Essa versao que você citou não é relacionada ao 4100.... A Lotus pegou o 3.0, baseado no C30NE, o conhecido motor 3.0 Alemão do Omega, só que com cabeçote 24v, e o aumentou para 3.6. Além disso, na versão Lotus Carlton, ou Omega Lotus, incluiu dois turbos... imagina o que esse carro era na época dele ? Bi turbo, 380cv, e um caminhão de torque.
O motor 3.0 12v do Omega nacional, na época dele, foi um dos melhores motores da GM. Fluxo cruzado, comando com boa graduação e abertura, enfim... aí o que a GM fez ? Recondicionou a porcaria do 4100, metendo uma ECU nele. Digo porcaria por conta da época, pois quando esse projeto foi lançado, era um bom motor.
Enfim, a GM vem fazendo merda no Brasil há muito tempo.
Eu preparei alguns GMs, incluindo o 4100... agora melhor que eu o Matheus pode dizer a respeito das merdas de motores que a GM usou aqui no Brasil durante 30 anos.
Porque o C20XE do Vectra GSi e Calibra não foi popularizado, para reduzir os custos de manutenção ? Porque o X22XEV do Vectra CD/Challenge não foi para a linha básica ?
E... QUEM FOI O MECÂNICO FILHO DA P... QUE DISSE PELA PRIMEIRA VEZ QUE 16V NÃO PRESTAVA ? Pqp, é pra acabar...
PS: Desculpem o desabafo, o dia foi estressante, mas agora estou mais calmo... kkkkk
Vixi, estendendo um pouquinho a conversa que não é bem a do tópico, mas tudo bem... rs
O 4.1 realmente foi enviado a Lotus para revisão antes de ser aplicado no Omega. E ele não voltou com 250, mas sim com 350cv. Tanto que o 4.1 de linha foi atualizado em algumas coisas (não me pergunte exatamente o quê, mas foi, rs, que eu saiba partes internas mais leves, injeção...) pra gerar os 168cv. Foi uma história separada do Lotus Omega.
Na verdade o 3.0 12v já era uma porcaria em 1993, ele era usado desde a década de 70 na Europa. Coletores e cabeçote side flow (ferro fundido) horrosos, o comando era extremamente manso ( e já virava pot max em 5800rpm numa época que mal chegavam a 5000 aqui no Braziu), taxa de compressão baixíssima, enfim...
Mas esse motorzim porcaria me deu aquilo que o Jeremy Clarkson sempre disse que busca num carro: um sorriso na cara, hehe!
Agora, quanto ao tópico, como que o Chassis do carro aguenta um V10 retorcendo tudo em cada puxada? rs