Bimmer Brazil
Área Técnica => Dicas de Pilotagem => Tópico iniciado por: Passos em Março 27, 2010, 02:28:23 am
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Punta-taco
A redução com punta-taco é uma técnica fundamentar para ser rápido nas curvas. Durante uma redução com puta-taco você vai usar a mão esquerda no volante, a direita na alavanca do câmbio, acionar o pedal de embreagem com o pé esquerdo e opera o freio e acelerador com o direito. Tudo isso ao mesmo tempo.
Demora um pouco a se acostumar, e requer pratica repetitiva para a técnica ficar suave, automático. No início requer muita concentração. Você faz muita coisa ao mesmo tempo. Alem de operar todos os controles, durante a frenagem você ainda tem de prestar atenção a aderência/grip dos pneus, tem de manter contato com seu ponto de referência para a entrada da curva, e pra piorar, se você estiver em uma corrida, ainda tem de ficar atento aos outros carros. Mas, com alguns finais de semana de prática, você vai pegar a mão e, rápidamente, vai esquecer o que os braços e pernas estão fazendo e vai poder se concentrar na pista.
Na rua, quando você se aproxima de uma curva, provavelmente você foi ensinado a completa a frenagem antes da curva, passar a curva, só então, quando o carro está voltando a linha reta, reduzir e voltar a acelerar. Isso funciona na rua, mas é muito lento para as pistas.
para corridas, o tempo de transição entre frenagem e aceleração deve ser minimizado ao máximo. Você está em uma corrida! Você não pode despediçar tempo enquanto troca o pé de pedal (mesmo que seja 1/2 segundo). Para maximizar velocidade e suavidade durante uma curva, torna-se necessário fazer um pouco de "acrobacias" no cockpit e operar o volante, alavanca de cãmbio, embreagem, freio e acelerador todos ao mesmo tempo.
Na pista, quando você se aproxima de uma curva, você libera o acelerador e, com a "bola" do pé, aperta o freio. Antes de terminar a frenagem, você tem de mudar de marcha para quando a frenagem estiver terminada você poder voltar a acelerar imediatamente. Quando a frenagem está quase terminada, seu pé esquerdo aperta a embreagem e sua mão direita reduz. Mas, enquanto você perdia velocidade, o giro do motor caiu. Se você lliberar a embreagem agora, o carro vai sofrer um solavanco, já que o motor funciona como um grande freio. Se você estiver no limite da tração/aderência (como deveria estar), você vai perder o controle do carro. pra evitar isso, alguma coisa tem de fazer subir o giro do motor até o ponto correto antes que você libere a embreagem. O pé direito é o que está mais perto, então é o escolhido para dar um toque no pedal do acelerador. Mesmo que o pé direito esteja ocupado com o freio, você usa o calcanhar para dar um pequeno "empurrão" no pedal do acelerador (vamos chamar de toque), para fazer subei i giro enquanto o pé esquerdo libera a embreagem a "bola do pé direito ainda no freio). A intensidade do toque no acelerador, e o momento de liberar a embreagem deve ser perfeitos para que haja uma transição suave quando a embreagem se acoplar. Enquanto isso, o calcanhar já saiu do acelerador e está de volta à posição normal, o pé direito que ainda estava freiando, vai liberando o freio a medida que o carro se aproxima da entrada da curva. A redução de marcha deve esta completa antes de terminada a frenagem e antes da entrada da curva. Com a embreagem acoplada, a frenagem é reduzida e a entrada se inicia quando o pé direito fá sua transição do freio para o acelerador. Inicialmente, só o sificiente para manter a velecidade de entrada, e depois você volta a acelerar para a saída de curva.
E descrição acima é o "como" e o "porque" tudo misturado, então vamos olharde novo os passos envolvidos no "como".
Tire o pé direito do acelerador e acione o freio.
Logo antes de terminar a frenagem, o pé esquerdo aperta a embreagem.
