Amigos,
Segue abaixo o tutorial da solução do problema relatado por mim nesse tópico :
http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5156.msg99170;topicseen#msg99170Acredito que o método abaixo sirva para as 330IA E46 também, porém confirmem antes.Não lembro das medidas das chaves necessárias para se efetuar o serviço, mas você
precisará de:
-Chave Torkz para retirar o regulador de voltagem;
-Chave catraca com soquete 12 ou 13mm para soltar o radiador;
- Chave catraca com soquete 8 ou 6mm para soltar o parabarro inferior;
-Chave de conector engate rápido de mangueiras, comumente usado em linhas de combustível (necessário somente se for trocar o radiador);
-chave de venda pequena para destravar as mangueiras de água;
-Regulador de Voltagem P/N: 17211437772
-Jogo de O´rings: 2 unidades P/N: 17111711987 (não será necessário comprar esses 2 o'rings caso pense em trocar o radiador direto) e 1 unidade P/N: 11537501777
-Radiador de óleo da Caixa (caso seja necessário) P/N: 17217505823
-1 lt de óleo da caixa (caso troque o radiador) - Pentosin ATF1 ou Mobil LT71141;
-6 lts de aditivo de radiador;
- Levante o carro e fixe ele com os suportes de fixação para que possa trabalhar direito;
- Retire a roda dianteira esquerda
- Retire a parte inferior do parabarro (são 6 parafusos, sendo que o 6º parafuso fica preso lá na frente proximo a buzina, portanto, force um pouco o parabarro pra baixo que você verá o mesmo.
- Agora você tem total acesso ao radiador de óleo da caixa e do regulador de voltagem, que essa peça preta em cima do radiador.
Pegue uma bacia e coloque debaixo do radiador, pois vai cair bastante água.
Com a chave de fenda, levante os grampos das mangueiras da frente e traseira do radiador e puxe com cuidado as mangueiras;
Feito isso, você terá um melhor acesso aos 2 parafusos de 12 ou 13mm do suporte do radiador, sendo que 1 localiza-se exatamente abaixo da mangueira traseira e o outro parafuso exatamente atras da mangueira da frente.
Ao soltar os parafusos, puxe o radiador pra você, para que ele possa desencaixar a 3ª mangueira, que é para o arrefecimento do alternador. Nao retire as mangueiras inferiores, que são as de óleo.
Desaparafuse o regulador e retire ele do radiador.Veja o estado interno do mesmo; dê uma limpeza nele; Usei car80 pra desentupir mas não adiantou.
Depois de limpar, dê um jato de ar ou tente assoprar mesmo e veja se sai ar normalmente pela outra saída do radiador. Caso saia normalmente, ótimo! seu problema termina aqui. Só montar tudo de novo ser feliz!!!
Caso seu radiador esteja entupido como estava o meu, você terá que desconectar as 2 mangueiras inferiores do radiador.
Com a chave de desengate rápido, puxe a mangueira pra frente e encaixe a chave no sentido oposto, para que possa empurrar as travas pra dentro. Ao deixar bem encaixado a chave, puxe a mangueira e a chave com cuidado até ela passar do dente de fixação do tubo não retirando ele totalmente. Faça nos dois tubos.
Feito isso, pegue o radiador novo e encha ele de óleo novo (aproximadamente 300ml).
Coloque uma bacia de baixo do radiador antigo;
Puxe as mangueiras do radiador velho e conecte rapidamente no radiador novo, empurando elas até vc ouvir o click;
Pronto!
Agora só prender de volta o radiador no lugar e conectar as mangueiras no lugar.
OBS: Ao colocar aditivo e colocar o carro pra funcionar, verifique se há vazamento no regulador de voltagem, pois no meu acho que o o´ring não vedou direito e tive que desmontar ali denovo.
Tentei explicar da melhor maneira, e mais detalhado o possível para que qualquer 1 possa executar o serviço.
Tempo de serviço com troca do radiador: 1:30/2:00 horas