eh ridícula, mas na pratica eh fod@.

Como sou um pouco desordenado sofro para fazer.

Tem que treinar muito para ter o reflexo no sangue.

Numa corrida eh muito facil errar e mais atrapalhar do que ajudar.
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Helio330icwb em Maio 10, 2016, 02:31:31 pm
Não me canso de ver o video do Ayrton Senna fazendo punta taco com aqueles sapatinhos.

O Mestre era foda!
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Leonardo Perez em Outubro 08, 2016, 12:09:21 pm
Fala galera, segue o vídeo que fiz sobre o que sei do assunto, ainda muito teórico, mas no próximo farei algo mais prático e que vai facilitar ainda mais o aprendizado da galera:


Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: maluco por carro em Outubro 08, 2016, 06:54:57 pm
Leo ,  eu já assisti,  curti e comentei ... sensacional!
Parabéns !
Obrigaduuuuu!
Continue assim!

Marcio
Título: Re:Punta-Taco
Enviado por: Leonardo Perez em Outubro 09, 2016, 08:33:51 am
Leo ,  eu já assisti,  curti e comentei ... sensacional!
Parabéns !
Obrigaduuuuu!
Continue assim!

Marcio

Vlw, Marcio, ainda vem muita coisa boa por aí!

Gd abraço!