A mão direita reduz a marcha (esqurda ainda no volante)
O pé direito ainda no freio, mas já aliviando a pressão, enquanto gira pra apoiar o calcanhar no acelerador.
O calcanhar direito da um leve toque no acelerador para subir o giro do motor (a "bola" do pé ainda está no freio, mas aliviando).
O pé esquerdo libera a embreagem, o calcanhar direito sai do acelerador.
O pé direito acaba a freada.
O pé direito desliza até o acelerador para manter a velocidade durante a primeira parte da curva. Então acelerando na saída de curva.
Toda essa sequencia, do segundo ponto a té o último demora menos de meio segundo. Exigem prática pra ser feito corretamente. A idéia é fazer a transição de frenagem para aceleração sem demoras, e com perfeita suavidade. Feito corretamente, o carro não sofrerá nenhum solavanco durante a redução de marchas e a volta a aceleração.
Uma nota sobre a descrição acima. Aqui assumimos o uso de um carro de rua, usando uma transmissão sincronizada. Se estiver usando um verdadeiro carro de corrida, com transmissão sem sincronizado, então você terá de mudar a técnica para "dupla-embreagem". Para fazer isso, a embreagem é apertada, alavenca do câmbio vai para o neutro, solte a embreagem. Então você toca o acelerador, com o câmbio em neutro (toque feito com o calcanhar enquanto a "bola" do pé faz a frenagem), apertando a embreagem mais uma vez você finalmente faz a redução. É uma boa idéia praticar essa técnica com seu carro de rua também, mesmo que isso não seja necessário.
(http://www.turnfast.com/images/tech_driving/heetoestep1.gif)
Tudo começa com a aceleração total em direção a caurva.
(http://www.turnfast.com/images/tech_driving/heetoestep2.gif)
Tire o pé direito do acelerador e aperte o freio
(http://www.turnfast.com/images/tech_driving/heetoestep34.gif)
Logo antes de terminar a frenagem, o pé esquerdo aperta a embreagem.
A mão direita inicia a redução.
O pé direito ainda pressiona o freio, mas já começa a aliviar a pressão enquanto o a esntrada de curva se aproxima, move-se o calcanhar até que este esteja sobre o pedal do acelerador.
Quando a avalanca passa pela posição de neutro, o calcanhar esquerdo da um toque no acelerador, para que o giro suba (a "bola" do pé ainda no freio).
(http://www.turnfast.com/images/tech_driving/heetoestep5.gif)
O pé esquerdo libera a embreagem, o calcanhar direito sai do acelerador. Quando feito corretamente o o giro do motor sobe o suficiente para que, ao liberar a embreagem, esta se acople com suavidade e sem solavancos.
(http://www.turnfast.com/images/tech_driving/heetoestep6.gif)
O pé direito completa a frenagem e o pedal é liberado suavemente.
(http://www.turnfast.com/images/tech_driving/heetoestep7.gif)
O pé direito retorna ao acelerador, inicialmente só para manter uma velocidade constante por tuda a primeira parte da curva. Aumentando então a aceleração na saída da curva.
Retirado do site: www.turnfast.com
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punta-taco com a lateral do pe
lateral mais pro calcanhar
Detalhe no dockside Samello
punta taco calcanhar por um amigo do NDA
Retirado do NDARacing.com
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Quando os pedais do carro são bem distribuídos na altura certa, fica ainda mais fácil de se realizar o punta-taco, agora se o acelerador for muito mais baixo que o pedal de freio, gera uma tremenda dificuldade.
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É bem interessante esse punta taco,mas em um cambio automatico tem alguma mãnha?algo que de para tirar um proveito melhor da performance?
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É bem interessante esse punta taco,mas em um cambio automatico tem alguma mãnha?algo que de para tirar um proveito melhor da performance?
Não, isso é só pra carro manual.
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É bem interessante esse punta taco,mas em um cambio automatico tem alguma mãnha?algo que de para tirar um proveito melhor da performance?
Normalmente, carros automáticos com alguma tendência esportiva fazem o "Punta-taco" sozinhos, automaticamente quando você reduz marchas:
olha esse vídeo aos 0:57 segundos, 1:23 segundos, etc:
Curtiu a ferrari subindo giro antes da marcha entrar?
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A entendi Leon,ela sobe o giro mesmo bem bolado isso heim nem sabia que tinha carros automaticos que faziam isso sozinhos achei que existia alguma manha,mas tambem em uma ferrari tem que ter ne'
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já fiz isso na minha bm mais acho que soltei o pedal da embregaem no mesmo tempo da acelerada logo ela deu um tranco na reduzida ..
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esse video aqui é bom ..
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Normalmente, carros automáticos com alguma tendência esportiva fazem o "Punta-taco" sozinhos, automaticamente quando você reduz marchas:
olha esse vídeo aos 0:57 segundos, 1:23 segundos, etc:
Curtiu a ferrari subindo giro antes da marcha entrar?
No caso de ferrari , maserati, lambo, que vem com cambio semi-automático, pois ainda possui a troca de marchas na borboleta, o cambio faz isso automaticamente.
Mas em carro automaticos ( não semi0automático), isso é impossível.
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Alguem sabe qual a função de usar duas vezes a embreagem como é usada em um dos videos
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Alguem sabe qual a função de usar duas vezes a embreagem como é usada em um dos videos
LeoSiroM3, é que a Ferrari do video tem um cambio com 2 embreagens, uma para as marchas pares e outra para impar, assim fica mais rápida a troca, da um pesquisada na web que tem varios carros com este sistema de dupla embreagem.
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LeoSiroM3, é que a Ferrari do video tem um cambio com 2 embreagens, uma para as marchas pares e outra para impar, assim fica mais rápida a troca, da um pesquisada na web que tem varios carros com este sistema de dupla embreagem.
acho que ele quis dizer pisar no pedal da embreagem 2 vezes. essa também é uma dúvida que eu tenho pra que serve?
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acho que ele quis dizer pisar no pedal da embreagem 2 vezes. essa também é uma dúvida que eu tenho pra que serve?
Acertar a rotação, dependendo da marcha que for entrar ele pode ter de pisar mais ou menos. Punta taco é coisa de piloto profissional, são tantos os detalhes de uma aproximação de curva que fica muito difícil o cara ainda se preocupara com a rotação certinha.
As BMW com cambio SMG I, II ou III e os novos cambio DCT fazem isso de forma automatica. Nao sei dizer os demais cambios da BMW.
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Pisar DUAS vezes na embreagem (Embreagem, Ponto Morto, Embreagem + Acel, Marcha + ou -) serve apenas para economizar a embreagem.
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No caso de ferrari , maserati, lambo, que vem com cambio semi-automático, pois ainda possui a troca de marchas na borboleta, o cambio faz isso automaticamente.
Mas em carro automaticos ( não semi0automático), isso é impossível.
Verdade, prova q meu negócio é cambio manual mesmo... haha
Treino punta-taco todo dia, até ficar automático, mas de vez em quando ainda me atrapalho... não é fácil, mas vale a pena e o carro agradece!!!
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Verdade, prova q meu negócio é cambio manual mesmo... haha
Treino punta-taco todo dia, até ficar automático, mas de vez em quando ainda me atrapalho... não é fácil, mas vale a pena e o carro agradece!!!
Na verdade o Punta taco, fica mais fáicl em altas rotações, e nem precisa dar o 'tapa' no acelerador pra ele entrar no rpm certo, pois pelo simples fato de vc já subir o rpm e aproximar a rotação do cambio com a do motor, já ajuda.
Na rua, dê apenas um simples toque de leve, já será o suficiente pra rotação baixa, e com o tempo isso se torna automático, o mesmo que andar.
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Na pista acho mais fácil, não sei se por causa da concentração 100%, ou porque na rua às vezes estamos com um solado que escorrega. Mas é uma delícia, eu recomendo. Por isso curti ir com o Fiesta em Capuava.
Por falar nisso, Gabriel, estamos anciosos por eventos NDA a curto prazo. O que me diz?
Abraço
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pare de desvirtuar os topicos Mau, hahaha
em breve terá noticias... uma ou duas semanas... aguarde
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Desculpe. Mas é que punta-taco teórico não faz sentido.
Abraços
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eu uso esta tecnica (também conhecida como "heel and toe", principalmente quando temos que fazer "trail braking") no dia a dia...é muito gostoso pilotar nas ruas...e quem gosta de pilotar, pilota sempre.... passos e gabriel, vamos fazer aulas praticas quando???? hehehehe
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eu uso esta tecnica (também conhecida como "heel and toe", principalmente quando temos que fazer "trail braking") no dia a dia...é muito gostoso pilotar nas ruas...e quem gosta de pilotar, pilota sempre.... passos e gabriel, vamos fazer aulas praticas quando???? hehehehe
auahuahu logo logo.......c ta aprendendo a fazer a mesma pergunta de diferentes formas, como jornalista? auhaua :D
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hahahaha e vc tá parecendo politico, se esquivando das perguntas e respondendo com outra pergunta! hahahahhuahuahuahauhua sacanagem.....
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Kiu.... final de junho talvez.... o gabriel te dará aulas, eu nao, eu estarei longe ainda....
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hahahaha e vc tá parecendo politico, se esquivando das perguntas e respondendo com outra pergunta! hahahahhuahuahuahauhua sacanagem.....
ahaha seu pilantra.........é como o passos falou, estamos só 'formatando' o evento , e já já abriremos as inscrições. Lá provavelmente eu não andarei nos carrões só nos carrinhos com motor estacionário auahua.
Mas querendo , eu entro na pista no banco do passageiro pra dar uns toques eheh
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Gabriel, eu gostaria de te dar uma carona sim.... E aproveitar da sua sabedoria!!! Heheheheh
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Pessoal, eu também queria mais o punta-taco, mas meu carro é automático.
Entaõ, Kiu, se vc não se importar... eu tava pensando... hahaha
Brincadeira... abraços
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hahahah boa mau.....
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Pra ilustrar.
''isso' é um porsche Gt3, cambio sequencial, pra subir é com pé embaixo e sem embreagem e pra reduzir éno punta taco.
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o objetivo é manter o giro do motor igual ao giro da caixa para se engatar a marcha escolhida e não cair a rotação, mantendo um ritmo...certo?
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exato Kiu, poupando a transmissao, ganhando tempo e evitando o travamento do diferencial com o eventual desequilibrio do carro
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Não precisa todas as vezes colocar na mesma rotação o cambio e o motor, mas só do fato de aumentar o giro do cambio, já evita a patada que a transmissão leva, e os outros fatores que o passos citou.
Numa frenagem o punta taco te ajuda ganhar 'espaço' , pois vc tem ajuda do freio motor, 'aumentando' a eficiência dos freios.
(ex) Se vc freia nos 100m sem punta taco, com ele vc consegue frear nos 70m, entendeu? Vindo na mesma velocidade.
Isso é o suficiente para se executar uma ultrapassagem, e até mesmo buscar um tempo melhor no qualify.
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exato Kiu, poupando a transmissao, ganhando tempo e evitando o travamento do diferencial com o eventual desequilibrio do carro
O Punta-Taco ajuda a ganhar tempo pra saber onde e quando será o próximo trackday?
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ajuda... mas como seu carro é automático, paciencia...
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ajuda... mas como seu carro é automático, paciencia...
rs... tá certo. A gente espera, não tem problema.
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enquanto isso vao guardando $$ no fundo pra TDs !! ( inscricao , pneus , pastilhas, fluidos etc etc )
to quebrado agora , mas quem sabe até lá me recupero ...hahaha
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Na verdade não, já que voce usa mais embreagem.
Ela serve para colocar a rotacao do cambio de acordo com a do motor para a troca de marcha, economizando os sincronizados.
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Verdade, prova q meu negócio é cambio manual mesmo... haha
Treino punta-taco todo dia, até ficar automático, mas de vez em quando ainda me atrapalho... não é fácil, mas vale a pena e o carro agradece!!!
Gostaria de saber pq o carro agradece ? Será que isso faz bem para a parte mecanica do carro ?
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Leia todo o tópico Raul... Acho que aí da pra vc entender porque faz bem para o carro...
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Fiz um video utilizando o punta taco dentro da cidade, não é uma bimmer :argh:
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Eu faço isso até pra entrar na garagem!
Ainda mais quando o cambio subaru tem uma fama ruim!
Isso salva transmissões
Abraço
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Pena que hj em dia é tudo auto ou "automatizado" DSG / DCT ... Se tem um manual, guarde com carinho :)
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Muito interessante a matéria, eu sempre brinco com isso com o Golzão 1.0, hahahaha.
Um vídeo dum cara maios ou menos fazer punta taco de sapato social:
Esse vídeo é uma aula.
Interessante também como além do punta taco ele da umas aceleradas no meio da curva.
Abraço
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Esse vídeo do Senna é muito FODA !!!!
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Punta tacco é treino constante, principalmente em trackday, mas preferencialmente com rental car. Quem não sabe fazer e ficar fazendo com seu próprio carro, corre o risco de comprometer o sistema... Eu sei fazer, mas somente em situações lentas. Em Track Day eu não seria tão rápido se tivesse que fazer... Pois a pegada no freio é menos agressiva, pelo menos pra mim, quando tento fazer punta tacco.
Abraço.
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Novo vídeo meu!!
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Imprescindível em qualquer pilotagem esportiva:
:drag:
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EU estava pensando ou carros de vcs tem o freio + baixo ou o acelerador + alto (tipo para ficarem no nivel parecido) ou está me faltando pé de bailarina para conseguir fazer... pq o meu calcanhar ou lateral do pé não alcança o acelerador quando estou freando.... kkkkkkk
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Alguem pode me explicar o porque que em alguns videos os pilotos dão duas bombadas no freio antes de executar o punta tacco? E esse video do Senna é realmente uma puta aula! Toca demais essa lenda..
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Pra entortar o carro e vir já apontado na direção desejada
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Seguem meus primeiros, pratiquei na rua e usei na pista:
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Excelente tópico!
Sempre que estou no VTI e é possível, faço isto.
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Não me canso de ver o video do Ayrton Senna fazendo punta taco com aqueles sapatinhos.
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A teoria de como fazer punta taco eh ridícula, mas na pratica eh fod@.
Como sou um pouco desordenado sofro para fazer.
Tem que treinar muito para ter o reflexo no sangue.
Numa corrida eh muito facil errar e mais atrapalhar do que ajudar.
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Não me canso de ver o video do Ayrton Senna fazendo punta taco com aqueles sapatinhos.
O Mestre era foda!
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Fala galera, segue o vídeo que fiz sobre o que sei do assunto, ainda muito teórico, mas no próximo farei algo mais prático e que vai facilitar ainda mais o aprendizado da galera:
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Leo , eu já assisti, curti e comentei ... sensacional!
Parabéns !
Obrigaduuuuu!
Continue assim!
Marcio
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Leo , eu já assisti, curti e comentei ... sensacional!
Parabéns !
Obrigaduuuuu!
Continue assim!
Marcio
Vlw, Marcio, ainda vem muita coisa boa por aí!
Gd abraço!